Baile de Gelo em Nova York - Fabrice Colin


Fiz bastante esforço para entender, mas foi inútil. Só é possível pensar em Baile de Gelo em Nova York quando ele acaba. 

Anna não se lembra de nada. Absolutamente nada. Assim que ela abre os olhos, dá de cara com um rapaz perguntando se ela estava bem. Ela havia sido atropelada pela limousine branca em que ele estava. E é aí que a "vida" dela começa. Todo seu passado é inexistente - nem uma névoa, nem nada. Este rapaz é o simpático Wynter - ele é de uma poderosa e cobiçada família, como ela vem a saber mais tarde.

Ela está em uma cidade totalmente de metal e concreto - são pontes, passarelas altíssimas, prédios... tudo projetado pelo seu pai que está desaparecido juntamente com sua mãe. Ela não faz ideia de onde eles estão e a cidade parece começar a ruir, já que a pessoa que arquitetou tudo aquilo não está ali para chefiar a manutenção. Anna sabe que alguma coisa está errada - alguns crimes misteriosos do Máskara, seu mordomo cuidadoso, mas muito contido... Enfim, tudo que a cerca parece um grande mistério e ela precisa entender as coisas, mas não há muito tempo para refletir. Elas só acontecem. E acontecem.
"- Diga-me que isso não é um sonho.
Ele não respondeu, mas ninguém poderia sonhar com tamanha intensidade."
Este livro foi uma grande interrogação. Tudo parecia absurdo de mais - exageradamente intenso ou exageradamente simples. Fiz vários questionamentos durante a leitura, pois chegou em uma parte que eu parecia tão perdida, mas tão perdida que cheguei a pensar que o problema seria eu - mas era um pouco óbvio que não, pois a narrativa não é complexa; ela é simples e em primeira pessoa, direta, sem floreios. Cheguei a pensar que o livro era muito ruim. Mas tão absurdamente ruim que eu não conseguia imaginar como tinha sido publicado. Outras vezes eu imaginei que tinha muitas coisas nas entrelinhas - então passei a ler demoradamente cada linha, pensando que talvez tivesse perdido alguma coisa. Mais uma vez: inútil. Este livro realmente só vai fazer sentido ao ler a última página. Aí da vontade de reler e pensar em tantas coisas que estão escondidas. É uma metáfora? É uma parábola? O que é esse livro afinal?
"- Por que... Por que você está fazendo isso? - articulei com dificuldade.
- Para que você tenha uma opção. Faço a minha parte. Não sei se você sabe, mas quando se contempla durante muito tempo o branco total, acabamos por enxergar só ele."
Juro que ainda não sei o que pensar, mas que eu fiquei chocada quando acabou é fato. Me assustei com o romance repentino e intenso entre Anna e Wynter - sério, como ela é atropelada pelo cara, depois é convidada para o grande baile, logo em seguida estão juntos e ele não a deixa ir embora? Eles vão morar juntos! Como se entende um romance desse? Mas, já avisei: aqui é oito ou oitenta. São os extremos. 

Foram muitas e muitas dúvidas permeando minha cabeça enquanto eu lia, mas não era dificuldade de assimilar os fatos, as dúvidas eram pela falta de sentido de tudo. E qualquer coisa que eu fale, qualquer reflexão que o livro me trouxe é spoiler, então, sem chances de falar. Mas é de se pensar. Li o livro rapidamente, talvez de um dia para o outro, e todo esse tempo que economizei na leitura, gastei pensando depois. E, sinceramente, quero que mais pessoas leiam, porque preciso conversar sobre este livro. É como se as coisas dele estivessem dentro da minha mente e eu preciso de alguém para ajudar a tirar.




