Laços de Sangue - Richelle Mead

Das todas séries que já li sobre esses famosos vampiros (House of Night/ Crepúsculo) nenhuma das duas se igualou com o primeiro volume de Bloodlines, que é spin-off da série Vampire Academy.

Sidney é uma jovem alquimista designada para proteger a princesa e vampira Jill a fim de manter o equilíbrio na corte Moroi. Para ela o único motivo para que a princesa precise de proteção é o fato de a mesma estar correndo um perigo de vida, uma vez que ela já foi vítima de um ataque. Nessa nova missão, Sidney vai desvendar mistérios inimagináveis, e o que ela pensava ser apenas mais uma tarefa rotineira se mostrará uma descoberta surpreendente, com mentiras e grandes revelações. 

Como falar de vampiros sem soar clichê? Muitos leitores devem se perguntar isso quando uma nova série surge abordando o tema. Posso afirmar com absoluta certeza que Richelle Mead soube dar seu toque especial em Laços de Sangue mantendo as características comuns como pele muito branca, beleza e caninos aparentes. Os Moroi e Strigoi, por exemplo, me deixaram fascinados e interessados para saber mais a respeito de ambos. A primeira raça é de vampiros mais “pacíficos” enquanto a segunda é mais sanguinária, não tolera a luz do sol e se alimenta das suas vitimas até tirar a vida das mesmas. 

Como muitos leitores sabem, a série é derivada de Academia de Vampiros, e traz vários personagens já conhecidos. “Mas, Lucas, será que eu não vou ficar sem entender alguma coisa por não ter lido a outra série?” Creio que não, até porque eu mesmo não li e consegui entender muito bem o primeiro volume desse spin-off. Claro, existe um spoiler de Vampire Academy em Laços de Sangue, mas não me incomodei. Aliás, não saberia qual é o spoiler se não tivesse perguntado para quem já leu VA. 

Sidney, a protagonista, é muito bem construída. Palmas, Richelle. Gostei muito da personalidade da garota, que apesar de jovem é valente e pensa muito antes de tomar qualquer atitude. E o Adrian então? *suspira* Além de lindo de morrer, como todos os Moroi, ele é muito sarcástico e conseguiu me tirar boas risadas ao longo da leitura. 

A narrativa é ótima também. O que me impressionou foi que além da velocidade, Richelle parece ter um jeito próprio de avançar a trama ao decorrer das páginas. Em um paragrafo estamos num dia e determinado dialogo e no seguinte a história já avançou consideravelmente para um dia ou semana mais a frente, se atendo apenas ao que interessa.

Laços de Sangue foi uma leitura marcante. Li o livro sem expectativa nenhuma e ao final pensei: E agora, cadê a sequência dessa história maravilhosa? Apesar de não trazer um tema inovador, Richelle Mead soube conduzir a trama prendendo minha atenção do começo ao fim. O final tem ação numa dosagem bem grande para satisfazer o leitor e o ressurgimento de um personagem de Vampire Academy.

Esta resenha foi feita pelo Lucas a convite do blog e você pode conferir mais resenhas (e outros posts) dele no blog Descobrindo Livros.
Comentários
67 Comentários

67 comentários:

  1. Estou louca para ler esse livro! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. apesar de me sentir um tiquinho interessada em Bloodlines, nunca li nem ela nem VA ;$
    na verdade o gênero não faz muito o meu tipo, mas sinto que se eu pegá-lo para ler, irei me surpreender horrores!
    ótima resenha Lucas :D

    ResponderExcluir
  3. Também como você não li VA e pensava que ao ler esse ficaria mais que perdida na história. Agora você garantindo que não, vou tentar este livro, pois só vejo resenhas como a sua falando bem dele. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Jill é uma princesa vampira que está correndo risco de vida? Meio confuso isso aí, afinal se ela é vampira não está mais viva...eu acho.
    Não li VA e particularmente não gosto desses livros que falam de vampiros (esses novos modinhas, que são um saco e tem uns fãs chatos para caramba).
    Mas esse parece ser mais fiel aos vampiros de verdade (talvez eu veja a série de tv quando sair, se gostar...).
    Serão quantos livros dessa série?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vampiros podem morrer, sim :) Em Bloodlines um dos jeitos mais eficazes é queimar.

