As violetas de março - Sarah Jio

Sabe quando você pega um livro pra ler, esperando que ela seja só mais um livro, e quando você menos espera ele acaba se tornando um dos seus livros favoritos? Pois então...

Emily é uma jovem escritora recém divorciada. Depois de terminar o casamento que aparentemente seria perfeito, ela fica completamente perdida. Não sabe o que fazer para seguir em frente e nem por onde começar. Sua amiga Annabelle sugere então que ela saia de Nova York, tire umas férias para se redescobrir, descobrir o que fazer da sua vida, e quem sabe, encontrar inspiração para um novo livro. Emily resolve então ligar para sua tia-avó Bee, que mora em Bainbridge Island. Ela se lembra dos verões que passou na ilha e percebe que lá é realmente um ótimo lugar para passar o tempo e decidir como recomeçar sua vida. E assim que ela liga para sua tia Bee, ela descobre que ela já esperava por esta visita.

No 1º dia de março então, ela parte para a ilha. Ao chegar lá, começa a perceber coisas que não percebia quando ia para lá na adolescência. Coisas relacionadas ao passado de Bee e a história de sua família. Emily descobre então um antigo diário no criado mudo do quarto em que la estava, e começa a lê-lo. Assim, ela começa então a conhecer a história de Esther, uma mulher que viveu na ilha nos anos 40. Ela fica cada vez mais fascinada pela história que acabou de descobrir e tem medo de perguntar a Bee sobre aquele diário pois sabe o quanto a tia é reservada no que se diz a respeito de seu passado. Quando ela pergunta sobre o diário a uma amiga de Bee, Evelyn, ela diz que o melhor que Emily tem a fazer é ler o diário e não comentar nada com a tia, que ela acabará descobrindo tudo por si só. E quanto mais a garota conhece a história de Esther, mais ela percebe que aquilo pode ter algo a ver com Bee, e até mesmo com ela mesma, mas para descobrir isso ela terá que ler tudo até o final.

Eu sabia, em meu coração, que se houvesse algo a aprender com a história de Esther seria ficar e lutar - pela verdade e pelo amor.

Os dias vão passando e vamos acompanhando o dia a dia de Emily na ilha, conhecendo novas pessoas, revendo um antigo namorado, ao mesmo tempo que vamos descobrindo com ela um pouco mais da vida de Esther. E percebemos que quanto mais Emily busca saber sobre a história da sua tia, sua família e dos moradores da ilha, mais ela avança para um recomeço de sua vida.

A história do livro é lindíssima. Não é apenas uma história de amor ou de uma família. Mas sim a história de várias vidas e de como a história de uma pessoa pode influenciar a história de seus descendentes. A leitura é cativante. Desde o primeiro capítulo o livro nos aguça a curiosidade em saber o que acontecerá com Emily, qual o grande mistério que envolve sua tia, a ilha e os moradores de lá. E uma vez que você engata a leitura, não consegue parar.

Esse é o tipo de livro que te surpreende, por misturar romance, mistério, histórias do passado e do presente, de um modo que você não consegue imaginar o modo como aquilo vai acabar e não vai conseguir dormir enquanto não descobrir. E quando chega ao fim e você descobre, você fica com aquela sensação de "Caramba! Que história!". Quando eu peguei o livro estava esperando encontrar um drama familiar, mas encontrei muito mais que isso. Encontrei uma história sobre várias vidas, vários amores. Uma história que nos mostra que qualquer decisão que a gente tome, por mais tola que pareça, pode ter consequências nas vidas de muitas outras pessoas.

Por mais que eu fale e fale não vou conseguir expressar em palavras o quão surpresa e maravilhada este livro me deixou, então a única coisa que eu tenho a dizer é: Leiam! É um livro brilhante, uma história sensacional, que vai fazer você chorar, se apaixonar, pensar e refletir sobre muita coisa.

Deixo-lhe um pensamento, um pensamento sobre o amor que me levou a passar por muitos fracassos: o grande amor perdura ao tempo, à mágoa e a distância. E mesmo quando tudo parece perdido, o verdadeiro amor vive.



Comentários
35 Comentários

35 comentários:

  1. Que coincidência, eu acabei de ler o livro! Estou completamente apaixonada pelas duas histórias, principalmente pela de Esther.
    Que livro encantador, envolvente e doce. Os personagens são tão cativantes e peculiares. E a forma como a autora conseguiu narrar a trama é incrível e brilhante. Me deixou ansiosa por saber o desfecho. Lindo demais! Entrou para os favoritos, sem dúvidas.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol.
    Sempre tive curiosidade por este livro e essa é a primeira resenha que leio dele. Infelizmente não pude pedir o livro na época da NC, mas já imaginava que essa história fosse bem marcante mesmo. Pena que a cada da a lista de Vou Ler cresce tanto, que alguns livros vão ficando láaaaaa no final. Esse era um deles, mas furei um filinha agora e coloquei mais pro topo. <3

    xoxo

    ResponderExcluir
  3. Li poucas resenhas dele, mas vi muita gente comentando maravilhas dele no face e no twitter!
    não sei se tenho vontade de ler, pois não parece ser um livro cheio de emoções do jeito que eu gosto.
    mas ele parece ser muito bom, e sinto que a capa não transparece toda a beleza dele :(

