A Menina Que Brincava Com Fogo - Stieg Larsson

O livro é de uma intriga emocionante, forte e absolutamente revoltante. Um choque de realidade e jogos sujos.

O dr. Nils Bjurman está indignado com Lisbeth Salander. E daí que ele a tinha estuprado violentamente? Lisbeth, segundo sua visão, não tinha o direito de ameaçar sua reputação com a prova de seu crime. Para ele, não era justo. Então precisava findar com essa ameaça, mas para isso tinha que descobrir sobre o passado da jovem misteriosa. A descoberta de um relatório policial datado de 1991 e o encontro com um gigante loiro abre o desenrolar de toda uma trama.

Em contrapartida, Mikael Blomkvist está quase publicando outro livro polémico. Mas não, não é de sua autoria, e sim de Dag Svensson. Seu livro consiste na denúncia de prostituição de meninas menores de idade, raptadas de suas cidades e vendidas como escravas. Junto com sua namorada eles querem jogar tudo isso no ventilador e processar policiais, promotores, juízes, jornalistas e etc que estão envolvidos nisso.
"Ganham, sim — respondeu Mia Bergman. — Para pôr panos quentes, dão a elas uma parte do bolo. Elas trabalham, em média, uns dois ou três meses antes de poderem voltar para casa. Em geral, levam uma bela quantia: vinte, até trinta mil coroas, o que em moeda russa representa uma pequena fortuna. Infelizmente, também voltam com graves problemas de álcool ou drogas, e um nível de consumo que faz com que torrem rapidamente o dinheiro. Conclusão, o sistema é autossuficiente; depois de algum tempo elas retornam, por assim dizer, de livre e espontânea vontade, para o seu carrasco."
O livro está quase finalizado quando uma tragédia muda tudo. Agora Mikael não apenas se pergunta onde se meteu Lisbeth Salander, que não vê há quase dois anos, como também que relação ela teria com o triplo homicídio e como eles se relacionam entre si.
O jornalista, além de tentar encontrar Lisbeth, precisa provar a inocência dela, descobrir uma ligação entre os crimes e o verdadeiro assassino. E tudo aponta que um tal de Zala pode ser a chave desse mistério.

O livro é empolgante, mas não daquela maneira “oba, que legal”, mas do tipo que você vai querer xingar a cada página. Ok, não foi a minha melhor expressão, mas acredito que isso vai fazê-los entender. Nos revoltamos, indignamos, a cada capítulo, a cada descoberta. É simplesmente nojento a maneiro como alguns homens, diga-se esses criminosos sexuais, se comportam, por exemplos. Quando se veem na possibilidade de suas atividades obscuras serem descobertas, eles não lamentam o que fizeram e sim culpam a p* (as garotas são chamadas assim ao longo de todo o livro, até mesmo quando não é pejorativo. Acredito que seja mais comum dizerem p* do que prostitutas) por sua situação. O mistério foi bem amarrado até as últimas páginas, principalmente sobre a ligação entre os assassinatos. Até mesmo o leitor é levado a acreditar que Lisbeth poderia ter alguma culpa, principalmente por que na parte mais importante do livro (desde os assassinatos até à caçada à “psicopata doente mental) Lisbeth não aparece, nem mesmo para narrar sua parte. Isso só nos deixa ainda mais curiosos para sabermos o que ela estava fazendo durante o crime e como se deu tudo aquilo.

Já falei, mas eu gostaria de repetir: o mistério foi muito bem amarrado. Simplesmente magnífico, e o autor sabe escrever de maneira que nos prenda e envolva. E a revelação ao final é para nos deixar ainda mais chocados, principalmente ao descobrimos a relação de Zala com a história toda e também a grande conspiração que envolve a vida de Lisbeth Salander. Nunca imaginei tamanha injustiça, mas aconteceu com ela. E isso só nos mostra o quanto um governo, ou a polícia, ou qualquer órgão pode ser capaz para proteger seus interesses. E alguém sempre tem que pagar o preço, mesmo que seja inocente.

