Quantic Love - Sonia Fernández-Vidal

Sabe quando um livro é legal, mas tem um "mas" depois de qualquer coisa positiva? Então.

Laila terminou o ensino médio e quer juntar dinheiro para a faculdade, por isso decide passar uma curta temporada na Suíça, onde vai trabalhar em uma cafeteria do CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares). Acontece que ela mentiu no currículo e, na verdade, não tem a menor experiência com a preparação de cafés, e é aí que surge Alessio, um jornalista italiano com pinta da galã que acaba ajudando a preparar seu primeiro capuccino.

No CERN, ela acaba dividindo o quarto com Angie - uma garota um tanto singular, com corpo invejável e um cérebro de gênio. Aliás, ela está rodeada de gênios - ali é o maior centro de pesquisas do mundo. E, durante uma visita guiada pelo campus, ela conhece Brian, um cientista focado em suas pesquisas, mas muito misterioso, de poucas palavras e sem o menor jeito com mulheres. Laila viajou com um objetivo, mas não esperava que nesta curta temporada aconteceriam tantas coisas capazes de mudar sua vida. 

Este livro não é nada do que eu esperava. Isso não é ruim, mas foi difícil assimilar o conteúdo com a minha expectativa. Ok, não sei exatamente o que esperava, mas era algo mais intenso, até mais maduro, mas mesmo assim consegui concluir a leitura relativamente satisfeita.

"- Um autor clássico afirmou que "com o beijo começa isso". Uma história de amor é como um Big Bang, deve ter um início. Depois será preciso ver qual é o universo que essas duas pessoas são capazes de criar."

Até metade do livro, temos várias explicações cotidianas para fenômenos físicos/científicos. Algumas partes são legais de acompanhar, mas outras nem tanto. Eu simplesmente lia, mas não é algo que tenha a acrescentar no enredo, somente para reafirmar a ambientação da história, afinal, estamos cercados por cientistas e estudantes, e a protagonista é totalmente leiga no assunto, então acaba anotando diversas histórias em sua caderneta para depois mostrar para os seus pais. Ela também escreve alguns emails para eles e é notável o afeto que sentem e isso foi uma parte fofa do livro.

Foi interessante acompanhar a evolução de Laila naquele ambiente onde ela se sentia totalmente deslocada. Grande parte disso se deve à colega de quarto, Angie, que se mostra muito mais amável e amiga do que o breve primeiro encontro deixou parecer. O envolvimento de outros amigos de Angie também enriquecem a história, mesmo que eu não tenha me apegado a um, em particular. Laila narra a história em primeira pessoa de forma divertida, dando um ar engraçado às suas constatações.

A protagonista parece sofrer da síndrome de Bella - sempre se colocando para baixo e com uma auto-estima muito negativa. Isso até pode se justificar pelo ambiente em que ela está, mas não faltam pessoas querendo alegrá-la e mostrando o quanto ela é importante. O romance é digno de Malhação (da minha época, pelo menos): a mocinha dividida entre dois caras, um que tem tudo que uma mulher quer, que é galanteador, lindo etc etc e outro totalmente o oposto, somado à falta de comunicação, interpretação precipitada de sinais blá blá blá. Certeza que vocês conhecem isso de cor. Não poderia ser mais clichê, o que é uma pena, pois isso é o que ocupa metade do livro. Neste momento, eu fiquei mais envolvida com a leitura, mas pela facilidade com que a narrativa fluía e foi também onde mais senti falta de alguma coisa realmente relevante para o desenvolvimento da história. 

Enfim, este livro começa promissor, tem um desenvolvimento fácil, mas falta muita, mas muita história consistente para classificá-lo como favorito.

Comentários
43 Comentários

43 comentários:

  1. Eu escolhi ele no top comentarista que ganhei aqui *-*
    Eu li algumas resenhas sobre ele e apesar dos pontos negativos fiquei com vontade de ler! Gosto de física/química, acho que foi mais por isso que ele me chamou atenção. Gosto desses romances tipo "malhação antiga", acho que vou gostar dele :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu pensei que a história fosse mais consistente, mas pareceu bem fraca mesmo. A personagem principal tem seu lado interessante, mas não compensa a falta de conteúdo da trama, nem o romance-Malhação (da minha época também! rs).
    Acho que não leria.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu li, reli e não entendi muita coisa da história..é, acho que falta história mesmo.
    Essas histórias com personagens apaixonados em uma triangulo amoroso ainda dá história? Estranho isso aí...eu não sou fã desses tipos de livro, mas enfim...cada um é cada um.
    Nunca fui fã de malhação também...hauahau
    É, esse livro não foi feito pra mim...

