A Torre Invisível - Nils Johnson-Shelton

É, não deu.

Artie foi adotado pela família Kingfisher ainda bebê, mas nunca ficou sabendo como realmente "entrou" naquela família, sabe apenas que sua mãe (adotiva) foi embora pois não se adaptou com ele. Ele mora com seu pai e sua irmã Kay - esta que, como ele, é viciada em video-game. O jogo preferido dele é O Outro Mundo e é através dele que Artie começa a receber algumas mensagens pedindo para que ele vá até a Torre Invisível. Ele tenta ignorar, se convencer que aquilo não é real, mas acaba indo até uma loja para comprar um controle para sua irmã - que vai disputar um campeonato de video-game e acabou esquecendo o "controle da sorte" em casa.

Sem saber, Artie está n'A Torre Invisível - aparentemente, uma loja, mas, na verdade, é a prisão do mago Marlin (sim, o próprio Marlin) e somente ele pode soltar o mago, já que é o "novo Rei Arthur", mas precisará pegar a Excalibur e lutar contra Morgana que quer tomar conta deste mundo (O Outro Mudo é paralelo ao nosso) - a responsável pelo feitiço. Ele vai contar com a ajuda da sua irmã, Kay, e Polegar e entrará em uma aventura no Outro Mundo - este cheio de dragões e guerreiros medievais.

Talvez o problema seja eu mesmo, mas não consegui sentir a mínima conexão com este livro. Ao mesmo tempo, não sei indicar o que há de errado, já que eu nunca li outro livro neste estilo para comparar ou esperar algo. A narrativa, em terceira pessoa, é fácil, como se houvesse realmente um narrador contando toda aquela história numa roda. O protagonista e sua irmã são bem humorados, simpáticos e companheiros - algo que me encantaria se eu conseguisse me envolver o mínimo que fosse. Eu tinha uma esperança - secreta - que pudesse "voltar a ser criança" e me aventurar mesmo naquelas páginas, sentindo aquele frio na barriga e aquela adrenalina que uma boa aventura traz, mas simplesmente não rolou. Nem mesmo a mitologia do enredo me proporcionou alguma faísca. Talvez tenha sido porque tudo é simples demais, fácil e rápido. 

Consegui identificar um problema: tudo que precisava de solução fácil, era justificado com magia. O pai deles não consegue enxergar a espada: magia. O pai faz tudo que eles querem: encanto. Tudo bem que era para ser uma história simples, mas, de certa forma, subestimou os leitores - acho que não custava nada dificultar um pouquinho e aprofundar mais nas explicações. 

Enfim, não odiei este livro, mas também não tive a menor conexão com a história o que me fez arrastar a leitura por algumas semanas (muitas semanas, pra falar a verdade). Sei que é uma história legal, com certeza vou guardar para meu filho ler quando ficar maior, mas comigo realmente não rolou.


Comentários
37 Comentários

37 comentários:

  1. O livro até parece bom, mas não me animou muito....

    ResponderExcluir
  2. Oi Ceile!

    Acho que nós sempre esperamos algo bem elaborado na verdade, algo que realmente nos surpreenda. Isso realmente dificulta a nossa leitura as vezes. Eu acho que gostaria, aprecio essas leituras levinhas com crianças e suas aventuras. Mas acho também que a mitologia em si não me agradaria. Achei a capa super atrativa.. rs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  3. Não me interessei pelo livro não, ele terá continuação? Pois se tiver eu torço que melhore.
    bj

    ResponderExcluir
  4. Não me interessei nem um pouco pelo livro, ele é bem infantil. E ainda se trata de uma série, o que me fez não gostar ainda mais. rs Qual é o problema de lançarem livros únicos? D: kkk

    ResponderExcluir
  5. Realmente não faz meu estilo, é bastante infantil mesmo. Pode até ser uma boa opção para os pequenos, mas eu não conseguiria curtir sozinha. rs
    Só achei bem chato as soluções mágicas para tudo que é difícil. Era uma boa oportunidade de ensinar alguma coisa mais profunda, já que a vida não é assim.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. não é um livro que me anima a ler, mas gostei da resenha porque antes eu só podia falar que não curti o livro por causa da capa e tal, agora eu conheço o enredo e posso falar com mais propriedade!

