Mini-Opiniões: Sonhos - Alyson Noël

Mini-Opiniões é uma coluna original do blog português Estante de Livros, adaptada aqui para o blog.

Sonhos foi minha primeira experiência com a autora Alyson Noël e devo dizer que foi bem bacana. Apesar das letras serem irritantemente pequenas, o que me fez levar uma semana inteira para lê-lo e ter tido muitas dores de cabeça, gostei do livro. É um tema diferente e que foi explorado de forma fantástica pela Alyson. A narração em primeira pessoa é feita pela protagonista Daire, um adolescente descendente de uma poderosa linhagem de xamãs, chamados de Buscadores de Almas. Claro que a garota não sabia de nada disso, mas após um “surto” em plena praça pública no Marrocos, os médicos não veem solução a não ser interná-la. Daire sabe que não é maluca e sua mãe, Jennika, também. No entanto, ela não sabe o que fazer para se livrar da visão dos corvos e das pessoas “brilhantes”. Sem opção, Daire é levava para a casa da avó e nem faz ideia de que ela tem grandes segredos para revelar. Como era de se esperar, a garota acha tudo a maior loucura e tenta fugir da cidadezinha, até que ela sofre um acidente e é obrigada a ficar mais tempo do que imaginava. O que ela não contava, é que fosse gostar de estar naquele lugar. A partir daí o livro se torna bem interessante, envolvendo magia, coisas místicas e grandes descobertas. O texto é riquíssimo de informações, nos leva para um mundo pouco explorado e a experiência é ótima. Em alguns parágrafos a autora repete palavras – que a meu ver não seriam necessárias -, mas felizmente é fácil ignorar. Como todo livro, a mocinha vai precisar combater os vilões. Porém, as coisas ficam mais complicadas quando seu inimigo é irmão gêmeo do garoto que ela está a fim. Uma batalha que já dura há gerações, mas que entrou em desiquilíbrio quando o pai de Darie faleceu e não atendeu ao seu chamado. Agora, é ela quem deve lutar para manter a paz e os inimigos afastados. Como disse no início, o tamanho da fonte utilizada incomoda bastante e, se você tem algum “problema de vista”, vai achar péssimo. No mais, é uma leitura agradável, a protagonista não é uma chata (mas tem seus momentos), tem um romacinho, suspense e sobrenatural tudo na medida certa. O segundo livro, Ecos, foi lançado nessa Bienal do Rio e já está na minha lista de compras.

Comentários
55 Comentários

55 comentários:

  1. Tenho um problema enorme de vista, já não gostei desse trem aí de ter letras pequenas. Já ganhou um ponto negativo comigo. kk Se trata de uma série, outro ponto negativo. rs A história parece ser bem clichê, não que eu não goste. Por que gosto, mas... Mas não me animei muito pela leitura desse livro. Nunca li nada da autora, nem sei se lerei. A capa do livro é bem bonitinha, gostei dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei o livro e gostei. Sim, é um livro "previsível", mas prendeu minha atenção. Estou super ansiosa para ler o próximo , "Echo".
      Caso o leia, espero que goste.

      Excluir
  2. Maioria dos livros da Leya tem letras pequenas, não? o.O
    A garota aí de cima falou tudo...hauahau
    Séries são legais, mas ao mesmo tempo não são...confuso isso, eu sei.
    Mas esses livros que andam saindo parecem todos tão iguais. =S
    Acho que não é algo que eu leia tão cedo...ou até mesmo um dia.

