A verdade sobre os contos: Branca de Neve

Oi pessoal! Estamos inaugurando uma nova série aqui no blog, que vai falar um pouco sobre os contos de fadas originais (tudo começou com este tweet). A ideia é tentar resgatar como eles eram, as diferenças entre os originais e as adaptações da Disney e falar um pouco sobre o porque de eles existirem (porque sim, todos eles tinham um motivo educacional para as crianças, MESMO QUE QUASE SEMPRE MACABROS!! HAHAHAHA). Desde já, pedimos desculpas se estivermos acabando com a infância de alguém.

Vou começar falando de A Branca de Neve. Nos últimos tempos, tivemos várias adaptações pro cinema baseadas em várias ideias diferentes dessa personagem das lendas infantis, além de alguns livros também. Mas como era realmente a história original? Embora a adaptação da Disney seja sombria que chegue, existem coisas ainda mais sombrias nesse conto.

Talvez ela não seja assim tão inocente...

Essa é Margarete Von Waldeck.
A primeira coisa que deve ser dita é que, provavelmente, a história da Branca de Neve nasceu de uma princesa do século XVI, chamada Margarete von Waldeck, alemã. Ela era uma moça famosa por sua beleza, e possuía uma madrasta, Katharina von Hatzfeld. O futuro Rei da Espanha, Felipe II, decidiu então se casar com Margarete, mas antes de conseguir sequer pensar no assunto, Margarete morreu envenenada. Entretanto, tirem seus cavalinhos da chuva: não, não foi a madrasta quem assassinou Margarete. Não se sabe bem ao certo como Margarete foi envenenada, mas existem muitas teorias da conspiração que dizem que não era bom para o governo de Felipe que ele se casasse com uma jovem alemã, e os espanhóis devem ter "dado um jeito de acabar com isso".

É bem possível que isso tenha inspirado os Irmãos Grimm a criarem a história original da Branca de Neve. Nela, existem alguns pontos diferentes da história da Margarete e também do filme da Disney.

1) Só o coração? Pra quê?
No filme da Disney, já sombrio, a madrasta da Branca de Neve pede que o caçador traga o coração de Branca para ela em uma caixa. No original, entretanto, além do coração, ela pede que ele leve também vários outros órgãos vitais do corpo, como pulmões, rins, fígado etc. E não se engane: a bruxa não quer fazer aquela macumbinha básica. Ela quer mesmo é COMER isso tudo! Pois é. Nojento.

Vê se faz uma boa autópsia, viu, seu caçador?

2) Um beijo de amor verdadeiro ♥ ... né?
Não... não é bem assim. Veja bem, na história original, não existe nenhum feitiço ou poção mágica na qual a maçã é embebida. Ela apenas dá uma maçã para Branca de Neve, e o "feitiço" é fazê-la se engasgar com ela. No conto original, portanto, o príncipe não BEIJA VERDADEIRAMENTE Branca de Neve e faz ela se safar da morte. Ele só coloca ela no lombo de seu cavalo, e o sacolejar faz com que o pedaço de maçã entalado se solte, e ela respire. Muita gente diz que esse príncipe era estranho (você já pensou bem no que ele iria querer fazer com uma cadáver? hehehehe Dirty Príncipe), mas é obrigação dos cristãos enterrarem qualquer morto que veem, mesmo os largados na estrada, e esse foi provavelmente o propósito inicial do conto. A sociedade ainda era regida pelo cristianismo, então deve ter sido isso.

Não vai engasgar!

3) Mas então a madrasta não cai do penhasco?
Desculpe destruir seu sonho! Não. Branca de Neve é MUITO mais cruel que isso. Ela, no conto original, como punição ao que a madrasta fez com ela até ali, obriga-a a dançar até a morte calçando sapatos de FERRO EM BRASA. Você já viu ferro em brasa? É aquilo que eles usam pra marcar gado. Pois é. Ainda mais nojento e assustador!

Veja bem o que o Walt Disney te poupou!

4) AHÁ, OS ANÕES PASSARAM ILESOS!
Não, não comemore ainda. Lembra da nossa amiga, Margarete Von Waldeck? Pois é, eis que ela ressurge nesse post. Não é de todo certo que os anões da Branca de Neve vieram daí, mas Margarete morava em um povoado famoso por suas minas e escavações. Nessas minas, normalmente quem trabalhavam eram crianças, por conseguirem passar melhor pelos acessos apertados e túneis estreitos. Entretanto, elas ficavam muito estranhas e subnutridas, já que trabalhavam muito e as reações químicas que elas realizavam pra separar os metais e pedras preciosos das paredes das minas na época eram altamente tóxicas. Por isso, elas eram esquisitas, tortas, e bem parecidas com anões. Acabei de destruir mais um dos seus sonhos de infância, né? É claro que isso vem da história "real" da Branca de Neve, e nada disso existe no conto dos Irmãos Grimm, mas não deixa de ser uma curiosidade bem macabra.

Tem certeza que eles são anões? Muahahaha!

Bom, pessoal, pra terminar esse post (que já tá grande que chegue), vou só colocar uma lista dos livros sobre a Branca que saíram nesses últimos tempos, além dos filmes.

Livros
- Branca de Neve - Os Contos Clássicos (Editora Generale, 2012)
- Branca de Neve e o Caçador (Editora Novo Conceito, 2012)
- Branca de Neve e as Sete Versões (Editora Objetiva, 2011)

Filmes
- Branca de Neve e os Sete Anões (Walt Disney, 1937)
- Branca de Neve e o Caçador (Rupert Sanders, 2012)
- Espelho, Espelho Meu (Tarsem Singh, 2012)

Comentários
103 Comentários

103 comentários:

  1. Alguns dos comentários que você fez eu já conhecia, mas as das crianças que trabalhavam nas minas não. E é triste ver que a exploração já vem de longe. Coitada da Margarete, morre de um jeito horrível e ainda vira um conto macabro por parte dos Grimm. Prefiro o conto da Disney, é mais agradável aos olhos e aos ouvidos. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Estou Chocada! A Branca de Neve não era tão boazinha, era maléfica. Se igualou ao "madrasta má". E os sete anões, que não era sete anões. Ainda estou assimilando tudo que li! :O kkk Bom né? antes tarde do que nunca.
    Ei cara, esse tuíte é verdade mesmo? Da Bela Adormecida? Quero um "A VERDADE SOBRE OS CONTOS" com ela. kkkkkk Estou passada!

