Você conhece Cory Doctorow?


Cory Doctorow é um escritor, mas com sua habilidade de esconder o jogo até o último instante, faz com que seus livros pareçam ser uma partida de poker como aquelas da internet. Mas Doctorow é ainda mais do que um escritor, é um defensor dos conceitos do Creative Commons, segundo os quais publica seus livros. O canadense tem poucos livros publicados no Brasil, com destaque para Pequeno Irmão e Cinema Pirata, da Editora Record. Mas existem outras obras, facilmente encontráveis em e-book no site do autor, onde você pode baixá-las de graça (em inglês). Abaixo, uma pequena lista de releases

Down and Out in the Magic Kingdom 
Uma ficção científica que tem como plano de fundo o parque temático Magic Kingdom, da Disney. Nesse futuro, a moeda que se usa no dia a dia se chama Whuffie, e é baseada na estima e respeito que outras pessoas possuem por você. Além disso, as pessoas se tornaram virtualmente imortais, uma vez que agora todos contam com a possibilidade de criar um clone adulto e passar as informações do cérebro para esse clone através de um back up, perpetuando a mente da pessoa. Dois grupos disputam os Whuffies dos visitantes do parque. O protagonista, Julius, e sua namorada, Lil, fazem parte de um deles. O mundo de Julius é virado de cabeça para baixo quando ele morre e retorna em um de seus clones, descobrindo que o grupo adversário tomou a Sala dos Presidentes, atração pelo qual ele era responsável.

Someone Comes to Town, Someone Leaves the Town

Nessa corajosa obra, Doctorow optou por misturar elementos fantásticos e da ficção científica. O protagonista, normalmente chamado de Alan (mas que responde por qualquer nome iniciado pela letra A) e seu irmão (que atende por qualquer nome iniciado com a letra B) residem na vizinhança do Kensington Market em uma Toronto contemporânea. Alan se torna amigo de Kurt, e passa a auxiliá-lo no seu esforço para converter computadores velhos em fontes de acesso wi-fi para a internet, e com eles cobrir todo o bairro. Ao mesmo tempo, Alan esconde um segredo: ele é filho de uma montanha com uma máquina de lavar roupas, possui um irmão que vê o futuro e um que é uma ilha. Além disso, possui uma capacidade regenerativa absurda. Nesse livro, Doctorow não só aproveita para usar como pano de fundo seu país natal, como também lida com a impessoalidade dos dias modernos.

For the Win
Nessa novela dividida em três partes, o autor mostra sua sensibilidade para com temas da internet ao ambientar a história em um cenário onde os jogos online tem grande importância. A trama acompanha vários personagens sem escolher um protagonista principal e trata de uma história sobre as conexões as quais todos estamos sujeitos. Apesar de ter recebido tanto críticas boas quanto ruins, Doctorow declarou no lançamento que esse havia sido o livro com o qual mais havia se divertido no processo de escrita até então. x





Comentários
28 Comentários

28 comentários:

  1. Ciele até esse post era um completo desconhecido! acho que se suas obras fossem traduzidas por uma editora ele ganharia mais visibilidade
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar desse cara...já ouvi falar de Creative Commons mas também não lembro muito bem do que se trata, algo de direitos autorais, mas não lembro exatamente o que...

    ResponderExcluir
  3. Oie,Ceile.Nunca ouvi falar sobre esse autor e suas respectivas obras até esse post...ainda bem.:)
    Achei hilários os enredos dos livros que vc destacou do autor.Como assim ser filho de uma montanha com uma máquina de lavar roupas ou ter um irmão que é uma ilha?? Surreal,fantástico e ao mesmo tempo autêntico. Que criatividade e imaginação.Fiquei curiosa por demais....pena que não sei inglês :/
    Será que tem possibilidade de lançarem essas obras aqui no Brasil algum dia?Fico na torcida...bjão :D

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia, mas já tinha visto o livro Pequeno Irmão, vou procurar saber um pouco mais dele, adorei a dica, bjão! :)