    ResponderExcluir
  3. Eu comprei esse livro na Submarino e quando eu vi as letras pequenas, quis devolver, foi um sufoco para ler e eu não consegui me envolver com o livro. Por isso acho que não vou comprar a continuação :/

    ResponderExcluir
  4. Bem tirando o problema das letras miúdas, acho que gostaria muito de ler e conhecer a história da personagem. Gosto do tema e seus comentários me deixaram bastante curiosa. Vou ver se consigo ler esse livro. Só espero não ficar com problema de vista mais tarde. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Não gosto do estilo, mas confesso que este livro me deixou bem curiosa. E o motivo é bem simples: a construção de um outro "mundo", muito bem elaborado e descrito. Isso exige uma habilidade incrível do autor! Talvez eu leia e me surpreenda.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. O enredo parece ser legal e tudo, mas ainda não tenho opiniões realmente formadas. Gostei da narração da Alyson em Radiante, mas como Sonhos também pertence a uma serie, fico insegura. As sagas da autora costumam ser longas e tenho receio de que o enredo se torne insosso ao longo da narrativa. :( Não dá para saber isso em Sonhos, se não me engano este é o único livro lançado por aqui, então é difícil obter mais detalhes a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larinha.
      O segundo livro foi lançado este ano na recente Bienal do Rio.

      Bjs!

      Excluir
  7. Sabrina eu já li A Série Imortal dela e tenho até aqui os livros..e foi paixão a primeira vista com o primeiro livro da Alyson Para Sempre mais o decorrer da série meio que me decepcionou MESMO sendo boa a série esperava MAIS .
    Então quando lançou Sonhos estava bem dividida o que esperar e querer.. A capa é linda e fiquei louca obcecada pelo livro por isso..Acabei comprando e li e foi DECEPCIONANTE achei tão fraco demorei horrores para ler e me empolgar com o livro..Acho que podemos esperar mais da série e espero REALMENTE que tenha mais a oferecer que o primeiro livro que achei chato.

    ResponderExcluir
  8. o livro parece ser bem bacana. acho que quase todos os livros da Leya são com a fonte pequena, o meu livro pegasus até que a fonte é grande. Já ouvi falar desse livro, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo, nunca li nenhum livro da autora, mas pretendo ler no futuro. Como não tenho problema de vista, acho que não vou me incomodar com isso.

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li nenhum livro dessa autora. Já conheci pessoas que elogiaram "Os imortais" que inclusive está na lista de futuras leituras. Já conhecia este livro e sei o quanto as letras são pequenas, realmente é horrível. Gostei da história deste livro, parece ser bem legal.

    ResponderExcluir
  10. Creio que a autora evoluiu muito, até porque li Radiante dela e foi uma chateação sem fim, morri de tédio. Li a série os Imortais e ela enrola demais, é muito chato isso, estou tentando suportar a enrolação dela, é um saco. Mas parece que agora ela está se esforçando para escrever uma série melhor *tomara que sim*. Letras pequenas me incomodam, e muito, tenho problema de vista. É como se a editora quisesse enganar o leitor com relação ao número de páginas, mas a gente tenta relevar né?!

    ResponderExcluir
  11. letras miúdas é pra acabar!@_@
    tenho muita vontade de ler algo dele, imagino que pode ser agradável!

    ResponderExcluir
  12. Detesto letrinhas miúdas. Enxergo muito bem, mas ninguém merece ter de fazer esse esforço todo pra ler.
    Só conheço um livro dessa escritora, o Para Sempre - foi gostosinho de ler, mas é bem clichê e bobinho. Esse parece ser a mesma coisa. A escrita dela é bem normal, nada demais ao meu ver.

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Também não gosto de letras pequenas o.O
    Hoje em dia tudo é em series, as vezes só queremos ler 1 livro.

    ResponderExcluir
  14. Sempre tive curiosidade para ler o livro, mas nunca tive coragem por ter medo de que seja ruim, a única coisa negativa que ele tem é as letras miúdas...
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Dos livros da autora, quero muito, mas muito ler Sonhos, primeiro por amar essa capa e segundo pela proposta da história, porque achei bem interessante a personagem ser descendente de xamãs e tudo mais, e a atmosfera mística da história ser meio que diferente, não só "sou uma bruxa e tal...", rs, enfim, se houver oportunidade, irei ler com certeza, ainda mais com o lançamento de Eco.

