A Falsa Princesa - Eilis O'Neal

Nalia, princesa de Thorvaldor, vê sua vida girar de cabeça para baixo após saber - através da própria corte - que ela na verdade é uma falsa princesa. Após uma profecia sangrenta de que a princesa morreria antes de completar 16 anos, deixaram a verdadeira herdeira reclusa e colocaram outra menina no lugar. Sinda - o verdadeiro nome dela - é colocada de volta à sua vida; vida esta que ela nunca teve, com uma tia que não a conhece e que mora em Treb, uma cidadezinha muito pobre e pacata. Ela simplesmente vai e aceita sua nova condição. Ela então passa a viver com a tia Varil - uma verdadeira estranha, mas a única parente viva, onde precisa trabalhar muito, acaba fazendo muitas descobertas e, uma delas, é seu dom para magia - o que a levará a viver coisas que ela nunca imaginou.

"Não tinha todas as minhas partes intactas, mas as que se quebraram incomodavam menos do que haviam incomodado em Treb, as arestas eram aparadas aos poucos, de forma que já não me cortavam com tanta frequência."

Apesar de não saber algo realmente extraordinário que esta leitura me proporcionou, A Falsa Princesa me deixou com uma sensação boa de uma história gostosa de acompanhar e chegou até a me surpreender. A narrativa de Eilis é fluída e muito envolvente, além de ser narrado em primeira pessoa - o que ajuda ainda mais para o entrosamento leitor-narrador.

Gostei, principalmente, de como os fatos são conduzidos. A autora não tem pressa e também não nos força a engolir as situações - todas as fases da vida de Sinda são passadas com calma, mas, em nenhum momento, são maçantes. A autora não dá indícios do rumo que as coisas vão tomar e só sabemos o próximo passo quando uma decisão é tomada, no próprio acontecimento. Claro, ela tem seus momentos clichês, mas eu realmente esperava que as coisas se desenvolveriam em um determinado lugar, de uma determinada forma... mas a autora não fez nada do que eu esperava e, assim, entrei em mais uma fase da vida da Sinda. Outra coisa que me encantou foi a ambientação. Eu estava lá dentro, sabe? Eu me senti em cada lugar pelo qual Sinda passou - seja em Treb, no próprio castelo e, principalmente, na casa de Philantha. Foi incrível! Realmente consegui visualizar tudo que era narrado. Parecia mágica (talvez este livro tenha algum encantamento, vai saber).

Os personagens secundários são bem interessantes e desenvolvidos, consegui me envolver com todos apresentados, mesmo aqueles que apareceram pouquíssimas vezes. O melhor amigo de Sinda, Kiernan, é um verdadeiro parceiro de aventuras. Ele era como a voz da razão em meio à impulsividade (e teimosia) de Sinda - o que me fez, muitas vezes, querer bater nela, mas deixei passar e pude acompanhar seu amadurecimento. Philantha foi outra que conquistou meu coração e eu cheguei a achar que ela teria um peso maior na trama, algo decisivo, mas acabou que ela contribuiu de forma secundária. A tia de Sinda, Varil, também marca pela vida sofrida que leva e o quando isso a deixou calejada e sem o mínimo tato para com a sobrinha. Eu queria um final mais preciso para ela. Até a vilã tem suas motivações e mostra uma força que eu não esperava! 

Enfim, A Falsa Princesa não é nada do que eu esperava e me surpreendeu pelo desenvolvimento. Dá para perceber que a autora tem uma trama bem fundamentada, sabe onde quer chegar e é muito feliz na condução dos fatos, sempre com calma, mas de forma que fixa em nossa cabeça todos os momentos, não deixando as coisas acontecerem do nada e sem explicações. O livro tem história que, em outra situação (ou editora, ou autor etc), seria dividido em mais volumes, mas, felizmente, tudo foi contado neste livro e não há continuações (veja bem, o que estou querendo dizer é que, às vezes, a pessoa pega uma história assim e, por interesses $$$, acaba dividindo o livro para transformar em série, mas não é o caso aqui. UFA!). 

Obs: Notei pequenos probleminhas de tradução, acredito eu, como o uso da expressão "Alô", sendo que a história se passa em mil e pouco e nem o telefone (nem a expressão) existia ainda. Não é nada que atrapalhe, é só uma observação.

Comentários
35 Comentários

35 comentários:

  1. Já ouvi muitos comentários positivos sobre A Falsa Princesa e to bem ansiosa pela leitura, o meu exemplar deve chegar em breve. Confesso que ser um livro único foi uns dos motivos que me fez querer ler, to um pouco cansada de séries. Beijos, http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Huuum, alguém aí falou em magia?
    Adooooro!

