Uma Garrafa no Mar de Gaza - Valérie Zenatti

Dois jovens, dois povos e um desejo: A Paz

Uma explosão acontece dentro de um café perto onde Tal mora em Jerusalém. Isso a deixa assustada, afinal, uma jovem que tinha vinte anos estava com o pai e morreu antes de finalmente vestir seu lindo vestido branco para se casar. Depois desse atentado, a israelense não para de pensar na morte, nos palestinos, na guerra...etc. Resolve escrever uma carta. Não para uma pessoa conhecida e sim para um estranho do outro lado. No caso um palestino. Na carta ela transmite seu medo, seus sentimentos, suas recordações, sua esperança perante o conflito entre Israel e a Palestina. Depois de colocar dentro de uma garrafa, Tal pediu a seu irmão que é enfermeiro na faixa de Gaza, joga-la no mar. Ela pensa que outra jovem poderia ler sua carta e respondê-la, mas para sua surpresa foi um garoto.

“Sinto muito medo e muita esperança ao escrever para você. Nunca escrevi uma carta para alguém que não conhecesse. Dá uma sensação estranha. Não tenho certeza de estar conseguindo dizer o que quero.” – Tal Levine, 17 anos, Israelense.


O livro é maravilhoso. Ele é fino, só tem 122 páginas, mas é tão pesado, tão carregado de emoção, de verdades, de amor. Fiquei emocionada ao ler esse livro e fiquei horas refletindo a situação dos outros jovens que não conhecemos além do terror da guerra. Só sabemos o que vemos na TV que é ódio, sangue, mortes, destruição. Porém, não é só isso que lemos no livro. A autora conta os dois lados da “moeda”, as duas vidas desses jovens cheios de esperanças.

“Os palestinos não falam hebraico, minha cara, não em Gaza, em todo caso. Você não acredita realmente que nos ensinem a língua do inimigo como língua estrangeira...” – Naim, 20 anos, Palestino.


No inicio, Gazaman que é o pseudônimo do menino nas mensagens, é cheio de ironia, e muitas vezes irrita Tal, não acreditando na esperança ou numa paz. No entanto, isso é apenas fachada. Ele é igual a ela. Naim escreve sobre o medo, a destruição e a morte, ele transmite seus sentimentos no papel, mas como suas ideias são diferentes de outros palestinos, ele queima, joga fora para ninguém ver. Ele é um rapaz que mora no lugar que não tem nada, apenas com ódio e vingança sendo seus vizinhos.

“A Faixa de Gaza é só areia, algumas Oliveiras, e casas cinza, dezenas de milhares de casas cinza apertadas umas contra a outras de maneira sufocantes. Em suma, a lixeira pública da região.” – Gazaman.


Como dois jovens desconhecidos, eles pensam estar apaixonados, mas não passou disso. As cartas e depois os emails, eram marcados por lamurias, preocupações, sonhos, recordações e desejos de paz.

A escrita é brilhante, verdadeira. Podemos imaginar como sendo a menina que quer fazer cinema, e o menino que quer ser médico. A autora toca no assunto tão delicado com maestria e conduz com um final com gostinho de quero mais. É extremamente tocante esse livro. Não é um romance com água e açúcar, não é só história geopolítica, não é apenas aventura. É um gênero a parte.

Não tenho palavras para dizer o quanto eu amei. Vale muito, muito a pena ler a vida de uma Israelense e um Palestino no meio dessa guerra.

OBS: Fizeram um filme também, eu ainda não vi, mas pelo trailer eles modificaram algumas coisas. Como sempre

Comentários
47 Comentários

47 comentários:

  1. Este livro deve ser realmente fantástico. Consegue misturar elementos e culturas tão distantes de nós de uma forma muito interessante.
    Não consigo imaginar com cento e tantas páginas podem conter tanta carga emocional. Mas é disso que gosto numa leitura e mal posso esperar para ler este livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei a historia desse livro! Me atraiu. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  3. A história parece bem bacana...e o filme? Nunca ouvi falar...é o mesmo nome?
    Guerra é um negócio complicado mas também é uma coisa que ninguém quer, por mais que as pessoas sejam inimigas sempre terá algo em comum, como no caso desses dois.
    Espero poder ler em breve...

    ResponderExcluir
  4. Laurinha, histórias assim comprovam que não é preciso muitas palavras para emocionar, não é mesmo? Fiquei com vontade de ler e de assistir o filme!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  5. Filmes e suas mudanças em pontos importantes da trama. Já devíamos estar acostumados, não?
    Achei bem interessante a ideia desse livro. Realmente o que vemos a respeito dos conflitos entre Israel e Palestina é apenas o que a mídia nos passa, e eles nos mostram apenas o que querem que vejamos. Manipulação de informação.
    Por ser um livro pequeno, e a leitura rápida fiquei interessada em lê-lo. Vou procurar saber mais sobre a obra, pois também admiro quando um autor nos faz refletir por horas após a leitura de um livro.

