Casa de verão - Marcia Willet


Matt, um jovem escritor, encontra uma antiga caixa de sua mãe que morrera a poucos meses. Nela, encontra várias coisas que ele costumava guardar quando era pequeno, juntamente com algumas fotos suas. Porém, ao olhar melhor as fotos, ele percebe que não se lembra de tê-las tirado, nem das roupas e lugares que via nas fotos e fica intrigado com elas. Matt passa por um sério bloqueio criativo. Seu livro de estreia virou um bestseller e agora todos esperam ansiosamente pelo próximo sucesso do autor. Mas algo nele não o permite escrever. Para tentar vencer esse bloqueio e tentar entender as fotos que ele achara, ele parte para o interior, para a casa de Milo e Lottie, que são como sua família.

Lottie é como uma segunda mãe para Matt e sua irmã Imogen. Quando a mãe dos dois caiu em profunda depressão decorrente da morte do marido, ela cuidou dela e das crianças e, por isso, tem um grande amor por eles. Milo, cunhado de Lottie, também trata Matt e Imogen como se fossem filhos.

O começo do livro é um pouco confuso. Fica dificil falar da história do livro sem falar dos personagens. São muitos e a gente fica sem entender quem é o que de quem. Conforme a leitura avança, vamos entendendo um pouco melhor isso e conhecendo mais cada um. O livro todo é construído contando um pouquinho da história de cada pessoa, o que faz com que cada um seja importante em alguma parte do enredo. Além disso, os personagens são muito reais. São personagens fortes, com personalidades marcantes. Mas é muito fácil visualizar qualquer um deles como uma pessoa real, ou relaciona-los com alguém que a gente conheça.

Uma coisa que, para mim, foi um pouco decepcionante na leitura foi que eu esperava que o livro fosse contar a história de Matt e como ou o que levou ele a superar os problemas que ele tinha com seu bloqueio criativo e resolver o tal mistério com as fotos de sua infância. Mas, na verdade, a grande parte do livro é uma apresentação de cada personagem e sua história particular. O grande mistério que gira em torno de Matt e onde a Casa de Verão entra nisso, acaba sendo apenas mais um detalhe em toda história.

Eu gostei muito de algumas histórias que acontecem dentro do livro, como a de Imogen e Nick, filho de Milo. Mas ao mesmo tempo detestei a enrolação que a autora fez até chegar na história que eu achava ser realmente importante - que era a de Matt. Acho que o livro ficaria muito mais interessante se ela tivesse se preocupado mais em desenvolver uma só história do que contar várias histórias dentro de um mesmo livro.

De qualquer maneira, o livro ainda consegue instigar a curiosidade do leitor, com um mistério por trás do protagonista que só é resolvido no final do livro. A partir do momento que você entende quem é quem na história, a leitura flui razoavelmente bem.


Comentários
30 Comentários

30 comentários:

  1. Esse livro me parece ser muito confuso. A resenha está boa, mas não me incitou a ler o livro.
    Mesmo assim, abrigada pela dica.
    BeijO

    ResponderExcluir
  2. nossa, eu odeio livros que tem muitos personagens... sempre me sinto perdida e fico sem saber quem é quem.
    ah, desculpa, mas não fiquei iteressada no livro
    parece ser cheio de enrolações, e não faz muito o meu tipo :s

    ResponderExcluir
  3. Estou com medo de ler esse livro e me perder na história, já aconteceu de eu misturar tudo e reler o livro. Estou evitando livros assim.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu não gosto muito de livros que tenham tanto personagens... Enfim, não fiquei com muita vontade de ler não...
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. como a Juliana também estou de pé atras com o livro e não sei se leria, acho que não fui cativada

    ResponderExcluir
  6. Poxa, eu pensava que no final da história iríamos entender o mistério das fotos de sua infância =/
    Não me importo em ler histórias com vários personagens, mas quando parece que a autora está apenas enrolando páginas e páginas fica cansativo.
    Até metade da resenha, estava animada para ler o livro, mas depois que finalizei de ler a resenha, estou receosa.

    ResponderExcluir
  7. Acho que também não leria, prefiro mistérios a histórias de personagens e descrição das suas personalidades.
    É decepcionante quando o livro não foca no que a gente se interessa ao ler a sinopse. Isso aconteceu comigo em O Livro do Amanhã, fiquei curiosa a respeito do diário e a autora acabou nem explicando seu mistério.

    ResponderExcluir
  8. Tinha a impressão, pela sinopse que esse livro seria maravilhoso, mas esse lance de enrolar...não gosto de livros que arrastam o leitor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Achei legal, mas ao mesmo tempo um tanto quanto confuso. A autora não focou em um personagem que deveria ser o principal, já não gostei disso. Acho que não leria, não é muito a minha praia! Talvez um dia se eu tiver oportunidade, até quem sabe... mas enquanto isso. Acho que não rola. :x

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente, não fiquei interessada no livro. Na verdade achei muito confuso e mesmo que as coisas se "expliquem" em algum momento, acho que perde-se muito tempo até lá. Não pretendo ler!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Tinha visto esse livro mas foi só de capa. Bom saber mais da história, caí nas graças dele. Não sei se seria perfeito, mas acho que iria gostar de ler. O chato é quando enrola, putz, tenho raiva disso =/

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol,não conhecia esse livro e muito menos sobre a autora,Marcia Willet.
    Confesso que a história em si não me interessou mto,pois logo quando vi que o livro narra a vida de vários personagens até chegar a que interessa ( Matt ), vi que não iria funcionar e nem iria me "prender" sabe?!
    Achei a capa linda e fiquei um pouco curiosa pra saber o desfecho do mistério envolvendo as fotos,mas nada a ponto que me faça querer realmente comprar e lê-lo.Quem sabe um dia né?! Nunca digo nunca rsrs.Bjão :)

    ResponderExcluir
  13. Eu também acabo não gostando muito de livros com muitos personagens, me perco e acabo me desinteressando pela historia.