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu quero MUITO ler esse livro (só estou esperando um espaço na estante e dindin pra comprar hahaha)
    Adorei sua resenha

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Esse livro já me cativou nu primeiro dia que o vi e li a sinopse na livraria. A história é envolvente e marcante. Quem pensaria que a pobre garota não era uma princesa? Coitada. Ansiosa pra ler e descobrir qual vai ser o fim dessa história . Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Não é a primeira vez que eu leio uma resenha boa sobre esse livro! A história, por mais que tenha seus clichês, me parece bem original - sempre lemos as plebeias que se tornam princesas, mas nunca o contrário - e pelo jeito, a autora fez um ótimo trabalho com o enredo! Quero muito ler :D

    ResponderExcluir
  6. Oi Ceile, tudo bem? Adorei sua resenha. Já havia ouvido falar sobre o livro mas só após ler sua resenha que realmente me despertou o interesse pelo livro. Vou adicionar em minha lista!

    Beijos, Romário.
    www.naomeentendamal.com.br

    ResponderExcluir
  7. ah, essa coisa ai que magia me desinteressou um pouco, mas gostei muito da história, e estou bem curiosa!
    adoro esses livros clichês assim *-*

    ResponderExcluir
  8. Livros como esse são muito animadores, geralmente oferecem uma leitura muito agradável.
    Eu costumo dizer que os protagonistas são muito importantes, contudo eles não sobrevivem se não tivermos os coadjuvantes e os antagonistas. e gosto de saber que temos personagens secundários bem trabalhados.
    Obrigado pela resenha.
    Parabéns.

    Jônatas Amaral
    http://alma-critica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Compraria esse livro só pela capa, mas fico feliz que a história seja boa também.
    Sinda parece ser uma personagem forte ao ter que lidar com essa mudança brusca na sua identidade, seus familiares e no seu novo lar. Fiquei curiosa para saber mais sobre esse dom que ela tem.

    ResponderExcluir
  10. Humm, pela magia me interessante, mas pelo restante do livro, tenho um certo, '' pé atrás''. A história não me chamou muita a atenção. Mas, como você falou que não era nada que você esperava, acho que vou ler pela sua opinião. Ótima resenha.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros que contenham princesas que lutam pelo que é certo e adorei a resenha, o livro entrou para minha lista de desejados com certeza. Adorei saber que não vai ter continuação!
    Que pena que a tradução não esteja muito boa :/
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Quando eu vi a capa pensei que fosse um romance de banca, mas pelo visto não é! rsrsrs
    Magia é uma coisa legal, né? Acho que não importa quem escreva com o tema, se souber envolver o leitor terá sucesso...como você disse, a trama é bem fundamentada, então deve ser mesmo bom.
    Agora uma pergunta: Quem é a mulher da foto no colar???

    ResponderExcluir
  13. a unica coisa que não curti nesse livro é que os reis parecem descartar a Nalia/ sinda como se ela fosse um objeto :/

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br -

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Que bela e maravilhosa resenha, impossível não querer comprar e devorar esse livro. Que reviravolta este livro, a historia bem que poderia se tornar algo clichê, mas pela sua descrição o livro é muito bom e apesar da "derrapada" na tradução ele ainda continua na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  16. Já li algumas resenhas desse livro, portanto, já estou familiarizada com a história. Mas essa foi a primeira resenha em que alguém realmente focou na escrita da autora, o que eu acho ótimo, parabéns! Agora estou com mais vontade ainda de ler esse livro e todos os outros que a Eilis lançar, porque ela parece escrever muito bem.

    Bjs! http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. A capa desse livro é muito cool, a história parece boa, porém acredito que não seria um dos livros que eu adoraria após a leitura. Não sei... acho que já estou meio saturado de livros do gênero.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  18. Confesso que a história não me chamou a atenção. Mais quem curte o gênero, é uma ótima opção. Agora esse lance do anacronismo que tem no livro com o uso da palavra "Alô" fico na dúvida se foi a autora que quis dizer exatamente isso ou foi mais uma vez problemas relativos a tradução. Eu sou meio chato em relação ao uso de palavras e expressões que não estão dadas num determinado momento.

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho um tipo de obsessão por personagens secundários KKKK Quase sempre, os personagens secundários são os meus preferidos. Gosto de livros em que podemos acompanhar a evolução da estória e dos personagens, isso me dá mais segurança em acreditar no enredo e no que os personagens sentem. Faz com que me envolva mais na leitura. Acho que vou me dar bem com essa leitura então. HAHA

    ResponderExcluir
  20. Acho ótimo quando nos sentimos no mundo criado pelos autores. Esse poder de narrativa são poucos autores que tem. Uma boa história não precisa apenas de uma boa protagonista, precisa de muitas outras personagens interessantes, e me parece que esse tem de sobra. Mas um dos pontos mais fortes desse livro é a questão de ser volume único. Nosso bolso agradece.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca tinha lido nenhuma resenha. Até pensei que fosse gostar, meio que me envolvi pela capa e pelo título, mas lendo a sinopse e a resenha eu não esperava que fosse isso. Não gostei, não encaixou, sabe? Não teve química rs.
    Se ele cair nas minhas mãos, quem sabe um dia posso ler, mas não gastaria tempo agora com ele.. ):

    ResponderExcluir
  22. To doida para ler este livro. Já ouvi falarem muito bem sobre o mesmo, e fico na curiosidade a cada resenha lida. HAHAHA, como você descreveu o Kiernan ai me fez lembrar do GRILO do Pinóquio kkkkk Não sei porque. Enfim.... Gostei de saber que é livro unico, menos mal.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Oi
    Confesso que só por não ser o primeiro livro de uma série gigantesca, a falsa princesa já foi para a minha lista de desejados (na verdade já estava na minha wishlist antes mesmo dele ser traduzido, obrigada goodreads). Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve, devido a sua premissa fora do padrão literário atual.