    ResponderExcluir
  3. Oie,Renato.Adorei essa nova série do blog.Tenho que ressaltar uma coisa: como a Branca de Neve era má viu?! Fazer a madrasta dançar até morrer com sapatos de ferro em brasa é cruel demais...e nada de romance fofo né?Entre o príncipe e nossa personagem "boazinha" rsrs.
    Quando vejo esses tipos de verdade dos contos percebo o quanto nos iludem ou enganam rsrs.Esperarei a verdade dos demais contos ansiosa.Bjão :D

    ResponderExcluir
  4. Super show a postagem, muita coisa eu nem imaginava RSrs
    aHH! Em breve meu livro "Feitiço" será publicado em E-BOOK pela editora Novo Conceito, espero que possa ler e goste.

    Bjs

    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. nossa, nunca parei para pesquisar sobre a história verdadeira
    adoro conto e sempre tenho prazer em ler ou assistir as adaptações
    a história original é bem macabra mesmo... se a da disney já assusta algumas pessoas, imaginem se tivessem feito um pouco diferente??? hahaha

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante isso!
    Tbm fiquei chocada, nunca imaginei que fosse tão sombria a verdadeira história da Branca de Neve.
    Parabéns pelo post, adorei!

    http://juoliveira.com/cantinho

    ResponderExcluir
  7. Haha, que legal! Que história macabra e legal!
    Ok, eu nunca fui de gostar de contos de fadas, cheios de mimi e final feliz. Gosto de uma coisa mais real, acho que é por isso que eu nunca gostei de Cinderela e afins.
    Vou aguardar ansiosamente pelos próximos posts trazendo a verdade por trás dos contos de fadas mostrados pela Walt Disney!

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa coluna!!
    Destrói um parte da infância, mas muito interessante saber sobre o conto original e a inspiração dele. É inegável que os Irmãos Grimm eram muito macabros. Sério, fiquei com pena da madrasta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os irmãos Grimm n eram macabros. Eles estavam coletando contos e outros patrimônios culturais alemãos q eram passados oralmente. Eles apenas publicaram as histórias. E depois ainda fizeram uma releitura para o público infantil do séc. XIX.

      Excluir
    2. Os irmãos Grimm n eram macabros. Eles estavam coletando contos e outros patrimônios culturais alemãos q eram passados oralmente. Eles apenas publicaram as histórias. E depois ainda fizeram uma releitura para o público infantil do séc. XIX.

      Excluir
  9. É renato... A vida nos contos-sem-ser-de-fadas-porque-né não era fácil!
    Mas eu conhecia essa versão original.. Bem estranha e mt, mt mais cruel que a versão 'fofa' q a Disney sempre faz...
    Nem gosto de pensar nas versões Grimm pq elas são mesmo de destruir infância!
    CADA ESQUISITICE!

    bjsss

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a postagem, Branca de Neve é uma das minhas histórias favoritas, algumas das coisas que você falou eu nem sabia rs

    ResponderExcluir
  11. Nossa MUITO interessante! Qual sera o próximo conto?

    ResponderExcluir
  12. eu ja conhecia a verdade... descobri no primeiro ano de faculdade!!!! e olha a dona branca de neve era bem má! os irmãos Grimm deram um ar mesmo infantil a realidade, transformando o cruel em uma fantasia, o mesmo segue em vários outros contos

    ResponderExcluir
  13. Eu já conheço algumas dessas histórias macabras. Mas estas não são dos Grimm, pelo menos é que já andei lendo por aí. As histórias originais (as macabras), faziam parte das tradições orais européias, não eram infantis, até porque criança naquela época era tratada como um adulto "pequeno"(olha aí o caso das minas, cruzes), e o povo morria jovem. Ou seja, as histórias de "terror" tinham que ter realidade, uma vez que a vida já era bastante dura para eles terem medo de monstros.
    Foi Perrault que começou a juntar essas histórias, ele as registrou exatamente como a avó dele contava, e a "moral" vinha no final, em forma de um poema. Depois que vieram os Grimm, e como já predominava o movimento Romântico, eles transformaram as histórias macabras em contos de fadas, a maldade aparecia, mas o bem, o amor, sempre ganhavam.
    Aguardando o próximo conto!

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucia, adorei seu comentário! Eu não quis me estender muito no post, mas você tem toda razão: os contos eram tradições orais, assim como Homero na Grécia Antiga (e toda a discussão de autoria envolvendo esse fatídico personagem que eu estou relevando). É claro que nem tudo que é contado pelos Irmãos Grimm correspondia exatamente como na tradição oral europeia, mas eles tentaram sintetizar tudo isso, assim como não temos versões absolutas de Ilíada e Odisseia, já que também são advindas de culturas orais e carregam as particularidades de quem está indexando tudo aquilo. Entretanto, a maioria das.coisas que eu citei (como Margarete) provavelmente influenciaram os Irmãos na hora de passar tudo aquilo pro papel. Ela não fou o modelo de Branca de Neve no qual os Irmãos se inspiraram, mas deve existir uma boa parcela de Margarete na Branca de Neve.

      Não sei se eu consegui ser claro, mas juro que tentei organizar meu pensamento aqui!! Um beijão e comente sempre!

