Infinity Ring: Dividir e Conquistar - Carrie Ryan

Esta é uma resenha dupla - a opinião da Ceile está com esta cor e a minha, com esta.
Uma ótima combinação entre computadores e livros, e uma estimulante chamada aos adolescentes a entrar de cabeça numa boa história.
Achei estranho o livro começar com Sera, Dak e Riq em Paris de 885, e não na Revolução Francesa, como acaba o último livro. Esperei fazer qualquer menção àquele acontecimento, mas nenhum detalhe. Foi então que me lembrei dos jogos, mas vou falar deles mais tarde... Bem, voltando..., eles usam o Anel do Infinito para viajar até a Paris medieval, entrando no meio de um “debate” entre Vikings e francos, a fim de obter a rendição de Paris para aqueles “brutamontes” (porque, cá entre nós, eles são mesmo grandes). Uma grande trapalhada de Riq e outra maior ainda de Dak (sim, ele consegue ser capturado porque quis ver um barco viking perto demais) faz com que Sera acredite que algo está muito errado. Afinal, as Reminiscências estão cada vez piores, o que quer dizer que não estavam conseguindo consertar a tal Fratura. Mas será que eles estão mesmo no lugar certo e na hora certa?

Quando vi que um autor diferente iria escrever um livro, me senti meio com um pé atrás. Não queria gostar de um livro porque gostei da escrita de um autor, e odiar outro pelo motivo inverso. Mas até que Carrie Ryan não me decepcionou. Embora tenha sim uma escrita própria, não foi nada que comprometesse muito a história, e até achei esse enredo mais trabalhado.

Eu fiquei mais curiosa para saber como seriam as diferenças nas narrações, mas não notei algo realmente gritante que fosse possível diferenciar um autor do outro - algo que acho que será impossível não acontecer no próximo volume, já que Lisa McMann tem uma narrativa absolutamente peculiar. 

Como eu não sabia nada do ataque Viking e nem pesquisei sobre (por causa do livro) fiquei tão cega quanto os personagens sobre o que eles deviam fazer. Ou seja, novamente a expectativa do que devia acontecer, as dúvidas sobre certas escolhas (né, Dak!) e principalmente o desenrolar dos acontecimentos. E quando achamos que tudo havia acabado, vem a autora e dá aquele “tahdah!”. E, assim como no primeiro livro, o final de “Dividir e Conquistar” foi, bem, interessante...

Algo que me chamou atenção no primeiro livro e eu tenho a impressão que foi mais atenuado neste são as cenas fortes. Veja bem, não há uma carnificina, mas as cenas do trabalho do trio no navio em Um Motim no Tempo foram bastante realistas e quase palpáveis (sério, meu estômago embrulhou); desta vez há mais cenas fortes, mesmo que não descritas detalhadamente (não há uma lupa em cada morto, mas acontecem umas mortes bem cruéis). Eu fico imaginando a faixa etária a qual o livro se destina, mas ao mesmo tempo isso me deixa confortável ao ver que, em nenhum momento, a autora (os autores) subestimam a maturidade do leitor (e a inteligência dele, já que a série tem como base fatos históricos). Até então, achei que as histórias seguiriam um caminho mais didático e com foco nos fatos, mas fiquei feliz em me sentir, de fato, dentro daquele cenário (e não só uma espectadora) com o trio - e, cara, Dak sabe se meter em encrencas! Ainda espero mais informações sobre a SQ - algo que eu acho que deveria ter no primeiro livro. 

Sobre os jogos... Não, eu não cheguei a jogar (o computador não permitia), mas eu dei uma olhada na proposta. O primeiro jogo se passa na Revolução Francesa, o que explica a falta de detalhes dela. E nele nós temos que ser mesmo Guardiões da História e impedir que a SQ controle a família real e torne a Revolução um fracasso. Acho que foi uma ótima maneira de unir aqueles apaixonados por computadores e jogos aos livros, e também uma forma, acredito eu, bem eficaz de interação com a estória.

Por isso recomendo essa série especialmente aos adolescentes, tanto pela linguagem leve do enredo quanto pelo fato deles poderem “entrar” na estória e ajudarem a escrevê-la. Uma ideia muito bem utilizada, novamente e que acho que pode dar certo.

