Não Conte a Ninguém - Harlan Coben

Devo confessar que, embora adore os livros do Harlan, comecei esta leitura de forma tão despretensiosa que quase chegou a ser um insulto ao mestre do thriller. Sim, mestre. Fiquei horas tentando reunir palavras para elaborar esta resenha e espero que esteja à altura de como realmente me senti lendo esta obra e, antes de iniciar, quero dar um conselho: não subestime as - APENAS - 256 páginas.

A história narra a vida de David Beck e sua frustrada tentativa de superar a morte da esposa. Após esse fatídico acontecimento, David nunca conseguiu entender o porquê e culpava-se por não tê-la protegido. E nem poderia. Ele foi golpeado e quando recuperou a consciência, Elizabeth já se fora. Os anos se passaram e mais nada de extraordinário aconteceu. Até aquele dia. O dia em que uma mensagem misteriosa aparece em seu computador.

Com uma narrativa concisa,  mas cheia de nuances e mistérios, Harlan nos faz mergulhar de cabeça (com roupa e tudo) na trama. Nos sentimos verdadeiros detetives ao tentar entender e desvendar as novas pistas que surgem no decorrer das páginas e tudo vai fazendo sentido conforme as peças desse enigmático quebra-cabeça começam a se encaixar.

O mistério envolve, basicamente, o motivo pelo qual um caso - aparentemente - já resolvido, volta à tona. O assassino foi preso. A vítima "vingada". Mas será que isso foi o suficiente? Por que David é obrigado a reviver os momentos de dor que jamais conseguiu esquecer? O que ganham com isso? Por que não o deixam em paz? Ele já não sofreu o suficiente?  Essas e muitas outras perguntas surgem durante a leitura.

No entanto, nada se compara àquele último capítulo. O autor nos presenteia de forma magnífica, pois ele praticamente escreve "dois" finais. Quando você pensa que todo o mistério foi solucionado, uma grande revelação é feita e você fica... WHAT? Não é óbvio, não é previsível. É simplesmente surpreendente. Um thriller eletrizante e que vale à pena cada página.

Talvez leitores mais jovens estranhem certas descrições e sintam um excesso de revelações num único capítulo, fazendo com que sintam meio perdidos, mas a meu ver essa foi a grande jogada. De repente, você acha que sabe tudo e que não vê nada além de um homem perturbado pelo fantasma do seu passado... E então o autor abre a porta da esperança e uma enxurrada de informação é liberada. Maravilha.

Li o livro rapidamente (e ele nem estava na minha lista de prioridades) e me arrependi. Pensei: devia ter deixado para lê-lo depois. No bom sentido... Afinal, ainda estou tão "chocada" que vou precisar de alguns gêneros diferentes para curar a "ressaca".

Para você que é fã de romances policiais, Harlan Coben rocks. Não Conte a Ninguém é uma leitura marcante e daquelas que você lê numa "sentada" e, mesmo já sabendo o final, você deseja ler novamente.

Comentários
55 Comentários

55 comentários:

  1. Sabe quando você antes de você se quer ler o livro e já está apaixonada por ele? Assim estou eu! Romance policial, thriller e final surpreendente tudo junto? Parabéns Sabrina você fez com que esse livro pulasse para a posição 1 da minha lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir
  2. ja ouvi falar muito dele Sabrina, mas não é um gênero que me agrada e me atrai ao extremos, até leio alguns livros policiais e thrillers, mas são bem poucos, quando se escreve sobre esse tema acho que o autor tem que ter um grande dominio da história e foco, sinceramente acho o gênero mais dificil de escrever e também acho que o Harlan domina com maestria, senão não seria tão aclamado!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Meu deus, tenho que ler esse livro! Adoro essas tramas que no final te deixam mais-que-impressionada e considerando que tudo que eu tenho lido são romances, acho que estou precisando ler um livro de mistério.
    Obrigada pela sugestão haha

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada desse escritor mas agora, após ler a resenha, me senti tentado a adicionar ele a minha lista de "vou ler" e "desejados" do skoob (coisa que não farei, afinal to cheio de coisa pra ler no momento, infelizmente...).
    Livros com finais surpreendentes são ótimos. Espero acabar minha pilha e comprar esse em breve.

    ResponderExcluir
  5. Sou fã romance policla e como tal, não poderia deixar de conhecer as obras de Coben. Ele se tornou um dos meus escritores favoritos após alguns livros lidos.
    Não conte ninguém é um dos livros do escritor que eu quero muito ler, mas vai ter que ficar pra depois, pois estou sem grana.
    Ressacas literárias pôs policiais são as piores, realmente. Fiquei quase 6 meses sem ler um romance policial depois de terminar a trilogia Millenniun.