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca me interessei muito por esse livro. Não gosto muito de vídeo game então acho que ia me sentir menos conectada com o livro do que qualquer outra pessoa. Ah e essas explicações superficiais pras coisas me irrita muito.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, quando eu conheci esse livro na Turnê Intrínseca, eu fiquei curiosíssima pra ler. Agora, lendo sua resenha, já desanimei total. Qualquer dia (quando eu tiver acesso ao bendito, porque não irei comprá-lo) eu tento aflorar meu lado infantojuvenil. :D
    Enfim... acho que os meninos irão gostar mais do que a gente. rs!
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  9. Oiie.
    Adoro livro de fantasia. Me lembra a infância. :)
    Curiosa pra ler a "torre invisível".
    BeijO

    ResponderExcluir
  10. Ah,Ceile, eu estava cheias de expectativas sobre esse livro...uma pena que não seja assim tão bom.
    Assim que li a sinopse, achei que a história focaria bastante na lenda do Rei Arthur,recheada de aventuras e magia,mas pela sua resenha,percebi que é apenas um livro simples,rápido e com personagens que não estabelecem conexão alguma com o leitor.Não gostei de saber que a narração é em terceira pessoa e que tudo no enredo é resolvido fácil demais através de magia. Desanimei para lê-lo totalmente,pois estava esperando mto mais desse livro...bjos ;/

    ResponderExcluir
  11. Não foi só você!

    Achei o livro corrido, e que não "convence". Uma pena, pq a lenda de Artur é uma das mais legais! <3

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Ceile!
    Eu vi a capa desse livro e me empolguei, mas aí fui ler a sinopse e já fui desanimando. Sua resenha só confirmou o que esperava, falta alguma coisa. E esse negócio de tudo ser fácil é desestimulante, acho que esses livros de fantasia precisam de alguma apreensão, alguma dificuldade para os personagens.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, uma pena que não tenha gostado. Eu me interessei bastante por esse livro, ainda não li e vou esperar até minhas expectativas diminuírem um pouco então pra ler ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Até curto um infantil ou juvenil, mas depende da história... pego uns livros do meu filho pra ler e muitas vezes consigo embarcar. Mas a gente lê tanta coisa mais forte, mais densa, que acaba mesmo perdendo essa conexão...
    Talvez se eu ler com meu garotão fique mais divertido.
    É bom mesmo que o autor desafie mais as cabecinhas modernas e antenadas da nova geração, eles não se contentam com pouco, não!

    ResponderExcluir
  15. Vi tanta coisa boa dele que nem sei. Para o gênero acho até muito bom, a trama é gostosa e tem um jeitinho de ser legal. Gostei da trama. Mas é coisa de cada um ficar mais ligado ou não, então só lendo pra saber o que é.

    ResponderExcluir
  16. Se tem um livro que não me chamou a atenção desde o lançamento foi esse. A capa eu achei bem interessante, passa um ar de aventura e tal. Mas ao ler a sinopse não sei porque não rolou. E agora ao ler sua opinião, só firmou minha falta de vontade em lê-lo.
    Esse negocio das coisas se resolverem fácil demais faz o livro perecer irreal, tudo bem que é uma aventura fantástica, mas todo livro tem sua dificuldade né, fala sério, e a ideia de o que vem fácil vai fácil fica girando na minha cabeça.
    Acho difícil comprar esse livro, mas um dia assim... muito talvez... quem sabe!
    :*

    ResponderExcluir
  17. Eu leria,mas com um pé atrás :D
    Porém tá valendo a dica !

    ResponderExcluir
  18. Não me interessei muito pelo livro e, depois de ler a sua resenha, fiquei com menos vontade ainda de lê-lo.
    Não gostei da simplicidade nas soluções dos problemas, parece que o autor subestimou um pouco os leitores.

    ResponderExcluir
  19. Eu até gosto de livros com essa pegada de aventura/magia/fantasia bem infanto-juvenil. Uma pena que você não conseguiu se conectar com esse. Pelo menos a história tinha tudo pra dar certo, pois tinha essa mistura com a Lenda do Rei Arthur. Gostaria de ter oportunidade de ler pra sentir a vibe dele.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Não me animei para ler esse livro. A sinopse não me agradou muito.

