3 livros que falam de relações familiares


São raros os livros que não falem sobre relações familiares. Alguém sempre é citado e, normalmente, tem alguma responsabilidade no desenvolvimento do protagonista - seja um trauma, seja pela criação exemplar... Hoje nós vamos falar de 3 exemplos aqui e, com certeza, poderíamos indicar muitos outros.

A Última Música e outros romances do Nicholas Sparks por Ceile
É muito fácil encontrar um livro do Sparks que trate - mesmo que de forma secundária - relações familiares. É algo quase obrigatório em seus romances e podemos encontrar dos mais variados tipos. Seja o filho pequeno que não aceita que o pai se relacione com outra mulher (Um Porto Seguro), o pai que quer sempre que o filho seja melhor em algo e acabe frustrando a criança (Um Homem de Sorte), o filho que apenas aguenta o pai, já que não há - aparentemente - muita interação e esforço do pai (Querido John), o pai protetor que faz de tudo por sua filha (Um Amor para Recordar), a mãe preocupada com a filha que precisa superar a perda do marido (Noites de Tormenta), a mãe que não aceita o romance da filha com um jovem humilde (Diário de uma Paixão), o cara que se sobressaiu em uma família marcada pela criminalidade (O Melhor de Mim), a filha que perdeu os pais e acaba grudada em sua avó (O Milagre e À Primeira Vista), o homem que vê seu casamento ruir e se espelha no casamento dos sogros para salvar a própria união (O Casamento)... Um dos que mais destaca esta relação é A Última Música, onde Roonie vai passar as férias com seu pai - aquele que pouco a conhece, muito pelo distanciamento dela, que não o tolera. Apesar da fórmula pronta, é sempre possível se emocionar e tirar boas lições destes romances.

Confie em Mim - Harlan Coben por Renato
O Harlan é um dos meus autores prediletos da vida, e ele escreve romances policiais. Esse livro narra a história da família Baye, que tem uma relação bastante conturbada. O filho de Mike e Tia Baye, Adam, é um adolescente problemático com um trauma gigante: o suicídio de seu melhor amigo, Spencer. Acontece que Mike e Tia ficam preocupados com a saúde mental do filho, que parece em uma depressão eterna, e resolvem hackear seu computador pra saber o que tem acontecido em sua vida, quando descobrem uma mensagem "Fica de bico calado que a gente se safa". Ao mesmo tempo, a mãe do amigo de Adam, Spencer, descobre algumas coisas sobre a noite do suicídio do filho e começa a querer puxar os fios e descobrir aonde eles vão dar. Tudo piora quando Adam desaparece e uma caçada se inicia, juntamente com a investigação de um crime muito mais complicado do que todos imaginam. O livro é MUITO bom, super rápido e muito real, mostrando muito do que muitas famílias com adolescentes vivem hoje. A relação familiar da família Baye é muito legal de ser acompanhada, e Harlan narra com uma maestria impressionante esse tipo de livro. 

A Pousada Rose Harbor - Debbie Macomber por Renato
Esse livro nos leva para Cedar Cove, um pequeno vilarejo onde Jo Marie decide recomeçar sua vida. Depois da morte prematura do marido na guerra, Jo pega todo o dinheiro deixado por ele de herança e adquire uma pousada, batizada de Rose Harbor por ela mesma, uma homenagem à ele. Lá, ela hospeda Joshua Weaver, que deseja que sua passagem seja o mais rápida possível pela cidade. Ele precisa prestar ajuda ao padrasto moribundo, que o expulsou de casa há alguns anos e fez tudo para deixar sua vida um inferno. Além de Joshua, Jo também hospeda Abby Kincaid, que volta para a cidade para o casamento do irmão, mas se culpa pela morte de uma amiga de Cedar Cove há muito tempo. Ela acha que toda a cidade a julga pelo acontecido e quer passar o mais despercebida possível pelo evento. Todos precisam superar problemas, e a pousada pode ser o palco desses finais. A Debbie Macomber é uma escritora muito boa, e escreve romances de uma forma deliciosa. Adoro as descrições de comida que ela faz (hahahaha) e todos os personagens me encantaram demais! Gostei bastante desse livro.



