Todo Dia - David Levithan

Existem 435 mil palavras no dicionário Aurélio e nenhuma faz jus à grandiosidade deste livro.


Cada dia A acorda em um corpo - ele é um gay, ela é uma suicida, ele é um drogado, ela é popular... as possibilidades são infinitas, a única certeza é que nunca será a mesma pessoa. A não é um garoto ou uma garota, ele simplesmente é aquilo que é. A sabe que não pode fazer mudanças bruscas nas vidas das pessoas, mesmo que fique muito tentado a isso. Até que um dia ele é Justin - um cara normal, mas que despreza a - como A acaba descobrindo - encantadora namorada.

"Enquanto cochilamos, sinto uma coisa que nunca senti. Uma proximidade que não é apenas física. Uma conexão que desafia o fato de que acabamos de nos conhecer. Um sentimento que só pode vir da mais eufórica das sensações: a de pertencer a alguém."

A se apaixona por Rhiannon, mas é simplesmente impossível qualquer romance, pois naquele dia ele é Justin, no dia seguinte ela é Leslie, no outro é Skylar e assim infinitamente. Todas as regras pareciam claras na cabeça de A, mas a cada dia que acordava, seu pensamento era Rhiannon. Até que ficou insuportável e ele faz de tudo para encontrá-la. Todo dia. Mas até onde ela consegue suportar não saber quem vai encontrar?

Este livro me trouxe uma infinidade de pensamentos e acho que cada pessoa vai entender uma coisa, vai se apegar a um fato e isso é, inclusive, uma das minhas teorias sobre ele: nem tudo é uma coisa ou outra. Por que tudo precisa de uma definição? Por que necessitamos catalogar cada pessoa como se fossem espécies em potinhos com etiquetas em um laboratório?

A primeira impressão que temos de A é que é do sexo masculino, pois seus adjetivos são do gênero, mas isso é mais uma impossibilidade da nossa língua do que uma indicação. Normalmente, em inglês, os adjetivos são impessoais e a determinação de gênero se dá pelo sujeito - o que deixa a indefinição de A muito mais clara.

Este livro é algo parecido com genial. Acho que o autor poderia dar qualquer rumo à sua história, eu ainda estaria encantada por suas palavras. Este é aquele livro que eu quero que todo mundo leia, que não se apegue ao amor instantâneo, que não se incomode com a indefinição de A, que não se importe com rótulos. Todo Dia fala de coisas que acredito e nenhuma pessoa próxima a mim pensa. Ele fala de coisas que  nenhuma conversa seria profunda o suficiente para trazer à tona. É um verdadeiro encontro com meus pensamentos. Marquei inúmeras frases e gostaria de compartilhar todas, mas vou deixar para vocês conferirem no próprio livro e marcarem as favoritas. Porém, não poderia deixar de citar uma que fez total sentido para mim e instantaneamente me lembrou do Marcos Tavares (blog Capa e Título), mais precisamente de uma "conversa" que tivemos em dois ou três tweets e, como ele é extremamente especial pra mim, acabei associando esta frase àquele pequeno momento:

"Vamos até uma esquina onde algumas pessoas estão protestando contra a comemoração. Não entendo o porquê. É como protestar o fato de algumas pessoas serem ruivas.
Na minha experiência, desejo é desejo, amor é amor. Nunca me apaixonei por um gênero. Apaixonei-me por indivíduos. Sei que é difícil as pessoas fazerem isso, mas não entendo por que é tão complicado, quando é tão óbvio."

Assim que terminei o livro, conversei com a Mari (blog s2 Ler), porque eu precisava ver se mais alguém tinha entendido como eu entendi, se mais alguém teve a mesma sensação que eu... ah, nem sei como explicar, mas fiquei de queixo caído quando terminei este livro. Chegamos à conclusão que humano nenhum é capaz de ser tão altruísta ou evoluído o suficiente para isso, mas por que, como etc, vocês só saberão quando lerem, o que sugiro que vocês façam o mais rápido possível! (e se precisar externar alguma coisa depois, podem me chamar no twitter ou no facebook)



Comentários
51 Comentários

51 comentários:

  1. Nossa Ceile, li Todo Dia ainda em inglês e reli e português, de tão apaixonado que eu fiquei por ele. Esse realmente é um daqueles que você para a leitura as vezes para pensar um pouco sobre o que leu e depois que todos leiam e amem como você amou. Sua resenha expressa muito bem o que eu senti pelo livro, parabéns!

