O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald


O Grande Gatsby, um romance que conquistou até a mim, uma pessoa que não gosta de romances.

Nick Carraway, um rapaz de uma família próspera do interior dos Estados Unidos, acabara de se mudar para West Egg, o que muda totalmente sua vida. Com um vizinho nada discreto, Jay Gatsby, um homem misterioso, muito rico, e sozinho (mesmo com centenas de pessoas a sua volta, em suas festas extravagantes); ninguém sabe de onde sua fortuna veio, quase ninguém realmente sabe quem é Jay Gatsby, mas todo mundo tem uma teoria sobre seu passado: é um traficante, matou um homem, contrabandista, e por aí vai.

Daisy Buchanan, casada com Tom Buchanan, é uma prima distante de Nick. Mas o que Nick não sabia era que o passado de sua prima e seu vizinho tinha uma historia de amor; um amor nunca superado por Gatsby. Assim, Nick e Jordan (uma amiga de Dayse) ajudam esse romance a ter uma nova chance depois de 5 anos. Mas será que mesmo depois desses anos o amor continua o mesmo?

Certo –  eu disse – que bom que é menina. Espero que ela seja uma grande tonta: é o melhor que uma garota pode ser neste mundo, uma belíssima tonta.

Essa edição foi cedida pela editora Companhia das Letras para resenha, e confesso que o pedi sem ter muita noção do que se tratava; e o que posso dizer? Fiquei totalmente apaixonada pela história, e por Gatsby. Apesar de ser narrado por Nick, o foco é o romance de Gatsby e Dayse, ou na minha humilde opinião: o romance de Gatsby por Dayse; porque só vi amor vindo da parte dele, mas ok, não entrarei em muitos detalhes senão me empolgarei. Além dos personagens principais, os secundários também me encantaram, ou no caso de alguns, despertaram o meu desprezo; a forma que o autor descreveu os cenários, os personagens, os momentos, é realmente maravilhosa, dá um "quê" totalmente maior ao livro e mais intensidade aos sentimentos descritos.

Essa edição se inicia com uns comentários e incluem alguns detalhes, então, dica: se você nunca leu o livro e fica confuso facilmente (como eu), não leia essa parte antes de ler o livro; até porque achei confuso e cansativo demais, mesmo sendo interessante e contendo curiosidades sobre o livro e seus personagens. Na realidade eu nem sei o que comentar sobre o livro e só estou enrolando aqui, então vou tentar descrevê-lo em apenas uma palavra: INCRÍVEL, e sei lá, talvez essa palavra não conseguiu descrever realmente. Enfim, uma obra prima que eu adiei ao máximo o seu fim, uma obra prima que todos deveriam ler ao menos uma vez na vida.

E sobre o Jay Gatsby:
Comentários
36 Comentários

36 comentários:

  1. Esse livro é um clássico da literatura americana (provavelmente mundial) e provavelmente não é à toa. Pelo que já li sobre a história, além de romance, tem aquela pitada de crítica social. Gosto do estilo e espero ler um dia.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Tinha grande curiosidade pelo livro, mas nunca tinha me interessado em ler nada sobre ele. Confesso que a maioria dos livros que viram filme me desinteressa um pouco, principalmente se não forem do gênero que mais gosto.
    Se estiverem pra ser lançado leio logo, mas se já foram, a comodidade de conferir o filme é uma tentação. Porque aí, se não gostar, economizei.na grana do livro... hahaha.
    Esse me interessou, mas acho que vou ver o filme mesmo. Tenho muitos livros que PRECISO comprar (quem não tem?).

    Xoxo

    ResponderExcluir
  3. Tem noção que é a primeira vez que leio alguma coisa sobre este livro? O seu incrível me ganhou, com certeza vou ler ele um dia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas sei que ele foi eleito como o segundo melhor romances americano de todos os tempos, ou seja, é bom demais da conta. Não vejo a hora de lê-lo também, e sentir todas essas sensações que você sentiu.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Eu também não gosto muito de romances, mas, se você gostou, talvez eu gostaria tbm!
    Na verdade, eu passo direto por livros clássicos, eles não me chamam a atenção, mas acho que está na hora de mudar isso. Um dia lerei O Grande Gatsby ;)

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas me interessa bastante. Acho que vou gostar.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei interessadíssima no livro, especialmente pela crítica social, pela demagogia das sociedades de época, o falso moralismo e as convenções tolas e vazias.
    Um romance bem escrito e com personagens interessantes, que despertam nossa simpatia e até mesmo nossa paixão e outras que nos causam repulsa, demonstra habilidade do autor em causar sensações no leitor. Adoro isso!
    Quero ler, claro! E depois conferir o filme.