    ResponderExcluir
  4. Gostei de seu comentário sobre a personagem ter a síndrome de Bella. Fiquei muito curiosa com a história , mas ainda não sei se vou ler. Quero uma história com conteúdo o bastante pra me prender a atenção. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu li o livro essa semana e eu gostei muito do livro. Por mais que o livro tenha uma premissa clichê, ele conseguiu me conquistar pelos personagens. Eu amei a Angie. Boa resenha Ceile.

    ResponderExcluir
  6. Eu li e gostei. Acho que a premissa faz a gente imaginar um livro com pretensões mais maduras, mas o fato é que esse é mais um romance despretensioso. Apenas ambientado de uma maneira original, mas o desenvolvimento é mais do mesmo. Achei Brian um fofo e gostei da ideia de uma estudante num grande centro de pesquisas. Pelo menos os personagens não ficam tão caricatos, naquele estilo "sou uma idiota e só a protagonista tem um pingo de Q.I". Aqui eles podem ser paqueradores, chatos, irritantes, mas são gênios. Todos são inteligentes e conduzem as suas vidas. Só me chateou mesmo alguma explicações físicas que me faziam pender de cansaço. Acho que não nasci para essa área do conhecimento, por mais que tentem popularizar.

    ResponderExcluir
  7. Eu li algumas resenhas sobre o livro, mas nunca me interessei :/ Agora eu fiquei com um pouco de medo de ler, já que é uma coisa meio Malhação... adoro romances, mas não desse tipo. Mas ele parece ser um livro bom de ler para distrair um pouco, já que a história tem um desenvolvimento fácil.

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto ótimas resenhas dele, mas senti que tinha defeitos tanto quanto coisas positivas. Parece ser um livro que fica na berlinda, não é bom bom bom, mas é bom. Queria ver por mim mesma pra saber como é...

    ResponderExcluir
  9. Acho que talvez a autora quis fazer uma história leve que prendesse os leitores jovens, e esquecendo de amadurecer o texto e as ideias, a parte que me pareceu mais interessante foi a que narra física e química...kk

    ResponderExcluir
  10. Adorei o termo "síndrome de Bella" rsrsrsrsrs Acho que sou uma dessas: minha autoestima é ultra peculiar e cheia de desníveis e pouco amor próprio. Enfim... Gostei do livro logo pela capa, acho que por causa das ilustrações que me fizeram lembrar o quanto gosto de histórias mais "construtivas". E o ambiente combina muito comigo! Adoro personagens prodígios e a protagonista está cercada deles, e informações sobre teorias e assuntos vistos de maneira científica (mesmo que de maneira superficial) me deixam bastante interessada. O.k. este livro me deixou com muita vontade de ler e espero que não me decepcione tanto assim com a quantidade de clichês rsrs

    ResponderExcluir
  11. Eu estava mega ansioso para ler este livro. A sinopse me seduziu muito. Essa é a primeira resenha que leio sobre o livro, confesso que ainda tenho vontade de lê-lo apesar das críticas. Bom, quando tiver oportunidade, o lerei.

    ResponderExcluir
  12. Foi o que pensei ao ver o livro, eu pensava que era um romance, 2 garotos lutando por uma menina, mas lendo a resenha percebi que é bem diferente, em alguns aspectos. Não gosto de mocinhas tipo Bella, gosto das cheias de atitude de decididas. Outro coisa que não me agradou é isso da fisica e quimica, é legal ter pontos disso, mas não deve ser o forte do livro, ja que é algo pra distrair e nem todo mundo curte isso nos livros.
    Não faz meu genero, então não larei.
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Realmente, digno de Malhação. Então acho que eu gostaria de ler e voltar um pouco no tempo, tendo um momento nostálgico por causa de um livro. Mas mesmo assim, por ver você falando sobre o "mas", decido deixar o livro fora da lista de próximas compras.
    De qualquer forma, a capa é uma gracinha e tenho certeza que várias pessoas compram por causa dela.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Realmente digno da antiga Malhação HAHA
    Enfim, parece um livro legal como passatempo e nada mais. Confesso que tinha vontade de ler, mas sua resenha me desanimou. Vou passar longe de Quantic Love agora. De personagens chatinhas, já basta a Bella

    ResponderExcluir
  15. Ainda bem que nunca me interessei por este livro... E sua resenha foi bem esclarecedora para me fazer ficar cada vez mais longe dele.
    O problema é que temos muitos livros bons para investir tempo e dinheiro em um que já sabemos que não tem nada a ver com nosso gosto. Concorda comigo?