    ResponderExcluir
  21. Que pena, tanto comentários negativos. Não me animo também :(
    Isabela

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho uma certa resistência ainda com livros assim, por esse motivo que vc descreveu, mas dou a chance só pra tirar a cisma, livros como esse tem que ser muito bem trabalhado para ser aceito!
    Vou marca-lo para ler um dia!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  23. Se é da Intrinseca deve ser ótimo, amo essa editora e não vejo a hora de fazer parceria com ela.

    http://leituradeaaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Ceile, esse tipo de leitura também não faz muito meu estilo... na verdade, não gosto muito de histórias de magia... principalmente se o livro é focado para um público mais infantil... Não tenho nada contra histórias juvenis ou infanto-juvenis, pelo contrário, tem algumas que gosto muito, mas aí misturar magia com isso, acho que não funciona para mim não...
    Te entendo quando você diz que não sabe apontar o que não gostou.. tem livros que simplesmente não funciona com a gente e então não sabemos explicar o porque.

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  25. Esse é o tipo de livro que meu irmão mais novo leria.
    Não sou fã desses tipos de livros que parecem "rasos" demais. Acho que não custa nada o autor trabalhar mais um pouquinho nas descrições pra conseguir prender a gente um pouquinho.
    beijos

    ResponderExcluir
  26. odeio quando isso acontece
    estou lendo um livro a quase 2 semanas e a leitura também está bem arrastada...
    achei a capa bonitinha, mas pelo o que você comentou na resenha, ele é bem o tipo de livro que não me agrada, então não tenho curiosidade em lê-lo :(

    ResponderExcluir
  27. Vi esse livro na cortesia do skoob e gostei muito da sinopse, é uma pena saber que a história é simples demais. Talvez ele seja mais interessante para as crianças.
    Depois de ler a sua resenha, fiquei com a impressão que ele também não me agradaria muito...

    ResponderExcluir
  28. Só pela capa, eu já passaria longe. Verdade!
    E sabendo que é bem infantil, aí que não leria mesmo. =/ Ando muito exigente ultimamente. Hehe.

    Xoxo

    ResponderExcluir
  29. Que pena ceile!

    Eu nunca tive vontade de ler esse livro, exatamente pq nunca me interesso mt por historias fantásticas assim, ainda mais se é com 'crianças'... Sinto certo afastamento só pela temática!
    Mas é uma pena q apesar de parecer interessante vc não tenha gostado...
    Acho que eu tb sentiria essa 'facilidade justificada pela magya' como uma coisa conveniente - e sem graça - demais!

    bjsss

    ResponderExcluir
  30. Muitas vezes o autor peca por selecionar um público leitor apenas jovem, em vez de abranger mais a sua escrita, porque, até os mais adultos gostam de um pouco de fantasia, então não custava nada ele criar aventuras mais consistentes, e não apenas "mágicas". Ótima resenha, e em breve vou ver se confiro esse livro pra tirar minhas conclusões :D

    Abraços,
    pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Fiquei curiosa, confesso =X
    Apesar de você não ter gostado, algo me diz que faz o meu estilo...
    Bom, vou tentar ler e ver o que acho ;)

    ResponderExcluir
  32. Vixe Ceile, não vi UMA resenha positiva desse livro até hoje, acho que até mesmo seu filho não vai gostar heim. Confesso que o livro não me interessou a até lendo sua resenha achei bobo demais >.<

    ResponderExcluir
  33. Essa capa meio que me lembrou Hp (♥♥♥), e achei a estória interessante de se ler. Talvez eu adicione na minha lista. ;)
    Parabéns por mais uma resenha ótima.

    ResponderExcluir
  34. Não faz meu estilo de leitura. Vou recomendá-lo para minha afilhada.

    ResponderExcluir
  35. Não há uma leitura desse livro que seja boa!
    Mas desde antes de ler sobre ele, eu já não havia me interessado.. Achei meio bobo e alem do mais eu não curto o Rei Arthur e cia. rsrs
    Mas mesmo assim foi um pena você não gostar.. ficar arrastando a leitura de um livro é realmente horrível! Mas guarda pro seu filho sim.. assim você incentiva ele desde novo rsrs

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  36. Já li resenhas positivas a respeito dele e, algum tempo atrás, eu estava com vontade de lê-lo. Mas agora, com tantos outros ótimos livros sendo lançados, A Torre Invisível acabou ficando no esquecimento, já nem sinto mais atração por ele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  37. Eu tinha vontade de ler esse livro, mas perdi a vontade depois de ler uns comentarios sobre ele e, depois de ler sua resenha vi que estavam certos. Eu esperava, e acho que várias pessoas também, algo no estilo Rick Riordan sabe? pelo menos a capa e a sinopse me levou a pensar nisso. Mas percebi agora que as coisas são mesmo muito faceis, nenhum grande desafio o que deixa o livro até infantil.
    Não sei se lerei.
    Bj

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.