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nada da autora e nunca tive a intenção, já que não gosto do gênero, e esse livro em particular não me interessou nem um pouco, não gostei da capa e nem do enredo e o fato de se tratar de uma série exclui qualquer possibilidade que poderia existir de eu o ler, porque assim eu teria que me dispor a acompanhá-la, o que eu só faço por séries nas quais estou realmente muito interessada. Mas se você está gostando deve ser um bom livro, só não faz o meu tipo. ;D

    ResponderExcluir
  17. pow fonte pequena não é comigo D:
    http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Detesto livros com letras pequenas, além de me atrapalhar no andamento da minha leitura me deixa com uma dor de cabeça horrível.
    Sobre a autora, eu sinceramente espero que a Alyson Nöel tenha evoluído sua maneira de escrever, pois apesar dela trabalhar com um gênero, que eu particularmente adoro, não basta ela só jogar isso e um pouco de dialogo nos livros e achar que está tudo bem, porque não está. Digo isso pelos últimos livros dela que li, a série Imortais que decaiam de patamar a cada livro.

    ResponderExcluir
  19. nossa, vim ler sua resenha pensando no livro da Hilary Duff hahahaa
    ainda não li este, mas tenho muita curiosidade!!!
    não sabia que o segundo já tinha sido lançado :O
    ah, acho que não tem quem não odeie letras pequenas de livros né? principalmente pessoas tipo eu, que são cegas e normalmente esquece de usar o óculos para ler kkkkk

    ResponderExcluir
  20. Concordo com vc livros com a letra pequena é super irritante, eu sempre li sobre essa autora mas meus primeiros livros que comprei foi de uma série que tinha na Bienal a R$5,00 Luminoso e Radiante vamos ver se gosto!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  21. Fora o problema da letra pequena, fiquei com vontade de ler... Só tenho medo de ser mais uma série enorme né.

    ResponderExcluir
  22. Fiquei com vontade de ler apesar das letras pequenas

    ResponderExcluir
  23. Ainda não comecei a ler essa série, porque quero terminar Os imortais da Alyson (e como ganhei os últimos quatro livros, pretendo terminar o quanto antes :D)

    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Oi Sabrina!
    Eu gosto da escrita da Alyson Noel, gostei muito da série Os Imortais (contrariando muitos) e começar outra série dela seria legal, mas estou tão a fim de ler um livro que se encerre nele, sabe sem ser aquelas séries intermináveis.
    Gostei da sua opinião sobre o livro, mas vou deixar pra ler daqui um tempinho, até porque preciso resolver meu problema de vista rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Alyson Noël e seus romances excêntricos. Essa autora tem um dom de colocar novos olhos em um tema já tão batido: criaturas sobrenaturais. Acrescenta e "dá cara" a novos seres muito bem construídos e realmente fantásticos! Vou esperar algum anúncio para saber se vai ser triologia ou mais uma coleção interminável, para não fazer como em A Hospedeira que li e vou esperar uns 10 anos pela continuação... Enfim, apesar de já ter lido muitos livros do tipo como já disse gosto da obra de Alyson então com certeza estará em minhas futuras aquisições. Acho que hoje em dia quase todo mundo tem problema de vista! hahaha Mas um bom livro sempre vale a pena. Parabéns pela opinião Sabrina, ótimo texto.