      Excluir
  14. Acho que a maioria eu já tinha ouvido falar, todos são meio macabras né? Imagina um filme com a verdadeira história desses contos, um bom filme de horror. Fala da Chapeuzinho Vermelho, também envolve coisa de estrupo e tal.
    Se pararmos para analisar essas histórias mesmo que modificadas são assustadoras. Por exemplo João e Maria, primeiro os pais abandonam os filhos, depois a Bruxa que engordar João para poder come-lo, aí a Maria e o João matam a bruxa. Chapeuzinho Vermelho - entre as mais variadas versões - o lobo comeu a vovó e quer comer a Chapeuzinho, aí o caçador chega tira a vovó da barriga do lobo e depois mata ele. Os próprios desenhos mais antigos são macabros, Coragem o Cão Covarde acho que é um dos piores, pois além do dono do cachorro ficar chamando ele de idiota, estúpido, o cachorro sempre imagina que querem come-lo, mata-lo, tortura-lo essas coisas. Eu já li falando que o cachorro tem que tomar conta dos donos por que eles são doentes, e envolta da casa é vazio porque o cachorro na verdade fica preso.

    ResponderExcluir
  15. Já conhecia algumas partes do conto original, mas algumas no post me deixaram pasma, rs - tipo que a madrasta queria comer as partes da Branca de Neve eca! O gostinho de infância vai se perdendo depois que lemos os verdadeiros contos, ainda bem que existe a disney haha

    ResponderExcluir
  16. Eu achei a ideia muito bacana, mas nunca vai dar para ter todas as explicações sobre os contos de fadas. As histórias infantis, na verdade, são adaptações suaves de muitas narrativas que nasceram na própria tradição oral e - mesmo baseadas em fatos reais - eram bastante deturpadas. Fora que muitas pessoas acrescentam coisas para estimular a curiosidade. Algumas reportagens já apontaram o príncipe como necrófilo sendo que, como vocês disseram, nem é tão chocante assim o fato do rapaz querer enterrar a menina. E vocês acham essa teoria dos anões bizarra? Então leiam o trecho que vou copiar abaixo. É de um livro renomadíssimo no mundo acadêmico, que trata sobre os contos de fadas. Fiquem à vontade para um pouquinho mais de choque. Não me olhem feio. Juro que o livro é, inclusive, estudado nas universidades e nos cursos de Letras. Eu mesma estudei.

    "Os anões - homens pequenos - têm conotações diferentes
    em vários contos de fadas. Como as próprias fadas, eles podem
    ser bons ou malvados; em "Branca de Neve" são do tipo que ajuda
    os outros. A primeira coisa que sabemos sobre eles é que voltaram
    para casa depois de trabalharem nas montanhas como mineiros.
    Como todos os anões, mesmo os desagradáveis, são trabalhadores e
    espertos em seus negócios. O trabalho é a essência de suas vidas
    não têm descanso ou recreação. Embora os anões fiquem imediatamente
    impressionados pela beleza de Branca de Neve e comovidos
    com sua desgraça, deixam logo claro que o preço de viver com eles é
    comprometer-se num trabalho consciencioso. Os sete anões suge-rem
    os sete dias da semana - dias cheios de trabalho. Se quiser cres-cer
    bem, Branca de Neve deve transformar o seu mundo em um
    mundo de trabalho; este aspecto de sua estada com os anões é facilmente
    compreensível.
    Outros significados históricos dos anões podem servir a uma
    melhor explicação. Os contos e lendas européias freqüentemente
    eram resíduos de temas religiosos cristãos não aceitos, porque a
    Cristandade não tolerava as tendências pagãs sob forma aberta. De
    certo modo, a beleza perfeita de Branca de Neve parece remotamente
    derivada do sol; seu nome sugere a brancura e a pureza da
    luz forte. De acordo com os antigos, sete planetas circundam o sol,
    daí os sete anões. Anões ou gnomos, no folclore teutônico, são trabalhadores
    da terra, extraindo metais, dos quais só sete eram conhecidos
    nos tempos antigos - outra razão destes mineiros serem sete. E cada um dos sete metais estava relacionado a um dos sete
    planetas na filosofia natural antiga (o ouro ao sol, a prata à lua,
    etc.)
    Estas conotações não estão disponíveis para a criança moderna.
    Mas os anões evocam outras associações inconscientes. Não há
    mulheres anãs. Todas as fadas são mulheres, os magos são a contrapartida
    masculina, e há bruxos e bruxas, feiticeiros e feiticeiras. Por
    isso, os anões são eminentemente homens, mas homens que ficaram
    bloqueados no desenvolvimento. Estes "homenzinhos" de corpos
    atarracados e trabalhando na mineração - penetram habilidosamente
    em cavidades escuras - sugerem conotações fálicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual o nome desse livro lais souza?please?

      Excluir
    2. Oi Lais!!! Também adorei seu comentário! Assim como falei para a Lucia, quis fazer o post um pouco mais "rápido" e ignorei toda a ideia de tradição oral. Mas eu entendo que não temos como chegar a uma versã absoluta, porque tradição oral é uma coisa bem complicada - algumas versões de uma forma e outras versões de outras. Mas tentei sintetizar tudo e misturei bastante as coisas.

      Um beijão, comente sempre!!

      Excluir
  17. Sempre odiei a "disneyzação" das coisas. Pegar histórias e transformá-las em sonhos coloridos pra iludir aos pobres coraçõeszinhos sonhadores.
    Eu já conhecia algumas dessas "semelhanças", pois sou louca pelos contos dos Irmãos Grimm, os originais.
    Achei bem legal a ideia desses posts. Esperando pelo próximo sonho infantil a ser destruído mhaumhuhuamhuahu (bom, era pra ser uma risada maléfica.