Comentários
40 Comentários

40 comentários:

  1. Apesar de serem bem diferentes, os livros que me interessaram mais foram A pousada Rose Harbor e Confie em mim. São descrições e situações completamente diversas, mas bem desenvolvidas nas respectivas tramas.
    obs: Apesar de adorar o Nicholas, A última música é um livro "demais" pra mim, não sei se meu coração aguenta! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Apesar do Nicholas ter o dom de sempre me fazer chorar lendo seus livros, não me canso dele. Adoro os dramas dele são muito bem escritos e desenvolvidos, prendendo a atenção do leitor. Depois de ler a sua resenha fiquei morrendo de vontade de ler A Pousada Rose Harbor. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros que narram relações familiares,mesmo de uma maneira secundária, pois acho que os personagens ficam bem mais reais e humanos. As histórias do "tio" Nicholas Sparks são figurinhas disso.Gostei bastante da Última Música ,em especial, por causa mesmo das relações entre a Roonie e seu pai e a grande lição que foi transmitida sobre a vida e a relação que temos com quem amamos, muita das vezes conflituosas,mas não menos importante.
    Adorei as indicações, Ceile, e achei bastante interessante principalmente o livro Confie em Mim - Harlan Coben, pois não o conhecia.:)

    ResponderExcluir
  4. Um amor para recordar é com certeza um dos melhores livros do Nicholas! Esse autor sempre me emociona com suas histórias que geralmente tem um cunho familiar.

    ResponderExcluir
  5. O único que eu já li foi A última Música achei a história bem bonita, e assisti Um Amor para Recordar também... Acho que não sou normal porque não chorei com nenhum, achei emocionante mas não cheguei a esse ponto rs.
    Quero muito ler Confie em Mim do Harlan Coben.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Amei o livro A ultima musica, muito linda a forma como o nickolas nos mostra que precisamos valorizar nossa familia.
    Gosto tanto do livro quanto do filme.
    Beijos.
    palavrapequenas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Dos que você citou só li A última música, primeiro assisti o filme pra depois ler o livro. E simplesmente amei, chorei horrores! A gente tira lições sem ao menos perceber e/ou querer. Amo quando livros me proporciona isso. Nunca li nada do Harlan Coben, mas morro de curiosidade. Já sei o livro pelo qual vou começar! heheh =)

    ResponderExcluir
  8. Aaah... Nicholas é o vencedor do Oscar de drama familiar. Hahaha! De todos os citados, amei os filmes de Um Amor pra Recordar e A Última Música (achei os livros paradinhos).

    Harlan... AMO. Apesar dos dramas, são sempre secundários.o ponto forte mesmo é o suspense.

    Esse último não li e nem pretendo.

    xoxo

    ResponderExcluir
  9. Dos citados só li A última música. E chorei horrores!! rs Tenho A pousada rose harbor e me interei por Confie em mim. bjs

    ResponderExcluir
  10. Livros que falam sobre as relações familiares são perfeitos as pessoas aprendem muito com eles.... Ja li os dois primeiros e são perfeitos

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho os dois ultimos e faz um tempo que eles estão na estantes. Já li Nicholas Sparks e a narrativa dele é muito boa e além disso a chance de vc chorar é muito gde. Creio que suas dicas hj foram muito legais!!

    ResponderExcluir
  12. ja li a última música e chorei até!!! a pousada rose harbor está na lista de desejados! acho que o livro quando trata das relações familiares precisa ser escrito com mais cuidado, mais realidade
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adoro esse do Coben, mudou bastante o tipo dos livros que estava lendo quando peguei esse para ler. E foi uma boa leitura, o livro vale a pena e trata do tema sem ser maçante, gostei disso nele. Dava vontade de saber mais, ficava aquele pequeno tom de mistério em algumas partes, ou de querer saber como tudo se resolvia. Ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, Sparks gosta mesmo de relação familiares né?! Não cheguei a ler nenhum livro do autor, mas já vi dois filmes que sãoa adaptações das obras dele, inclusive A Última Música (esse eu não gostei muito), e são bem melosos. Achei bem clichê tbm, eu mesma prefiro não ler os livros do autor. Do Harlan eu já li um livro, mas esse parece ser bem melhor, fiquei até curiosa com toda essa complexidade.

    ResponderExcluir
  15. Eu li A última música de Nicholas Sparks e adorei. Gostei de ver o relacionamento entre a Ronnie e o pai mudar e se transformar em uma boa relação para ambos.

    ResponderExcluir
  16. Só li o primeiro,mas posso dizer que é um dos melhores que já li.Não apenas por ser do NS,mas também por saber passar todas as sensações de uma relação não só familiar,mas também com os amigos e aquela pessoa especial,que sempre existe.

