10 Coisas que Nós Fizemos (e provavelmente não deveríamos) - Sarah Mlynowski

O pai de April acabou de anunciar que a família - leia-se: pai, madrasta e April - vão se mudar para outra cidade, pois ele conseguiu um emprego melhor. Ela, por sua vez, praticamente entra em choque, porque não quer deixar seus amigos, escola e namorado para trás. Ela não foi para Paris com a sua mãe e o irmão, por que se mudaria agora? É aí que surge uma ideia, aparentemente absurda: morar com a sua melhor amiga. Acontece que seu pai é extremamente zeloso e ela tem até horário para chegar em casa! Imagina se ele iria permitir que sua filha morasse com uma amiga?

A mãe de Vi - a amiga - é atriz e está embarcando numa turnê de uma peça e digamos que ela é totalmente contrária ao pai de April. Para convencê-lo de que a solução de April é viável, elas passam a mentir para ele - Vi se passa pela mãe no telefone e garante que cuidará bem da filha dele. Elas chegam até mesmo a criar emails falsos para se corresponder! Esta é só a primeira mentira de muitas. April descumpre item por item das regras impostas - por escrito - do seu pai. E são nestes momentos em que ela estará man tendo as mentiras onde mais vai se deparar com a verdade.

Quando terminei 10 Coisas que Nós Fizemos, fiquei com a sensação de livro da Galera Record: fofinho, gracinha, delicinha e com uma dose de reflexão nas entrelinhas. Sei lá como explicar, mas é a cara da editora. Mesmo!

O livro, obviamente, é voltado para o público adolescente e carrega características de um sonho jovem: morar com a melhor amiga, perder a virgindade com o namorado, ter seu próprio carro... Claro que a cultura americana tem seu peso, já que lá os jovens são mais independentes e sair de casa é quase uma obrigação (aqui somos mais apegados e tal). Ele é relativamente simples e um pouquinho absurdo - pelo menos pra mim, sei lá, acho que não conseguiria manter uma mentira dessas e fazer algumas extravagâncias como elas fazem -, mas traz seus momentos de reflexão e pontua muito bem as descobertas da protagonista - alegrias, desilusões, decepções, uma infinidade de coisas. Também traz boas personagens secundárias com seus problemas e motivações. Outra coisa legal é que fica um clima de mistério no ar, parece que todo mundo sabe de algo que April não faz ideia.

Sem dúvidas, uma protagonista bem imatura que ainda está perdida, cheia de mágoas e rancor, que talvez até precisasse provar da vida real - fora da bolha que seu pai criou. Resumindo, é daqueles livros que tem uma protagonista que acha que está abalando, mas aos poucos vai se dando conta do mundo ao redor. Como um bom livro jovem, a autora trabalha bem na lição de moral sem explicitá-la, transferindo isso na evolução e crescimento da mocinha.

Uma coisa que tornou a leitura bem dinâmica é a divisão interna dos capítulos: são 10 coisas que elas fizeram e não deveriam, então são 10 capítulos contando cada coisa e, dentro destes capítulos, há subtítulos com outras coisas que aconteceram, seja no passado ou no presente. Achei a capa meio Pretty Little Liars (da série de TV), mas o livro não tem um suspense macabro e tal, é mais um livro high school. Ah, preciso falar: virei a página achando que teria mais um capítulo (ou subcapítulo) e eram apenas os agradecimentos. Foi legal até, acabou de forma abrupta, mas é que eu estava tão envolvida que queria/esperava mais páginas.  

Uma boa e agradável leitura, não indispensável, mas que vale a pena e não é tempo perdido.

Comentários
32 Comentários

32 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro livros fofinhos e divertidos, mas não sem bem porquê esse não chamou minha atenção. Parece muito mais do mesmo e mesmo gostando do que você falou sobre ele, provavelmente vou passar. Beijos, http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ciele que meninas doidas kkkk que história divertida, ja me cativei pela história nas primeiras linhas de sua resenha com as "mentirinhas inocentes" delas!
    adolescente é um perigo
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O livro parece bom, mas com uma realidade bem diferente da nossa. Se eu tiver oportunidade de lê-lo, o farei. Mas não fiquei muito empolgada com ele.