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Comecei a ler o livro hoje e tenho altíssimas expectativas. A história é bem original, no meu ponto de vista. Mas realmente o mais legal são todos estes questionamentos e motivos de reflexão trazidos pela história.
    Espero ficar perplexa no final! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Já li VÁRIAS resenhas deste livro e nunca é demais. Tudo nele é lindo, o protagonista, a capa e a história. Tô super curioso e ansioso para lê-lo e descobrir como essa história termina.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é um dos que estão na pilha de para ler e sua resenha só me fez ficar ainda mais ansioso. Sinto que vou me identificar bastante!

    Ótima resenha! ;)

    Beijos, Romário.
    www.naomeentendamal.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhh estou lendo esse livro e estou apaixonada por ele. É incrível e tem um lirismo nas palavras que me lembrou Nosso Último Verão - favorito meu- pelo andar da carruagem percebo q Todo Dia tem tudo para se tornar um favorito.

    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro

    ResponderExcluir
  6. não sei, parece ser um livro ótimo, e apesar de já ter visto milhares de resenhas positivas dele, não me sinto interessada em ler
    achei essa coisa de A ai muito doida hahaha
    quem sabe um dia eu leia... mas não pretende não ;x

    ResponderExcluir
  7. Eu li o post hoje a noite e logo nas primeiras palavras já senti uma imensa vontade de ler o livro.
    A história de cada um ser uma pessoa e mudar no dia seguinte é uma ideia genial...isso associado ao fato do romance então, parece deixar a história muito interessante.
    Como te falei ontem mudei de ideia...se eu ganhar algo no Top Comentarista vou torcer pra ser esse livro e não o do Nicholas como eu queria anteriormente.

    ResponderExcluir
  8. EU PRECISO LER ESSE LIVRO!!!

    Van
    bookistheanswer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Celie, este livro está sendo muito elogiado e o seu comentário sobre a infinidade de pensamentos que ele provoca me deixou mais curiosa ainda. No momento não posso assumir nenhuma leitura além das que já estão na fila, mas quando sobrar um tempinho vou ler!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  10. Estou doida pra ler esse livro! Eu quero conferir como o autor trás isso de não ter genero, tava mesmo me perguntando se o personagem teria algum, afinal é meio dificil quando se está todo dia no corpo de alguém. Me parece bom pra rever nossos conceitos, até de como temos amizades com alguns e com outros não. Curiosa pra saber o final e ter essa reflexão, sempre bom ler um livro assim de vez enquanto pra gente por os pés no chão. Esse quero ler muito em breve.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,querida.
    Baah! Estou louca por esse livro e só fico lendo resenhas até o dinheiro chegar, mas quando comprar vai ser simplesmente perfeito.Vai ser uma história de reflexão /o/
    Muito obrigada pela atenção e sua resenha ficou maravilhosa.
    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Maravilhosa resenha! ! Desejo muito esse livro! Bj

    ResponderExcluir
  13. Estou por demais curiosa a respeito desse livro. A estranha vida de A, que vive num corpo diferente todos os dias é estranha e bizarra. Coitado nem consegue se declarar pra pessoa que mais ama. Deve ser difícil viver desse modo. Adoraria ler este também. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. que enredo interessante!fiquei com vontade de conhecer mais, mas ja tô aqui doida pro A. conseguir ser feliz e quem sabe ao lado da Rhiannon
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. OMG, fiquei super interessada nesse livro depois da sua resenha. Nunca vi nenhum livro que tivesse esse enredo, simplesmente, brilhante. Quero muito ler, fiquei curiosa. E além do mais deve ser lindo. So espero que, quando eu for ler, não fique muito confusa. Porque, tem livros que eu me perco com facilidade. Mas, parece que esse não é o caso. Enfim...