    ResponderExcluir
  6. É um assunto tão delicado e atual, mas que realmente ninguém lembra: todas as pessoas que vivem na guerra. E também, que os inimigos não são tão diferentes, possuem o mesmo medo e esperança de paz. Por isso, o livro parece ser tão especial. Fiquei com vontade de ler e ver o filme!

    ResponderExcluir
  7. Esse é um livro que morro de vontade de ler. Pela sinopse dele já fiquei curiosa e agora lendo a sua resenha fiquei fascinada. Amo tudo relacionado a história e religiões. E esse desejo de paz dos dois é perfeita para um livro tão bom. Pena ser tão fino..rsrs... Amo livros grossos! :))
    Mas fica a dica que não precisa ser um livro grande para ser bom!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não sou fã de histórias pesadas e densas como essas, mas, infelizmente, é uma história tão real e profunda, que fiquei com vontade de ler. É interessante ver o lados daqueles que sofrem por causa dos outros. Espero ter a oportunidade de ler e me emocionar também.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Um asunto um tanto quanto trágico... digo pensando nas pessoas que vivem de fato essas histíorias.. tendo que se esconder de tudo... vier á beira da guerra.. deve ser um horror mesmo ...Deve ser aquele tipo de livro que te faz refletir sobre o que nós somos... das coisas bobas que reclamamos... ou da comida que fazemos pouco caso as vezes.... =(
    Vlw pela dica.... Beijocas!!

    ResponderExcluir
  10. Ai, Lari, tô apaixonada pela sua resenha <3
    Comprei o livro assim que lançou, pois me apaixonei pela capa/título e achei tão fofo (até pelo tamanho). Já imaginei que seria um daqueles livros que carregam emoção em poucas páginas (tipo o livro Eu e Você que é bem pequenininho, mas é uma enxurrada de sentimentos).

    Acho que vou pegar pra ler qualquer dia desses, tô motivada agora hahaha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha!! E eu não tinha ouvido falar do livro e achei interessante como seria o ponto de vista de cada um.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Fiquei impressionada com a história dos personagens. Sua resenha mostra como a história é forte e emocionante. A vida dos personagens não deve ter sido nada fácil e sei que muitos devem ainda sofrer por lá. Vou ver se leio ele. Gostei muito dos seus comentários e vou aceitar sua recomendação. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho o livro e confesso que estou esperando uma oportunidade pra le-lo, porque eu sei que é uma historia densa e complexa, é ficção, sim é, mas sabemos o quanto há guerra naquela região e quanto as pessoas de lá sofrem e quantos perdem a vida por brigas políticas, imagino que os sonhos desses dois jovens do livro são os mesmos de milhares de jovens que não tem nem o direito de sonhar naquele lugar. Amei sua resenha, e imagino que vou me emocionar com essa leitura!

    ResponderExcluir
  14. Se eu fosse na livraria e visse está capa, não iria me interessar pelo livro. Pelo simples fato de a capa não ter chamado NENHUMA atenção minha. Não gostei.
    Mas a história parece ser linda mesmo. Gostei muito dessa coisa de "carta para desconhecido", adorei. Quero lê-lo agora, fiquei curiosa. rs.

    ResponderExcluir
  15. Esse é um tema bem delicado, acredito que para uma obra te encantar tanto ela deve ser realmente boa. Até hoje eu não entendo os motivos humanos para fazerem guerra, esse tipo de coisa só causa desgraça! Como era de se esperar adaptações sempre mudam algo, tomara que seja para o bem!

    ResponderExcluir
  16. Parecer ser fantástico! A gente sabe que as coisas acontecem, mas é impossível enxergar com os olhos de quem está passando pela situação. Ver os dois lados da moeda é muito interessante!
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  17. Estou louca para ler,curioso pois citei hoje ele para uma professora minha que disse já ter visto o filme.Estou curiosa quanto o filme também.Conheci o livro em um encontro de leitores e me interessei :D

    ResponderExcluir
  18. Ai, que linda <33 Já quero! Fiquei super curiosa com a sua resenha,
    Bjss

    ResponderExcluir
  19. Deve ser linda essa história! Ainda não li o livro nem vi o filme mas concordo com você que, apesar de serem poucas páginas, elas valem por muito, pela quantidade de emoção e belas mensagens que ela contém. O tema é forte e deve ser daqueles que não dá pra tirar os olhos do livro até que termine.