Comentários
48 Comentários

48 comentários:

  1. Descobri esse livro na lista de cortesias do skoob e me apaixonei pela capa! Li a sinopse e gostei tanto que já coloquei na minha meta de leitura, mas depois dessa resenha não sei mais se quero lê-lo tanto assim... Pelo título e a sinopse, parecia mais um romance super fofo... Mas agora tá parecendo um suspense... Enfim, acho que um dia vou dar uma chance para o livro, tomara que eu goste e o entenda, rs. Adorei a resenha, foi muito esclarecedora, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Não sei se seguiria com uma leitura dessas... um livro que não me situe na história, nas primeiras 20 páginas, certamente será abandonado. Detesto a sensação de terminar uma leitura que não valeu a pena. Tanto livro na minha estante me esperando e eu perdendo meu tempo? hahaa, sou assim mesmo, ansiosa...
    Essa história não me agradou. Não consegui entender tb.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro quando um livro faz com que eu pense melhor, que eu me concentre inteiramente na história, mas acho que isso de ficar meio perdida não me agradaria muito, é bom quando o livro esconde elementos, mas quando o autor faz isso deixando um ar de suspense é muito melhor, isso instiga você a saber o final, portanto, ele precisa deixar pistas no caminho, pequenas coisas que façam você desejar saber o final, e quando você lê a última folha e então descobre e entende tudo, então todo o suspense vale a pena. Eu acho que esse livro me faria passar raiva, eu leio o livro inteiro e no final continuo sem entender não dá, você foi forte o bastante pra terminar, eu já acho que eu não seria rs'
    Beijos, Ceile!

    ResponderExcluir
  4. só não consegui compreender se você gostou do livro ou não ;x
    nunca tinha ouvido falar sobre ele, nem lido nada e tal, mas agora não sei se fiquei com vontade de ler ele ou não hahaha
    fiquei meio confusa, mas gosto de livros assim, que me façam tentar descobrir as coisas antes que chegue ao fim e tal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É justamente isso, Rayme, eu não sei exatamente se gostei ou não :/ ele me deixou muito confusa!

      Beijos.

      Excluir
  5. Aff, Ceile!
    Estou fugindo e livros assim. o.O
    Imaginava um enredo totalmente diferente do que você descreveu. Sei lá... Nova Iorque é tão mágica na neve.
    Pensei que fosse um romance gostoso, daqueles que a gente mergulha de cabeça e quando acaba fica com aquele vazio. Aquela vontade de ler um pouco mais...
    Nada a ver com esse livro... ¬¬

    xoxo

    ResponderExcluir
  6. Hum.. Esse livro ta na minha lista mais agora depois da sua resenha eu quero ler ele o mais rápido possível, fiquei curiosa!!
    bjss

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha visto divulgação desse livro, mas ele não foi daqueles livro que me chamou atenção... mas essa sua resenha me deixou curiosa, pois repassou muito bem a questão da sua dúvida em relação ao livro: gostou ou não gostou?
    Sinceramente, não sei se fico feliz ou frustrada quando termino um livro e não sei o que senti em relação a ele...

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  8. Realmente parece bem confuso, mas fiquei curiosa com a trama, acho interessante esses livros que a gente só entende certos detalhes quando terminamos, acho muito bacana, tudo costuma ter uma razão de ser, além de achar bom acho maravilhoso o trabalho de um autor assim. Uma pena que o romance não seja tão bom, realmente parece que tudo acontece muito rápido, pessoas mal se conhecem e ja vão morar juntos? hum...
    Diferente, não conhecia o livro e fiquei curiosa.
    Bj

    ResponderExcluir
  9. É um livro bem confuso, pelo que dá a entender. E não me cativou não. E a questão do "8 ou 80", eu até gostava... mas agora to caindo fora de casais que que mal se olham e PÁ, estão até morando juntos. Quando vi a capa, achei lindona! Mas só a capa mesmo. Nem a sinopse me cativou.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, pelo título e pela sinopse parece ser um romance bonitinho, mas depois de ler a resenha fiquei confusa. Não fiquei vontade nenhuma de ler o livro. Acho que iria ficar mto frustada se eu terminasse de ler o livro e só fosse entender o pq da história nas últimas páginas.
    O único ponto positivo que consigo pensar é a capa rs

    ResponderExcluir
  11. Ciele a história parece um vuco vuco, meio embolada, meio corrida meio sem noção! não sei se ele me interessaria em algum momento, achei meio doido demais pra mim. o nome é bem bacana, mas acho que é só, não curti a capa não
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu tinha lido algumas coisas sobre esse livro mas essa resenha foi a que me interessou por uma simples coisa: eu quero entender! Eu quero saber o final! Vou tentar encontrar um ebook agora mesmo, HAHA
    Beijos
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu pelo contrário não fiquei nem um pouco interessado na leitura depois da resenha. Pareceu confuso demais pra mim rsrs.