      Excluir
    2. Sim, mas não seria risco de vida...seria risco de morte (de novo), não?!?

      Excluir
    3. Na verdade existem dois tipos de vampiro na mitologia do livro: os Moroi, que são mortais (ou seja, nascem-vivem-morrem, como os humanos) e se alimentam de sangue sem matar as vítimas; e os Strigoi, que são mortos-vivos, imortais, sem alma e cruéis, que matam as vítimas drenando todo seu sangue.
      Por isso a princesa Jill (que é da realeza Moroi) corre risco de vida. :)
      São 6 livros na série.

      Excluir
    4. Bem dito, Nathália. Até pesquisei no Google e a expressão "risco de morte" não se aplica em nenhuma situação. O certo é "risco de (perder) a vida". Enfim, o livro é ótimo. Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  5. gostei da resenha, já vi outras pessoas falando bem desse livro :) gostei
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  6. Lucas, tu precisa ler Vampire Academy!
    Dá pra sacar como "Bloodlines" é genial depois que se lê VA.
    Tipo, essa série é extremamente necessária para a sanidade dos fãs depois do final ~miu~ do pobre Adrian em VA.
    TU PRECISA, TU PRECISA!
    Adorei tua resenha! Claro que respeito as opiniões alheias, mas estou meio cansada de ler resenhas de VA com teor de preconceito por "Twilight", sendo que são propostas totalmente diferentes.
    Amo "Twilight", mas VA é a minha série de vampiros favorita em vários níveis.
    Fé em Deus que o povo vai começar a ler por causa do filme e vão tirar suas próprias conclusões, baseadas em seus gostos, não em preconceitos. Estou no aguardo dessa evolução no mundo. HAHA
    Enfim, parabéns pela resenha. Amei mesmo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai verdade! Não tem nada a ver com Twilight, é totalmente diferente o mundo que Richelle escreveu. É perfeito VA e claro Bloodlines.
      Ainda bem que Richelle aproveitou seus personagens maravilhosos.
      Meu Adrian lindo não teve um final digno no VA u-u
      Ótima resenha *o*

      Excluir
  7. Você realmente precisa ser Vampire Academy, é ótimo e Rose Hathaway é uma excelente protagonista, você vai adorar a história. É uma história que vai mundo além dos vampiros!
    E Bloodlines não podia ser diferente. Richelle sabe como prender o leitor em cada capítulo.

    Bj,
    Van
    bookistheanswer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Lucas, eu não dava nada por esse livro, e olha que sou fã da temática. Acredito que seja pela capa e sinopse, pois não me chamaram muito a atenção, mas nada como uma resenha, não?! Ainda mais uma resenha tão empolgante quanto essa. De verdade, agora me animei a ler logo esse livro, principalmente por você citar que essa autora não enrola (isso é muio difícil hoje em dia).

    ResponderExcluir
  9. é muito bom quando nos envolvemos tanto com o livro, é uma das melhores sensações, infelizmente o gênero não me agrada, pra mim os vampiros estão clichês demais, faço a linha mais romance e alguns dramas.
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. A resenha está excelente! O livro parece ser ótimo.... mas eu estou um tanto quanto saturada de livros/filmes/contos e etc etc etc sobre vampiros! ahahaha Quem sabe daqui há 1 ano mais ou menos eu não me entusiasme mais com uma resenha dessas....

