Playlist: Músicas inspiradas em livros

SelzART, “Week 37:52” - by *Gingershots (C)This Picture...
Oi oi gente, então, esses dias eu resolvi prestar atenção de verdade nas letras das músicas que escuto, e percebi que várias delas contam histórias, ou simplesmente fazem referência a algum livo. Entãããão eu resolvi dividir essa descoberta BOMBÁSTICA com vocês. Selecionei só algumas das delas, se não ficaria cansativa. Então peguem os fones, o Pai Google pra quem não sabe muito de inglês, e sentem que lá vem musica boa!

The Police - Don't Stand So Close To Me
A inspiração dessa musica foi o livro Lolita, de Vladimir Nabokov. O livro conta a historia de um professor que se apaixona por uma aluna e que acaba correndo riscos por causa disso. E a letra de Don't Stand So Close To Me conta exatamente isso.



 Angra - Wuthering Heights
A musica foi gravada por Kate Bush, mas foi regravada pela banda Angra, e prefiro a regravação. Em Wuthering Heights, Kate se inspirou no livro "Morro dos Ventos Uivantes", colocando os nomes dos personagens e até uma citação do livro.

The Cure - Killing An Arab
Killing An Arab foi inspirada no livro, O Estrangeiro de  Albert Camus, que conta a historia de um homem, Meursault, que mata um árabe em uma praia. Mas, o livro não serviu de inspiração apenas para essa musica não, na lista também temos: A Revolta dos Dândis I, da banda Engenheiros do Hawaii, e há rumores, de que tenha inspirado também a canção Bohemian Rhapsody do Queen. 

Skrillex - Bangarang
Apesar de não ter muita letra na musica, até porque é uma musica eletrônica, dá pra perceber a qual historia ela se refere. Quem não conhece a historia dos garotos perdidos? Pois é, estou falando de Peter Pan (que inclusive, é uma das minhas paixões na vida), gosto muito das musicas do Skrillex, e eles tem uma musica que refere à uma das minhas historias preferidas, é muito magico né? *--* (ok, parei).

Iron Maiden - The Phantom Of The Opera
Um dos primeiros clássicos da banda, assim como já diz o titulo, foi baseada no livro "O Fantasma da Opera", de Gaston Leroux. Essa não é a unica musica da banda que foi inspirada em livros.
 

Então gente, é isso, espero que vocês tenham gostado da minha ideia de mostrar as músicas que foram inspiradas em livros, que às vezes passam despercebidos por nós. Como eu disse, essas são apenas algumas musicas que eu conheço que sejam inspiradas em livros, se vocês gostarem muito da ideia, peçam nos comentários e eu tentarei fazer um "Parte II". Espero que tenham gostado do post, e claro, das músicas. 


Comentários
44 Comentários

44 comentários:

  1. Amei essa ideia. Don't Stand So Close To Me conheci através de Glee hahaha, mas nunca imaginava que tinha sido inspirada em um livro. As outras eu não conhecia, tudo novidade pra mim e gostei da Wuthering Heights. Quero ver a Parte II já haha. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, perfeito! Eu nem sabia que existiam músicas inspiradas em livros (já vi o oposto). Muito legal mesmo. Deve ser uma experiência bem diferente escutar uma música depois de ler a história!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. ótimo post, quero parte 2 sim!
    nem sabia q essas músicas eram inspiradas em livros.
    na verdade nunca reparei nisso, vou tentar prestar mais atenção, pois certamente devo conhecer e gostar de músicas que tenham sido inspiradas em obras literárias.

    ResponderExcluir
  4. Tantas músicas e eu não conheço nenhuma </3 rs
    Phanton of the Opera é ótima, nunca ouvi essa versão do Iron. Vou ouvir, apesar de não fazer meu estilo.
    Uma música que eu acho que combina com o livro Entre o Agora o Nunca, que li e gostei, é Here I am da Leona Lewis e Can't Breathe. Combinam perfeitamente com o conteúdo da história. Não sou muito de prestar atenção no que combina ou não, mas to sempre ouvindo musica enquanto leio hehe
    Beijos, Duda.

    Lucas ~ Descobrindo Livros

    ResponderExcluir
  5. Que legal.
    Adorei o post, eu nunca tinha prestado atenção nas músicas e suas histórias e agora com certeza vou prestar mais atenção nisso.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Duda,achei mto legal o post,pois nunca presto mta atenção nas músicas e em suas letras, na verdade, nem nunca me passou pela cabeça uma playlist de canções que foram feitas inspiradas em livros.
    Achei algumas mto legais,em especial, "The Police - Don't Stand So Close To Me" ( adoro essa banda). Não preciso nem comentar né?! QUERO parte II URGENTE rsrs,bjo :)

    ResponderExcluir
  7. Achei curioso esse post, nunca tentei descobrir músicas inspiradas em livros, e achei muito legal, principalmente Bangarang e The Phantom Of The Opera, Peter Pan é muito amor, é um dos contos de fadas mais lindos, e O Fantasma da Ópera também é um livro lindo, fiquei boba quando terminei de ler, a história é bem singular mesmo. Adorei as músicas, eu não conhecia nenhuma, acredita?
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei a ideia *-* E as músicas também.
    Nunca tinha parado pra prestar atenção, vou começar a fazer isso.

