[Resenha+Promo] O Futuro de Nós Dois - Jay Asher e Carolyn Mackler


E eu não paro de pensar... e se?

Emma acabou de ganhar seu primeiro computador - presente do seu pai que acabou de ter uma filhinha com a esposa. Enquanto instala e fica em dúvida sobre o descanso de tela com labirinto 3D ou o encanamento, seu amigo e vizinho Josh lhe "presenteia" com o CD da AOL para que ela possa acessar a internet.

Depois de concluir o cadastro, surge uma página muito estranha escrito "facebook" no topo, pedindo email e senha. Ela então se depara com uma pessoa muito parecida com ela, mas um pouco mais velha. Emma e Josh então passam a explorar esta página e descobrem que se trata deles, mas no futuro. Ela percebe o quanto parece infeliz no futuro através das frases postadas, enquanto Josh parece muito bem. Ela quer fazer pequenas alterações no presente, mas isso pode influenciar também o futuro de Josh.
"Mas se Emma está agindo toda sorrateira para mudar o futuro dela, pode sem querer bagunçar o meu. E eu adoro o meu futuro! Uma pequena onda criada hoje pode causar um tufão daqui a quinze anos."
Desde que assisti Efeito Borboleta e surgiu na tela a frase da Teoria do Caos "É dito que algo tão pequeno como o bates das asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo" passei a pensar (ainda mais) em tudo que pode alterar nosso futuro. Se você saísse de casa um minuto mais cedo, o que isso alteraria na sua vida? E se optasse por estudar pedagogia e não administração? E se? É algo complexo de se pensar, mas até onde conseguimos fugir do nosso futuro, de algo que está fadado a acontecer?

Este livro me deixou dividida. Ao mesmo tempo em que eu queria algo mais profundo sobre o "e se", eu me colocava no lugar dos protagonistas. O que podemos esperar de dois jovens que se deparam com seu futuro? É desesperador, não? Sei lá, só o fato de você saber o que vai acontecer dali a quinze anos já tira a "naturalidade" de viver aquilo, certo? Como saber se você vai fazer as escolhas certas, no momento certo para ter aquilo? Eu, particularmente, acho que agiria da mesma forma que Emma: um desespero disfarçado e uma vontade de mudar o hoje para acontecer algo melhor amanhã. 

O livro é narrado pelos dois protagonistas e isto é feito de forma muito sensível. É possível saber quando Emma está narrando pelo clima triste que acompanha suas palavras, enquanto Josh é mais engraçado - mesmo se não houvessem as marcações. Essa oscilação de humor de uma página para outra é incrível! Eu me sentia triste pela Emma e, em seguida, estava rindo pelo Josh. Eu ainda esperava por mais referências dos anos 90 - elas até aparecem, mas são poucas -, mas só pela rotina deles dá para perceber que eles não vivem na era da internet (por favor, é muito engraçado quando a Emma pergunta como é possível usar o computador dentro do carro!).

No geral, este livro é 2 em 1. Ele pode ser um livro normal e só, mas também pode ser um livro reflexivo - depende do seu feeling (e é por sua conta se envolver com a história). Eu realmente gostei muito do livro por toda a apreensão que me acompanhou durante a leitura.

(Esta resenha contém 9 interrogações, perceberam? O futuro não é uma grande interrogação, afinal? - péra, aumentei para 11 interrogações agora, viram? Opa, 12. Parei. Sério.)

Sorteio do livro
Para concorrer a um exemplar de O Futuro de Nós Dois, preencha o Rafflecopter abaixo. A primeira entrada é livre ;)

a Rafflecopter giveaway



Comentários
43 Comentários

43 comentários:

  1. Eu acabei der a reenha deste livro em outro blog... e bom, eu amei a capa desde o começo e me surpreendi pelo o que se trata a história, é bem diferente, mas sempre acabo achando que vou me decepcionar com o enredo todo.
    Enfim.. a curiosidade cresce a cada resenha!
    a sua está perfeita.
    Beijos
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero ler O Futuro de Nós Dois, tudo nele me chamou a tenção. A capa, o titulo, a sinopse. e a cada resenho que leio fico mais curiosa pra ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Fato é: amo clichês e histórias que se interligam entre os tempos de passado, presente e futuro, simplesmente adoro esse tipo de trama, e tenho pressentimento de que O Futuro de Nós Dois conseguirá me prender e atender minhas expectativas - com direito, talvez, a virar favorito <3 Estou bem ansiosa para lê-lo! <3 Só não sei se vou levar tanto a questão dos "E se" que você citou, Ceile, eu definitivamente fico incrivelmente chata quando foco nesse tipo de coisa, hahaha. Mas amei a resenha!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é linda a capa. Saber o futuro, será que eu queria saber. Como vc mesmo disse, um livro dois em um. Temos que nos envolver na história também. Adorei a resenha, agora será que não vou me perder nas falas de um e do outro?
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para ler esse livro!
    Sua resenha aumentou minha vontade!
    Adorei a promo, participandp!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi Ceile!
    Ótima resenha. Eu tenho fugido de opiniões sobre este livro porque ainda não chegou meu momento de lê-lo. Talvez porque o meu presente esteja cheio de "ses" ainda não criei aquela coragem para encarar uma história cheia deles também. De qualquer forma, vou ler em breve sim (porque a curiosidade é maior).