    Parabéns pelo blog.

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie! =D Livros que já me deixaram confusos... muitos, afinal, quem nunca se desentendeu com um livro ou, também não sei explicar, mas o mesmo ocorreu na minha leitura do livro O Mundo de Sofia, não entendo direito aquele livro, gostei, mas ao mesmo tempo não gostei e não entendi... Mas livros assim fazem a gente refletir ;D Não gosto muito de "instalove", tipo paixão instantânea, não acho muito legal, prefiro que a autora (o) desenvolva o romance com mais calma. Adorei a resenha e até fiquei curioso!
    Abraços,
    Gabriel

    http://letrasdepijamas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa já amei!
    Eu li um romance da Daniele Steel e era assim oito ou oitenta e voc6e fica até sem reação! rs
    gostei, vou procurar saber mais do livro, nunca tinha ouvido falar, e confesso qu epela capa eu não teria me interessada tanto.

    beijos
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Essa história me parece enrolada demais para o meu gosto. Não me chamou a atenção, apesar da capa ser bonita... Para mim, ela está sonhando, isso sim kkk Gosto de tudo bem explicado e com os pingos nos Is, por isso um romance desses não me atrai muito =|

    Bjs
    @tibiux

    ResponderExcluir
  17. Olha, muito bafáfá num livro me deixa doida pra saber porque. E vi você (acho) falando dele no twitter. Fiquei interessada, mas é como como você disse, se falar muito dá spoiler. Pelo que entendi o livro vale a pena ler, mas é leitura exagerada...e tem um jeito daqueles livros que você não sabe como se sentir no final, gostando, não gostando, meio perdida. Fiquei meio confusa aqui agora xD
    Deu vontade de ler só pra falar também, ter alguém com quem discutir a respeito.
    Será que é assim mesmo, sem entender nada no fim? Ai ai...

    ResponderExcluir
  18. Nossa que pena que ele não é tão bom, eu achava que seria uma fantasia diferente pela sinopse, mas livro confuso e so no final tem um sentido eu não gosto, fica parecendo que a autora ficou te fazendo de bobo e so no final ela resolve da uma migalha para o leitor..assim não gosto :( Acho que vou passar o livro, tem muito historia boa por aí,
    beijos.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Nossa fiquei curiosa! hehe Como assim nada faz sentido? Gosto de livros assim mas não sei até que ponto! hehe É a primeira resenha que leio sobre ele, e assim de cara já leio uma resenha assim que me deixou muuuito curiosa para ler a história e tentar entender o que acontece na história! rs
    Algo que não gostei muito foi o romance repentino que você citou... odeio amores assim, do dia pro outro!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. A capa e o título me atraíram mas depois de ler sua resenha eu estou com medo, estou me perguntando essa menina é louca? não tem outros parentes que sentiram sua falta? Não sei se quero lê-lo... Não tem continuação ne? Só no fim que se encontra a lógica? Então ela morreu para acontecer o que vc disse ela tem q estar morta!
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Poxa que livro que te confundiu, hein? Eu, particularmente, gosto de livros assim. Livro que não se sabe se gostamos ou odiamos. Vou ler e voltarei aqui para conversar sobre ele.

    ResponderExcluir
  24. Sinceramente fico um pouco irritada com histórias em que os fatos não fazem sentido ou acontecem do nada, mas confesso que fiquei curiosa sobre esses spoilers que causaram suas reflexões. Tenho certeza de uma coisa: você definitivamente conseguiu passar essa interrogação proporcionada pela leitura através da resenha!!

