O Anjo de Hitler - William Osborne


Até onde o ser humano iria para vencer uma guerra?

Leni e Otto são duas crianças, fugitivas da guerra e refugiadas na Inglaterra, que se encontram numa difícil missão: ir até a terra de suas tristezas e resgatar uma criança de que nada sabem, exceto que ela é a chave para o fim da guerra. Ambos ganham a promessa de uma esperança e aceitam a missão sob a visão de um futuro melhor.

Os dois então, depois de um curto e penoso treinamento, encontram e resgatam Angelika, uma criança de nove anos e completamente meiga. Numa corrida pela Alemanha eles precisam fugir de soldados nazistas, de Hitler e enfrentar seus próprios demônios. Mas seriam eles capazes de cumprir essa missão? E qual seria a real identidade dessa menininha alegre e inocente?

Aqueles que estão familiarizados com a guerra, digo, na literatura, sabem que não há exatamente um lado bom e mal, certo e errado. Existem ideologias, crenças, famílias, ou qualquer outra coisa que nos faça escolher um lado. E existe também o ser humano, capaz do que for preciso para que sua visão ganhe. Mas por que eu estou comentando isso? Por que talvez o que você precisa fazer nem sempre pode ser o certo. E acredito que essa seja a grande questão do livro.

Apesar de se passar na Segunda Guerra Mundial, não é uma leitura pesada, muito pelo contrário. Embora seja a história de crianças longe de sua família, sendo perseguidas numa terra que é hostil para elas, não há toda aquela matança e sangue mais comuns em livros de guerra. O que possibilita a leitura para os mais jovens, para as crianças. A leitura também é estimulante, por conta de toda a perseguição e mistério. Eu não queria parar de ler até descobrir quem era Angelika de verdade. E embora esse segredo seja um pouco óbvio, não consegui percebe-lo até que foi revelado.

Angelika, aliás, é uma menina encantadora. Viveu quase a vida toda presa, longe da sociedade, e adorei assisti-la descobrir o mundo. Otto se mostrou um irresponsável em algumas situações e Leni não se mostrou tão emotiva quanto um certo almirante sugeriu. Na verdade, se saiu bem em vários momentos.

O livro, como eu disse, é leve para a proposta. E quem se interessa pela Segunda Guerra Mundial como pano de fundo vai gostar. Não vou dizer que seja um livro tão instigante (para mim), mas acredito que seja porque seu enredo seja mais infantil do que adulto.


Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Eu imaginava o livro bem diferente, mas acho que vou gostar. Coisas sobre Hitler sempre me despertam curiosidade. Acho que vou gostar do livro.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. A capa é bonita, mas o livro em si não me chamou a atenção. Até que gosto de ler livros sobre a Segunda Guerra, mas, se é para ler algo assim, prefiro que seja forte e impactante. Já esse livro me parece meio morno e, como você disse, mais voltado ao público juvenil.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Pelo nome, imaginei que seria uma história mais forte, intensa, bem densa mesmo. Geralmente, livros que abordam guerras não são meus preferidos, mas esse me parece ser bem mais leve. Se tiver oportunidade, lerei.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. Não gosto do tema, odeio guerra!
    Ok, voce disse que o livro nao é pesado e que esse nao é o foco principal mas...
    Ele vai fica de fora da minha lista rs

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros ambientados no período da Segunda Guerra e achei a capa desse livro linda :)
    Gostei bastante da história e pretendo lê-lo mesmo que seja um livro mais infantil que adulto.
    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros que tem contexto histórico e pela capa o julguei ser um historia pesada mas pelo que vi de resenhas errei rs

    beijos :*

    ResponderExcluir
  7. É de um livro assim que quero ler para mudar um pouco meu gênero literário, acho que já isso, a leitura parece ser bem construída e ainda mais na visão de 3 três crianças em plena guerra!
    Adorei!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu gostei da proposta. Gosto de histórias com crianças,dá um olhar mais delicado para a trama. Fiquei curiosa com a Angelika e leria o livro numa boa se tivesse a oportunidade. =)

    ResponderExcluir
  9. Gosto da época em que se passa a história, narrativas que se referem à segunda guerra são sempre atraentes, mesmo que não sejam diretamente sobre a guerra.
    Adorei a aventura e o mistério dessa história, só temo sofrer pelas crianças - isso acontece fácil comigo, hahaha... meu instinto materno me pede para protegê-las. Espero descobrir o segredo antes do final - às vezes sou boa nisso!

    ResponderExcluir
  10. Não gosto muito de guerra, acho que esse ficará na lista de ler depois

    ResponderExcluir
  11. Eu dei uma olhada nesse livro alguns dias atrás, e ele me atraiu pelo título. Acho que você destacou um ponto importante e interessante a ser discutido, as guerras têm dois lados, e ao mesmo tempo que um lado pode parecer certo pra mim, ele pode ser o errado pra você, acho que isso depende da forma como alguém enxerga o mundo, ninguém pode dizer que a visão de Hitler estava errada, ele apenas escolheu colocá-las em prática de uma forma que afetou pessoas inocentes, isso sim é discutível, por quais motivos o homem tiraria a vida de pessoas inocentes? Adorei a resenha, você explorou os pontos do livro de uma forma muito interessante, e apesar de ser um livro mais leve, eu acredito que leria, as guerras sempre me chamam a atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Gostei do livro pelo contexto histórico, gosto de conferir livros assim e história me deixa louca por saber mais, principalmente essas da 1ª e 2ª guerra, é um tema que gosto muito de aprender mais. Só que esse livro por algum motivo não me deu muita vontade de conferir. Gostei da resenha dele e de outras que já vi, pra ter essa ideia melhor do que é, mas ler mesmo não deu muita vontade.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Pamela!

    Eu gosto muito de livros que tenham alguma guerra como pano de fundo. E isso foi um dos motivos que me levou a ler esse livro. Curti a proposta de misturar a realidade com personagens fictícios. O final foi bem surpreendente. Não esperava que aquilo acontecesse, mas creio que não tinha como ser diferente.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.