    ResponderExcluir
  20. Bem tocante esta história. Nunca tinha ouvido falar, nem do livro, nem da autora e muito menos uma adaptação. Eu sou acadêmico de licenciatura em História e uma coisa que nós aprendemos durante a graduação que antes de fazer uma crítica devemos observar o lugar de fala de cada sujeito, e o livro mostra claramente isso: os dois lados de uma mesma moeda. Fiquei curioso e intrigado: como 122 páginas pode ter tanta coisa?

    ResponderExcluir
  21. que super dica, não conhecia o livro antes, mas agora estou com vontade de ler :)
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. A-d-o-r-e-i a premissa do livro.
    O único livro que li que fala sobre algo parecido é O Caçador de Pipas, um dos meus livros favoritos, exatamente pelo fato de ter (mesmo que em meados do enredo) como plano de fundo a história do Afeganistão. Este tema sempre me despertou interesse, principalmente agora que acabei de estudar sobre os atuais conflitos mundiais rsrsrs.
    Saber que você gostou tanto da história me deixa confiante. Gosto muito de assuntos sensíveis, reflexivos e comoventes. Uma Garrafa no Mar de Gaza é um prato cheio, não é?

    ResponderExcluir
  23. A história desse livro parece linda e densa. E ver os dois lados da moeda me parece bastante interessante. Imaginar que em tão poucas páginas, a autora consegue passar tantos sentimentos me faz desejar ainda mais por esse livro. Pretendo ver o filme logo que ler... Espero que logo!

    ResponderExcluir
  24. Sempre bom poder conhecer livros novos e que não conhecemos. Mas achei bem interessante e diferente esta historia, ele entrou para minha lista de desejados. E depois que ler quero poder olhar o filme também.

    ResponderExcluir
  25. Ual. Já tinha visto essa capa de relance, mas nem havia parado pra ler a sinopse ou algo do gênero. Essa é a primeira resenha que leio, aliás, a respeito do livro... E fiquei super curiosa. É tão bom quando um livro nos traz tantas emoções, né? Por mais que seja relativamente fino, pelo visto, a história tem muito a nos oferecer. Além do mais, fiquei com vontade de assistir ao filme, também! Beijocas.

    ResponderExcluir
  26. Fiquei querendo ler demais, porque AMO a temática 'conflitos'. Sou apaixonada por livros que tem um cenário de guerra - não pela guerra em si, mas pelo turbilhão de emoções e histórias bonitas que tem por trás de uma catástrofe.
    Com certeza vou colocar na lista dos desejados, e comprar assim que der.

    ResponderExcluir
  27. Tenho muita vontade em ler este livro, até mesmo pelo tema que é bastante interessante e como a autora abordou esse detalhe de uma mensagem na garrafa. Já li outras resenhas dizendo o quão esse livro é maravilhoso, e quero muito ler agora com sua recomendação. Eu já assisti o trailer do filme, o que aumentou a minha empolgação, mas como sempre, eles devem mudar alguns detalhes...

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Eu não tenho a mínima vontade de ler o livro, odeio esse mundo por mais que o livro seja tocante e emocionante.
    Beijos,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Não sinto tanta vontade assim de ler esse livro, mas, por ser tão pequeno, se tivesse ele em minha frente, é óbvio que acabaria lendo. Não sabia que tinha filme, vou tentar assisti-lo, e se gostar, talvez minha vontade de ler o livro aumente um pouco.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Parece ser um lindo livro,e gostei da resenha, mas acho pesado demais, diferente dos que estou acostumada a ler. Como disse a Ketelin aqui em cima se eu tivesse ele na minha frente acabaria lendo, mas não é o tipo de livro que eu compraria.

    ResponderExcluir
  31. Parece ser um lindo livro,e gostei da resenha, mas acho pesado demais, diferente dos que estou acostumada a ler. Como disse a Ketelin aqui em cima se eu tivesse ele na minha frente acabaria lendo, mas não é o tipo de livro que eu compraria.

    ResponderExcluir
  32. No caso, Tal forneceu o seu endereço na primeira carta? Porque não vejo outra forma deles terem estabelecido correspondência. De qualquer forma, a história parece ser linda e muito tocante. Tomara que eu possa ler um dia.

    ResponderExcluir
  33. É o tipo de leitura que gosto de ler de vez enquanto, pra me por no chão mesmo, o assunto sendo assim sério. Parece brilhante, ja imagino os 2 discutindo por cartas e cada um mostrando seu ponto de vista pela guerra, seus medos, esperanças, emocionante mesmo. Não sabia que era tão pequeno, mas será que tudo isso cabe mesmo em apenas 122 paginas? Tenho minhas duvidas.
    Não sei se lerei, mas quero pelo menos conferir o filme.
    Bj

    ResponderExcluir
  34. Esse não me deu muita vontade de conferir, apesar de achar muito bom. Vi resenhas ótimas dela e mesmo assim não deu vontade de ler. Sei lá, acho que peguei spoiler demais :S

    ResponderExcluir
  35. Digamos que para um "romance" me atrair tem que ter uma história surpreendente, não que esse não tenha, parece ter, mais faltou algo que me prendesse, em meio a tantas leituras que quero fazer esse infelizmente aparece quase que no fim da lista, apesar de todos estarem gostando bastante.