    ResponderExcluir
  5. Já tinha lido sobre o livro, mas resenha mesmo, é a primeiro que leio. A história parece bem adolescente mesmo, mas eu gosto de ler livros assim de vez em quando. Só não sei se ia gostar que ele acabe de forma abrupta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. parece interessante, mas principalmente para o seu público-alvo.
    iria conseguir me prender, por causa da sua estrutura narrativa e história também, mas sem fazer eu me envolver totalmente.

    ResponderExcluir
  7. Sei bem como são os livros da Galera Record, e eu amo seus estilos *-*
    Fiquei tão curiosa para conhecer mais da vida da April e toda essa transformação que acontece na vida dela. Eu leria!

    ResponderExcluir
  8. Ceile, todas as sua resenhas sempre me dão certa VONTADE de comprar os livros. KKKKK
    Bom, gostei muito da sua resenha e do livro. Espero que quando eu compre o mesmo, não me decepcione. E o livro é uma baita reflexão sobre a saída de casa, a vida independente, o mundo lá fora...
    Ótima resenha mesmo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Achei legal essa história e realmente bem jovial. Não sei se leria agora, pois ele não conseguiu despertar minha curiosidade tanto assim. Mas quem sabe mais pra frente, eu o leia. Adorei foi seus comentários a respeito do livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ceile.
    Gostei do fato de ele ser dividido em 10 partes, para cada coisa que fizeram e não deveriam.
    Parece ter uma leitura agradável e leve, e o leria se tivesse a oportunidade, mas não seria uma prioridade.

    ResponderExcluir
  11. Apesar do que você falou, que ele é até fofo e tudo mais, ainda não fiquei convencida, esses livros adolescentes ja deixaram de fazer parte da minha estante faz tempo, de vez em quando ainda leio um ou outro perdido mas nem curto tanto como antes. Esse eu vou deixar pra próxima. Bjokas =D

    ResponderExcluir
  12. Oi! Tudo bem? Adorei sua explicação sobre este livro, amo histórias assim! Talvez você goste de ler Casamento Duplo de Patricia Scanlan, conta a história de duas amigas que sofrem as suas diferenças e tentam concilia-las para terem um... casamente duplo! E em PLL, os livros mostram bonecas, são ótimos também!
    Se puder, visite meu blog: caminhosdegarota.blogspot.com Obrigada!

    Beijokas :)

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Não sou fã de histórias fofinhas e tals mas esse livro pareceu ser é muito engraçado.
    Fora isso não conseguiu chamar minha atenção...talvez o leia num futuro próximo, talvez não...

    ResponderExcluir
  15. Confesso que não sou muito fã de estórias desse tipo. Não descartaria a possibilidade de lê-lo... Leria apenas senão tivesse algo melhor. Pra quem curte o gênero e a estória, é uma boa indicação.

    ResponderExcluir
  16. estou doida para ler este livro, parece ser muito divertido!
    quem nunca contou uma mentirinha para os pais né? hahaha
    só fiquei meio decepcionada com a forma que você disse que ele acaba, mas fazer o que né ;(

    ResponderExcluir
  17. Não foi um livro que me deixou com tanta vontade de ler.
    Apesar de gostar muito de livros que tratem da vida de adolescentes. Acho que o título e a capa não foram algo tão chamativo para mim.