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post! Nunca havia prestado atenção nisso, não sei se por lerdeza minha mesmo. É acho que foi. haha =x Mas gostei de saber, vou começar a escutar músicas de outra forma agora! Tentando identificar os livros, kkk. Curti bastante algumas músicas, não conhecia nenhuma. rs Mas adorei!

    ResponderExcluir
  10. Iron Maiden, morria e não sabia disso. Nunca li o fantasma da opera, mas já ouvia falar obviamente, e agora quero ler, só por isso... rs

    curti esse post..
    bjos
    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post! Não sabia que existiam músicas inspiradas em livros, não conhecia nenhuma música dessas, mas os livros sim e foi bem bacana a experiência. Pena que não tem músicas nacionais que se inspiraram em livros, mas tudo bem...

    ResponderExcluir
  12. Que legal,mas não fazia ideia de que havia 'trilhas sonoras' para livros. kk
    Gostei do post. :)

    Bjs
    Hayanne Deise Lins
    *Profissão Adolescente*
    As inscrições para o sorteio de um livro diretamente de Portugal ainda estão abertas. Clique aqui para participar. :))

    ResponderExcluir
  13. Oi, Duda.
    Bem, me senti TOTALMENTE um peixe fora d'água.
    Não conheço NENHUMA dessas músicas... =P
    Mas algumas até que são legaiszinhas.

    xoxo

    ResponderExcluir
  14. Nossa, não conhecia, mas ao ouvir percebi que está bem caprichada em.
    Parabéns pelo blog. abraços!!!
    http://palavrapequenas.blogspot.com.br/2013/08/entrevista-lucas-chagas.html

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia nenhuma das músicas e não sabia que elas eram inspiradas em livros. O mais comum para mim é ver livros citando músicas, seriados e filmes.
    Gostei da música Don't Stand So Close To Me.

    ResponderExcluir
  16. Eu não conhecia nenhuma das músicas, e o único livro que eu li é Morro dos Ventos Uivantes, mas não sabia que tinha inspirado uma música. Que legal algumas músicas inspiradas em livros. Gostei do post, faz uma parte II sim :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Não sabia dessas musicas, só a de Wuthering Heights é conhecida. E não era dessa banda aí que vi. A que vi era de uma mulher e tinha depois essa outra versão. Gosto mais da que a mulher canta do que essa...
    Bacana essas musicas não é? Você lê o livro e tem até uma musica só dele, achei legal.

    ResponderExcluir
  18. Amei a ideia do post. Foi bem legal deixar o blog aberto e ir dando play nos vídeos pra escutar as músicas. Não sabia sobre essas inspirações, então tudo foi novidade pra mim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. foi uma dica incrível, ja conhecia os livros, mas não as músicas e olha ficou muito show os interpretes fizeram celebres representações dos livros!

    ResponderExcluir
  20. Nossa eu não sabia o/
    Eu adoro fazer playlist de livros e sempre em encontro viajando quando ouço ... mas nunca tinha visto músicas inspiradas em livros !
    Realmente gostei muito e vou ouvi-las :D

    ResponderExcluir
  21. Adorei o posto, é algo in[edito pra mim.
    Abraços..

    ResponderExcluir
  22. Uau! Música inspirada em livro é nova pra mim. :)
    Adorei a playlist. Algumas múcicas eu conhecia, mas não tinha ideia desse seu achado.
    Vou prestar atenção de agora em diante.
    BeijO

    ResponderExcluir
  23. Amei o post! Nunca havia pensado nisso. Faz a parte II.

    ResponderExcluir
  24. Ia morrer sem saber que Skrillex tinha escrito uma música em homenagem a Peter Pan!

    ResponderExcluir
  25. Ahhhhhhhhh eu não sabia disso não! Eu quero a parte II logo!! Gostei da música do Fantasma da Ópera, eu li o livro e adorei!
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Eu não sabia que essas musicas foram inspiradas em livros. Legal saber.