Comentários
45 Comentários

45 comentários:

  1. Agora não me sinto tão mal sabendo que adolescentes vão curtir mais, e eu não. rs
    Continuo não me interessando pela série, mas achei legal não haver uma diferença gritante entre os estilos dos autores. Pelo menos o leitor não se sente totalmente perdido a cada livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que bom que essa questão de autores diferentes a cada volume não prejudicou em nada o andamento da série. Gostei também de saber que rola um certo "realismo" em algumas cenas descritas. Se meu interesse já tava grande, agora aumentou mesmo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. Que bom que a história continua boa...também, tá virando modo esses livros escritos por vários autores, não? Acho que é o que dá um toque de curiosidade nas pessoas.
    Essa de juntar leitores com jogadores é boa a princípio...não cheguei a ler, ou jogar, mas a jogabilidade é boa? Os gráficos? Às vezes jogadores só veem isso...
    Espero que ela termine logo de ser publicada pra eu poder comprar e ler...

    ResponderExcluir
  4. Eu não li o primeiro e só agora estou começando a me inteirar dessa série. Estranhei o fato de ter sido escrito por outro autor, mas parece que isso não prejudicou a história.

    ResponderExcluir
  5. É acho que não é meu tipo essa série, mas achei bem criativo isso de livro + jogo, é um grande estimulante. E fico feliz que a diferença de autores não mude tanto, pelo menos quem for ler não vai ficar perdido.

    ResponderExcluir

  6. Eu acho que gostaria muito dessa série. Tem muitas reviravoltas e ela consegue prender o leitor. É interessante também pelo fato da sequência ter sido escrita por um outro ator. Todos os lançamentos da série serão assim? Quando tiver a oportunidade, lerei.

    ResponderExcluir
  7. Achei meio confusa essa serie, queria ler o primeiro mas esse segundo livro nao me atraiu muito..

    ResponderExcluir
  8. eu não curti o livro, não é meu gênero preferido de leitura, ai complicou um pouco! o tem tá meio batido e não me conquistou!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Achei a história bem interessante e não sabia que era outro autor a escrever este livro. Mais fico feliz que ele tenha acertado no gosto dos leitores. Ainda pretendo ler a série que muito me deixou curiosa com essa história de viajar no tempo. Curto muito este estilo de leitura futurista. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Eu fiquei interessada na série quando o primeiro volume foi lançado,mas, como não dá para querer comprar todos os livros em que fico interessada, tenho que abrir mão de alguns, e foi o que aconteceu com essa série.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Ainda continuo no meio termo em relação a esta saga... O fato de ser escrito por autores diferentes a cada livro, me deixou com um pouco de receio. Mas a premissa histórica me atrai muito... Sou meio ambígua e indecisa. Não sei ainda o que concluir a respeito rsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Que bom que não tem nenhuma diferença gritante na narrativa,
    pelo menos assim, as pessoas que se interessaram pela série não iram ficar
    perdida. Ainda não me vi na vontade de ler essa série... me parece ser tão ZZZZzzz...

    ResponderExcluir
  13. É a mesma coisa que eu disse no comentário do primeiro livro, eu tenho vontade de ler essa série, mas são muitos livros e realmente não sei se vale a pena. Cansei de séries, muitas vezes é um investimento que não vale a pena.

    ResponderExcluir
  14. Que legal! Adoro quando temos jogos das obras. Adorava os de HP e sou viciada em todos eles, tenho todos. Tanto os pra PC quanto os pra play...
    Enfim, adoro história. Sempre foi uma das minhas matérias favoritas, e um livro (e também o jogo pelo qual fiquei empolgada) que me permita voltar no tempo, nos pontos históricos, chama a minha atenção.
    Mas ainda me sinto insegura quanto a forma dos livros serem escritos. Um autor diferente pra cada livro...

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei e leria sim,porém vejo que é a cara da minha irmã. HUEHUEH
    Seria a série perfeita para incentivo ao estudo,as vezes ela precisa :D
    Mostrar que tem matérias que são legais e tal.Conheço o primeiro livro mas não li.

    ResponderExcluir
  16. Como disse na outra resenha, tenho muita vontade em ler a série, porque gosto de histórias com viagens no tempo e com essa dinâmica de ter que entrar em fatos históricos e consertar certas coisas. Tenho muito interesse em saber como é cada um autor escrevendo um livro da série, e se dá pra perceber a diferença.