    ResponderExcluir
  5. Por incrível que pareça, ainda não. Mais adorei conhecê-lo através de seus comentários e suas obras. Parecem bons livros.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ceile!!
    Não conhecia nada sobre ele =(
    Mas uma pena que são em inglês, mas quem sabe consiga ele traduzido? Mas é sempre bom conhecer coisas novas!!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  7. Eu realmente acho muito legal autores que conseguem criar uma estória com tanta criatividade, nos envolvendo a cada minuto e deixando a parada boa para o final... estou querendo muito ler cinema pirata.
    beijos
    http://alinnegon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o autor, mas pesquisei sobre os livros dele lançados no Brasil e me interessei MUITO por Cinema Pirata, achei a temática bastante interessante e foi muito elogiado no Skoob, então assim que eu tiver uma oportunidade o lerei. ;D

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar dele :X, mas gostei bastante dos livros, talvez eu dê uma pesquisada para ler :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Nunca ouvi falar do autor, mais seus livros me interessaram.

    ResponderExcluir
  11. não conhecia o autor, e pelos nomes dos livros, também não lembro de conhecer :S
    vou dar uma olhada nas sinopses e resenhas deles! :)
    valeu pela dica :D

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia as obras e nem o escritor,pesquisarei para saber mais do escritor.
    bj

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar dele. E por esses 3 títulos, me pareceu ser um cara ambicioso, que adora temas tecnológicos.

    ResponderExcluir
  14. Eu não conhecia ele. Mas já vi a capa de Cinema Pirata, mas nem tinha reparado no nome do autor! A premissa das obras parece interessante e bem diferente! Já me interessei por Cinema Pirata e pretendo conferir a obra :)

    ResponderExcluir
  15. Esse não conhecia e gostei dever as sinopses dos livros, são bem interessantes. Os temas são bem legais e chamativos.

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não conhecia, agora fiquei super curiosa pra ler algo dele. Gostei de todas as sinopses que você colocou, pena que só tenha dois livros publicados aqui :/

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha ouvido falar dele mais parece que seu livros são bons

    ResponderExcluir
  18. Caraca, ele parece ser muito talentoso, pena que só há dois livros publicados aqui no Brasil. Fiquei bem curiosa! Admiro muito quando um autor consegue nos levar até o fim sem nos dar uma pista do que poder ser a verdade ou quando nos mostra que estamos completamente errados em pensar que pode ser tal coisa. Adorei o post e já irei marcar os livros em minha estante no Skoob para não esquecê-los.

    ResponderExcluir
  19. Não, não o conheço. Nem mesmo nunca ouvi falar de seus livros. Curti estes livros que vocês separaram do autor. Aqui no Brasil, só tem dois livros dele publicados?

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia esse autor, mas achei bem legal. Uma pena que não sei nada de inglês, e não poderei ler essas obras dele em e-book. Li as sinopses e gostei bastante. O negócio é torcer pra que alguma editora lance esses livros por aqui. Por agora, tentarei ler esses dois que já foram publicados em português.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. Eu só conhecia mesmo o autor de nome pelos livros que foram lançados aqui, até tenho cinema pirata, tema diferente e que pretendo ler em breve. Someone Comes to Town, Someone Leaves the Town me chamou atenção, pensei que relacionado a esse mundo digital ele só tinha escrito mesmo cinema pirata. Vamos ver se a record continua lançando seus livros ou outra editora faça isso.
    Bj

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o autor, e, sinceramente não gostei muito dos livros dele. Pelas sinopses, percebemos que ele adora abordar temas científicos, que eu não gosto muito.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Ceile! Não conhecia o autor nem suas obras, mas confesso que não me interessei por elas. O tema abordado não é dos que me chamam a atenção. Beijocas.

    ResponderExcluir
  24. Legal. Nao conhecia esse autor!

    ResponderExcluir
  25. Vou seguir a maioria que já postaram aqui, mas é verdade, nunca tinha ouvido falar do escritor... Fiquei bem curiosa, mas não leio nem uma frase em inglês... kkkkkkkkk... Mas quem sabe um dia, não é?

    ResponderExcluir
  26. Nunca ouvi falar desse cara, eu acho HAHA.
    Adorei a capa daquele segundo livro, achei bem bonita
    Procurarei saber valeu pela dica ;)

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia o autor, vou procurar mais informações. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia o autor, mas o jeito dele de escrever parece daqueles que te faz morrer de ansiedade! Isso não da pra mim não rsrs Infarto!

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.