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada do autor,mas me tirou o fôlego agora essa resenha viu,Sabrina rsrs.
    Adoro um romance policial,onde a gente fica caçando pistas e tentando saber o desfecho e acabar com o mistério e o suspense.Fiquei tentada a ler esse livro,deve ser genial,nada previsível e SURPREENDENTE AO EXTREMO.Adorei,bjos :D

    ResponderExcluir
  7. Esse foi o primeiro livro do Harlan Coben que eu li e por causa dele virei fã! É realmente tudo isso que voce falou, a gente fica o tempo todo tentando encaixar as peças e desvendar os mistérios, e ele nos surpreendendo o tempo todo, pra quem gosta de livros policiais, é maravilhoso! Adorei sua resenha, bjão! :)

    ResponderExcluir
  8. Já li esse livro e como você também comecei meio desconfiada, achando que não era lá grande coisa. Mas com o desenrolar da trama e descobrindo o que na verdade aconteceu vi que a história era intrigante e fascinante. Não parei até que terminei o livro todo. Levei um dia inteiro lendo. E não me arrependi. Muito bom.
    E adorei ler seus ponto de vista sobre essa história tão cativante. Me deu vontade de ler novamente.

    ResponderExcluir
  9. Bom, confesso que livros nessa tipologia nunca foram meu gênero, mas comecei a abrir os meus horizontes literários, sua resenha foi muito boa, em busca de livros nesse gênero adicionei mais um a minha listinha. beijos

    ResponderExcluir
  10. Esse é o Harlan que "conheço"! rs
    Sempre surpreendendo com suas histórias bem narradas, envolventes, misteriosas e chocantes.
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler, então estou super curiosa com estes "dois finais". Nunca vi algo assim!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Harlan Coben é o máximo do máximo, eu li poucos dias atrás Desaparecido para sempre e o autor surpreende do princípio ao fim, eu adoro os livros dele, como ele consegue misturar uma tensão crescente e momentos de humor refinado. Ainda não li esse mas de vez em quando ele está em promoção, na próxima eu comprarei com certeza.

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente? sou mega fã de Harlan Coben, já li quase todos os livros dele, esse ainda não li mais já o tenho e será umas das minhas próximas leituras, e como sempre acontece, acho que vou me surpreender novamente com os livros dele. tem como não amar essas histórias?

    ResponderExcluir
  13. Esse é único livro dele que já li, mas adoreeei! Ele é sensacional... Com certeza lerei outros assim que encontrar um tempinho!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não li nada do autor, sério. Estou me sentindo muito deslocada no mundo literário. Porque vejo inúmeros comentários (e comentários positivos) sobre as obras dele e ainda não tomei vergonha na cara pra comprar nenhum livro dele. D: kk Eu gosto de thriller e esse ao meu ver parece fod*... Finais surpreendentes é o que há! Quero ler e logo!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, senti o mesmo que você ao terminar de ler esse livro e olha que nem é o meu preferido do autor. O primeiro que li do Coben foi Cilada, que é o meu preferido e desde então passei a perseguir todas as obras do autor, que se tornou um dos meus favoritos logo de cara. Eu também não apostava tanto em Não Conte a Ninguém, por causa da capa simples e do tamanho do livro, que não sugeriam grande coisa, mas me surpreendi muito. Li há muito tempo e pretendo ler de novo o quanto antes, até porque quero assisti ao filme, o que eu deveria ter feito na primeira vez que li, mas não deu.
    Pra quem não conhece/não viu o filme baseado no livro, tem completo no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=-Ki1rbke5Sg ;D

    ResponderExcluir
  16. Sabe que até hj eu nunca li nada do autor? Eu curto muito livros policiais, mas não costumo ler muitos, prefiro as séries. dele só tenho mesmo cilada, que me prendeu pela sinopse, mas ainda não tive coragem de ler.
    hahaha adoro também quando os autores jogam algo na nossa cara, a gente sempre se pergunta de onde veio rs
    Espero ler algo dele em breve.
    Bj

    ResponderExcluir
  17. E pensar que quase comprei este livro na minha ultima comprinha literária. Que droga! Devia ter comprado este e deixado Êxtase (maldita Lauren Kate ¬¬) para escanteio! Nunca li n-a-d-a do Harlan Coben, mas já ouvi tantos elogios (tantos mesmo) que realmente fiquei interessada. Essa história do "nem tudo que parece é" me fez lembrar de Pretty Little Liars. Ok, confesso que ainda estou chocada com as últimas revelações sobre o Team -A.