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Como comentei na resenha anterior do primeiro volume, não consigo me interessar pela temática dessa história... Mas, pelo menos a mudança da escrita de autor nesse segundo livro não foi tão gritante. Que nos próximos volumes seja assim também...

    ResponderExcluir
  18. É talvez eu leia o segundo também rsrs. Que bom que não ficou muito diferente a escrita de um para o outro. Ah eu ia gostar muito de ler sobre o ataque Viking *-*

    ResponderExcluir
  19. Já tinha dito no post anterior que achei o enredo meio infantil, ai ao ler a resenha desse livro vejo que me enganei, afinal se tem cenas mais fortes acho que a faixa etária sobe. Bem complicado o livro 1 acabar em uma parte e no 2 começar em outra, confuso mesmo, por isso acho estranho cada um escrever um livro. Ah acho que dá pra diferenciar a escrita de cada autor, pode ser que não é tão gritante por causa do enredo que seguem, se fosse mais livre não seria assim.
    Bj

    ResponderExcluir
  20. Oi! Que bom que não houve uma diferença de narrativa, eu esqueci que cada livro tem autor e quando li isso fiquei com medo de que não desse certo. Eu não sabia que os vikings tinham invadido a França. Eu quero saber o que esperar pelos próximos.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Eu fiquei curiosa para ler esse livro, mesmo tendo ficado um pouco decepcionada com o primeiro, a narrativa do Dashner é muuuito boa, mas eu senti que faltava algo no livro, não consegui gostar dele 100%. Eu tenho uma esperança maior em relação a esse livro, e eu acredito que um dos pontos mais altos dessa série são os fatos históricos, pelo menos no primeiro livro isso não foi cansativo, o autor narrava-os e os inseria na história com uma naturalidade que você acreditava mesmo que era para eles estarem ali. Enfim, eu espero que esse livro me deixe mais satisfeita, e eu também estou curiosíssima em relação a SQ, vou dar uma chance, mas não é algo urgente. Aliás, adorei a resenha dupla meninas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Estava também em dúvida de cada escritor em cada livro, ainda bem que vocês dois disseram que até agora está tudo bem. E que confusão! Agora já estão na França! E que loucura essa de serem capturados pelos vikings! E mortes violentas? Essa parte eu não gostei não! :))
    Mas vou ter que ler para ver isso de perto!
    beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  23. Particularmente, não curto livros assim ... acabo me perdendo na hist! Apesar de adorar filmes com esse tipo de enredo.. rs... vá entender!! rs!
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  24. Fico feliz em saber que mesmo esse livro sendo escrito por outro autor, o resultado da narrativa foi muito boa e que ideia bacana de interagir a leitura com o jogo, fiquei curiosa pra saber como é e acho que vou dar uma chance pra essa série, bacana a resenha em dupla, eu adorei! :)

    ResponderExcluir
  25. Eu não conhecia mesmo essa trilogia e curti, me interessei mesmo. Só não sei quando eu vou ter tempo e dinheiro para poder comprar e ler.
    Bjss :*

    ResponderExcluir
  26. Não curti muito a ideia de cada livro da série ser escrito por um autor diferente, mas fico feliz em saber que não há prejuízos com essa mudança! Bem, eu já tinha um interesse pelo primeiro livro, mas nem me lembro realmente do que se trata. Pretendo ler porque a série parece valer a pena :)

    ResponderExcluir
  27. Já tinha me animado bastante com o primeiro livro e me animei ainda mais com a resenha de Dividir e conquistar. Um livro "cheio" de acontecimentos e já fiquei louca para saber mais detalhes sobre esta historia!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  28. Esses livros não me atraem de forma alguma, sério mesmo.
    Beijos,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Ainda tÔ com o pé atrás por causa da história de autores diferentes, mas me parece um livro até divertido. E cara, vem com jogos? que junção perfeita, haihaihai... Agora ele realmente entrou na minha extensa lista. :)

    ResponderExcluir
  30. Ainda tÔ com o pé atrás por causa da história de autores diferentes, mas me parece um livro até divertido. E cara, vem com jogos? que junção perfeita, haihaihai... Agora ele realmente entrou na minha extensa lista. :)

    ResponderExcluir
  31. Ainda tÔ com o pé atrás por causa da história de autores diferentes, mas me parece um livro até divertido. E cara, vem com jogos? que junção perfeita, haihaihai... Agora ele realmente entrou na minha extensa lista. :)

    ResponderExcluir
  32. Essa série fica meio confusa em algum momento? Sei lá, ás vezes dá um pouco essa impressão. Não estou necessariamente desesperada para ler, mas pode ser que eu até adquira algum dia. O problema é que tudo nele me diz "não sou seu tipo". Horrível quando isso acontece.