    ResponderExcluir
  18. Assim que vi esse bafafa todo no seu twitter, fui atrás, e quando vi que a Branca de neve toda boazinha na verdade não era tudo isso fiquei tipo: :OOOO hahah mas eu confesso que amei a iniciativa de fazer a querida 'madrasta má' se ferrar dançando em sapato de ferro EM BRASA kkkkkkkkkkk Achei muito boa a ideia do post, aposto que muitas e muitas pessoas nem imaginam que essa linda história foi originada de algo tão... marcante/drástico. (só para as crianças, poderíamos deixar que os 7 anões, eram realmente anões, né? hahah)

    ResponderExcluir
  19. Oi Renato!
    Primeira coisa que tenho que dizer é que a Disney é uma empresa que impõe valores totalmente machistas nas crianças, principalmente através dos contos de fadas.
    Eu sempre achei meio absurda até a versão da disney, é quase um "Como assim o cara pode tocar numa mina que tá dormindo? Cadê o consentimento?" Isso para mim ainda é estupro, só está um pouco maquiado para ser bem aceito, pode parecer extremo? Mas coloque na vida real e será assustador.
    Adorei o post, essa parte das crianças eu não sabia. A série começou bem!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. A-M-O o filme da Disney! E você acabou com a imagem perfeitinha que eu tinha da princesa hahaha Ok, é mentira. Assistia desde criança, mas desde que vi a adaptação de Branca de Neve e o Caçador passei a olhar todo o conto de fada de outro modo. Sempre soube que a Disney "embelezava" todos contos, para torná-los mais comerciais e à altura dos seus telespectadores, mas não esperava modificações tão grotescas! São diferenças e tanto, e concordo com o que escreveu: a história toda é realmente macabra hahaha

    P.S. Como boa curiosa que sou, tive que olhar o seu tweet. Li e estou perplexa até agora, fui pesquisar e tudo mais... Caramba! A realidade da Bela Adormecida era realmente triste e horrível ;/

    ResponderExcluir
  21. Acho só que a gente devia ter um pequeno cuidado na hora de dizer que a Disney é que "embeleza" as histórias para ficar mais comercial. As histórias originais podem não ser tão bonitas, mas a própria tradição oral e literatura foram suavizando e adequando o conteúdo para o público infantil. Não foi a Disney que inventou a versão "bonitinha" de muitos desses contos. Ela apenas adaptou para o cinema. Só um lembrete e sem querer ser chata =D

    ResponderExcluir
  22. Preciso confessar, adoro essas histórias macabras dos contos de fadas. E quero muito ler - infelizmente ainda não tive oportunidade - todos contos dos irmãos Grimm, melhor que isso só saber a origem e inspiração, a realidade. Absolutamente amando essa coluna nova! Espero mais princesas com seus contos de horror! Parabéns pela coluna e sucesso!

    ResponderExcluir
  23. Que diferente este seu post. Confesso que não imaginava nada disso mesmo. Mas é sempre bom conhecer coisas novas... Sempre gostei da historia mas acabei mudando de ideia agora...

    ResponderExcluir
  24. Confesso que quando ouvi uma pessoa comentar sobre isso, minha cabeça quase explodiu! rs
    A gente fica achando tudo lindo e maravilhoso, mas nos contos originais não tinha toda essa magia e romantismo. Aliás, alguns são bem pavorosos! rs
    Adorei a ideia da nova coluna. Vou esperar pelos próximos!
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Tenho que dizer: ISSO É MUITO SINISTRO! Apesar de eu já conhecer algumas versões originais dos contos, é meio de arrepiar quando você descobre algo ainda mais macabro - ferro em brasa, argh! - Por mais que passem alguma moral da história, essas versões originais são MUITO estranhas, e acho que a Disney amenizou por motivos óbvios, mas a mensagem continuou a mesma, porque tipo, não faz sentido manter uma morte drástica - ferro em brasa, argh!² -, coisa que não vai mudar o significado do conto.
    Enfim, eu prefiro versões mais sombrias dos contos, coisa que está começando a ser feita hoje em dia, como Branca de Neve e o Caçador. Acho que essas versões mais épicas, de protagonistas guerreiras e tudo mais, é bem mais bela.

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Nossa! Quer dizer que a Branca de Neve não era tão boazinha assim? Que bafo, hahahaha. Realmente, nunca tinha parado pra pesquisar mais sobre essas versões... e achei super interessante. Parabéns pela nova série!

    ResponderExcluir
  27. Eu sabia algumas coisas, mas não tudo isso!
    Fala que fará da bela adormecida! Por favor por favor!!!!
    Eu queria ler esse livro 103 Contos de Fadas, li a resenha no Nanie´s world,e fala dos contos de forma original.

    bjs

    ResponderExcluir
  28. Depois de ler as respostas do seu tweet me senti uma das poucas pessoas que não faziam ideia que os contos de fadas foram alterados. Não tinha nem ouvido falar disso, já li sobre mensagens subliminares nos filmes da Disney e tal, mas isso não precisa ser necessariamente verdade, então o fato da história original ser bem diferente, é muito mais chocante. Me assustei com algumas coisas dessa história original da Branca de Neve, mas nem chegou perto da Bela Adormecida... =O

    ResponderExcluir
  29. Nossa muito legal o post. Eu realmente já sabia que a história não era verdadeiramente tão fofinha e engraçadinha assim, mas não sabia realmente como era. Adorei seus esclarecimentos :D
    Mesmo com tudo isso, ainda sou fã dos filmes da Disney hahahaha

    Beijo

    ResponderExcluir
  30. Nossa que Branca de Neve má heim rsrsrs. Não gente sério! Tudo bem que a rainha má quis matar Brance de Neve e talz, mas obrigar ela a calçar sapatos de ferro em brasa, logo o pé que é uma região tão sensível. Isso já é demais pô, antes obrigar a madrasta a ser empregada dela. Não estragou minha infância porque nunca fui fã desses clássicos, estragaram minha infância quando descobri que papai Noel não existe, triste demais isso!

    ResponderExcluir
  31. É muito legal mesmo a verdade por trás dos contos de fada...
    Conheço alguns...
    Ansiosa pelo conto da chapeuzinho vermelho... foi o primeiro que descobri como era de verdade!!! fiquei chocada... ai agente cresce um pouco mais e percebe as semelhanças... Que nem o da branca de neve!!!
    Mas amo a Disney do mesmo jeito mesmo sabendo um pouco mais deles!!! =D

    ResponderExcluir
  32. Muito legal esse post =O Várias coisas que eu não sabia sobre história, inclusive. Muito legal mesmo, parabéns =)

    ResponderExcluir
  33. Acabando com minha infância,sempre desconfiei que os contos não eram tão felizes assim.