    Os outros livros parecem ser bons.Nunca ouvi falar deles,mas devem ser legais. ;)

    Beijos
    Hayanne Deise Lins
    *Profissão Adolescente*
    As inscrições para o sorteio de um livro diretamente de Portugal já estão abertas. Clique aqui para participar. :))

    ResponderExcluir
  17. Ceile, ainda na li nenhum desses, mas adoro livros em que a familia tenha um papel importante. Já li Um ano Inesquecível e esse é definitivamente um livor que me tocou mto com esse lado familiar!
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nicholas Sparks fala bastante sobre família. Acho que um post especial sobre ele já conseguiria demonstrar bastante essas relações familiares. Você resumiu bastante e de uma forma muito boa ao falar sobre A Última Música. Gostei de ver um pouquinho de cada um deles resumidos ali naquele pequeno parágrafo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Pra mim um dos melhores livros que li é A Ultima Musica. É lindo e realista, falou muito em meu coração. Chorei demais tanto no filme, como no livro(apesar de ter algumas diferenças entre os 2).

    ResponderExcluir
  20. acho que A Última Música é o livro mais lindo do autor neste quesito "família"
    não li estes livros do Harlan e da Debbie ainda, apesar de já ter eles... mas quero muito lê-los logo!
    não sabia que Confie em Mim se tratava desta forma :O
    confesso, comprei ele somente pela capa e pelo autor, não tendo nenhuma ideia sobre o que se tratava ;$

    ResponderExcluir
  21. Se tem um filme que fez com que eu me rendesse as lágrimas foi A Última Música, eu me senti ao mesmo tempo estranhamente magoada com a realidade e feliz por ter conhecido uma história dessas, portanto, se eu me senti assim apenas com o filme, bem, eu não sei o estrago que esse livro causaria em mim. Nicholas me deixa curiosa, sempre ouço falar sobre a sua famosa fórmula, e ainda assim vejo aquelas pessoas que continuam o amando, ou seja, eu vivo curiosa...
    Beijos, e ah, eu adoro essas pequenas listas!

    ResponderExcluir
  22. O único que li dessa lista é o A Última Música. Adorei o livro mas em boa parte fiquei brava com a Ronnie por sua atitude infantil em relação ao pai. Gosto desses livros dramáticos que tratam de situações reais mas alguns personagens assim me faz querer bater neles kkk

    Bjs
    @tibiux

    ResponderExcluir
  23. Depois que li A Pousada Rose Harbor percebi que não gosto muito deste estilo de livro. Nunca li Nicholas Sparks e nem me imagino lendo, acho que são dramáticos demais pra mim.
    Apesar disso, fiquei curiosa sobre a história de Confie Em Mim, principalmente por causa da investigação criminal. Espero ter uma oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  24. Eu só li os livros do Nicholas Sparks, e eu gosto muito da maneira que ele trabalho a questão familiar, deixa os livros dele mais interessantes. A sinopse de Confie Em Mim também me deixou curiosa...
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu gosto dos romances do Nicholas - peloi menos os que li - acho que ele consegue focar em diversos assuntos e não só o casal e tal. E acho mt importante quando fala tb da familia e não só da parte do romance.
    Sempre tive vontade de ler Confie em Mim, mas como não costumo pegar mts livros 'policiais' para ler, sempre acabo passando. Mas fico curiosa e despois de ler sua 'sinopse'.. aiaiai Como vou fazer agora??? Preciso ler pra conferir esse mistério!
    A pousada eu não tinha vontade, mas né.. falei que depois q li a resenha daqui até meu pareceu um livro mt legal e que eu leria!

    bjbj
    Evellyn

    ResponderExcluir
  26. Como tenho uma relação que não é das melhores com o meu pai... acabo sofrendo demais com esses tipos de livros. Eles me afetam mais do que eu gostaria. Dos 3, eu só li "A última música". É particularmente lindo, até do filme eu gostei.
    Outro que me encantou muito foi "A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista", fala da relação com o Pai mas tem um final feliz lindo.
    Adorei.

    www.eusoufutiledai.com.br/blog

    ResponderExcluir
  27. Confie em mim é perfeito <3 adoro todos os livros do Harlan Coben, acho ele um Gênio, assim como Dan Brown! Enfim foi o único que li dessa sua lista e confesso que não tenho vontade de ler os outros!

    Beijos, Rafael

    Livrosvsseries.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Adoro livros com histórias familiares, essas deliciosas relações tão ricas em conflitos e necessidades de perdão, tolerância e carinho! Sou fã de dramas, então esse post foi feito pra mim, hahaha... Fiquei interessadíssima em COnfie em Mim, ainda não li e a história parece ter uma boa dose de tensão, que tb curto numa leitura. E os livros do Sparks sempre são um prato cheio pra quem quer ler mais do tema, mesmo que pareça repetitivo, sempre tem uma boa dose de emoção nas páginas e isso vale a leitura.