    ResponderExcluir
  33. A trama promete boa leitura e pelo que vi de resenhas parece que é. Gostei do jeitinho dele, a história tem tudo pra chamar e prender atenção, achei. Faz meu tipo.

    ResponderExcluir
  34. Amei a resenha e continuo interessada na série (apesar de já não ser mais uma adolescente).
    Que incrível a ideia dos jogos, hein? Quero jogar este da Revolução Francesa.

    ResponderExcluir
  35. Não li nenhum livro da série ainda, então não posso dizer muita coisa.
    Apesar de ter gostado bastante do enredo e da sinopse, as capas não me chamaram a atenção em nada, mas darei uma chance a série com certeza

    ResponderExcluir
  36. Me interessei pela série e gostei de saber que o segundo volume não decepciona. Bem legal a ideia de poder 'entrar' na história através do jogo.

    ResponderExcluir
  37. Primeiro queria começar dizendo que adorei essa resenha dupla, que se encaixou definitivamente bem uma na outra, e achei tão diferente, é a primeira vez que vejo algo assim, e gostei bastante vocês estão de parabéns :) quanto ao livro, não li o primeiro portanto não tenho muito a dizer, as únicas informações que tenho sobre o livro são a resenha anterior à essa. E assim, gostei bastante das duas resenhas, o que me instigou a ler o livro. Fico feliz de estar certa quanto ao fato de achar que a mudança de autor da série não iria interferir tanto na leitura da mesma. Você indicou o livro a adolescentes, e mesmo já saindo da adolescência, creio que vou gostar, pois não tenho um faixa etária definida em minhas leituras, sou bem eclética quando a isso.

    ResponderExcluir
  38. Como você disse a história é bem mais trabalhada nesse volume, continua com seu ar leve, característica da coleção, mas ganha um pouco mais de maturidade. Não sei porque mais não consigo ficar enojada com palavras, nem mesmo com King, assustada, aterrorizada sim! Enojada não. Tô em um momento de evitar romances românticos e essa coleção caiu de paraquedas no momento perfeito. As aventuras e trapalhadas do livro são voltados para o público juvenil mas para quem quer brincar um pouco com um assunto sério é uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
  39. Bom saber que a escrita dos autores não destoou tanto um livro do outros.. mas com o comentário da Celie, vou ter que esperar uma resenha do proximo livro para saber como vai rolar.
    Eu gosto muito de livros que viram jogos - HP que o diga -, mas deixa eu ver se entendi. Se você não jogar, fica uma parte do livro em aberto? Se for assim, não curti não =/

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  40. Achei legal começarem o livro de um ponto diferente do término do anterior, mas o interessante é essa do leitor poder entrar na história e até contribuir com a trama.
    Preciso começar a ler essa série, mas acho que vou esperar até o ano que vem, pois estou com tantas séries para ler aqui... e a cada mês acumula mais.

    ResponderExcluir
  41. Acho que essa serie deve ser muito bacana. E envolve momentos históricos que também tem tudo a ver comigo.

    ResponderExcluir
  42. Como eu disse em outra resenha dessa série eu não tenho muita vontade de começar a ler. Acho que não faz muito o meu estilo. Só fico me perguntando se a troca de autores não irá prejudicar o bom desenvolvimento do livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  43. Cada livro um autor diferente, quem sabe isso possa funcionar ou não, apenas quando quiser descobrir poderia afirmar algo, lendo os livros...

    ResponderExcluir
  44. Autores diferentes? Um desafio para eles, bolar tudo certinho... E tenho certeza agora de que não leria. Sete livros? Mudando escrita direto e num estilo mais teen? Não curto muito, mas eu indicaria para outras pessoas lerem. Continuo com o que disse na outra resenha, o lado histórico parece ser o diferencial, o lado bom.

    Beijos.

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.