    ResponderExcluir
  16. Estou para ler,é a primeira resenha que que leio a respeito.
    Eu achei legal e tal por isso vou ler e tirar minha conclusão,mas pelo que vi vai ser por distração mesmo ! rs

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Eu ainda não li ainda o meu exemplar e fico feliz que ele seja legal. O que me mais chamou a atenção foi o ambiente em que se passa o livro.
    bj

    ResponderExcluir
  18. Que pena que o livro deixou a desejar. É ruim começar uma leitura e terminar sem paixão completa, não é mesmo? Enfim, que venha o próximo...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  19. Hum... acho que também tinha muitas expectativas quanto a esse livro. Imaginava ser uma história mais madura.

    ResponderExcluir
  20. A historia até que parece legalzinha, mas se o livro deixa a desejar, o enredo em si perde o foco total de algo que podia ser bom e acaba não sendo.
    Ah, malhação (sdds D; )
    Beijos;

    ResponderExcluir
  21. Odeio livros com protagonistas com baixa autoestima e que se lamentam o tempo todo, juro que depois de encarar a Bella não consigo engolir nenhuma outra!
    Mas a proposta do livro parece ser bem interessante, mas mesmo assim não sei se leria. Quem sabe em um futuro distante...

    ResponderExcluir
  22. Assim, achei o livro um tanto o quanto superficial, e não consegui me apegar à ele através de sua resenha para começar a lê-lo. E essa síndrome de Bella pelo qual a protagonista sofre lksjldkfjsdlkfjd sei lá, não gosto muito disso, já meio que cansei de protagonista que tenham essa característica de se por sempre pra baixo de forma excessiva. Enfim, não gostei muito do enredo, e acho que não o leria.

    ResponderExcluir
  23. Ate que eu leria.. se eu ganhasse, pois nao compraria.. ah adorei a capa rs

    ResponderExcluir
  24. Eu provavelmente nunca vou ler esse livro. Pelo que vc descrever não me interessei nesse historia que parece Malhação aff...


    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Não tenho muita vontade de lê-lo, ainda mais depois de ler sua resenha. Síndrome de Bella? Indecisão entre dois caras? Ah, não é um livro pra mim.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olá Ceile! Tudo bem??
    Não conhecia o livro, mas eu adoro romances! E faz tempo que não
    leio um livro que é puramente romance, então, Quantic Love já entrou pra minha lista.
    Bjuss♥

    ResponderExcluir
  27. é a primeira resenha que vejo do livro e não sabia o que esperar dele. não imaginava que a história girava em torno disso e tal
    sei lá, imaginava uma coisa totalmente diferente hahaha
    não sei se fico feliz ou triste, mas sei lá... tenho curiosidade em ler o livro e descobrir mais sobre este rolo todo ai :P

    ResponderExcluir
  28. É interessante como um livro pode te surpreender, de forma negativa. Não que o livro seja ruim, não é, nem um pouco! Mas você meio que cria certas expectativas que não são preenchidas por o roteiro. E isso me deixou com um pé atrás, a história parece ser tão interessante, diferente, inteligente, madura e se mostra o oposto. É uma boa leitura se você quiser passar o tempo, não mais que isso.

    ResponderExcluir
  29. Que grata surpresa esse livro, parece muito bom apesar dos autos e baixos!
    Laila me lembra muito a mim mesma em alguns pontos e fiquei curiosa para descobrir mais sobre seus pretendentes e eleger meu preferido!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. adorei a capa, mas parece que a Ceile nao ficou muito animada, né? AUAHUHAUHA acabo me desanimando um pouco quando não fico empolgada com a resenha... AHUAHUHA mas enfim, amei a capa.

    ResponderExcluir
  31. Tenho o livro em ebook e vou começar logo, logo, pois fiquei curioso quanto à história, até mesmo pela capa. Com sua resenha, é claro, não vou esperar muito da história, apenas um leve entretenimento, mas espero que eu não me decepcione. Boa resenha, acho que agora dá pra ter uma noção do que eu espero.