    ResponderExcluir
  27. Adorei esse post! Já tinha escutado Bangarang em um seriado e nunca imaginei que o clipe tinha sido inspirado em Peter Pan!
    Beijos,
    Amanda.
    http://havingbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Nossa muito interessante isso, porque na semana passada mesmo, estava pensando comigo mesma que: tem algumas musicas que se parece com mini livros, que falam de amores não correspondidos, de coisas que precisamos rever na nossa vida, entre outros vários assuntos, mas que são passados para nós de forma resumidinha, entende o que quero dizer? E dai venho aqui e vejo musicas que realmente foram inspiradas em livros? Incrível a sincronia de pensamentos xD Gostei mesmo desse post!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia os livros, mas esse post foi uma revelação pra mim.
    Primeiro porque não sabia que existiam músicas inspiradas em livros, nunca observei muito as histórias nas letras.
    E segundo porque descobri que uma das minhas músicas preferidas foi inspirada em um livro, que emoção *--*
    Ah, a música é A Revolta dos Dândis I do Engenheiros.
    Adorei o post!!

    ResponderExcluir
  30. Acredita que nunca parei pra observar as músicas que foram criadas baseadas em livros?!?! Achei essa seleção muito massa. Parabéns!!!
    Uma pena que ainda não li nenhum dos livros citados.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  31. Eu não conhecia nenhuma dessas músicas.rsrsrs
    Gostei muito do post e de conhecer mais músicas, espero q realmente tenha a parte 2!!!

    ResponderExcluir
  32. Muito legal essa sua descoberta!
    Eu nunca ia imaginar isso, principalmente pq a unica musica que conhecia dessa lista é a primeira!
    mas é legal pensar que o compositor lembrou de um livro e fez uma canção... Acho que vc pode mesmo fazer a parte 2 e mostra Decode - inspirada em Twilight.,.. ou quase isso! huahauha

    bjbj

    ResponderExcluir
  33. Oi Duda!
    Sabe que eu quase nunca reparo nessas coisas? haha Principalmente em músicas em inglês por não saber inglês... hehe Gostei da ideia do post! Não conhecia as músicas citadas aqui e gostei bastante da música Skrillex - Bangarang. Espero que você traga a Parte 2 pra mim conhecer mais músicas de livros *o* hehe

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  34. Bacana!
    Já ouviu Blind Guardian? Muitas das músicas deles tem referência aos livros do Tolkien...acho que é a única outra banda que lembrei no momento, mas sei que tem uma banda que se inspirou no Guia do Mochileiro das Galáxias também.
    Enfim...bacana o post.

    ResponderExcluir
  35. adorei!!!
    conhecia essas musicas já, mas não fazia a MINIMA ideia de que eram inspiradas em livros :O
    existem mais ainda??? mostra para nós, porque em relação a música, eu sou muito desinformada hahaha

    ResponderExcluir
  36. Olha só, a gente nem para pra perceber essas coisas... geralmente só ligo os fatos quando é uma trilha sonora de filme que era livro, hahaha... Adoro a trilha do filme/livro As Pontes de Madison.
    Gostei de ver aqui músicos que basearam suas canções no livro de Camus, que nunca li, mas sei que é livro-cabeça.

    ResponderExcluir
  37. tem uma do Green Day que parece a história de Um Apanhador no Campo de Centeio, mas não sei se foi inspirada
    adorei a playlist, não conhecia as músicas e as que eu conhecia não sabia que eram inspiradas
    http://felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Cara eu nunca percebi coisas assim! acho que sou tapada, só pode rsrs
    Mas me diz, como você conseguiu perceber que uma musica eletrônica era baseada em Peter Pan?! eu sou tapada mesmo. rss
    a unica musica que eu sei que é baseada em um livro - na verdade acho que foi o álbum todo - foi o primeiro álbum da Pitty - Admirável Chip novo, baseada no livro Admirável mundo novo. e mesmo assim porque isso foi dito pela própria cantora rsrs

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  39. Já era de se esperar Phantom of Opera, mas as outras eu nem conhecia. Post legal.
    Abraços,
    http://leituradeaaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. Não conhecia nenhuma das músicas, mas achei bem legal a inspiração vinda de livros. Eu nunca associei músicas à livros que já li.. :/
    Sou muito pouco criativa para esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  41. Não conhecia nenhuma das músicas.
    Post super interessante. :)

    ResponderExcluir
  42. Nada melhor ler um bom livro ouvindo uma boa música *-*
    Nunca tinha prestado atenção nas letras e nas inspirações em livros.
    Adorei o post e as músicas!

    ResponderExcluir
  43. Gostei da coluna, nunca tinha parado pra ouvir assim uma música, se tem relação com livros e tal, ruim é que não sei inglês, ai fica dificil. Irei baixar umas, não conhecia nenhuma, vai que gosto.
    Bj

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.