    P.S. Livros bons são terríveis nesse sentido rsrsrs Li A Culpa É das Estrelas e chorei tanto, torci tanto pela Hazel e pelo Gus, que demorei séculos para terminar os livros que queria...

    ResponderExcluir
  18. Eu li apenas um livro do autor e já me apaixonei. Com toda certeza um dia vou ter todos os livros dele na minha estante (eu amo livros policiais, e ele escreve muito bem :D)
    Adorei a resenha

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Necessito ler Harlan Cobben, adoro bancar o detetive, amo tentar solucionar crimes, desvendar criminosos, tirar as mascaras de gente falsa e tals, mas nunca li nada do "Mestre do thriller".

    Como isso é possível? Não sei explicar.

    ResponderExcluir
  20. é uma coisa estranha, porque assim, o gênero deste autor é o meu preferido, porém, só li até hoje um livro dele! hahaha
    este, a anos (desde a época que eu nem era leitora assídua) eu me interessava e babava por ele na livraria, e até hoje não li hahaha
    ele é tão curtinho né? preciso ler logo! hahaha

    ResponderExcluir
  21. Ai vc me fez sentir culpada por deixar os livros de Harlan Cobben esperando... Porém fico contente que os livros são bons.
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Definitivamente, preciso ler mais livros do Harlan Coben. Li apenas Desaparecido Para Sempre, e a experiência foi gratificante, até mesmo porque, Coben tem uma narrativa super cativante, e os mistérios que cercam o romance te deixam com uma pulga atrás da orelha. Você falou que o autor revela tudo no último capítulo e tal, em Desaparecido Para Sempre foi o mesmo! Quando pensávamos que havíamos descoberto todo o segredo, de repente o autor joga uma reviravolta contra nós e ai nos sentimos trollados, kkk. Então, preciso ler mais do Harlan :D

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Pxiiii, tô assim tbm, acabei de terminar de ler Os 13 porquês, mas foi uma leitura atordoante e tal. Porém, o fato é que já tentei ler um livro do Harlan, tentei mesmo porque a verdade é que não consegui. Podem me julgar, mas não gostei, não gostei MESMO.

    ResponderExcluir
  24. Romance policial, deve ser meio bom, e com um final meio imprevisível deve ser ótimo, nunca li, mas aguçou minha curiosidade
    http://ex-pressando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Para quem como eu é fã deste gênero, não deve deixar de ler uma obra deste autor.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  26. Fui jogada de cabeça em uma piscina imaginária com essa resenha (faz sentido?!). Poxa, fiquei tentada a ler esse livro, porque da maneira que você descreveu, ele parece ser mais do que ótimo! Eu não li nada do Coben ainda, mas pretendo ler, justamente por conta dessa resenha! Estou bem curiosa para conferir a trama!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Quem babou naquele final? Cara, nem imaginava tanta coisa acontecendo! Me deixou pasma, um livro dele que amei horrores. É lindo demais! O romance, o policial, a trama muito bem feita. Já disse que amo esse autor? Porque putz, nunca tenho decepção com ele. É de deixar a gente na ressaca mesmo né?!

    ResponderExcluir
  28. Como é bom ler a resenha de um livro que você já leu... Bem, quando eu li "Não conta a ninguém" não esperava muita coisa. Estava esperando "Delírio" chegar e peguei este livro por pegar, minha mãe tinha elogiado, mais nem dei tanta importância. Foi como levar um tapa na cara. Adorei a história, muito bem desenvolvida e envolvente. Foi o primeiro livro do Harlan que eu li, com toda certeza lerei outros títulos.

    ResponderExcluir
  29. Oi Sabrina!
    Não conte a ninguém foi minha última leitura, e como já havia lido outro livro do Harlan e tinha amado, estava com as expectativas lá em cima em relação a esse, e o que aconteceu? Não me decepcionei nem um pouco!
    Eu adoro a forma como o Harlan narra os fatos e nos engana direitinho pra depois no final surgir com um desfecho que nós nem imaginávamos (o que nunca é um ponto negativo se tratando desse autor incrível)! Enfim, não tem como não querer ler mais livros dele depois de ler esse <3

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  30. Comprei, mas ainda não li! Estou ainda mais ansiosa pela resenha, porque adorooooo o autor, mas ainda não tive tempo para me aventurar! HAUHAUHAU