    ResponderExcluir
  16. Gente, esse livro é realmente impressionante e imprevisível! Juro que quando vi a capa não esperava nada disso, até cheguei a julgá-lo por ela e evitei resenhas a respeito da obra.
    A curiosidade está enorme agora, reinando em mim. A ideia é bem diferente do que estamos acostumados a ler, uma obra original cujo tema é bem interessante.
    Agora estou ansiosa pra ler este livro.

    ResponderExcluir
  17. vi algumas outras resenhas, mas este trecho que você colocou, me deixou simplesmente LOUCA para ler! Vou até ver se tem alguma promoção pra comprar ele! AAAHUHAU *-*

    ResponderExcluir
  18. vi algumas outras resenhas, mas este trecho que você colocou, me deixou simplesmente LOUCA para ler! Vou até ver se tem alguma promoção pra comprar ele! AAAHUHAU *-*

    ResponderExcluir
  19. Ceileeeee!!!

    Vc me fez chorar! Muito obrigado pelas palavras, estou muito emocionado. Vc tbm é uma pessoa mais que especial para mim, uma grande amiga, uma alma maravilhosa que eu tenho o privilégio de ter como amiga.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  20. To louca louca louca para ler esse livro! E ele me persegue por todos as lojas onde eu vou, mas não posso comprar aa. A história é linda e surpreendente, e muito diferente de tudo que eu já li! Quero muito ler esse livro, mal posso esperar para comprá-lo.

    ResponderExcluir
  21. Estou com muita vontade de ler o livro e conhecer a escrita do autor. Só tenho visto críticas bastante positivas sobre a história que envolve esse livro. Tem cara de ser aquele livro que vou querer sempre reler, mesmo sabendo cada palavra que compõe a obra haha! Espero poder tê-lo em mãos o quanto antes e desfrutá-lo :)

    ResponderExcluir
  22. O livro parece muito bom mesmo né?
    Li muitas resenhas excelentes sobre ele, realmente parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  23. Oi Ceile!! Tudo bem?
    Nossa estou interessada neste livro desde seu lançamento, somente pela sinopse dele, achei bem interessante e diferente =)
    Mas depois que li sua resenha, achei ele ainda mais interessante por querer saber como é que ele muda cada dia e por que.Nunca li nada parecido com este livro, e por isso ele se tornou um dos mais desejados e com sua empolgação ao ler ao livro somente aumentou minha curiosidade =)
    Bjuss♥

    ResponderExcluir
  24. Eu quero muito ler esse livro, mas eu sempre tenho um receio de me decepcionar. Eu chorarei? espero eu ler o livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Todo Dia é um dos livros que eu mais quero ler!! Tou muito curiosa pra saber mais como funciona isso do "A". Pelo visto todo mundo tá gostando, quero entrar pro grupo também :)

    ResponderExcluir
  26. Ah, Ceile! Você nem faz ideia do quanto quero ler esse livro. E depois de sua resenha, a minha vontade só triplicou. Tenho a sensação de que quando eu finalmente lê-lo, concordarei com cada palavra sua; porque só a premissa me conquistou, a capa é linda, a sinopse fisga qualquer um... e tenho visto tantos comentários positivos, e quotes maravilhosos... Preciso desse livro pra ontem.

    ResponderExcluir
  27. É impressionante a quantidade de resenhas positivas em relação a esse livro. TODAS elas foram extremamente positivas. A história realmente me parece ser cheia de significados importantes. Nos faz refletir sobre muitas coisas. Eu pretendo ler esse livro muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  28. Surpreende o tanto de blogueiros falando tão bem desse livro! Já tinha lido a resenha de uma garota que leu em inglês, falando que adorou, e achei interessante a abordagem do autor com seu personagem A, mas não sei se no momento eu pararia para ler Todo Dia. Mesmo com todos os elogios, acho que a mensagem que o livro quer passar já é clara :D

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Eu não costumo criar expectativas em relação a nenhuma leitura, mas esse livro, eu estou muito ansiosa pra ler, pelas resenhas que leio, inclusive a sua, ele é diferente de tudo que já vi, a historia é inovadora, imagine, acordar cada dia num corpo diferente, sem saber o que será amanha? Com certeza vou ler esse livro por todas a indicações e também por mim, acho que deva ser uma leitura muito prazerosa, eu adorei sua resenha, ficou show!