    Beijão!
    >> Nine | Estante da Nine

    ResponderExcluir
  7. Estou muito ansiosa para ler esse livro!

    ResponderExcluir
  8. kkkk eu ri das suas interrogações no final. Adoro o filme Efeito Borboleta, principalmente pq é com o Ashton *--*
    adorei Os 13 Porquês, então tô curiosa por esse que além de ser do mesmo autor tb tem futuro, anos 90 facebook, enfim tudo que eu gosto kk
    adorei a rsenha, só queria saber que nota vc daria pro livro
    e to participando da promoção o/
    http://felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ceile, pensei exatamente isso quando li o livro, na verdade eu já tinha esses pensamentos toscos, mas depois dessa leitura ficou ainda mais frequente.
    Ontem mesmo estava me perguntando: "Se eu não tivesse o SEA, o que estaria fazendo?". Acho que a nossa vida é uma caixinha de surpresas e que um minuto, ou melhor, um milésimo de segundo pode causar grandes mudanças no futuro.
    Confesso que quanto a O Futuro de Nós Dois eu acabei me decepcionando. Adorei o livro, a história é bem convincente, mas eu esperava mais.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acho que ainda tenho um cd da AOL perdido na gabinete hahaha
    Eu também ficaria meio desesperada se conseguisse me ver daqui a 15 anos e não gostasse do meu futuro...acho que agiria igual a Emma!
    Beijos

    viciosdeumabaiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi muita gente falando desse livro, e sempre falando bem. Já estava com vontade de ler, e sua resenha me deixou com ainda mais vontade, Ceile. Esses "e se's" ficam me atormentando bastante também. Fiquei mais curiosa pra ler o livro agora! haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Queria ler o livro poi já li Os 13 Porques, escrito pelo Jay Asher, e amei!
    É a primeira resenha que leio que diz que o livro é algo mais do que apenas uma história original, e gostei de saber disso. Espero ganhá-lo no sorteio ;P

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Achei a capa linda, e a história parece ser bem original. Me deu muita vontade de ler, acho que já sei o que pedir de aniversário :)

    ResponderExcluir
  14. Achei esse livro bem bacana, seja a capa, a história, e sua resenha me encheu os olhos, você soube colocar no final uma pontada de humor o que particularmente eu adorei. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Desde que li a sinopse desse livro, me interessei. Como fui adolescente nos anos 90, me coloco na pele das personagens. Deve ser uma sensação bem estranha em conhecer sua vida daqui a uns 15 anos. Mas confesso que gostaria de saber, sim! Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. A resenha é ótima, estou curiosa para ler o livro. Espero ganhar, né? HAHA ;D
    Amei, esse livro vai me deixar confusa, mas tudo bem. Seguindo o blog, gostei muito daqui! Ótimas resenhas mesmo! :3

    ResponderExcluir
  17. Tô super a fim de ler esse livro, vivi minha adolescência nos anos 90 e acho que será uma experiência de leitura bem legal =)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  18. Eu achei esse livro fofinho! A história é leve e engraçada... cheia de questionamentos mesmo. Um ótimo passatempo.

    xoxo
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  19. Essa história me deu uma grande nostalgia! E achei bem interessante a abordagem sobre como as pessoas usam as redes sócias hoje em dia! Além do que a história parece ser uma delicia de se ler!
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  20. Eu vejo muita gente falando desse livro, e confesso que essa foi a primeira resenha que li dele, apesar de já ter lido a sinopse antes. E parece ser bem interessante, muito leve à primeira vista, mas com uma reflexão muito profunda das consequências de cada uma de nossas atitudes.
    Quando eu li a sinopse, tinha me feito lembrar muito de Efeito Borboleta também.
    Acho uma leitura muito válida,ainda mais porque apesar de ser pequena na época, lembro muito bem de todo esse negócio da AOL, internet discada haha dá uma certa "saudade" e fiquei com a impressão de que lendo esse livro, de certa forma, voltamos para aqueles anos hahahaha
    Beijos
    @carol_ordonha

    ResponderExcluir
  21. Eu queria TANTO ter gostado desse livro, Ceile, ainda mais por ser do Jay tbm, mas não funfou pra mim =( A Emma é MUITO chata, e o Josh é até legalzinho, mas enfim...não encontrei nada no livro que fosse 'OMG, que reflexivo!', rsrs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li o livro,espero poder ler logo.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Ceile!

    Confesso que não lembro nada do filme "Efeito borboleta", exceto o tal do bater das asas. Eu sempre penso muito antes de tomar qualquer atitude por conta de tudo o que ela pode trazer para mim. Sempre penso nos "E se?".