    ResponderExcluir
  25. Nossa, até eu fiquei confusa com a sua resenha. Mas posso dizer que entendo esse sentimento, quando li As Vantagens de ser Invisível foi extamente assim, eu terminei com o livro na minha cabeça por dias sem saber se tinha gostado, se não tinha e no final virou um dos meus favoritos, mas acho que esse não vai mesmo se tornar um de seus favoritos, meu complicado. Posso dizer que se a resenha me deixou confusa eu não posso nem imaginar os efeitos do livro em mim, até desisti de qualquer possiblidade de comprar ou qualquer coisa do tipo, que loucura *-*

    ResponderExcluir
  26. Livros assim são bizarros. hahahahaha
    E fica mais ainda não tendo ninguém pra conversar sobre. Adoro ficar comentando e tentando entender os livros, filmes, series e tal...
    Sua resenha não me animou muito em ler o livro mas sei que se eu ler, vou ter alguém pra conversar sobre. iuashiuahsuiahs

    www.eusoufutiledai.com.br/blog

    ResponderExcluir
  27. "Me assustei com o romance repentino e intenso entre Anna e Wynter - sério, como ela é atropelada pelo cara, depois é convidada para o grande baile, logo em seguida estão juntos e ele não a deixa ir embora?"

    Um olhar de amor cof, cof, cof... você não sabe o AMOR que eu não tenho por coisas assim quando leio! hahaha

    Confesso, porém, que já quase me interessei por esse livro. Mas lendo o título - sim, mal leio sinopse - imaginei que fosse uma coisa meio "contos de fadas" e fiquei com o pé atrás. Acompanhei sua leitura pelo Twitter hahaha. Fiquei curioso para saber que final é esse!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  28. A capa desse livro é linda, mas a resenha me deixou super desanimada para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  29. Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro...
    Não entendi se você gostou ou não gostou rs. Odeio quando isso acontece e não tem ninguém pra você compartilhar as coisas "sem sentido". Ahh Fiquei curiosa pra ler agora.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  30. Que coisa interessante. Acho que posso gostar deste livro, gosto de intensidade e de coisas que aparentemente não fazem sentido (mas espero que façam um pouco, pelo menos, no final). Estou curiosíssima e pretendo ler em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  31. Tinha visto esse livro no skoob até tinha gostado da sinopse, mas depois da sua resenha fiquei meio em dúvida de se leio ou não. Parabéns pela a sua resenha tirou minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  32. Pela sinopse ele parecia ser muito bom, mas agora com a sua resenha fico em dúvida se vale mesmo a pena lê-lo. Não gosto quando a história termina e deixa a gente cheia de dúvida, quem sabe um dia eu dê uma chance a ele. Beijos

    ResponderExcluir
  33. Conversar sobre o livro vai ajudar a você a quebrar mais ainda a cabeça para entender isso não ? Enfim, escutei coisas boas sobre ele, mas depois que li essa resenha acho que não faz o meu tipo de leitura. Não gosto de historias fora da realidade ao extremo...acho que chega a se tornar uma historia sem noção rs

    beijos


    @heynaninha
    nannahguedes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. A capa desse livro é linda e tb adoro o nome... Ele desperta curiosidade! Mas ao mesmo tempo sempre fico pensando 'o que esperar' e agora, lendo sua resenha, me pergunto se eu gostaria...
    To lendo um que me parece assim tb, meio repentino, meio sem sentido.. Tb me pergunto: será que tem algo que não to entendendo? E acho que qnd o livro é simples mas ganha esse tipo de complexidade.. tsc.. não sei se me agrada.
    Tento ser bem compreensiva com surgimento de romances, mas é obvio que nem sempre a gente consegue aceitar algumas coisas.
    Parece que vc não gostou mt né?

    Bjs

    PS: as vezes qnd leio coisas assim tb me pergunto COMO conseguiu ser publicado!