    ResponderExcluir
  34. hehehe..decepcionei...Mas são mais realistas né..Ufa que alivio!
    Minha vida não é tãooo ruim assim..hahahha

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Mais macabro ainda e o da Bela adormecida que diz que o príncipe violou ela ainda adormecida fazendo com ela ela tenha gêmeos ainda adormecida.

    ResponderExcluir
  37. Adoro essas histórias por trás dos contos infantis, esse poster está super informativo *-* adorei.

    ResponderExcluir
  38. Eu não era uma criança que curtia conto de fadas...é eu sei estranho rs. Não fazia ideia que teve mesmo uma princesa e uma madrasta e toda a historia, chocada. E o negocio das crianças..era uma época mesmo muito diferente.
    Gostei de 'descobrir' estes detalhes que não contam para as crianças,
    beijos.

    ResponderExcluir
  39. Nossa adorei e não vejo a hora do próximo conto amei esse post *---*

    ResponderExcluir
  40. Bem bacana, hein? As histórias eram mais divertidas antigamente...
    Você já tem uma sequência de posts pra falar sobre todas as outras histórias (tipo um cronograma)???
    Tem umas que eu não vejo a hora de ler, mesmo já sabendo alguns fatos...

    ResponderExcluir
  41. É, então né, chocada.
    Agradeço pelo pedido de desculpas de "destruir minha infância", por sorte, nunca fui tão fã da Branca, mas estou com medinho de quando vocês chegarem ao conto da Bela e a Fera. </3
    Mas achei interessante saber disso tudo, eu já sabia que os contos originais eram macabros, mas nem tanto. rs
    Beijos,
    Ananda
    http://www.entrelinhascasuais.com

    ResponderExcluir
  42. Quando eu ouvi a história da Branca de neve pela primeira vez foi uma mistura da história fofa com a macabra. O príncipe levava ele no cavalo, tropeçava e ele desengasgava com a maça e no final a a madrasta era obrigada a calçar os sapatos com brasa. Então minha infância não foi destruída com esse post hahaha!
    Adorei esse post!!!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  43. Esses contos sem magia disney são muito chocantes, só tinha ouvido falar da história da cinderela. A da bela adormecida foi o que mais me chocou até agora.

    ResponderExcluir
  44. Hahahahaha eu vi o seu choque no twitter rs
    Bem legal a coluna, eu ja sabia que nem tudo é como a disney nos mostra, pelo menos eu, e acho que todo mundo, aprendi que é tudo bonitinho e sempre tem um final feliz, ai quando descobri que os Irmão Grimm tinham escrito os contos vi que nem tudo era tão bonito, apesar de não saber os detalhes sórdidos rsrsr
    Até que esse nem fiquei muito chocada, só com a "pequena" vingança da branca com a madrasta, fora isso nada pra assustar. Agora, só acho que o proximo tem que ser o da Bela Adormecida, eu não sei os outros, mas ouvi falar que esse é bem assustador.
    Podia ter o livro dos contos originais, eu nunca vi, fica a dica pras editoras.
    Bj

    ResponderExcluir
  45. Depois de ler esse post, vou ter que fazer terapia...sério viu! Eu não sabia de nada dessas coisas horriveis, mas a pior é as crianças que trabalhavam nas minas de carvão. eram subnutridas e expostas as reações quimicas, isso é desumano, mas enfim né, agora que já sei fico imaginando como será as historias das outras princesas, da até medo de descobrir viu! Muito esclarecedora essa postagem, só não vou dizer bacana, porque fiquei chocada, rsrsrs! :)

    ResponderExcluir
  46. Nossa, seus posts são incríveis Renato!Eu também sou fascinada pelo lado sombrio dos contos de fadas. Ano passado li muitas versões originais (claro que traduzidas) de diversos livros que a Disney adaptou. Por exemplo, o Pinóquio, no filme, você fica com dó do pobrezinho, sempre enganado, coisa e tal, mas lendo o livro, você vê o outro lado da personalidade e chega a ter raiva do personagem. É fantástico esses tipos de análises, se deixar tem assunto até amanhã e depois de amanhã... Adorei!

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  47. Minha infância acaba de ser destruída completamente, mas bem que poderiam fazer um filme com a verdadeira história da branca de neve, colocando tudo. as crianças, o sapato de ferro e a parte dos orgãos vitais da branca de Neve. Não daria um ótimo filme de terror? claro que daria! eu seria o primeiro a ir pro cinema assistir!

    ResponderExcluir
  48. E assim após o final deste post minha infância dá adeus a todos vocês.

    GENTE que foi isso, Branca de Neve pagando na mesma moeda(só para usar o trocadilho mesmo, porque na verdade ela pagou com juros e tudo neh)
    Fiquei até com pena da madrasta agora. Sapatear até a morte e ainda em sapatos de ferro em brasa :O

    C.H.O.C.A.D.O

    ResponderExcluir
  49. Já tinha lido que os contos não eram feito para crianças, que tinham um conteúdo sexual embutido, li depois que era para amedrontar agora tenho certeza que não sei mais de nada.. kkkk

    ResponderExcluir
  50. Acabando com infâncias em 5...4...3...
    Ah, já acabou! xD
    Gente, quanta coisa doida Oo

    ResponderExcluir
  51. Adorei este post. Não conhecia essa história da princesa alemã. Tem um livro que eu gostaria de ler tbm, que desconstrói todo o romantismo da obra de Shakespeare: Romeu e Julieta. Os livros se chama: Julieta Imortal e Romeu Imortal. Quanto aos filmes, Espelho, Espelho Meu é ótimo para as crianças, bem divertido. "Branca de Neve e o Caçador" vale apena pela Rainha. E que rainha. hohoho

    Tem um outro livro inspirado na história da Branca de Neve. Chama-se: "Veneno".