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler a série Vampire academy, mas agora que todos os livros foram lançados aqui, acho que vou dar um jeitinho *-*
    Adorei sua resenha de Laços de sangue, e com certeza vou querer ler depois :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li Vampire Academy por motivos de "não quero ler mais uma série sobre vampiros", mas estou quase mudando de ideia. Acho que ler Laços de Sangue é bom começo né...
    beijos :)

    ResponderExcluir
  13. Nunca li Academia de Vampiros, então acho que não faria muito sentido eu ler Laços de Sangue, já que este é derivado da série. Não gosto de livros com temas sobrenaturais, sobretudo vampiros, então nunca me interessei em ler a série e acredito que nunca o farei, por mais elogiada que esta seja. Enfim, pra quem curte o gênero, acredito que tanto a série quanto esse spin-off, sejam leituras indispensáveis. Ótima resenha! ;D

    ResponderExcluir
  14. Ai, como meu quero ler Vampire Academy *-*
    Depois de ler toda a saga Crepúsculo e alguns livros do Diários do Vampiro, fiquei completamente enjoada de sagas que abordam o tema. Mas quando eu ouvi falar sobre VA meu coração palpitou novamente rsrsrs Pelo jeito, a série é muito mais madura e fiel à muitas características dos contos originais e isso me deixou encantada.
    Pretendo sim, ler a saga e depois me aventurar no spin-off. Quero ler tendo completa consciência do "mundo vampírico" criado pela autora. E tudo me leva a crer que não irei me decepcionar *-*

    ResponderExcluir
  15. Temos de convir que vampiros é um tema batido e rebatido, se um livro com um tema desses te cativou então tem que ser muito bom, afinal são tantos vampiros por aí que dá até preguiça! Eu mesmo fico falando que não quero mais nada que envolva vampiros, cansei! Mas não tem como não ficar curiosa!

    ResponderExcluir
  16. Já ouvi vários e vários comentários falando bem sobre a VA, mas nunca tive interesse em ler, por ser o tema de vampiros mais uma vez. Só que eu fiquei curiosa agora! Adoro o jeito da Richelle, sendo dela a minha saga favorita, acho que vou dar uma chance ao livro :)

    ResponderExcluir
  17. Tô para ler VA e quero ver o filme *o*
    Fui a um evento de Bloodlines e fiquei como cega em tiroteio UHEUHEUHE
    Não li VA ainda e como é spin-off,gosto de estar por dentro de tudo.Me interessei muito mesmo :D

    ResponderExcluir
  18. Não gosto de vampiros e isto é fato. Mas achei duas coisas bem interessantes neste livro: existirem duas "espécies" diferentes e a rapidez incrível da narrativa. Acho que nunca li nenhum livro em que as coisas mudassem tão rápido em um parágrafo. Deve ser uma leitura bem dinâmica.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Eu adorei VA, li muito rápido e descobri esse ano o spin-off e quero ler muito Laços de Sangue e fico feliz que a continuação dele sai em novembro.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho acompanhado a leitura de capítulos em um outro Blog. De cara fiquei apaixonado pela Sydney. Ainda não li Bloodlines pelo fato de não ter terminado VA. Muitas pessoas já me disseram que não tem problema em começar a ler o spin-off, só que eu prefiro acabar logo VA. Até agora, acho que VA é o melhor livro sobre vampiros, vamos ver se Bloodlines supera.

    ResponderExcluir
  21. Lendo a resenha fiquei me perguntando: O que será essa Academia de Vampiros? Não li esse livro então não terá problemas em ler o spoiler no Laços de Sangue. E não conhecia a história, e tomara mesmo que não tenha caído na mesmice dos vampiros de sempre...rsrs... E não conhecia esse autor. A capa é linda! Bem sangue mesmo! :)
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  22. Eu quero ler VA e Bloodlines! Não tive oportunidade de ler ainda, mas adoro o tema vampiros e o que eu encontro deles eu vou assistindo (ou tentando!). Pra mim, acho melhor ler VA primeiro, para depois ler esse livro. Sei lá, prefiro! Vou adquirir os livros logo que eu puder! Espero gostar bastante ^^
    Adorei a resenha!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  23. Não gosto dessas histórias sobrenaturais YA, mas disseram que VA é inovador no quesito, mas não tenho nenhuma vontade em ler - só se houver uma oportunidade. Para os fãs do gênero, deve ser uma ótima pedida, então é recomendável. Acho as capas da Seguinte muito legais, e a fonte usada no título ficou mesmo bonita. Enfim, ótima resenha, mas não sei se leria.