    ResponderExcluir
  14. O livro realmente não faz meu estilo, até porque mistérios que só são realizados no final não são minha praia. Enrolações tbm não, então prefiro passar esse livro >.<

    ResponderExcluir
  15. É, a princípio eu leria, mas ao saber que na verdade a história de Matt evapora, perdi totalmente o interesse. Sério... COmo assim perde o foco central?
    Resultado: passo a bola. =P

    xoxo

    ResponderExcluir
  16. Esse livro me pareceu confuso, porque no inicio parecia realmente que a autora queria focar na história de Matt, e o leva a uma casa de verão, o que fica meio sem explicação é ela conta a história de todo mundo que aparece no livro, cada personalidade e seus problemas pessoas. Teriam eles errado na sinopse? haha
    Eu admiro muito quando um autor consegue dar vida a tantos personagens num único livro, ainda mais de forma que todos pareçam criveis aos olhos do leitor. Estou meio na duvida se compraria o livro, mas certamente se achar na biblioteca publica eu pego para ler!
    :*

    ResponderExcluir
  17. O que me chamaria a atenção é a história de Matt, descobrir o motivo do bloqueio dele, mas saber que a autora enrola demais pra chegar na parte dele já desanima muito. Também não curto esses livros que ficam contando várias histórias de personagens diferentes no meio. Esse não me interessa nem um pouco e eu passo. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Fui lendo o comecinho do post e já decidida a querer o livro! Adoro histórias com um mistério, algo escondido no passado, dramas familiares, personagens interessantes e com suas histórias tb. Mas que erro da autora em perder o foco e deixar o leitor frustrado! Será que tem continuação? Mesmo assim ainda quero conferir, adoro a premissa do livro. Mas já sem altas expectativas para essa leitura.

    ResponderExcluir
  19. Mais um livro com a estrutura: "Pessoa com bloqueio criativo acha diário ou fotos do passado, acaba viajando para um local de sua infância e/ou adolescência, para conseguir se entender melhor". Outra coisa que me incomoda são livros com muitas personagens. Sinceramente, esse eu passo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Também achei que a história de Matt seria melhor desenvolvida. Ficaria mais interessante se fosse assim. Não pretendo lê-lo.

    ResponderExcluir
  21. Carol,
    no inicio parecia interessante essa coisa do mistério pelas fotos que ele não lembrava, mas sei lá.. esse tanto de personagens, mt coisa sendo contada. essa 'falta de foco' da autora. Não parece meu tipo de livro. Nunca tinha ouvido falar e até pareceu legal a principio, mas acho que se não desenvolve o que a gente 'acha' que é o principal acaba não agradando!

    bjss

    ResponderExcluir
  22. Ceile, ultimamente você tem pego uns livros estranhos de se ler hein?! Isso de a estória so começar a fazer sentido no final é chato =/
    Enfim, tinha me interessado pelo enredo principal. Como assim alguém tira fotos mas não se lembra nada delas?! Mas só de saber que isso foi tratado meio que como segundo plano já me desanimou.
    Por milagre, um livro que nao entre para a minha lista rsrs

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia esse livro e fiquei meio curiosa por essa história de Matt, mas agora sabendo que a autora deixa a história mais instigante de lado para contar outras histórias, não gostei muito não... =/ Ainda se fosse um livro no estilo a lá Harlan Coben, onde ele conta várias histórias, mas nunca prioriza uma só mas sim liga todas as histórias em uma só. Enfim, o livro me instigou, gosto muito de histórias de suspense, mas o leria se ganhasse, não o compraria =/

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  24. Acho que não leria não.Não é meu estilo de leitura :)

    ResponderExcluir
  25. Eu não me interessei pelo livro...
    Achei bom confuso...

    ResponderExcluir
  26. Apesar de chamar um pouco de atenção, não teria curiosidade em ler esse livro.
    Abs

    http://leituradeaaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Parece o tipo de livro que vou ler e ficar pensando durante toda a leitura "que tédio".
    A resenha tá muito bem escrita mas o livro em si não me interessou. Tem um potencial altíssimo que a autora não desenvolveu.

    beijos

    ResponderExcluir
  28. Parece bem aquele tipo de livro que é bom, mas não chega a impressionar. Acho que leria, mas só se ele estivesse a mão e eu precisasse de algo para passar o tempo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Achei a capa muito bonita (iluminada, mas não é o tipo de livro que eu leria.
    Quem sabe...
    E ótima resenha, parabéns! :)

    ResponderExcluir
  30. O inicio parece mesmo confuso, só eu lendo percebi isso, acho que por no começo ter muita informação.
    Puxa, uma pena a autora não ter desenvolvido bem a historia do Matt, essa parte foi a que fiquei curiosa, o pq ele não lembrar de algumas coisas da vida dele e tal. Acho que foi isso mesmo que aconteceu, a autora se perdeu por desenvolver várias historias. Mesmo assim gostei, espero ler em breve.
    Bj

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.