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, fiquei com muita vontade de ler o livro! Assim que tiver uma oportunidade...
    Ainda mais depois do seu comentário "Não é apenas uma história de amor ou de uma família. Mas sim a história de várias vidas e de como a história de uma pessoa pode influenciar a história de seus descendentes. A leitura é cativante."
    Parece bem gostosa a leitura!
    Beijos
    Dri,
    http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol,já havia visto esse livro antes,mas confesso que o julguei pela capa e achei que o mesmo se tratava de um drama familiar apenas. Adorei a resenha e respectivamente a história.Deu vontade de ler o livro também,pois adoro uma história emocionante,que aguça a curiosidade do leitor e nada óbvia (onde qualquer um adivinha o que irá acontecer no decorrer dos acontecimentos). Além disso, gostei mto também da reflexão que esse livro proporciona,sobre o ato de escolha e suas consequências na vida dos outros.Bjos :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, fiquei bem curiosa com a sua resenha, porque você não é a primeira pessoa a me dizer que esse livro tem mais a nos mostrar do que parece. Achei bem interessante, porque assim como você a julgar o livro só pela capa e sinopse eu também esperava só algo como um drama familiar e fim, mas na verdade o livro é bem mais profundo do que isso né. Essa coisa de atitudes que tomamos, e como ela influencia a vida das pessoas ao nosso redor é bem instigante, gostei também de ter essa coisa de misturar duas tramas num mesmo livro; se já tinha curiosidade em ler antes, depois da sua resenha fiquei mais ainda *-*

    Parabéns pelo texto, adorei :D
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  7. Caramba, que resenha incrível *_* Me deixou com um gostinho de "preciso ler esse livro agora!" kk. Parabéns, e bem, se quiser visitar...

    eisaminhahistoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Esse livro será minha próxima leitura, na verdade não vejo a hora de terminar o que estou lendo pra começar ele. Quando terminar volto e aqui e falo o que achei :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Este livro não estava entre minhas futuras leituras, mas depois desta resenha fiquei muito interessado na história e já coloquei ele entre os proximos. Parabéns pela resenha, ficou excelente.

    Abraços

    reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Na verdade eu adorei a premissa. Um livro sobre uma autora, rsrsrs, sério, eu achei bem bacana! Agora, o que eu não esperava era ler uma resenha tão boa sobre ele, gente, não faz muito meu estilo e tal, mas fiquei com vontade de ler. Até porque adoro livros com um toque de mistério (e quando eles são resolvidos no final, claaro!)

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é bonito mesmo, já espero uma ótima leitura quando pegar. Só de sinopse dá aquela curiosidade por mais, ver resenhas confirma ser uma boa leitura. Espero ler em breve também.

    ResponderExcluir
  12. Eu já havia lido algumas resenhas a respeito desse livro e todas elas foram positivas. Vontade de conhecer a Emily, a Ilha, a tia... todos a volta, querendo conhecer o livro. Fiquei bem curiosa, sinceramente, mas não sei se terei oportunidade ($$) de tê-lo por agora. rs Mas quero lê-lo qualquer dia desses.

    ResponderExcluir
  13. Eu comprei esse livro logo que lançaram, mas fiquei enrolando pra ler, faz pouco tempo que eu acabei de ler e me surpreendi também! Achei que era aqueles livros clichês, mas não, foi muito boa a leitura, adorei o livro!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. li e devorei o livro, simplesmente irrevistivel, lindo demais. Sarah constroi duas histórias que se cruzam e se tornam unica e deliciosa de ler

    ResponderExcluir
  15. Não li,mas adorei sua resenha :D
    Tenho tanta coisa para ler que fico retendo para não adicionar mais kkk
    Como eu disse +1 :p

    ResponderExcluir
  16. Ele está na minha estante esperando para ser lido!
    Sua resenha me animou muito, como não gosto muito de drama familiar estava sem vontade de lê-lo!! Como é muito mais do q isso, assim q tiver um tempo vou ler!!

    ResponderExcluir
  17. Eu até poucos dias não sabia da existência desse livro, ate a oportunidade de escolher ele em uma promoção, mas não o escolhi por não o conhecer, fiquei com remorso, pois eu devia ter escolhido ele.

    ResponderExcluir
  18. Oi Carol!
    Até agora eu só li resenhas positivas sobre As violetas de março. Acho muito legal e diferente quando uma história é contada dentro de outra história.. ou seja, parece brinde "compre 1 e leve 2" haha Como já comentei por aqui não sou muito fã de dramas, mas vejo que esse livro é muito mais que isso e que se deixar de lê-lo estarei deixando de conhecer e me emocionar com uma história linda, portanto, preciso muito lê-lo.