    ResponderExcluir
  52. Oi, Renato!
    Acho que agora você me confundiu, porque não era bem assim que eu via o conto da Branca. O que eu li era mais simples: ela comia a maça envenenada, o príncipe passava, os anões deixavam ele levar a cripta, caia e pronto, ela regurgitava a maça. Bem mais simples rs não tinha participação de madrasta, não.
    Enfim, mesmo com n versões de tempos em tempos, eu adoro contos. O mais melhor pra mim é o da Ariel, a coitada sofreu demais ;(
    Abraços
    Lucas ~ Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  53. Walt Disney e sua equipe foram verdadeiros gênios!!! Conseguiram deixar essa história bonita!!! rs

    ResponderExcluir
  54. Faz um tempão que soube que esses contos de fadas não tinham nada de bonitos e levinhos, mas nunca tinha parado para pesquisar mais sobre eles. Confesso que por ter uma quedinha pelo terror/horror, prefiro os originais. Mas gosto das versões da Disney também. Aguardando os próximos a serem desmascarados. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  55. Paaaaaasma com o tweet! Sim, minha infância está por um triz hahahaha brincadeira, não sou neurótica! Sou bem mente aberta e estou achando bem interessante essa nova coluna.
    Nossa! O que será que realmente aconteceu com a Margarete? E que príncipe é esse, levando o cadáver... meda! E a parte das crianças trabalhando nas minas, deu até dó.
    O post ficou muito bom. Arregalei os olhos algumas vezes, mas adorei as curiosidades. rs

    ResponderExcluir
  56. Gente, que horror! A bruxa é uma canibal! Como assim querer comer coração, rins, figado. ECA, ECA, ECA mil vezes ECA!!!!! Quem diria que a Branca de neve era malvada desse jeito e vingativa, né? To pasma aqui. Ainda bem que a Disney fez a historia ficar muito mais bonitinha, imagina se as crianças de hoje em dia visse isso? Iam ficar aterrorizadas '-' Se eu fiquei, imagina elas?! rs.

    ResponderExcluir
  57. Eu vi umas fotografias uma vez (http://www.justlia.com.br/2013/02/contos-de-fada-nao-tao-felizes/) que representavam os contos de fadas de verdade, eu fiquei horrorizada e ao mesmo tempo curiosa em relação a diferença deles para os que ouvimos desde pequenos, a versão mais leve e fofinha é legal sim, principalmente quando você cresce ouvindo ela, mas essa versão mais assustadora me instiga, eu ameeei essa nova coluna, e acho que um dos contos mais horríveis mesmo é o da Bela Adormecida! Ameeei!
    Beijos, Renato!

    ResponderExcluir
  58. Sempre soube que por trás desses contos de fadas sempre houveram coisas implicitas, principalmente em sua construção, no entanto ainda consigo ficar pasma com cada coisa que eu leio sobre isso, chega a me causar arrepios. Cada coisa macabra que meu deus do céu. Por mais que eu goste de ler sobre essas coisas eu não gosto devido causar arrepios. Eu não sabia do caso das criançad eu fiquei meio que sem palavras. Enfim adorei a série- pretendo acompanhar todos os posts da mesma (:

    ResponderExcluir
  59. Já tinha ouvido falar que os contos originais não são tão "de fadas" assim.. haha
    Muuuito macabro isso! Calçados de FERRO EM BRASA? :O
    Adorei o post, muito interessante, espero ansiosamente pelos próximos.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  60. Chateada, você acabou de destruir metade da minha infância...kkkkkkkkkkkk
    Mentira, Branca de Neve nunca foi um dos meus contos de fadas favoritos e foi bem legal saber a verdade por detrás do conto.
    Adorei"Branca de Neve e o Caçador".
    Beijos,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  61. Eu nunca pensei que a branca de neve fosse inspirada em um conto tão tenebroso!!!
    Uiiiiiii
    Fiquei curiosa para ver outros contos de fadas e o seu lado sombrio.

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  62. gostei do post... sempre desconfiei desses contos de fadas... ¬¬
    estou curioso pra saber o lado sombrio de outros contos....haahahahahaha

    ResponderExcluir
  63. Todo conto tem seu lado sombrio e que quase ninguém sabe, isso pode ser ver por a Psicologia através dos contos, quando se é criança achamos as histórias inocentes, e mais velhos vamos desvendando seus outros lados percebendo que essas histórias foram feitas para que em cada fase da vida tenhamos uma lição.

    ResponderExcluir
  64. Já sabia de algumas coisas que você falou mas a maioria foi uma total novidade. Putz, a Branca de Neve judiou da madrasta, hein? kkkkkkkkkkk...
    E a história dos "anões" muito estranha, né? kkkkkkkk...
    Gostei bastante do post.

    ResponderExcluir
  65. Amei a coluna! Gosto bastante desse curiosidades. Caramba, quanta coisa macabra! Branca de Neve é do mal. rs

    ResponderExcluir
  66. QUE NOJO! Viva a Disney por ela ter tirado esse lado canibal da madrasta.
    Gostei muito da coluna. e vocês quaase acabaram com a minha infancia! rs
    a Verdade é que eu achei tudo interessante demais, e como a Branca de neve não é uma das minhas favoritas.. isso nem me abalou muito rs
    Mas fiquei triste com os meninos da mina =/ A realidade já fui muito pior do que a nossa não é?! Isso me entristece. Enfim, pelo menos os anões da historia dos Grimm não são essas crianças. Eu realmente gosto muito dos anõezinhos!