    ResponderExcluir
  36. Tá aí um livro que conto as horas para ler. Na minha lista, já tá quase chegando a hora de lê-lo.
    E quanto ao filme, deve ter muita diferença, como você bem disse, é sempre assim.

    ResponderExcluir
  37. Parece ser um livro realmente bonito, mesmo sendo tão fino, não esperava que fosse tão pequeno. Nunca vi o filme, mas, como na maioria esmagadora das vezes, o livro deve ser muito melhor.
    Espero ler esse livro logo

    ResponderExcluir
  38. Nunca tinha me interessado por esse livro até ler essa resenha. Parece ser intenso e tocante. Quero muito ler. Não sabia que tinha o filme.

    ResponderExcluir
  39. Senti uma pontinha de emoção brotando em mim ao terminar de ler sua resenha. Primeiramente deveria dizer que adoro livros que toquem o leitor, mecham com os sentimentos, e senti bastante isso neste exemplar. Sempre me interessei por essas questões do Oriente Médio, essa guerra que devasta tantas vidas, meu coração sempre ficou apertado ao ver essas coisas nos jornais, tantas pessoas morrendo pela ganancia do homem, de fato é muito triste. Pude sentir a imensa carga de emoção caindo sob mim no decorrer de sua resenha, e sim, estou ávida por ler esse livro, já o adicionei aos desejados. Não gostei muito da capa, dos modelos da capa, no entanto isso é o de menos quando levamos em consideração a esplendia história que existe ao abrirmos esse livro.

    ResponderExcluir
  40. Que coisa linda! Que review linda! Que história linda! Não tem aquele tipo de livro que você só de ver a sinopse já prevê lágrimas e mais lágrimas? É esse! Não que baste muita coisa para eu chorar, mas enfim... Um bom drama é fantástico, o espaço/lugar, a faixa de Gaza foi assunto que eu sempre quis saber mais, mais tudo que você encontra é tão superficial... E esse livro parece realmente entrar no assunto. Tô muito ansiosa para ler esse livro, tem tudo para se um dos meus favoritos. Obrigada Larinha por me apresentá-lo! (:

    ResponderExcluir
  41. Esse livro é lindo!!
    Li no começo do ano e depois que terminei fiquei triste por não ter mais.
    Lembro que torci muito para Tal e Nain se encontrarem cara a cara. Realmente, amei esse casal, amei a história, os cenários, toda a descrição. Não é qualquer livro que tem uma história dessas.

    ResponderExcluir
  42. Parece ser realmente maravilhoso.
    Ainda não tinha visto resenha desse livro em lugar nenhum, mas fiquei bastante motivada para ler ele. Acho que deve ser lindo.

    ResponderExcluir
  43. Que fofo *-*
    Já adorei o livro! Ele parece ser muito emocionante, e veio em um dia propicio.. Hoje eu estava almoçando no centro da cidade e sentei perto da janela. Eu estava contente lendo meu livro quando ouvi um estrondo muito forte, que fez a janela e tudo ao redor tremer. Todos que estavam no restaurante olharem para o lado de fora e quem estava na rua também se virou.. Juro que por um segundo tudo de ruim passou pela minha cabeça: uma ataque, guerra, destruição... Foram segundos até todos perceberem que aquilo provavelmente era uma mina estourando a rocha na obra do metro - que estava a poucos metros -, mas foi uma sensação desesperadora.
    E agora você me apresenta um livro assim. Super amei ♥

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  44. Eu já vi muitas resenhas ótimas sobre o livro. Particularmente não gosto muito de livros finos, sempre tenho tendência a acreditar que ele deixará algo a desejar, mas como você mesmo frisou esse é bem carregado de emoções então acredito que não terá esse problema. A hisótia parece ser muito tocante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  45. Uau... Parece ser um daqueles, hein? Que deixa a gente com o peito explodindo de emoção!! Gostei bastante.
    E seria muito bom conhecer mais sobre esses conflitos, só que desse ponto de vista.
    Você sabe dizer como foi a pesquisa da autora? Seria legal saber...

    Beijos.

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  46. Apesar de envolver adolescentes, parece um livro bem maduro e por isso bastante sério e interessante. Ótimo ser curto, assim é bem direto, sem enrolação. Única coisa que não gostei foi a capa;

    ResponderExcluir
  47. Quando possível quero ler este livro. Eu já tinha ouvido falar dele antes e achei que seria uma leitura realmente boa a se fazer. Deve ser bem interessante.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.