    ResponderExcluir
  26. Infelizmente vou dispensar esse livro, mesmo que a historia seja boa e tudo mais, mas tenho uma forte miopia que me deixa com muita dor de cabeça quando forço demais a visão, infelizmente! As editoras podiam padronizar o tamanho da fonte dos livros né, pra não publicarem um livro assim, com letras tão miudas, mas enfim...
    Gostei muito da historia, e ter como inimigo o irmão gemeo da pessoa que voce gosta não é nada bom né, imagino que deva ter ocorrido várias coisas no livro por isso, fiquei com vontade ler! Parabéns pela resenha! :)

    ResponderExcluir
  27. Legal ter conhecido o livro. Ter como inimigo o irmão gêmeo do cara que você gosta deve ser bem complicado haha, fiquei curiosa por saber como vai desenrolar essa história. Porém, estou decepcionada porque provavelmente eu não vou ler. Eu tenho miopia e as vezes quando leio eu sinto incômodas dores de cabeças que me fazem interromper a leitura, e parece que as letras desse livros são menores do que as letras de outros livros que costumo ler. É realmente uma pena!

    ResponderExcluir
  28. Que pena a letra ser pequena.. eu não conhecia o livro mas ele também não me interessou muito não

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito de sua mini opinião. Da Alyson, só li a série ''Imortais'' por enquanto. Gostei muito, mas acho que não precisava de tantos livros. Tenho curiosidade em ler ''Sonhos'', pela autora, capa e sinopse e agora mais um incentivo, por causa do post. Nunca tinha lido nenhuma resenha sobre o livro, antes.

    ResponderExcluir
  30. Esse livro parece interessante. Sera que tem digital? Ai resolve o problema do tamanho da fonte. Hehe

    ResponderExcluir
  31. Eu tenho miopia, e odeio livros com fontes pequenas. Apesar de ter me interessado para ler o livro, não iria comprar ele por livre espontânea vontade por esse "problema" que você citou ai.

    ResponderExcluir
  32. Se eu conseguir ler logo vai ser a minha primeira vez com ela também. Mas vi tanta resenha xôxô desse livro =/
    Espero que seja bom, pois gostei da trama.

    ResponderExcluir
  33. Não conhecia este livro da autora e parece ser bastante interessante.
    Mas fico com um pé atrás em relação a ela por ter lido a série Os imortais e não ter gostado muito, principalmente da protagonista. Gente tem hora que dá vontade de dar uns tabefes nela! Não suporto isso.
    Enfim, vou procurar saber mais da obra e ver se vale mesmo a pena comprar.

    ResponderExcluir
  34. A história não me chamou a atenção e os defeitos citados na resenha reforçaram que não preciso ir atrás desse livro - ainda mais por ser uma série.

    ResponderExcluir
  35. Amei a capa e já ouvi muito falar nessa autora. Mas estou meio "blasé" com esse tipo de história puxada pra misticismo, mitologia e sei lá mais o quê. Não tenho fôlego para uma série dessas no momento. =(

    ResponderExcluir
  36. Devo confessar que adorei o resumoo.. me deu mt vontade d ler!! Parece surreal a história... e a capa entao! ( sou apaixonada por elas...rs)
    Já entrou na minha listinha d livros ... =P
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  37. Letras pequenas? isso dificulta muito a leitura...
    Confesso que desde para sempre peguei trauma com a autora e como ja tinha me dito que não é tão bom...
    Mas temos que concordar que o tema é bem diferente, só gostaria que abordassem mais o lado dos xamãs, me falaram que a autora não dá muito destaque a isso.
    Não sei se lerei, mas valeu pela dica.
    Bj

    ResponderExcluir
  38. Só li um livro da Alyson, e foi uma experiência razoável.
    Sinceramente, achei Sonhos muito "morno", não teve nenhum elemento que chamou meeeesmo minha atenção. Gostaria de ler algo sobre bruxas, mas acho que exitem livros muito melhor sobre isso do que esse.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  39. Achei lindo a capa e tal,mas sinceramente tenho medo de ler e me decepcionar como a série Os Imortais. :/
    Porém confesso que quero muito ler. :D

    ResponderExcluir
  40. Oi, Sabrina! Preciso confessar que tenho um pouco de receio em ler mais alguma coisa da autora Alyson N. Me decepcionei demais (demais, demais, demais) com a série Os Imortais, e isso acabou me frustrando. Por mais que a premissa seja até interessante, eu não sei se leria. Quem sabe um dia, quando eu me livrar desse trauma com a escrita enrolada da autora, hahaha. Beijocas.