    ResponderExcluir
  9. Oi,Duda.Confesso que nunca me interessei por esse clássico americano,até pq já me contaram o final...:/ Entretanto, sua resenha me fez querer ler essa fascinante história,o seu INCRÍVEL me pegou em cheio rsrs.
    Não conhecia direito o enredo (só o final,que trágico rs) e gostei dos personagens.Essa história parece ter um quê a mais que conquista o leitor,até porque só um clássico desses tem esse "poder" de fazer uma pessoa que não curte romance,como vc, gostar de um rs.Bjos :)

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li esse livro. A coisa mais rara do mundo é eu não gosto de um clássico e com você dizendo que esse é uma obra prima com certeza vou querer conferir.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  11. eu assisti o filme semana passada, e pela sua resenha ele parece ser bem fiel a obra
    não tinha interesse nenhum em ler o livro, mas depois que vi o filme, e agora, depois de ler sua resenha, fiquei bem curiosa...
    vou tentar ler logo ;~~

    ResponderExcluir
  12. A cada resenha fico cada vez mais interessada pela leitura desse livro. Sei que se trata de um clássico americano, mas nunca havia ficado com vontade de lê-lo. Já havia lido alguns comentários antes sobre o filme, mas nem sabia que tinha livro. Aí começou a surgir resenhas. Realmente esse livro merece o título de clássico, só pelos comentários que vejo sobre ele. Espero ter oportunidade de lê-lo em breve, pra vê se acho-o incrível assim como você. ^^

    ResponderExcluir
  13. Oi duda!
    Ultimamente esse livro tem sido muito falado por causa do filme sobre ele que foi lançado a pouco tempo. A história me lembra muito Orgulho e Preconceito da Jane Austen, mas não pelo seu conteúdo ou premissa, simplesmente por se tratar de uma obra prima muito aclamada.. E acredito que assim como demorei para ler o livro da Jane, eu não me decepcionei, acontecerá o mesmo com esse livro, que parece ser incrível mesmo, como você disse =D

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  14. Foi a primeira vez que li algo sobre esse livro e, apesar de toda sua recomendação, não consegui me interessar pela história.
    Se tiver uma oportunidade até lerei, mas a sinopse não despertou meu lado curioso.

    ResponderExcluir
  15. Sou doida para ler esse livro mas nunca me surgiu uma oportunidade. Pretendo lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  16. Sua resenha me deixou confusa, rsrs', não falando sério, estou aqui confusa e sem saber o que pensar. Parece que o livro te deixou sem palavras, literalmente. Mas fiquei com vontade de ler, amor não correspondido é foda.

    ResponderExcluir
  17. Eu já ouvi várias pessoas falando desse livro, até fiquei curiosa, mas nunca tinha lido nenhuma resenha, agora estou querendo ler esse livro mais ainda. E por mais que eu não goste muito de livro de época estou pensando em dar uma chance a esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Ê livrinho que sou doida pra ler e não leio nunca. Tenho de pegar, vale muuuuuuuito a pena. Os personagens são bem feitos e a história inesquecível, muito bom.

    ResponderExcluir
  19. Não li bem assisti o filme...
    Até ler a resenha não tinha tudo curiosidade.. Gostei da resenha, não o suficiente para querer desesperadamente, mas acho q eu leria.

    ResponderExcluir
  20. Apesar da sua resenha falar que livro é incrível, eu não me interessei, pelo menos não por agora. Vi em algum comentário que tem fim trágico, então estou com um pé pq eu não quero chorar.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Não sabia que era um classico…
    Curto muito historias de amor a muito vividas e que tem chance de recomeçar, acho muito lindo mesmo. Acho normal em livros desse tipo, que a gente gosta muito, a gente nao saber explicar o pq de ter gostado, por mais que a gente tente nunca consiguimos expressar tudo o que sentimos lendo. Fiquei interessada nesse.
    bj

    ResponderExcluir
  22. Eu amei o filme (principalmente a trilha sonora ;p)
    Quero ler o livro pois gostei muito do enredo e tal.
    Boa resenha :D

    ResponderExcluir
  23. livro bom é aquele que a gente se apaixona perdidamente pelo mocinho e fica toda boba por ele, da um up na leitura!