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Apesar da minha pessoa não está mais nessa onda de "vampiros", eu achei bem interessante a resenha. Vou vê se participo do sorteio, quem sabe não ganho né?

    ResponderExcluir
  25. Pirei no livro só porque tinha mais de Adrian u.u
    A garota as vezes me dá nos nervos e a trama fica bem mais leve que os outros livros da outra série. Mas mesmo assim vale a pena, é gostosa essa leitura.

    ResponderExcluir
  26. A capa é muito bonita mesmo. Gosto de capas com esse tom de vermelho. Em relação aos vampiros, estou saturado deles. Leio um ou outro, mas desde que eles tenham a sua verdadeira natureza, ou seja, sejam notívagos, branquelos e sanguinários. Pelo que vi, a raça "Strigoi" é bem assim, e isso me deu uma leve balançada pra ler essa série. E se tiver oportunidade, lerei.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  27. gosto da capa e acho o título ótimo. e a resenha fez eu ver que a história também é muito bem contada apesar de envolver algo que não sou muito chegado: vampiros.

    ResponderExcluir
  28. Veja bem: não é que eu não goste de vampiros. É só que estou muito, muito, exausta deles. Tenho a impressão de que sai uma nova trilogia com esses seres o tempo inteiro. Me dei férias, mas se um dia quiser me distrair com criaturas de caninos afiados, pele clara e opção de brilhar ou não no escuro, vou anotar esse nome. Só pela descrição dos personagens, parece ser uma boa pedida mesmo.

    ResponderExcluir
  29. Não é dos meus preferidos...essas hist sobre mocinhos vampiros formando casal com humanas...rs... ou outras histórias!!! Mas, os livros estão ai dispostos a quebrar velhos conceitos sobre " eu nao curto"!!!!
    Beijoocas!!!

    ResponderExcluir
  30. Não é dos meus preferidos...essas hist sobre mocinhos vampiros formando casal com humanas...rs... ou outras histórias!!! Mas, os livros estão ai dispostos a quebrar velhos conceitos sobre " eu nao curto"!!!!
    Beijoocas!!!

    ResponderExcluir
  31. Curto demais historias de vampiro e acho que vou curtir ler este romance, pois através de sua resenha meu interesse aumentou.
    Bjos!

    http://liza-pink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Só falta ler o último livro da série Academia de Vampiros, que eu gosto muito, então quero ler também Bloodlines. Acho também que para quem leu VA o aproveitamento de Laços de Sangue é melhor. Adoro o estilo da escrita de Richelle Mead.

    ResponderExcluir
  33. Eu sou mega fã da Richelle acho que ela escreve super bem sobre vampiros e não é nada clichê, ela sempre dá seu toque a historia. Eu ainda não li essa nova série pq preferi esperar pelo lamento no Brasil. Apesar de poder ser lido independente acho que o ideal é ler primeiro VA pra depois passar pra esse, tem muito spoiler e se vc for ler depois ja saberá de tudo e não terá aquela expectativa.
    Espero ler em breve.
    Bj

    ResponderExcluir
  34. VA é uma das minhas séries preferidas, sou completamente fascinada pelos personagens e pela escrita maravilhosa de Mead.
    Eu tenho Bloodlines, mas estou esperando para ler pois preciso ainda comprar o 6º e último volume de VA. Mas ja sei quem é o personagens que aparece no final, pois sou dessas pessoas que lê a última página antes da primeira.. hhahahah

    ResponderExcluir
  35. Confesso que estou farta de romances com vampiros, mas que sou louca pra ler VA. Além de ir para os cinemas, e eu não consigo ver um filme sem ler o livro, a história parece ser bem interessante.
    Confesso que fugia de resenhas de Laços de sangue por achar ser uma história chata. Mas cara, é um spin-of de VA!
    Uma coisa que pode me incomodar é a passagem do tempo. Não gosto muito de histórias que pulem tanto o tempo de um capítulo para o outro. Mas só saberei se vou gostar ao ler, certo?