Sobre os personagens, só posso dizer que são muito fora do comum. Os “mocinhos” não são desonestos, mas com certeza fariam (ou fazem) coisas que deixariam muitas pessoas de cabelos em pé. E se Mikael é um herói fora do padrão, mais ainda Lisbeth (já falei que adoro a garota?). Com seu visual punk e seu jeito antissocial ao extremo, ela faz um país inteiro acreditar que é uma perfeita debi-mental. Mas qualquer um que a conhece de verdade sempre fala dela com um tom de admiração e admite que ela “é mais inteligente que nós dois juntos”. Simplesmente demais, sabendo se proteger apesar de sua estatura e se mostrando valente mesmo contra um gigante assassino. De uma moral inabalável ela é uma personagem bastante contra-versa: afinal, ou ela é amada, ou ela é odiada. Não há meio termo.

Não vou me estender muito ou isso deixa de ser uma resenha e se transforma em livro. Aliás, queria dizer bem mais, porém vou deixar para surpreender vocês. O livro é incrível, sombriamente incrível. Aqueles que adoram um bom mistério, ou simplesmente uma crítica avassaladora contra a sociedade, vão adorar (ou odiar) a história. Arrepiante, questionadora, cheia de contraste e quebras de estereótipo. Diferente e muito ousado, é como posso definir essa trilogia.


Comentários
40 Comentários

40 comentários:

  1. Eu já conheço esse livro a um tempão, mas nunca parei para ver sobre o que ele falava.. Acabei de ter um choque ao descobrir! Pela capa eu já imaginava que não fosse um livrinho agua com açúcar mas, uau.. não não esperava nada disso! Percebi que esse é o segundo livro da trilogia, mas já foi o suficiente para eu querer ler =)
    Tenho certeza que vou xingar alguém a cada pagina do livro - ou menos - porque eu fico indignada com atitudes grotescas como essas que você descreveu.
    Obrigado pela dica =)

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  2. nossa, tem uma amiga minha lendo a serie, e ela fala tão bem... mas tão bem, que eu estou morrendo de vontade de começar a ler *-*
    essa é a primeira resenha que vejo dos livros da serie. você já resenhou o outro? não lembro de ter lido ;$
    não imaginava que se tratava de um livro tão bom assim *----*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sim, eu já resenhei o outro: http://www.estejali.com/2013/05/os-homens-que-nao-amavam-as-mulheres.html

      E, olha, vc ñ vai se arrepender d ler. A série é o máximo! Já saiu os três filmes na versão sueca e parece q vai lançar o segundo (esse da resenha) na versão americana ;)

      Excluir
  3. Eu já tinha visto a capa algum tempo atrás, mas não sabia de que se tratava a história. E não imaginei que fosse algo parecido com o que você falou, poderia ter pensando em inúmeras coisas menos nessa hipóteses. rs Mas gostei do que foi dito na resenha, adoro mistérios e muito mais que isso adoro criticas contra a sociedade. Me pareceu ser uma história bem forte, o que me cativou ainda mais. Não tinha pretensão nenhuma de ler esse livro, mas a resenha me fez mudar de ideia. Assim que tiver oportunidade vou querer lê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Nossa,fiquei muito intrigada agora com a sua resenha,Pamela. Essa história parece ser sensacional.Gosto muito de mistérios,e se for bem amarrado,melhor ainda.Só de saber que os personagens são fora do comum,que a história em si é sombria e há a quebra de esteriótipos, já fiquei doida pra lê-lo.Ai meu Deus,são tantos livros rsrs.
    Enfim,amei,quero lê-lo sem dúvida rsrs :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Oi!!
    Tenho, não necessito ler esse livro...Minha prima tem e leu e gostou muito e fica me atiçando...Em breve vou ler e se pá vou gostar, pois, amo esse tema...
    Lisbeth ~~lesuspira~~
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  6. não conhecia o livro, mas como vc aponta é um misterio muito bem escrito e que vai te prendendo página a página, pois vc quer saber o que vai acontecer a seguir.
    não sou chegada em livros com esse tema, mas até que me animei!