    ResponderExcluir
  30. Todos foram devidamente tocados por esse livro, então...
    Eu NECESSITO lê-lo, mas vai demorar...
    Beijos,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Estou mais que curiosa para saber o que acontece no final desse livro, pois já vi inúmeros comentários dizendo que é simplesmente.. WOW!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, ainda mais depois de ler sua resenha, mas acho que terei que esperar um pouco para fazer isso, pois no momento a verba está fraca.. haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Gente, que ideia de tirar o fôlego! Só pela resenha a gente já nota que tem muita genialidade na concepção da história...Espero poder ler um dia, nunca tinha ouvido sobre ele...=)

    ResponderExcluir
  33. Rsrsrs, que confusão. Nossa, o livro parece ser mesmo genial, vejo o pessoal assustado e triste com o final e vejo o quanto ele mecheu contigo, desde a capa até a trama. Nunca tinha te visto tão animada com um livro!

    ResponderExcluir
  34. Esta história é altamente singular! Nunca vi nada parecido antes rsrs
    Apesar de não ter lido nada do autor, ele já subiu no meu conceito, por não ter caído na mesmice e ter escrito apenas "mais do mesmo". Pelo seu envolvimento, você gostou muito rsrsrs Das resenhas que tive oportunidade de ler, nenhuma desmereceu a obra ou deu uma nota regular. Todos se deleitaram em elogios e foram super positivos quanto ao desenvolvimento do enredo e dos personagens. O David Levithan deve ser mesmo um grande autor...

    ResponderExcluir
  35. Tendo um treco pra ler o meu! Genial, já vi que arrumei outro autor super fofo e inteligente com tramas mega gostosas pra adorar. Essa história é uma graça, perfeita mesmo não é? Ahh que vontade louca de ler logo!

    ResponderExcluir
  36. Nunca tinha ouvido falar do livro, do autor já, só tive conhecimento quando entrei no Facebook da Editora e vi inúmeros posts com partes do livro, pronto. Comecei uma procura desenfreada por blogs e no skoob atrás de resenhas e todas culminaram e me conduziram a compra do livro, chega essa semana e finalmente poderei matar essa curiosidade!

    ResponderExcluir
  37. Preciso muito ler este livro e, depois de seu último parágrafo da resenha, preciso para ontem. Vou ler o quanto antes e volto aqui para conversarmos sobre esse altruísmo humano...

    ResponderExcluir
  38. Dizer que eu estou ansiosa ou curiosa com esse livro é pouco. Sabe quando nos apaixonamos por um livro que ainda nem chegamos a ler? Pois é.
    Eu necessito ler Todo dia, parece ser uma história... perfeita. Nem tem outro adjetivo.
    Enfim, eu preciso muuuuuuuuito ler. Estou comendo os dedos já HAHA

    ResponderExcluir
  39. Quando vi seu twete de que tinha amado esse livro fiquei, e ainda estou, desesperada para ler. Fico só namorando os quotes.

    ResponderExcluir
  40. É o seguinte, não há uma viva alma que tenha lido esse livro e eu tenha visto e lido a respeito que não tenha gostado desse livro, até agora não achei nenhuma critica negativa sobre ele. Todos o classificam como genial, a melhor leitura de suas vidas, e adjetivos do gênero. Eu me interessei muito por esse livro, já se encontra nos meus desejados. Primeiramente havia me interessado pelo protagonista do livro, A, ser tão diferente de tudo o que eu já tive a oportunidade de ler e conhecer em livros, o que aguçou e muito a minha curiosidade. Posteriormente, as resenhas que li desse livro me deixaram ainda mais com vontade de lê-lo, por saber que é um livro tão bem feito, e uma leitura que meche com valores, e faz o leitor refletir. Adorei sua resenha, e sim quero muito, muito mesmo, poder ler esse livro em breve.