    ResponderExcluir
  41. Odeio livro com letra pequena. Mais acho que vale apena lê esse livro.

    ResponderExcluir
  42. Ainda bem que, mesmo com esse probleminha com as letras pequenas, você conseguiu gostar do livro. Gosto de sobrenatural, e essa pitada de mistério só me fez ficar mais interessado em conhecer essa série. Espero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  43. Admito que gosto demais da escrita dessa autora desde que li "Os Imortais" e este livro tá na minha lista!
    Beijos,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Não gosto de livros com letras pequenas, as vezes são necessárias...kk
    Mas a sua opinião me fez ter vontade de ler o livro, assim que entrar em promoção vou comprar.

    ResponderExcluir
  45. Putz, é a segunda opinião positiva, de um livro da Alyson Noel, que leio nesta tarde em neste blog. Acho que vou correndo comprar algo da autora, pois tô com bastante vontade de lê-la. Só via resenhas negativas que confesso, tinha medo que medo de arriscar uma leitura.

    ResponderExcluir
  46. Letras pequenas são bem ruins mesmo.
    Estava querendo ler o livro, mas algumas resenhas me desanimaram bastante. Ainda pretendo ler, mas não uma prioridade no momento

    ResponderExcluir
  47. Gosto de histórias com magia e misticismo. Vou esperar resenha do segundo livro.

    ResponderExcluir
  48. Não conheço o trabalho da autora, e nunca li nada publicado pela editora leya, no entanto a capa do livro me causou uma ótima primeira impressão, bem como o tema, pois sou apaixonada por coisas sobrenaturais. Adorei o fato de autora ter criado um mundo diferente do qual nunca foi habitado, adoro esse tipo de palco para os livros. Esse fato de a letra ser extremamente pequena de certo será um problema em minha futura leitura pois tenho problema de vista e letras pequenas me incomodam demasiadamente, bem como a leitura de um livro pela tela de um computador. Gostei bastante do enredo do livro, o lerei no futuro com certeza.

    ResponderExcluir
  49. Olá! Parabéns pelo post simples e direto. Achei super interessante esta temática de linhagens, magia e coisas misticas. Não li nenhum livro do autor ainda, mas acabei desanimando em saber que se trata de uma série ( ando fugindo um pouco delas) e pelo tamanho da letra . Mas mais adiante espero conferir esta série =)

    ResponderExcluir
  50. A capa desse livro é linda! Sempre que o via em algum lugar, ficava namorando.
    Não gostei das letrinhas pequenas! É fato que nao vou conseguir ler por muito tempo. Mas mesmo assim me animei um pouco em ler. A história parece ser clichê, e eu adoro! rsrs
    Obrigado pela indicação ;D

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  51. Muita gente não gosta dessa autora, já li um livro dela e achei legal. Depois vou comprar mais algum para ver.

    ResponderExcluir
  52. Vou te falar uma coisa, eu tenho esse livro um tempão em casa, mas não fazia a mínima ideia do que ele falava. Comprei pelo simples fato de ser da Alyson Noel e eu adoro a narrativa dela. Adorei conhecer um pouco mais do livro, fiquei bem com a pulga atrás da orelha para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  53. Gostei... Ainda estou para ler esse. Li toda a série Os Imortais, da autora. Foram meus primeiros contatos com o vício da leitura. Acompanhei os lançamentos, esperava os livros saírem ansiosa, e gosto deles. Acho que se reler hoje, vou gostar, só ficaria desconfortável, talvez, com a quantidade de mimi da história... Não é enrolação, mas tem muita coisa acontecendo, muita gente atrapalhando, e principalmente, a personagem principal. Sim, ela mesma se atrapalha, faz as coisas erradas. Se for ler, paciência com ela. rs

    Beijos

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.