    ResponderExcluir
  18. Esse livro deve ser demais, fiquei curiosa. É bom pois me parece ser uma leitura bem agradável !
    Amei o blog parabéns.
    www.sagadebeleza.com.br

    ResponderExcluir
  19. Gosto de livros assim, que vamos lendo sem grandes pretensões, e quando vemos, ele acabou. Me parece ser bem leve e até um pouco divertido, pois essas mentiras que as personagens inventam, podem coloca-las em apuros. Fora isso, gostei também dessa questão "lição de moral" nas entrelinhas. Indispensável em uma obra direcionada a esse público.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Não li o livro ainda, apesar de te-lo, pois também tive a impressão que é um livro pro publico mais jovem, tanto é que minha filha leu e adorou, mas mesmo não sendo uma leitura voltada pra minha idade, gosto de livros fofinhos e que me distraiam, e acho que esse vai cumprir essa função! Gostei de saber que são 10 capítulos e que cada um conta uma coisa que elas não deveriam ter feito! Acho que vou ler! :)

    ResponderExcluir
  21. Já li outras resenhas sobre este livro, e fiquei meio com pé atrás para lê-lo. Porque me parece muito com aqueles filmes americanos de high school, sabe? Sobre mentiras, perder a virgindade e tal... Não sei se leria, sinceramente. Pois, livros com esse tema já ta ultrapassado, pelo menos para mim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Parece ser um livro bacaninha, desses que a gente vai ler, nos fará refletir, mas logo vamos esquece-los. Recentemente não procuro por livros assim, mas creio que será uma ótima leitura para muitos.
    Gostei muito da resenha, principalmente por ser bem objetiva.
    Parabéns!!

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho um quê para amar esses livros fofinhos da Galera Record. *-*
    A capa é tão bonita e me lembra (não sei por que) o livro A Probabilidade Estatística do Amor a Primeira Vista. Amo o estilo de vida americano *u* Sério, sonho em ter meu próprio carro, viajar muito, morar com amigos, (transar ainda não u.u), e não me apego ao meu pai de jeito nenhum. Uma hora ou eu ou ele dirá adeus. Então só aproveito o momento que tenho com ele sem me apegar.
    Adorei a resenha!
    xoxo

    ResponderExcluir
  24. O livro me pareceu ser uma gracinha, mas eu infelizmente não tive aquele quê por ele :S Não sei o que pensar sabe, porque por um lado eu não me liguei tanto, por outro eu gostei muito da resenha :P Mancada hein!!!
    Ma quem sabe...

    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Muito boa a resenha, mas não é um livro que me atraiu, não achei a história boa o suficiente e a capa parecida com várias livros que estão saindo, em meio a tantos esse não se destaca para mim!

    ResponderExcluir
  26. Quando vi a capa achei que nao me interessaria pela história. mas cada resenha que leio faz com que me ideia vá mudando mais.
    Parece ser um livro super divertido =))

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  27. Quem nunca sonhou em morar com a melhor amiga? Amo esses livros fofinhos e leves para aliviar o estresse do dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  28. Adoro essas capas misteriosas e achei bem divertida e legal a sinopse, é o tipo de livro que eu gosto. Sim, gosto de coisas high school e americanizadas, então esse livro me agradaria muito. Ótima resenha Ceile, muito bem explicado pontos importantes sobre a leitura.

    ResponderExcluir
  29. Gostei, você terminar um livro e procurar mais páginas porque a leitura lhe envolveu tanto que você nem percebeu ele passar realmente é um ótimo sinal. Então ele seria um YA?

    ResponderExcluir
  30. Realmente Ceile, lá sair de casa aos 18 para ir pra faculdade é completamente normal (e depois ninguém volta a morar com os pais), já no Brasil pode ser considerado loucura, rs.
    Confesso que a história em si não me chamou a atenção, tô numa fase de "não quer nem lembrar como adolescentes fazem bobagens", afinal daqui uns 5 anos, eu começo a encarar o outro lado da história, ser mãe de adolescente. Quando estiver mais perto disso, eu volto a me preparar, rs.

    Beijos
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  31. Esse livro parece ser bom, pode não ser dos melhores, mas passa algo, principalmente quando se diz respeito a seguir regras, não mentir. Gostei muito da sua explicação na resenha, ficou totalmente satisfatória.

    ResponderExcluir
  32. Já li varias resenhas desse livro, no entanto ele não me dá aquela subita vontade de ler, por isso tenho passado outros livros na frente.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.