    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou muito curiosa para ler a série todo. Principalmente porque ela tem algo de diferente das outras do mesmo gênero. Eu adoro o mistério, mas acho que a tensão e as emoções (ainda que negativas) provocadas no leitor são os pontos altos desta trama. Espero ler em breve e xingar a cada página! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ainda não o primeiro livro, mas pretendo ler até o final do ano. Ando namorando o box da trilogia no Submarino desde o começo do ano.
    Achei a trama um pouco pesada, mas gostei bastante de saber que é um mistério muito bem amarrado e que os personagens não são aquilo que nós pensamos.

    ResponderExcluir
  9. Eu já li este livro e já tinha a resenha toda escrita para publicar no blog,mas achei que seria muito forte, porque a maior parte dos meus seguidores são menores e é um livro mais adulto. kkk

    Li toda a coleção e ameei! Ainda não vi os filmes, mas os livros compensam e muito. ,))

    Bjos
    Hayanne Deise Lins
    *Profissão Adolescente*
    As inscrições para o sorteio de um livro diretamente de Portugal ainda estão abertas. Clique aqui para participar. :))

    ResponderExcluir
  10. Já eu contrariando todas as expectativas não tenho vontade de ler essa série, sério *-------*, além dos livros me darem preguiça eles parecem ser muito fortes, realmente não prestam pra mim >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer coisa tem os filmes, se vc quiser tirar alguma dúvida ;)

      Excluir
  11. Oi, Ceile.

    Nossa, já tinha visto esse livro por aí, mas nunca tinha lido nada sobre ele. Aliás, nem imaginava do que se tratava. Apesar de ter achado livro ótimo, não sei se leria não. Esse tema me dá nos nervos e não sei se teria estômago para desenvolver a leitura. Sei lá... Não me atrai mesmo.

    Se eu tivesse pego para ler sem saber do que se tratava, sem dúvida teria uma leitura frustrada. =/

    Mas ainda bem que você gostou.

    xoxo
    http://books-and-emotions.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Mistério eu amo! Apesar de não ter lido o primeiro, estou aqui pensando onde estava Lisbeth? Vou correr atras do primeiro livro pra poder ler esse, será que o terceiro continua bom?
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é muito bom...ainda fico na dúvida em qual dos três são o melhor da série...é uma pena o Stieg ter morrido sem publicar o quarto livro da série...mais triste ainda foram os familiares não deixarem a mulher publicar.

    ResponderExcluir
  14. Oi Ceile,
    Acho que é minha primeira vez comentando aqui. Já estava te seguindo no Twitter e resolvi fazer uma visitinha. E olha só minha surpresa, a resenha de um do meus livros favoritos.
    Eu já o li há algum tempo, até resenhei no meu blog. Mas é daquelas leituras que arrebatam a gente, venci as muitas páginas em uns 2 ou 3 dias de leitura. O mais legal do livro (e da literatura sueca) é esse lance de agregar discussões mais políticas e sociais à trama, isso acontece também no segundo.
    A Lisbeth é de longe uma das personagens mais marcantes dos livros que já li, o melhor é que no segundo ela ganha um destaque ainda maior.
    Parabéns pelo texto e pelo blog.
    Beijos
    Ademar Júnior
    Cooltural

    ResponderExcluir
  15. Particularmente não é o tipo de livros que eu gosto, mas me deixou intrigada. Apesar de ficar realmente revoltada com acontece nos livros e xingar em voz alta algumas cenas. hahaha
    Um dia decido se leio ou não! hahaha

    www.eusoufutiledai.com.br/blog

    ResponderExcluir
  16. Ahh, a vontade de ler esses livros. É bom demais não é? Super bem feito e mega de tirar o fôlego, com uma dose de críticas e um bom mistério... não tem como não querer ler. Só de conferir resenhas dá pra ver que o clima que deixa em quem lê é bem tenso. Gosto de livros assim. Mas cadê a oportunidade de pegar e ler? Cadê? =/