    ResponderExcluir
  41. Nossa Celie! Que bela resenha. Não li esse livro (gente, como não conheci antes, como?) e já estou apaixonada. Queremos ele para o próximo "top comentarista" hahaha! ;) Acho lindo livros, filmes, séries que nos fazem refletir, que nos dão uma lição, um tapa na cara, um "agora toma e pensa sobre sua vida". E esse parece ser um livro que vai me levar as lágrimas e reflexões e mais reflexões e mais lágrimas. Eu quero muuito ler esse livro, o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  42. Vi um vídeo resenha do livro e no começo achei estranho, mas suas explicações foram mais eficientes em me deixar com vontade de ler.
    O fato de A, ser apenas A, pode confundir, mas ao mesmo tempo deixar-nos mais atentos às mensagens passadas!

    ResponderExcluir
  43. Não havia lido nada sobre esse livro, nem sinopse, nem resenha. Achei a ideia genial, uma loucura!
    Mesmo lendo só a sua resenha, também diria que A é do gênero masculino.
    Realmente, com a leitura desse livro teremos que aprender a não nos apegar a aparência.

    ResponderExcluir
  44. Ainda não li nada desse autor, mas fiquei bastante curiosa para ler esse livro. Vi muitas resenhas positivas sobre ele.

    ResponderExcluir
  45. A cada resenha deste livro que eu leio, eu confirmo a minha necessidade de ter alguem para conversar sobre livro!
    Ceile, nao sei explicar o que sua resenha me fez sentir, mas eu sinto que preciso lê-lo o quanto antes. Já sei que irei chorar e mais do que isso. me emocionar e fazer mil e um questionamentos sobre a vida!
    Seja como for, aguarde o meu contato.. porque vou precisar falar sobre isso rs

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  46. Uma vez eu li um livro com um enredo um pouco parecido, agora me faltou o nome, mas a menina do livro sempre trocava de corpo, um dia ela podia ser tal pessoa na outra semana poderia ser outra totalmente diferente. Mas não parecia tão cheio de emoções como esse. Eu realmente pensei outra coisa desse livro e ao ler sua resenha vi que deve apresentar uma história muito emocionante, gostaria muito de conhece-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  47. Que show!!
    Com muita vontade de ler agora.
    Já tinha ouvido falar desse antes, e vi, pela sua resenha, o lado mais reflexivo dele. Adorei isso de "rótulos". São um saco, realmente.
    E o seu quote final... Achei show. Penso que ele quis dizer que as coisas são o que são, e não se pode exigir que sejam sempre do nosso jeito, não podemos exigir que as pessoas, as coisas, sejam como queremos. E também, que quando amamos alguém, amamos a pessoa, não o que ela parece ser, o que ela pode oferecer, amamos a pessoa em si, o ser, a essência. E desejar... bom, você pode desejar qualquer corpo no padrão de beleza, mas para amar, tem que ir além. O Banquete é um diálogo platônico que fala um pouco disso, de forma genial. Acho que você iria gostar... :)
    Beijos

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  48. Muito provavelmente, Todo Dia é o livro, lançado esse ano, que mais tenho curiosidade em ler.
    Acho a premissa dele sensacional, muito interessante, original demais.
    Só a sinopse já faz minha cabeça imaginar muitas coisas a respeito da história - o ruim disso é o fato de expectativa alta maiores chances de decepção.
    Mas, a julgar por sua resenha acho que vou gostar bastante dessa obra, pois adoro quando existem muitas frases para marcarmos e que tem influência direta no nosso modo de pensar e agir em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  49. Adorei a temática de Todod Dia, totalmente inusitada. Acho q poucas pessoas poderiam ter imaginado uma prisão tão diferente como essa q é estar preso ao corpo de pessoas diferentes a cada 24 horas. Bela resenha. Merece sim, ser lido!

    Adriana Medeiros

    minhavelhaestante1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  50. Esse livro está na minha wishlist faz um tempão, mas como dizem que ele é mesmo perfeito, eu não quero ler em pdf. Então terei de esperar que alguma editora portuguesa perceba o quão especial e perfeito é esse livro e decida editalo por cá.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  51. Depois de ler a resenha de Garoto encontra garoto, aqui no blog, passei pra ver essa e, caraca! Adorei, assim que der vou compra-lo! Gostei muito da resenha, gostei muito do blog e gostei muito do layout também.

    Seguindo, beijos!
    http://diario-noturno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.