    ResponderExcluir
  31. Comprei, mas ainda não li! Estou ainda mais ansiosa pela resenha, porque adorooooo o autor, mas ainda não tive tempo para me aventurar! HAUHAUHAU

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    A capa desse livro me afastou um pouco (sim, sou apegada a capas), e por conta disso nem dei muita bola pra ele, e nossa fui bem surpreendida agora, e nem parece que acontece tanta coisa em tão poucas páginas.
    Adorei a resenha, beijos

    ResponderExcluir
  33. Oi Sabrina!
    Eu sou fã de romances policiais e ainda conheço muito pouco do Harlan Coben. Só li um livro do autor ("Alta Tensão") e depois fiquei com vontade de conferir outros que não pertencessem a série Bolitar. Pretendo ler "Fique Comigo" em breve, mas depois da sua resenha "Não conte a ninguém" já foi para a minha wishlist também. Adoro quando os autores conseguem nos surpreender dessa forma, ainda mais quando já achamos que temos todas as respostas. Nada como um "WHAAT?!" no meio da leitura de um romance policial, rsrs.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Nossa, sua resenha foi tipo "LEIA AGORA" hehe. Eu não me conformo de ainda não ter lido do nada do harlan Coben, como eu amo livros policias isso deve ser quase um pecado né. Agora já sei pelo qual começar!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  35. Oi
    Se eu já tava loca para ler esse livro confesso que depois de ler essa resenha vou correndo comprar rs'

    ResponderExcluir
  36. Harlen Coben é realmente um gênio! Esse livro ainda não li, mas acredito que também ficaria assim, sem ter o que dizer, pois é tanta coisa que nos vem a cabeça que acaba virando um nó e no fim, não sai nada concreto kkkkk
    É muito difícil, mas, de vez em quando, acontece comigo oq ue aocnteceu com você no penúltimo parágrafo. Leio tal livro e penso ''como pude enrolar tanto tempo para ler esse livro?''. Gostei muito da resenha, ficou bem convidativa!

    ResponderExcluir
  37. Nossa, vi esse livro em promocao e como nao me atraiu pela capa nem sequer li a sinopse e agora to com raiva de nao ter comprado!Parece muito bom!

    ResponderExcluir
  38. Adoro livro desse gênero, apesar, de a capa não me chamar a atenção. Mas, eu tenho que ter em mente aquela frase: Não julgue um livro pela capa. Por que se eu ficar interessada por um livro pela capa, vou perder um ótimo livro como esse ai que você resenhou. Parabéns pela resenha. Adorei

    ResponderExcluir
  39. Ai, o Harlan...Amo esses livros dele, mas pra mim ele é um pouco como a Agatha Christie ou o Nicholas Sparks. Já que usam a mesma fórmula, não dá pra ler tudo de uma vez porque acaba enjoando. Mas pretendo ler algo dele em breve.

    ResponderExcluir
  40. Harlan divo! haha
    Amo livros policiais, e, logicamente, os livros do autor. Ainda não li Não Conte A Ninguém e nunca tinha lido uma resenha sobre ele. Esse livro sem dúvida merece ser lido, vou tentar comprá-lo assim que for possível!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  41. Oi, Sabrina! Harlan Coben é demais, mesmo. Li um livro do autor, e posso dizer que me apaixonei pela escrita, e por como ele conduz os acontecimentos. É tudo eletrizante demais! Você não consegue parar de ler. Tô louca pra comprar mais livros dele... e, sem dúvidas, esse já está anotadinho na lista! Beijocas.

    ResponderExcluir
  42. O harlan Coben é realmente um mestre. Ele sabe muito bem nos envolver com sua narrativa. Não tem excessos, nem faltas. É na medida certa. E os finais são sempre surpreendentes. Isso é o mínimo que autores de thriller devem fazer.

    @_Dom_Dom

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  43. Depois que li Cilada do autor, me senti muito fã dele, tenho outros livros que desejo ler e lerei se tudo der certo!
    Sua resenha me fez querer comprar o livro neste minuto.
    Beijos,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Li o PDF desse livro e não terminei por falta de tempo, cheguei na parte de maior tensão, no encontro e tudo mais (não quero dar spoiler). E me arrependo horrores por não ter terminado, por que tem um enredo muito bom, sem falar da ação que te pega todo o tempo. É muito bom (até onde li) e pretendo terminar.