    ResponderExcluir
  36. Nunca li VA, e tenho muita vontade de fazê-lo, mas sempre acabo comprando outros livros na frente e nunca dou uma chance pra Richelle Mead. Acho que histórias de vampiros não estão em minhas prioridades literárias, digamos assim. Tô mais focada em outros gêneros, mas, gostei bastante da resenha... e tenho curiosidade em ler, também, a série Bloodlines.

    ResponderExcluir
  37. Eu acho esse livro lindo, primeiramente. A lombada dele é tão bem feita e trabalhada que ficaria linda em qualquer estante. Eu tenho vontade de ler tanto VA, quanto esse spin-off, dizem que a narrativa da Richelle é viciante e única, e por mais que o tema vampiros já tenha sido explorado por incontáveis autores, é sempre legal você ver como diferentes pessoas tratam esses seres, é curioso. Fiquei tentada a comprar o livro agora rs
    Beijocas

    ResponderExcluir
  38. Como fã de carteirinha da Richelle, sou super suspeita pra falar de qualquer livro dela.
    Já li VA e já li os três primeiros volumes de Bloodlines (em inglês mesmo, pra não precisar esperar) e já estou louca pra reler tudo, enquanto espero lançarem The Fiery Heart.
    Ao contrario de você, li cheia de espectativa, e não fui frustrada, por que Tia Rich nunca me frustra! haahahahahah
    Quero já meu exemplar pra cheirar e reler mil vezes.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  39. Como fã de carteirinha da Richelle, sou super suspeita pra falar de qualquer livro dela.
    Já li VA e já li os três primeiros volumes de Bloodlines (em inglês mesmo, pra não precisar esperar) e já estou louca pra reler tudo, enquanto espero lançarem The Fiery Heart.
    Ao contrario de você, li cheia de espectativa, e não fui frustrada, por que Tia Rich nunca me frustra! haahahahahah
    Quero já meu exemplar pra cheirar e reler mil vezes.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  40. Sou uma das poucas pessoas que não leu Academia de Vampiros e sendo esse livro derivado dessa série, não me interessei, ando sem vontade ler esse gênero, mesmo que a protagonista é cativante e a narrativa é gostosa de ler, não é um livro que leria agora, pelo fato de que não ando lendo nada relacionado a vampiros ou coisas desse genero, mas parabéns pela resenha, pros fãs é um livro e tanto! :)

    ResponderExcluir
  41. Ai, fiquei com medo de precisar ler VA pra poder ler essa série. Sua resenha me deixou mais tranquila rs Confesso que tenho VA aqui em casa e ainda não li D:
    Bjss

    ResponderExcluir
  42. Primeiro parabéns pela resenha! E confesso que não conhecia está série e não li academia de vampiros ainda, recentemente li Diários de vampiro e me decepcionei bastante...Mas não desanimei sobre séries de vampiros e quero ler uma série e me interessei bastante por Laços de sangue, espero poder conferir em breve!!

    ResponderExcluir
  43. Gosto demais de vampiros, e a Pah do Livros&Fuxicos já havia me convencido a lê-lo.
    Beijos,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Quando terminei de ler fiquei super ansiosa pela continuação mas, mais para ver se a história se torna mais fluída.Eu até gosto desse livro mas sempre ficava esperando por mais, tenho certeza que a Richelle não me decepcionará. :) tbm amo o Adrian <3 e espero que ele de um jeito nessa personalidade muito certinha da Sidney

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Quero muito iniciar está série, só tô esperando terminar a série Academia de Vampiros (só me falta 3 livros da série para terminá-la... kkkkkkk...).
    Mas com certeza lerei, ainda mais sabendo que o livro te deu esta "aflição" pela continuação.