    Andréia Renata

    ResponderExcluir
  24. É a primeira vez que vejo uma resenha sobre esse livro. E confesso que, num primeiro instante, a capa não iria chamar tanto a minha atenção. Mas, depois de ler isso aqui, eu fiquei bastante interessada com a história! Fiquei até empolgada heuheuheu. Ah, hoje em dia tá tão na moda lançar livros em séries que, quando você encontra um volume único, é uma delícia. Esse livro entrou pra minha wishlist! Acho que deve ser bem interessante ver como uma pessoa, acostumada com a realeza, se comportaria em um ambiente mais humilde, onde nada é fácil. Só achei maldade colocarem a menina no lugar da princesa por causa da profecia e deixarem ela pensar que é tudo real por determinado tempo. ):

    ResponderExcluir
  25. Gostei da história, livros relacionados com magia sempre me atraem, interessante saber que a autora consegue envolver tanto o leitor que consegue transportá-lo para o mundo por ela criado, não sei se é sou eu que sinto isso mas muitas vezes eu não consigo captar todo o ambiente que o autor quer nos passar, talvez seja limitação da minha imaginação, quem sabe? Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  26. Já tinha ouvido a mulher da livraria falar em como A Falsa Princesa era magicamente mágico. Amo essas coisas de magias coisas, que até agora, não são provadas no nosso mundo, no mundo real. Gostei muito da resenha e pretende ser a minha próxima aquisição.

    ResponderExcluir
  27. Mais uma resenha positiva desse livro! É tão bom quando um autor consegue passar bem o recado né, consegue desenvolver a historia de uma maneira evolutiva e principalmente, como voce disse, conseguiu contar a historia toda num único livro, sem a necessidade de outros volumes, isso pra mim, é ótimo, fujo de séries atualmente, não tenho paciência de esperar o próximo livro ser lançado, se quero muito ler, eu espero lançar a série toda, ai sim, com todos livros em mãos eu inicio a leitura! A Falsa Princesa parece uma excelente leitura, e é claro que quero ler e também me encantar com a historia da Sinda!

    ResponderExcluir
  28. Adoro ler livros que nos fazem entrar neles, que parece até que estamos no mesmo lugar onde se encontra cada personagem. Eu acho muito triste quando autores dividem livros que nem precisam ser divididos :(

    ResponderExcluir
  29. Gostei bastante do enredo do livro porque parece ser bastante original, algo que nunca vi. Gostei também da maneira que você explicou o livro em sua resenha, parece ser daqueles livros que dá para ler em uma sentada e se sentir satisfeito, afinal é uma história e fim, sem continuações. Há tempo que estou à procura de algo simples assim, creio que se rolar a oportunidade eu o lerei.

    ResponderExcluir
  30. Gosto muito quando os livros fazem a gente pensar em algo mas no final das contas não era que parecia. Gostei de saber que é uma leitura leve e não corrida, já que tenho alguns problemas com livros assim. Espero poder ter oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  31. Não acredito que ainda não consegui ler :S
    Essa trama é tão boa! Tem um jeitinho de ser gostosa, interessante e com aquela ânsia por mais. Vi tantas resenhas boas dele, super animada pra ler.

    ResponderExcluir
  32. Eu já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro, mas acho que a sua foi a que mais me animou! A história já tinha me chamado a atenção, mas nada como uma boa resenha para nos animar em ler um livro heheh
    Eu ia comprá-lo na bienal, mas estava no preço normal, então deixei pra la!.
    Vou esperar uma boa promoção dele para comprar rsr

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  33. Nossa, a cada blog que vou me deparo com uma resenha positiva do livro, é um desconto de fadas pelo jeito! E o lance de magia sempre me interessa, sei lá adro viajar um pouco! A cada dia mais interessada para ler o livro! Um grande beijo! E resenha pai d'egua

    ResponderExcluir
  34. Sempre li livros em que mocinhas plebeias viravam princesas e nunca ao contrário. Estou super curiosa com a história de Nalia/Sindra e quero ler o mais breve possível. Ainda bem que é livro único.

    ResponderExcluir
  35. Acredito que o mérito está em ser volume único e não fragmentado em várias partes, que nos fazer esperar torturantes meses por mais algumas páginas, fiquei curioso sobre a história e o desenvolvimento dos fatos, quando puder pretendo ler, ainda mais depois da resenha.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.