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  67. Ok, muito obrigada por destruir minhas fantasias infantis HAHA
    mentira, já sabia de algumas coisas e pensando bem, agradeço as modificações que fizeram. Hoje tudo é tão bonitinho e mágico

    ResponderExcluir
  68. AAAAAAAAAAAAAH que nojo >.< Acho que prefiro continuar com minhas fantasias de criança. Eu sempre soube que a história dos contos de fada sempre eram macabras e tal, mas nunca me interessei em ir mais a fundo, acho que gosto mais da versão fofinha criada pela disney. KKKKKKKKKKK
    Beijos

    ResponderExcluir
  69. Caramba!! Uau... Eu sabia que as versões originais eram macabras, adultas, mas não imaginava que a Branca de Neve fosse má a ponte de fazer isso com a madrasta. What? Eu interpretei ela numa peça da escola quando era criança! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk... (não, não fui a árvore... u.u). E as curiosidades.. Bom, desconstruíram a ideia de conto de fadas e trouxe a realidade, mesmo. Interessante de se saber. Mas mantenha esse post longe dos pequenos! Destruir sonhos não é legal.

    Beijos.

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  70. Branca de Neve nunca foi o meu conto de fadas preferidos mesmo depois de saber que ela não era tão boazinha assim...rs.
    Estudei literatura infanto-juvenil e muitos desses contos originais eu conheço e vai ser bem bacana acompanhar aqui no blog todas essas histórias.

    Ahhh e mesmo que o Walt Disney tenha feito desses contos, histórias fofas e apaixonantes, eu confesso que prefiro os originais, pois mostram as pessoas como são de verdade. O WD é um pouco culpado por tantas meninas acreditarem em príncipes encantados e finais felizes.

    ResponderExcluir
  71. Eu já tinha lido sobre esta versão original da BN. É difícil se adaptar a esta versão tendo a da Disney tão fixada em mente.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  72. Adoro essas "verdades" sobre os contos de fadas e seus arquétipos em geral.... já tinha lido alguma coisa da Branca de Neve mas não me lembro onde, mas tem umas paradas que são meio do mal mesmo, não é? ahahahah
    bjs

    ResponderExcluir
  73. Acabei de fazer meu TCC inteiramente sobre o conto de fadas original dos Grimm e o filme da Disney. Um ano inteiro pesquisando tudo que se pode imaginar sobre os dois....Acho que vou ficar um bom tempo sem lê-lo ou assisti-lo.

    ResponderExcluir
  74. gente isso nao estraga meus sonhos so tenho 9 anos , pra falar a verdade gosto de saber a verdade, tem muito coisa que ja sei como a verdade por tras de pokemon,a mansao foster para amigos iimaginarios, branca de neve,pequena sereia, mas numca sobre cinderela me ajudem a encontrar um site para ver sobre isso mais taambem nao quero que tenha fotos macabras e entenderam ne bom tambem mensajes subliminares branca de neve tem um monte , bom pra começar pokemon e imaginaçao de ash principal da serie que esta em coma , mansao foster para amigos imaginarios tambem e imaginaçao da quela guria de cabelo vermelho amiga do mac que sofre de uma doença autismo, pequena sereia e mais ou menos asim ela se apaixona pelo principe dai a bruxa corta as pernas dela e ela acaba nao conseguindo casa com o principe e vira estrela do mar branca de neve voces ja sabem hora de aventura tem 2 teorias primeira: ash ta em coma e tudo e imaginaçao segunda: mundo de ooo se passa depois da 3 guera mundial guerra dos cogumelos , muitos morreram ou viraram mutantes graças a bombas atomicas enfim o lich e pai do finn e susana ,a forte kkkkkkkkk e mulher do lich mae do finn ela e humana assim como finn a e tambem a princesa jujuba e filha do rei gelado pois e visto em um episodio que ela e muito mais velha do que diz ser tendo bilhoes de anos a mae dela e dr.princesa [beth] esposa do rei gelado quando era humana quem viu o ep especial de natal vai sabe quem ela e. marceline tem seu pai claro babeedier senhor das trevas seis sabem quem assisti . esse babedier era normal trabalhava com lich e simon[rei gelado] claro na epocA que era humano observassao lich e pai de fim babedier e pai de marceline e simon [rei gelado] de jujuba porem jujuba tambem pode ter sido esposa de reu gelado mais o ator do desenho afirmou que beth e esposa de rei gelado quando humanos, babedier nao especificado com o que trabalhava porem ajudava lich e simon [rei gelado] lich era humano e babedieer tambem assim como rei gelado porem rei gelado se trans forma antes [especial de nata] e conheceu marceline depois da guerra [simon e marcy] isso pode provar que simon e mais velho que marceline outra coisa e que os tres simon,lich,babedieer descobrem o enquiridion e isso que faz a guerra acontecer lich e o principal causador da guerra marceline pode ter abrido o portal para seu pai, quando simon se transformou completamente entao seu pai que ja tinha se transformado começa a viver com ela e come suas batatinhas que possivelmente achou e visto no episodio memoria de uma memoria bom resumindo o desenho e meio macabro mais nenhuma dessas coisas estragou minha infancia gente e desenho ta dessa branca de neve e meio verdade como e dito acho que deve ser um mito da alemanha ou aconteceu bem de qualquer maneira acho que nada estraga minha infancia. : ]

    ResponderExcluir
  75. Eu já li tantas coisas que diziam ser a real história dos contos, e cada vez me surpreendo mais.
    Não sabia mesmo sobre a vingança da Branca de Neve ser cruel desse jeito, tem muita coisa sombria por detrás desses contos!
    Adorei esse post, o jeito como você contou a verdade e a estrutura do post! Ansiosa para ler os outros!

    ;)

    ResponderExcluir
  76. Eu já sabia que as histórias eram beeem macabras x.x Cada coisa que da até arrepios! Não sabia que tinha essa princesa alemã com uma história bem familiar... Ai credow. Por mais medonhas que as histórias por trás das histórias sejam, sou muito curiosa!! hahahah Adoro ler sobre cada versão - cada uma mais bizarra e menos 'mundo encantado da Disney' que a outra.
    Mais mais mais *-*

    Bjinhos
    @mariapsalles
    Jardim de Borboletas

    ResponderExcluir
  77. Meu namle é Ana Luíza Matos Abreu e eu n fiquei fim de ler a história, m procure no facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, como você é preguiçosa! E precisa de umas aulinhas de português, aposto que você ficou de recuperação em Gramática!