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  19. Eu quero saber qual é o mistério de Ester, e como ela influenciou na Emily. Gostei muito da sua resenha!
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Apaixonada pela capa desse livro. Venho namorando ele faz um tempo. Mas, ainda não pude lê-lo. :3
    Amei a resenha e a minha vontade aumentou ainda mais. :)
    BeijO

    ResponderExcluir
  21. Apesar de achar a história: "mulher termina casamento, viaja para um lugar da infância ou adolescência, encontra um diário, e a partir dele começa a questionar ou se auto-conhecer" ser extremamente batida, acho que ele deve ter suas qualidades. Talvez a narrativa da autora. Confesso que não sei se o leria.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. Carol,
    esse é um daqueles livro que eu realmente não pegaria pra ler. Ele teve uma boa divulgação e vi bastante, mas realmente não me interessei nem em saber a história.
    Pelo que vc escreveu, parece mt boa! Acho diferente esses livros que se passam nos dias de hoje mas tem forte relação com algo do passado. lembrei que tenho um assim pra ler na fila (shh). E acho que essa parte do 'mistério' é um diferencial. Realmente percebi que vc ficou maravilhada, mas ainda assim, não sei se ele vai pra minha lista... Não sei.

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Adorei sua resenha e agora fiquei curiosa para saber como a história se desenrola. Confesso que se o visse em uma prateleira passaria reto, mas saber que há romance, mistério e família envolvido me interessa bastante. Entrou na minha lista. Beijos

    ResponderExcluir
  24. Foi exatamente o q senti ao ler Violetas: achava que seria uma boa leitura e só... e me surpreendi! Amei as histórias cruzadas, o diário - amo quando a autora volta décadas no tempo! - e a influência dele na vida de Emily! As personagens são tão cativantes, amei Bee e Evelyn! Os segredos são deliciosos e o final... ah, amei! Terminei com um baita sorrisão na cara!

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. E eu que achava que se tratava de um auto-ajuda chatinho. Gosto muito dessas histórias que entrelaçam vidas e quando vamos descobrindo os fatos junto com a protagonista. Parece ser um livro lindo e pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  28. É serio que esse livro eh isso tudo?! Oh God.
    Eu pensava em um livrinho sem graça, com um romance água com açúcar.. mas acho que terei que rever meus preconceitos rsrs
    Adoro quando pegamos um livro despretensiosamente e ele toca o nosso coração dessa forma ♥
    Você conseguiu atiçar minha curiosidade e já adicionei ele na minha sita rsrs

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  29. Suas resenhas são incríveis, sempre despertam curiosidade. Já conhecia o livro mas não do que se tratava, agora ja sei.
    Abs

    http://leituradeaaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. AAAAAAAAAAAAAAAAAIN, adorei a resenha e fiquei encantada com a história.
    Me animei muito de ler e agora vou adicionar na minha wishlist- hahaha.

    Amo quando essas coisas acontecem comigo também, de pegar um livro achando ser só mais uma leitura e ele te cativar.

    ResponderExcluir
  31. Não sabia que o livro era tão bom. Também pensava que era só um drama familiar, mas, mesmo você tendo dito que é muito mais, ainda não me senti atraída por ele. Sei lá, só acho que tem vários outros livros por aí que eu leria antes de As Violetas de Março.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  32. Já ouvi falar tanto desse livro que nem sei, e ele nunca me chamou a atenção, talvez pela capa, mas lendo a resenha parece ser até interessante. Só acho que a capa devia ter algo para chamar a atenção do leitor, pois as vezes é impossível não ler o livro pela capa certo?!
    Quem sabe... :)

    ResponderExcluir
  33. Acabei de terminar o livro e adorei. Ele não virou um dos meus preferidos mas ganhou meu carinho e admiração. O que mais me encantou não foi nem os romances em si, mas todo o amor contido na história, principalmente o amor demonstrado por Bee. Apesar de ser uma história um tanto simples e com muitos erros(dos personagens e não na história) e desencontros, a autora escreveu tão bem que conseguiu me encantar e me deixar muito feliz com o fim.
    Fiquei com uma vontade se saber mais sobre Esther, uma personagem tão intrigante, e ler a história dela contada sobre o ponto de vista da Emily.

    ResponderExcluir
  34. Curiosa pra ler. Sabe, eu não tinha vontade de ler esse livro, mas depois de ler tantos elogios sobre ele fiquei curiosa, tanto que acabei ganhando de presente de uma amiga só pelo interesse. Não sou fã de livros com dramas familiares, mas acho que misturado com um bom misterio fica muito bom. Isso de misturar passado e presente me lembra um pouco os livros da Lucinda, deve ser interessante visualizar isso, apesar de que eu acho que se o autor não prestar atenção acaba confundindo o leitor.
    Espero ler em breve.
    Bj

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.