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Eu pensei que era uma história um pouco diferente. Não sei porquê, mas já imaginava que teria umas partes bem clichês, mas essa de romance a la Malhação, quebrou tudo. Rsrsrs
    Pelo menos ele foi um livro agradável, e não te deixou uma sensação de perda de tempo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  33. Essas explicações dos fenômenos físicos durante a leitura com certeza iriam me deixar entediada, e isso é uma pena, também não gosto de protagonista que são baixo-astral, infelizmente essas meninas que querem confete, eu não tenho paciência...é uma pena, eu achava que a historia poderia ser boa, mas lendo a resenha, percebi que não vou gostar não (ainda bem que li a resenha, porque eu queria comprar o livro). Bjão! :)

    ResponderExcluir
  34. O livro tem uma premissa boa, mas sua resenha me fez enxergar o enredo com os outros olhos e perdi o interesse por lê-lo. Gosto quando o livro traz uma história densa e não gosto quando a protagonista é tão baixo-astral assim mesmo quando há pessoas a sua volta que querem a ver sorrir! É uma pena que o livro não seja tão satisfatório para mim!

    ResponderExcluir
  35. Isso da personagem ter exagerado no currículo já me chamou a atenção.
    Achei legal essas mudanças drásticas que ela sofrerá durante a leitura, mas o livro me pareceu um tanto fraco.
    Leria, mas não sairia correndo agora para adquirir um exemplar para mim. Quem sabe quando tiver uma oportunidade.

    ResponderExcluir
  36. Vixe, é aquela coisa, eu achava que o livro era bom, mas depois da resenha posso dizer que desanimei. Porque estou cansada de livros clichês, gosto de clichês, mas esse clichê é muito clichê (espero não estar sendo muito confusa). O único diferencial desse livro é o fato de ter física envolvida. Não rolou sentimento da minha parte =/

    ResponderExcluir
  37. Quando eu vi esse livro na livraria foi amor a primeira vista. O título, a capa, a diagramação.. mas a relação terminou assim que eu li a sinopse. Simplesmente nao funcionou para mim.
    Nada me chamou a atenção e pelo visto foi bom ter deixado ele lá enfeitando a loja. sua resenha so reafirmou que eu não conseguiria manter esse relacionamento por muito tempo.
    rsrs

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  38. Para falar verdade eu ainda não tinha visto falar desse livro. Achei a capa muito fofa, e quando olhei para ela imaginei justamente o enredo presente no livro, algo que envolva física/química e um triangulo amoroso. Tive que rir quando você comentou que é um enredo é digno de malhação KKKKKKKK! sinceramente malhação é tão clichê não é? Eu gostei muito do livro ter uma ótima narrativa apesar do enredo que deixou um pouco a desejar. Ai detesto personagens com síndrome de Bella, isso é tão chato.

    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Oi, Ceile! Nunca tinha visto esse livro, nem lido resenhas a respeito; então, não conhecia nada até ver sua crítica. A capa é realmente bem fofinha, que remete a aqueles romances adolescentes água com açúcar... Mas, a história por ser meio que semelhante a trama de "malhação", não me agrada muito. Além do mais... isso de a personagem ficar se rebaixando é o fim, né? Acho que não é um livro que eu leria. Beijocas.

    ResponderExcluir
  40. Vish...Parece Malhação em algumas coisas? Eu nunca gostei... sorry. Gostei da ideia do lado intelectual, mas o cliché pode estragar a história.
    Esse não vai para minha lista.
    Gostei da resenha.

    Beijos.

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Sua resenha me desanimou, viu? Tava super afim de ler o livro e agora nem tanto!
    Que droga!
    Mas espero ler e ter a minha opinião!
    Beijos,
    Ana.

    ResponderExcluir
  42. Nunca tinha ouvido falar deste livro também, mas achei interessante o fato da menina ir para um outro país com cara e coragem.
    Por mais que tenha faltado conteúdo, me chamou atenção e quero ler.
    Quem sabe a genialidade do povo do livro não passa um pouco pra mim? rsrs

    Beijão

    ResponderExcluir
  43. Ceile, tem uns livros que são lançados, mas acabam se perdendo no meio de tantos outros, esse é um deles. Achei a história meio batida!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.