    ResponderExcluir
  35. Achei essa capa linda, mas o livro parece bem confuso pra mim, e nem entendi se você gostou ou não. É bem provável que eu não leia esse livro, mas fiquei curiosa pra saber como é esse final que você falou.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  36. Capa linda e história super interessante. Gosto do enredo que te prende até a última página e te deixa meio sem ter o que achar de concreto,com aquele suspense todo no ar.
    Deu MTA vontade de ler, mas o romance me desanimou um pouco...:/

    ResponderExcluir
  37. Nossa, que livro confuso! Achava que era um romance clichê do tipo conto de fadas. Confesso que fiquei curiosa para ler só para saber se vou conseguir entender alguma coisa. bjs

    ResponderExcluir
  38. Oie, Ceile.
    Amei a resenha. Gosto do seu jeito de falar sobre os livros. ;)
    Mas, você me deixou muito confusa. hahahahaha
    Já tinha visto esse livro e me apaixonei pela capa, afinal, ela é linda. :)
    Mas, enfim, estou na dúvida se irei lê-lo ou não. :/

    BeijO

    ResponderExcluir
  39. Se eu ler, como você ficou um pouco confusa sobre o que achou eujá sei que eu vou ficar, provavelmente, dias pensando "meu Deus esse livro é bom ou ...." ou "isso... foi... é... bom...?" hahah
    Fiquei quase assim após ler Querido John, já vi muita gente amando este livro e eu confesso que ele não faz parte dos meus favoritos, o que as vezes me faz até me sentir mal shasuihasuiahs

    ResponderExcluir
  40. Nossa! Que coisa mais estranha. Nunca li nenhum livro que me deixasse uma sensação como essa que você está sentindo. Mas essa sua resenha me deixou bastante curioso pra ler, pois me parece que tem muita coisa subliminar nessa história.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  41. Extremamente curiosa, define o q senti depois de ler a resenha!!
    Quero muito ler e tirar minhas próprias opiniões!!!

    ResponderExcluir
  42. Fiquei intrigada agora, porque já tinha visto esse livro, pessoas comentando sobre ele, mas não dei muita bola, e essa é a primeira resenha que leio. Fiquei embaraçada com essa coisa da falta de sentimentos dos personagens e tudo acontecer tão rapidamente assim. Não parece crível isso. Então não sei se iria gostar dessa leitura, mas ao mesmo tempo fiquei com aquela vontade de ler, vai entender? e como dizem, só podemos julgar depois de conhecer né!
    Vou procurar ler esse livro e tirar minhas duvidas sobre ele, mas que é estranho isso é!
    :*

    ResponderExcluir
  43. Sei exatamente como é essa sensação de 'preciso conversar com alguém sobre isso', e o pior é que na maioria das vezes não tem ningueeeem!
    Mas, enfim. o livro me deixou intrigada, ao mesmo tempo que me afastou dele. Sei que é um livro que existe grandes chances de eu gostar muito ao ler as ultimas linhas, mas ao decorrer dele provavelmente irei enrolar um pouco =/
    Bem, acho que irei ficar com a parte que me intriga.. mas ele nao vai para o topo da minha lista rsrs

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  44. eu ja li esse livro e sinceramente eu amei!!!! no fim eu tb não entendi, mas ai depois de um tempo entendi tudo e agora amo esse livro mais ainda, ele é perfeito depois que vc entende ele. no fim tb não sabia se tinha gostado, mas depois eu fiquei com vontade de reler e me apaixonei e ai depois de um tempo eu entendi o livro. vamos conversar sobre ele alguma hr. seria legal conversar com alguem que leu esse livro.

    ResponderExcluir
  45. Esse livro parece bem interessante, espero ler algum dia.
    Abs

    http://leituradeaaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  46. Como assim? haha
    Que livro mais doido, a história em si não me chamou muito a atenção, mas eu leria pois sou muito curiosa e gostaria de saber o que achar do livro ao terminá-lo.
    Adoro conversar com alguém sobre um livro que não tenho certeza se gostei ou não, a opinião da outra pessoa parece ajudar a compreender coisas que vc nem tinha se dado conta durante a leitura.

    ResponderExcluir
  47. Achei a capa linda, sério, mas a estória em si não me chamou a atenção. Gosto daqueles livros que a própria sinopse já me prenda, e esse parece ser meio "clichê", tanto que nem a sua resenha conseguiu despertar alguma curiosidade em mim(e olha que as suas resenhas conseguem fazer milagre com a minha opinião).
    Portanto não acho que irei ler esse livro... :/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.