    ResponderExcluir
  29. Oi Ceile!
    Adorei o post =) Dos livros citados só li Confie em mim e tenho que concordar com o Renato: é um livro maravilhosos e foi muito bom acompanhar a vida da família Baye *-* Algo que gostei muito também é que aparecem histórias de diversas famílias e no fim, todas se entrelaçam! A última música eu só assisti ao filme, e simplesmente AMEI! Muitas pessoas não gostaram mas eu sim, e se o livro é melhor que o filme vou amar mais ainda *-* rs A pousada rose harbor, como já comentei, não li ainda mas estou muito curiosa para ler!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  30. Ai, adoro o Sparks e principalmente o Harlan Coben. *-----*
    Amei as dicas. Gosto de livros que falem de relações familiares de forma dramática, mas um pouco de humor também vem a calhar.
    :)

    ResponderExcluir
  31. Estou lendo A ultima música e por em quanto estou gostando muito. E boas dicas os outros livros.

    Abraços

    http://livrostrip.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Dos três livros citados só li A Ultima Música, e diga-se se passagem, é um dos meu favoritos escrito pelo Nicholas Sparks, acho que foi o segundo livro dele que li e eu fiquei apaixonada pelo livro por isso. Tratar de uma relação familiar, de uma relação dentre pai e filha, sim tem o romance de praxe que todos os livros dele tem, mas nesse o foco é entre um pai e uma filha, e eu adooorei isso no livro! Acho que é por sair do comum que se tornou um dos favoritos.
    Tenho bastante curiosidade em ler esse do Harlan Coben, li até hoje só um livro dele, Cilada e gostei muito, esse livro também parece ser muito bom!
    :*

    ResponderExcluir
  33. Posso dizer que A Ultima Musica é uns dos meus favoritos do Nicholas ♥ e também posso dizer que pela sua resenha eu fiquei com MUITA vontade ler o segundo, o fato do suicídio chamou bastante atenção ao meio de tudo dito

    ResponderExcluir
  34. Acho que Nicholas Sparks é um dos grandes mestres em falar de relações familiares. Fiquei até surpreso quando vi um livro do Harlan Coben nessa listinha, pois quando falamos em romances policiais, já pensamos logo em assassinatos, tiros, perseguições e tudo o mais. Fiquei bem curioso pra ler esse.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  35. Não sou fã de dramas familiares, mas quero muito ler A Última música e Confie em Mim! Já não tenho a mínima vontade de ler A Pousada Rose Harbor. Espero ler em breve algum deles!!!

    ResponderExcluir
  36. Não curto muito esses livros de dramas familiares, é bom pra quebrar a rotina, mas só, prefiro livro que tem um bom mistério por trás, sendo sobrenatural ou não. Desses eu só li A ultima música e gostei, apesar de nunca gostar de mortes em livros. Gostei da coluna, faça sobre outros temas.
    Bj

    ResponderExcluir
  37. desses o único que li foi A ultima musica, e com certeza a relação de Ronnie com seu pai é a parte mais emocionante do livro. Um livro que terminei recentemente e gostei muito de um relação assim foi E se fosse verdade. Ok, a relação de Arthur com a mãe e mais do que secundária mas é bem tocante sabe, eu gostei muito =)
    Um também que fala um pouco dessa relação é Belle. é outro trama secundário, mas muito legal. Não só de Belle com a mãe, mais principalmente com a mulher que cuidou dele enquanto a mãe estava preocupada com outras coisas.

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  38. Já ouvi dizer que A útlima música é o melhor livro do Nicholas, espero ler um dia apesar de não gostar muito de romances. Já li o segundo da lista.
    Abs
    http://leituradeaaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. Confie em Mim foi o primeiro livro que li do Harlan Coben, e gostei tanto que isso me levou a ler muito outros livros do autor e ele se tornou um dos meus queridinhos.
    A Pousada Rose Harbor eu tenho, mas ainda não o li.
    Já os livros do Nicholas Sparks não fazem muito o meu tipo...

    ResponderExcluir
  40. Sou suspeita pra falar do Nicholas Sparks. Na verdade sou frustrada com o Nicholas, sério. Li a Última Música (capa fofa, sdds Miley decente) e outros dois livros dele e nossa, as histórias são semelhante de um jeito diferente e sei lá... frustração apenas.
    Os outros livros parecem ser bons, não que eu vá ler algum deles. Acho que eu não gosto de livros desse tipo mesmo. :/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.