      Excluir
  78. Fiquei chocada, os meus sonhos de infância foram por agua a baixo :(

    ResponderExcluir
  79. Caramba, como a Branca de Neve era malvada! Mas também, depois de ter alguém mandando a matar - e tirar todos os órgãos vitais de seu corpo -, não era de se estranhar que tivesse ficado louca! E, já que não haviam anões, onde que a Branca de Neve se refugiou?
    Beijos,
    Own mine

    ResponderExcluir
  80. Noossa amei a coluna super bacana!! Eu li recentemente o livro A Psicanalise dos contos de fada (foi pra um trabalho da facu) e nossa fiquei impressionada com a interpretação é claro dos primeiros contos publicados, é tão interessante como a imaginação cria coisas infinitas!! Enfim amei de verdade! Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  81. Isso o que você disse sobre os sete anões não é verdade, eu pesquisei, tem coisas falsas e entendo que você pode ter se confundindo, mas nisso você errou!

    ResponderExcluir
  82. Gente...a Branca de Neve era bem macabra mesmo...

    ResponderExcluir
  83. adoro cantos de fadas mi emociono com as historias contadas

    ResponderExcluir
  84. Ivanildo Ofelio Dambile9 de abr. de 2014, 13:59:00

    gosto da historia da branca de neve adoro quando principes e a branca de neve casam-se e e ficam juntos e felizes para sempre.

    ResponderExcluir
  85. Quais as fontes de pesquisa para este texto?

    ResponderExcluir
  86. Noossa! A Real Versão é tenebrosa kkkkkkk!!!
    Mais venho aqui falar outra coisa!! queria que vcs me seguissem No Meu BLOG!!! É A FAN PAGE Também!!! no meu blog falo assuntos diversos de tudo um pouco!!! agradeço desde já!!!
    Blog:http://matheusalvesrocha5.blogspot.com.br/
    Fan Page:https://www.facebook.com/pages/Estilo-Zuado/1383398385239211?ref=hl

    ResponderExcluir
  87. Resolvi pesquisar porque queria fazer o aniversário da minha filha da branca de neve, fiquei horroriza; na verdade é difícil encontrar um tema sem algo sombrio por trás.

    ResponderExcluir
  88. Muito bom . E não acabou com minha infância (mas o fizeram revelando coisas sobre Pokémon - buáááá.)
    Li Branca dos Mortos e os Sete Zumbis (muito bom).

    Mas quero saber se você conhece uma versão mais pornô (acho) da Branca de Neve.
    Estou com 30 anos agora, mas no inicio da adolescência assisti uma versão mais sacana da Branca. Mas só lembro do final , em que Branca fica com os 6 anões e . . . . o Dunga , bem , esse espertinho fica com o Principe (depois de já ter servido de .... dona de casa para os outros 6).

    Há também uma versão macabra da Chapeuzinho, mas que também só lembro do final .
    Ela (Chapeuzinho), além de não ser salva pelo lenhador , é atacada pela avó e transformada em lobisomem.

    Se você acaso achar passa pra mim . Tem mais de uma década isso, e nunca mais achei.

    ResponderExcluir
  89. Muito bom . E não acabou com minha infância (mas o fizeram revelando coisas sobre Pokémon - buáááá.)
    Li Branca dos Mortos e os Sete Zumbis (muito bom).

    Mas quero saber se você conhece uma versão mais pornô (acho) da Branca de Neve.
    Estou com 30 anos agora, mas no inicio da adolescência assisti uma versão mais sacana da Branca. Mas só lembro do final , em que Branca fica com os 6 anões e . . . . o Dunga , bem , esse espertinho fica com o Principe (depois de já ter servido de .... dona de casa para os outros 6).

    Há também uma versão macabra da Chapeuzinho, mas que também só lembro do final .
    Ela (Chapeuzinho), além de não ser salva pelo lenhador , é atacada pela avó e transformada em lobisomem.

    Se você acaso achar passa pra mim . Tem mais de uma década isso, e nunca mais achei.

    ResponderExcluir
  90. Na verdade se todas as histórias da Disney forem pesquisadas a fundo, vamos descobrir um mundo macabro e assustador. Não é para menos! A época que essas histórias surgiram eram épocas onde o cristianismo imperava, onde tudo era coisa de bruxa, onde havia escravidão de toda especie. Então não há para onde fugir. A Disney é sombria por si só
    ótimo post!

    Bjos Leitura de Ouro

    ResponderExcluir
  91. Ceile!!

    Você parece a "branca de neve". Seu perfil aí está igualzinho!!

    Kkk!!

    Bjks!!

    ResponderExcluir
  92. essa historia e engraçada kkkkkkkkkkkkkkk bjs bjs bjs bjs bjs bjs bjs bjs bjs bjs bjs bjs bjs

    ResponderExcluir
  93. Bem-vindo ao médico da clínica walter. Você quer vender seu rim ou outros órgãos se sim se candidatar a uma venda hoje e você vai ser dada a máxima satisfação que você me need.Contact via e-mail: doctorwalterclinic@gmail.com

    ResponderExcluir
  94. Meu professor do curso de inglês falou sobre esses contos essa semana, disse que ele estava lendo o de Chapeuzinho Vermelho para a filha e achou o final totalmente trágico, hahaha, aí inventou um final diferente para a filha dele não ficar traumatizada.
    Eu adoro esses contos originais, gosto mesmo, e queria ler todos eles. Vou ficar esperando por mais postagens da verdade sobre os contos.
    Quando eu puder, vou comprar algum livro dos irmãos Grimm <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  95. Tem o livro a venda aqui! http://editorawish.lojaintegrada.com.br/produto/contos-de-fadas-em-suas-versoes-originais-vol-1.html

    ResponderExcluir
  96. eu achei bem interessante esta historia, mesmo acabando com a minha infância mas acho que precisava de um conto original onde nem sempre a princesa e a mocinha da historia como a Disney fala e nem toda historia tem um final feliz... sou sua admiradora por seu trabalho

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.