    ResponderExcluir
  45. Li 3 livros seguidos dele, e confesso que esse foi o melhor dos mesmos, o modo como o final é exposto, as revelações e os choques a cada fim de capítulo, li em 2 noites apenas, gosto desse estilo de escrita do Harlan, jogar pistas falsas, nos fazer acreditar em algo e depois desfazer tudo como um passe de mágica, em breve irei desvendar outros livros dele!

    ResponderExcluir
  46. Amo Harlan Coben, tenho todos os livros dele e não vejo a hora de ver outros lançados.
    Não Conte a Ninguém foi o primeiro livro dele que li por isso tenho um apresso todo especial pela história (não pelo livro, coitado do bichinho, já emprestei para mais de 20 pessoas, logo, tá todo castigado. Vou comprar outro para conservá-lo).
    Te entendo sobre ter ficado com ressaca depois da leitura, realmente, o final é chocante.

    ResponderExcluir
  47. Nunca li Harlan Coben. Pode me condenar. Mas sempre ouvi falar muito bem dele, especialmente sobre este livro.
    De suspense, sou fã de Sidney Sheldon, mas li tanto ano passado que estou de ressaca ainda, aí vou demorar um pouco a voltar ao gênero. Tô na fase de me embebedar de romances fofos.
    Mas este livro já está na lista dos desejados e pode contar pra todo mundo, porque vai que ganho de presente. hahahahha

    Beijos.

    ResponderExcluir
  48. O livro estava em promoção e logo que li a sinopse fiquei curiosa, mas acabei nem comprando, pois nunca tinha visto nada sobre o livro.
    Enfim, está na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  49. Apesar de gostar muito de romances policiais ainda não li nada do autor, mas sei que ele é super recomendado e pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  50. Tenho esse livro na estante pendente já à um tempo, e ainda não entendi o fato de eu estar procrastinando a sua leitura, de verdade. A cada resenha ou comentário que vejo a respeito da obra me contorço por dentro de vontade de sair correndo e devorá-lo o mais rápido que eu puder, ainda mais que ele é relativamente pequeno, creio que o leria em um dia fácil, partindo do principio também de que a obra é eletrizante e te prende fácil fácil. Ai como eu quero ler esse livro!!! Só que no entanto, como o vestibular está na porta, eu não tranquei todas as minhas leituras aparentemente até o final do ano -sim, a vida ela não é fácil :(-. Ultimamente tenho me interessado bastante por thrillers, e o Harlan tem sido super bem falado, em tudo o que leio ao seu respeito. Quando voltar dessa ressaca obrigatória farei o máximo para por Não Conte a Ninguém como prioridade, pois apenas com a leitura do primeiro parágrafo de sua resenha fiquei morrendo de curiosidade de ler não apenas essa obra, mas como todas do autor. Adorei a resenha, super estimulante :)

    ResponderExcluir
  51. Olá Sabrina!! Tudo bem??
    Não li nenhum livro do autor ainda, apesar de amar este gênero e tenho vários títulos do autor na minha lista de desejados =)
    E depois da sua resenha fiquei ainda mais animada e curiosa para adquirir este livro! E senti sua empolgação ao descrever Não conte a ninguem, e espero conferir o mais breve possível.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  52. Eu recebi esse livro em casa na ultima semana. Na verdade esse e mais alguns livros desse autor. Eles não são meus, mas dei um dos livros do Harlan ao meu pai e ele adorou o autor.. agora esta comprando diversos livros dele! rsrs
    Acho que vou roubar esse para ler! Sua resenha me deixou curisosa com esse final ai. Mas ao mesmo tempo me deixou com medo de ter um piripaque enquanto leio o livro kkkkk
    Bem, seja como for, voce encontrou as palavras certas para descrever o livro, nem precisava ter se preocupado com isso! rs

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  53. Esse livro é muito bom. O Harlan faz um suspense como ninguém. Os livros dele são ótimos.

    ResponderExcluir
  54. Eu só li um livro do Harlan, mas já estou encantada. É incrível como ele consegue em poucas páginas criar um enredo maravilhoso, um trama muito bem elaborada e cheia de surpresas. Ainda não li Não conte a ninguém, mas com certeza acrescentei na minha lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  55. Nossa! Eu estou louca para ler livros do autor. Dei de presente num amigo secreto de blogueiros o Refúgio, e fiquei curiosa desde essa vez. O Submarino está com ótimas promoções dele, e graças à sua resenha estou me segurando para não comprar.

    Sabe que apesar das diferenças o livro até que tem algumas semelhanças com o 72 Horas para morrer, do Ricardo Ragazzo? O personagem também traz "fantasmas" do passado. E eu amei o livro. Super recomendo.

    Beijos

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.