    Eu tenho muita vontade de ler esse livro por se passar numa época menos agitada e corrida como a de hoje. Saudades anos 90 hahaha. Poxa, pena que não tem tantos elementos da década. Estou torcendo muito para vários outros livros com foco nesta época apareçam.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  24. A história, bem como tudo nesse livro, parece ser bem cativante. A premissa me chamou muito a atenção pois é um tema futurístico e romântico ao mesmo tempo, digno de ser adaptado para as telonas (quem sabe?) Fiquei curiosa para ler =)

    Bjs
    @tibiux

    ResponderExcluir
  25. Ai Ceile, não pude deixar de rir com as interrogações... Sabe, de todas as resenhas que li a sua foi a única que lembrou do Efeito Borboleta. Creio que todo mundo tem curiosidade em dar uma espiadinha no futuro, mas isso pode ser perigoso... Espero que Emma não tenha se esquecido de viver o presente, ficando tão vidrada nesse futuro que ela viu no facebook..

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  26. Participando!
    S: Aninha Lima
    T: @aninnhlima
    E: aninhlima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Ai eu quero *--* è uma história bem diferente, estou louca pra ler!
    Adorei a promoção bjus

    ResponderExcluir
  28. Gosto muito desse livro será que ganho alguma promo até o dia do meu niver mês que vem, boa sorte pra mim!
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  29. Ceile, desde que a Galera anunciou o lançamento eu fiquei louca pra ler o livro (e agora já posso ler, só falta eles me mandarem rs).
    Adorei a sua resenha, bem coesa e direta, fiquei mais curiosa ainda pela história, parece ser bem divertida.
    Beijão
    Ananda
    http://www.entrelinhascasuais.com

    ResponderExcluir
  30. A única coisa que eu realmente senti falta Ceile foi de um epílogo no final, rs. Acredito que eles cumpriram o que prometiam no livro, e realmente não teria como colocar algo mais complexo sobre o futuro deles. Foi uma leitura super gostosa.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  31. Oi, Ceile!
    Muitas opiniões divididas sobre esse livro... eu, particularmente, prefiro continuar achando que é esse livro delícia que alguns falaram. Tenho medo de começar a ler e não ter sensibilidade suficiente pra ver as reflexões e acabar achando um livro chato, que poderia ser melhor, blá blá blá... Mas, continuo querendo lê-lo, claro! rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Eu gostei de ler esse livro, ele me fez pensar 'e se' várias vezes. Realmente vai de cada um se envolver com a história. Eu cheguei a conclusão de que não quero saber o futuro, pois ele muda a cada atitude ou pensamento que nós temos, é complexo. E eu amo o filme 'efeito borboleta'!

    ResponderExcluir
  33. este livro parece ser ótimo, fiquei bem curiosa para ler ele pois tem uma temática bem diferente!
    isso me faz pensar que, se eu pudesse descobrir como seria o meu futuro, não ia querer saber não.... vai que nesse futuro eu não seja feliz! hahaha
    quando acontece alguma coisa de ruim para mim eu sempre fico pensando: será que se eu tivesse feito tal coisa 1 segundo mais cedo, alguma coisa teria mudado? será que se eu tivesse ido por aquela rua, e não por essa, alguma coisa teria sido diferente?

    ResponderExcluir
  34. Sinceramente nao sei o que esperar desse livro.
    já vi muitas resenhas, nenhuma exatamente ruin, mas..
    Esse livo é uma incógnita pra minha pessoa rsrs

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  35. Olá!
    Gostei bastante do modo como você falou sobre o livro. Acho que eu seria o tipo de leitora que parte para o lado reflexivo, assim como você ficaria com muitas indagações... aliás, ficarei, pois não vejo a hora de lê-lo *.*

    Até mais!
    ;*

    ResponderExcluir
  36. Este já li! haha.

    Esse livro tem um clima nostálgico delicioso e também fica meio reflexivo dependendo do seu clima para essa nuance. Eu tive raiva dos dois tentando seguir um roteiro que não tinha nada a ver com os reais sentimentos dos dois. Amei o livro e vou concorrer por um exemplar extra para presente. =)

    ResponderExcluir
  37. Desde que esse livro lançou que estou com vontade de le-lo e depois dessa resenha a vontade aumentou..com certeza deve ser muito bom ..o clima nostalgico que o livro parece ter tende a instigar minha curiosidade

    beijo

    Cybellessantos@gmail.com
    http://cantinhodanina19.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Gostei da resenha, agora curiosa pra ler tbm !!!

    Participando . . .

    Seguidora GFC : Debby

    E-mail : deborapirovic@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Eu li esse livro e gostei. Achei um pouco forçado as reações deles ao facebook, mas de resto não tenho do que reclamar.

    E essa nostalgia dos anos 90 só deixa tudo mais gostoso de ler <3

    ResponderExcluir
  40. ansiosa para ler esse livro depois de ler essa resenha.
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  41. Participando já no finalzinho... Vai que dê certo, hein?
    Quero ler este livro, mas devo confessar que ansiedade diminui por conta das resenhas negativas que li ultimamente.

    ResponderExcluir
  42. Aguardando ansiosamenteeeeeeeeeeeeeeeee (y)

    ResponderExcluir
  43. Gente eu ganhei eu nem to acreditando, depois do susto inicial de ver o e-mail da Celie como spam, estou muito contente!!!
    Obrigada!!!
    bjs

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.