    ResponderExcluir
  17. Li esse livro uns 3 ou 4 anos atrás e adorei! Até então nunca tinha lido nada parecido. É uma trama muito bem construída. Os personagens bem elaborados e gostei da forma como o autor passava a voz de um para outro, de forma natural. Sei que fizeram uma série e também um filme mas ainda não assisti nenhum. Pretendo fazê-lo em breve :)

    Bjs
    @tibiux

    ResponderExcluir
  18. Sei q o livro faz parte da Trilogia Millenium, não é? Muitos fãs de livros de ação e suspense, policiais e mistério recomendam a série. Particularmente, achei muito forte e chocante algumas partes que vc citou. Mesmo sendo fã de thrillers e de histórias críveis e bem pé no chão, achei um tanto violento e intenso além do que eu gostaria. E me irrita muito, muito, muito esse tratamento que esses FDP dão às mulheres, xingando-as, rsrs...

    ResponderExcluir
  19. Já fiquei chocada com o começo da sua resenha, imagino como deve ser o resto do livro. Adoro histórias com bastante mistérios e com algumas críticas mas acho que essa trilogia é muito chocante pra mim. Prostituição, abuso sexual e principalmente como esses homens se comportam em relação a isso é forte demais. Esse quote também me desincentivou muito!

    ResponderExcluir
  20. Sempre que vou a uma livraria a capa desse livro me chama a atenção. Gostei muito da sua resenha, mas ele não é o meu tipo de leitura, a história em si não me chama a atenção. Beijos

    ResponderExcluir
  21. Eu ganhei o primeiro livro de presente e até hoje não consegui terminar, acabei abandonando, não por ele ser ruim, acho que eu não estava preparada psicologicamente falando para essa leitura, eu cheguei até a metade, então parei subitamente, o livro é extremamente forte e realista, eu fiquei horrorizada com o que eu li, e por mais que eu quisesse chegar até o final, não consegui, preciso retomar a leitura algum dia. A Lisbeth é incrível, ela é diferente no meio de tantos personagens, ela é um gênio, não tem como não gostar dela, pelo menos eu acho. Dizem que essa trilogia é chocante, e mesmo tendo lido apenas um pouco do primeiro livro, eu preciso concordar, ela é muito forte mesmo, o autor é um gênio, ele mostra um lado horrível da sociedade sem pudor algum, ele mostra aquela realidade que as vezes não queremos enxergar. Resenha incrível Pamela, e Ceile, o blog ficou lindo nesse novo layout, e bem mais prático, mesmo que eu seja apaixonada pelo outro topo rs'
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. A única coisa que me fez ainda não ler os livros, é que eu tenho certeza que eu vou ficar com os personagens na cabeça por um tempão... Mas deu pra ver pela resenha que você gostou tanto, que já estou quase me convencendo a ler.

    ResponderExcluir
  23. Esta série é muito boa, mas eu acho que tanto esse quanto o primeiro livro, em alguns momentos a narrativa é muito lenta, o que perde um pouco o pique da leitura. Mas tudo vale a pena quando temos uma personagem como a Lisbeth, ela é demais!

    ResponderExcluir
  24. Nossa, realmente chocada com esse livro.
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele, mas a capa sempre me chamou muita atenção.
    Curiosa pra lê-lo agora.

    BeijO

    ResponderExcluir
  25. Tenho uma imensa vontade de ler a Trilogia Millenium, gosto do clima de mistério.

    ResponderExcluir
  26. Até agora não conhecia esse serie, parece ser bastante interessante.

    ResponderExcluir
  27. Pamela!