    ResponderExcluir
  48. Nunca li VA, apesar de estar de olho na série há bastante tempo.
    Bom, como ainda não conheço o universo criado pela autora, não posso dizer muita coisa, mas estou bem curiosa com as duas séries

    ResponderExcluir
  49. Tenho esse livro mas sou vou lê-lo depois de ler todos os livros de V.A. (minha coleção está quase completa)

    ResponderExcluir
  50. Toda vez que vejo um lançamento de livros sobre vampiros de fato já fico com um pé atrás, pois até pouco tempo nosso mercado ficou tão saturada de histórias mais do mesmo sobre vampiros que chegou a ser sufocante. No entanto, adorei o tema do livro, e assim, confesso que fiquei com um pé atrás quando começar a leitura de VA, no entanto tenho uma amiga que já leu a série toda, e simplesmente é fissurada pelos livros, tendo eles como as melhores leituras de sua vida, portanto segundo ela a série é muito boa. Acrescido à isso, já vi várias pessoas dizendo para quem tem esse mesmo pé atras que eu, deixar o pré-conceito de lado e dar mais uma chance tanto com a saga VA, como com Laços de Sangue, pois segundo quem gosta, vale muito à pena. Além do mais, acho a capa desse livro maravilhosa! Pretendo lê-lo em breve, pois apesar dos pesares, amo temas sobrenaturais, e pretendo das uma chance.

    ResponderExcluir
  51. Também nunca vi Vampire Academy, por simplesmente pensar "Mas uma série de vampiros? Sério??!". Porém todos esses comentários de "Você P-R-E-C-I-S-A ler essa série" tô começando a mudar de ideia... haha A história parece ser extremamente envolvente, o fato de só falar o necessário me agrada e esse pilot de raças é muito interessante. Parece ser realmente algo bem construído e uma super coleção que tô perdendo a oportunidade de conhecer. Vou dar uma chance! Por que não? hahaha, ótima review!

    ResponderExcluir
  52. OMG. VA precisa entrar em promoção urgentemente!
    Sei que não precisa de um para ler o outro - como o Lucas ressaltou - mas como tenho muito interesse em ler VA, ficaria chato eu ter os spoilers não é?!
    Adorei isso de existir raças diferentes de vampiros.. Adoro vampiros, e sempre que surge algo novo eu pulo de alegria rsrs

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  53. Faz tempo que li algo do tema de vampiro. Depois de Crepúsculo nunca mais li nada e já ta na hora de voltar aos vampiros. Quem sabe não volto com esse livro que parece ser tão bom.

    ResponderExcluir
  54. Adorei esse Spin-off de VA. Va é minha série preferida de vampiros não há nada melhor. hahahah! Esse spin-off ficou muito bom, a narrativa de Richelle é fantástica, quero logo ler os outros livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  55. Não leria por um simples motivo, narrar histórias de vampiros, quem gosta deve achar a autora muito boa no que faz.

    ResponderExcluir
  56. Fiquei curiosa... Ainda não li VA, e se for ler algo desse mundo, leria a série antes para não pegar os spoilers. E adoro vampiros, o mundo deles... E pelo que falam, esse mundo que a autora cria deve ser maravilhoso, com tipos diferentes de vampiros.. soube que alguns até têm poderes. Vampiros são maravilhosos. Ansiosa para ler, mas os livros são tão caros... aiii...
    Gostei do post.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  57. Não li o livro, mas adoro livros com vampiros.
    Espero ter a oportunidade de lê-lo.
    Resenha showww <3

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.