    ResponderExcluir
  24. Não sabia que era um classico…
    Curto muito historias de amor a muito vividas e que tem chance de recomeçar, acho muito lindo mesmo. Acho normal em livros desse tipo, que a gente gosta muito, a gente nao saber explicar o pq de ter gostado, por mais que a gente tente nunca consiguimos expressar tudo o que sentimos lendo. Fiquei interessada nesse.
    bj

    ResponderExcluir
  25. Oi Duda!
    Sempre tive vontade de ler "O Grande Gatsby" e consegui ler no início desse ano e adorei. Assim como você, eu também não gosto muito de romances (mas gosto de literatura clássica) mas é impossível não se deixar envolver pelo amor do Nick e da Daisy (realmente..amor mesmo, só da parte dele) e não ser arrebatado por aquele final. Eu me lembro de terminar o livro e ficar remoendo os acontecimentos e sentindo muito desprezo por alguns personagens, então me solidarizo a você, hehe.
    Só sei que além de querer reler um dia, já tenho outro livro do F. Scott Fitzgerald aqui me esperando :)
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. esse é um livro que desde que estourou as vendas por causa do filme, eu não tinha muita curiosidade em ler, leu bem ali, tinha! Porque depois desses seus comentários eu fiquei realmente bem curiosa por ele, e claro que você bem enrolou ali, mas acho que quando ficamos sem palavras para descrever o que sentimos por um livro é porque ele ou foi muito ruim, ou foi muito bom, e eu penso que no seu caso foi bom, já que o seu gif explica tudo hahahaha
    Quanto ao livro tenho receios justamente por isso, ver o amor vindo somente de um lado e claro a frivolidade quanto ao dinheiro e essa questão financeira toda, e de status social!
    Mas suas palavras me convenceram, vou ler ele algum dia da minha vida ainda :P
    :*

    ResponderExcluir
  27. Confesso que de início não tinha me interessado muito pela história, tanto que nem vi o filme. Mas fiquei curiosa em saber mais sobre o romance depois de ler a resenha. Quero saber mais sobre esse amor unilateral por parte do Gatsby rs

    ResponderExcluir
  28. Ainda não fiquei com interesse pelo livro ou filme.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  29. Oiee, Duda.
    Não vi o filme e não li o livro. ://
    Mas adoro romances. Então, provavelmente gostarei deste. :)
    Vou por na minha lista de prováveis leituras.
    BeijO

    ResponderExcluir
  30. Porque sempre tem que se pensar o pior das pessoas?! rsrs
    Pareceu meio confuso.. o livro conta a história de um casal, mas o narrador eh outra pessoa? Que estranho! rsrsrs
    Mas enfim, eh bom quando um livro nos surpreende positivamente =))
    Vou anotar ele. é sempre bom ;D

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  31. Nossa Duda!

    Confesso: não tenho mt vontade de ler esse livro porque só de ele ser clássico não me atrai... Preconceito eu sei, mas logo imagino que a linguagem vai me incomodar... na epoca q saiu o filme até fiquei pensando em ler, mas sei lá, preciso estar numa fase pra isso.
    De todo modo, parece interessante e acho no minimo diferente essa coisa do livro ser narrado por um, mas o foco ser em outro!

    Quem sabe no futuro eu leia e me apaixone?!

    bjs

    ResponderExcluir
  32. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaain, esse livro é perfeito.
    É o tipo de livro que você não pode morrer sem ter lido e não pode ter uma estante sem ele.
    Amo, amo, amo s2s2s2

    ResponderExcluir
  33. Duda,

    legal ler sua opinião positiva sobre esse livro, porque a minha é totalmente ao contrário! Não gostei do livro, não gostei do relacionamento do Gatsby com a Dayse, não gostei do contexto dos anos 20, que pra mim ficou confuso, porque ele descreve muito mas não fez eu me sentir lá e não gostei dos personagens secundários (ufa!, quanta coisa!).

    Ainda não vi o filme, mas uma amiga disse que o DiCaprio está incrível no papel e fez um Gatsby muito melhor do que o do livro!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  34. Eu admito que eu tinha certa hesitação quanto à clássicos, mas O Grand Gatsby foi uma experiência e tanto que valeu a pena e despertou em mim a curiosidade de ler outros clássicos. A história que Fitzgerald contou pode ser adaptada totalmente para os dias de hoje, e a linguagem dele é tão moderna, que até leitores mais novos podem se interessar pela obra. Ótima resenha!

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Apesar de ser um clássico, confesso que nunca tinha ouvido falar kkkk No livro conta como o Jay fica rico? Fiquei curiosa :p Não gosto tanto de livros de romance mas se nem você gosta mas acabou gostando deve ser bom mesmo.

    ResponderExcluir
  36. Não estou com muita vontade de ler, mas vou tentar assistir o filme +-+

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.