    Esse definitivamente não é o tipo de livro que eu escolheria ler assim, num dia qualquer. Sua resenha esta claramente empolgada e eu fico pensando que eu poderia mt bem ler essa história, mas a verdd é que esse tipo de enredo mexe mt com meu psicológico então as evito ao máximo.
    mas acho legal essa coisa de empolgar e surpreender. É mt bom ler quando não sabemos o que esperar! E tb curto os mocinhos que não são tão mocinhos assim!
    Talvez eu dia eu leia essa serie!

    bjs
    Evellyn

    ResponderExcluir
  28. Vou confessar que morro de vontade de ler essa série! Falam tão bem desses livros, que toda vez que vejo na oferta tenho vontade de comprar (mas, cadê dinheiro?) Eu curto muito esses livros que nos apresentam uma forma completamente nova de pensar, de olhar o mundo, e pensar: poxa pode ser verdade! Apesar de a leitura ser bastante forte, eu quero muito ler o livro. Tenho receios por dizerem que o primeiro demorar para a leitura rolar, mas quando tiver os livros em mãos, isso não vai me impedir não :P são persistente.
    Faz tanto tempo que não leio nada de mistério assim que fiquei com os dedinhos coçando para comprar pelo menos o primeiro volume!
    Adorei a resenha; beijos :*

    ResponderExcluir
  29. Adoro livros em que até as personagens principais não sejam tão santinhas assim. Afinal, pessoas normais também não são 100% boazinhas, e livros com essas personagens nos deixam mais próximos deles. A história me parece ser bem forte e cheia de temas atuais e polêmicos. Se já estava curioso, agora estou mais ainda.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  30. Eu quero muito ler essa trilogia!
    Acho essa capa linda demais. Gostei muito dá sua resenha, o livro parece ser bom forte e eu nunca li nada assim, mas com certeza vou ler, espero gostar!!

    ResponderExcluir
  31. Ual! haha O que dizer depois de uma resenha dessas? Se eu fiquei curiosa? Sem a menor dúvida! hehe No começo fiquei um pouco "desconfiada" em relação a história, no sentido de que eu não suporto histórias de estupro, me sinto mal sabe? Fiquei com um certo medo do livro.. Mas depois de tantos elogios e de eu perceber clarante que o mistério que existe no livro é espetacular, não tem como deixar a leitura de lado! Quero esse livro pra ontem =D

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  32. Curiosa com a historia da Lisbeth desde que vi o filme, mas a versão irlandesa( é essa mesmo, a original? O.o) que achei muito melhor, mais intrigante e real. Quero ler os livros do autor, ja tinham me tido mesmo que ele surpreende mesmo e não tem medo de mostrar a realidade nua e crua. Lisbeth é realmente um personagem intrigante, a anti-heroi que todos gostam. Amo misterios e esse com certeza irei ler.
    Bj

    ResponderExcluir
  33. Ótima resenha. Essa capa me lembra muito Bruxos e Bruxas. Estou curioso em relação ao livro.
    Abs

    http://leituradeaaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Já li os três livros e gostei muito, super recomendo!
    A história nos prende do início ao fim, é de tirar o fôlego!!

    ResponderExcluir
  35. Já li os três livros e gostei muito, super recomendo!
    A história nos prende do início ao fim, é de tirar o fôlego!!

    ResponderExcluir
  36. Nunca tinha interesse nessa trilogia, mas é porque nunca cheguei a ler a sinopse, quem dirá então uma resenha! haha
    Adoro mistério, e já gosto da Lisbeth só de ler comentários sobre ela! :D
    No momento não irei ler os livros, pois é uma trama bem densa e preciso me preparar para ler algo assim.. haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  37. O que mas me chamou atenção nesse livro foi a capa (impressão minha mas é super parecida com Bruxos e Bruxas?), e a estória parece ser ótima, mesmo.
    Curiosa, pois eu realmente amo livros de mistério.
    :D

    ResponderExcluir
  38. Já vi tanto esse livro na prateleira da livraria e sempre tive curiosidade de ler,mas nunca velei muito a sério mesmo.Porém estou considerando de lê-lo agora,ótima resenha e o livro parece ser forte :D

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.