A Outra Vida - Susanne Winnacker

Um uivo quebrou o silêncio. Não era uma coruja. Fiquei gelada, meu coração começou a bater desesperadamente. Outro uivo. Mais perto desta vez. Eles estavam próximos.

Narrado em primeira pessoa por uma garota de 15 anos, o mundo de A Outra Vida é completamente enlouquecedor. Desde que uma experiência virulenta e mal sucedida saiu do controle do governo, inúmeras famílias enclausuraram-se em abrigos subterrâneos para fugir da contaminação. A família de Sherry foi uma delas. E, após três anos de reclusão, o estoque de alimentos acabou, levando-os a tomar uma difícil, mas necessária, decisão: sair em busca de comida e descobrir se são, ou não, os únicos sobreviventes ainda humanos.

Noventa e oito milhões, quatrocentos e nove mil e seiscentos e dois segundos desde que a pesada porta de aço se fechou, isolando-nos do mundo, aprisionando-nos. 

Fora do bunker (nome dado ao abrigo), Sherry e seu pai, Richard, aventuram-se pelo que sobrou da cidade à procura de qualquer coisa comestível e que pudesse alimentar, além deles, a mãe, os irmãos e a avó da jovem. Entretanto, a tarefa torna-se desafiadora e perigosa, pois eles têm que fugir de criaturas selvagens e assassinas, que há muito perderam a humanidade. É isso que o vírus faz: transforma as pessoas numa espécie de zumbi, sedentas de sangue e carne humana, denominados Chorões (pois liberam um líquido fétido e purulento pelos canais lacrimais como se estivessem, de fato, chorando). Eu diria que os imagino mais parecidos com uma tentativa fracassada de lobisomem.

Em meio à jornada ao desconhecido – já que o mundo do lado de fora do abrigo não é mais o que costumava ser –, Sherry conhece Joshua, um jovem que se dedica a matar quantos Chorões lhe for possível e que aprendeu a lidar com a morte quando perdeu seus entes queridos. Disposta a lutar para proteger sua família, ela se une a ele e ambos embarcam numa alucinante missão de resgate. Missão essa que nos proporciona momentos de pura tensão e nervosismo. Isso, claro, se você for como eu: mergulha pra valer no livro!

Devo confessar que esperava encontrar os zumbis tradicionais que conhecemos coisa e tal. Porém essas criaturas criadas pela Susanne são bem diferentes. Apesar de comerem “gente”, eles são cobertos de pelos, são ágeis e fortes, além de possuírem certo grau de inteligência. O que torna a leitura muito mais interessante e cria uma atmosfera de suspense, uma vez que os mocinhos não apenas precisam correr para sobreviver, mas se tornarem bons estrategistas e driblar as armadilhas dos Chorões – e nos deixar imaginando se vão ou não conseguir escapar. Porque vamos combinar... Esses “bichos” dão muito medo.

Basicamente, foi o vírus da raiva que originou a “doença” – ou o ser humano e seu uso desnecessário de inteligência para criar armas biológicas e experimentos sem noção – e, por essa razão, o contágio que transforma pessoas em “mutantes” é chamado pelo mesmo nome: a raiva. A forma de transmissão é a de praxe, uma mordida básica e então bye bye. O que soa muito clichê, mas que não deixa de ser aceitável. Esse detalhe é irrelevante, eu garanto.

 Eu era enfermeira em minha outra vida.
― Outra vida?
― É assim que nos referimos à época anterior à raiva. Bons tempos... 

O livro é bem rápido, tem uma linguagem simples e direta, nada de floreios e explicações gigantescas. Ponto para a autora por isso. No decorrer das páginas surgem novos personagens, as perguntas que pairam no ar são respondidas e grandes revelações são feitas. O que me incomodou foi saber que vai ter uma continuação. A meu ver, a autora poderia ter explorado muito mais o tema, ela tinha a faca e o queijo na mão, mas decidiu guardar para mais tarde. Infelizmente, a história será contada em uma série e torço para que a maldição do segundo livro não tenha recaído sobre ela (nem do 3º, 4º, etc.). Amém!

Apesar de o tema estar começando a se tornar comum, a história é bem bacaninha. A simplicidade é envolvente e você acaba devorando o livro num piscar de olhos. Não é fenomenal, mas não decepciona. Gostei bastante da forma com que a autora incutiu o romance, não perdendo o foco central da trama e nem desviando abruptamente os temas. Ou seja, você pode estar lutando para sobreviver num mundo tomado por criaturas sanguinárias e mesmo assim rir do tombo alheio e apaixonar-se mesmo sem ter certeza de que vai acordar no dia seguinte.

Legal, né? Então é isso. Antes de começar a leitura comprem munição pesada e boa sorte. Os Chorões não estão de brincadeira!

Comentários
45 Comentários

45 comentários:

  1. Sempre gostei muito de tudo que fala sobre zumbis e este parece ser bem interessante. As vezes penso se isso ocorresse o que eu faria? E fica difícil de responder porque só em pensar fico apavorada. Perder amigos e família assim é duro. Vou adorar ler e saber mais dessa história.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro distopias, amei esse livro, e ao contrário de você, fiquei ainda mais feliz de saber que tem continuação.
    Eu também gostei como a autora colocou o romance no ar, sem fugir do tema principal...Ela soube muito bem lhe dar com isso. A leitura é realmente rápida, e boa. Logo mais vou postar resenha dele no me blog também, enquanto isso te convido a ver "O amor mora ao lado".

    Parabéns pela ótima resenha, bjos.
    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
  3. Amei essa parte!!!

    "Ou seja, você pode estar lutando para sobreviver num mundo tomado por criaturas sanguinárias e mesmo assim rir do tombo alheio e apaixonar-se mesmo sem ter certeza de que vai acordar no dia seguinte."

    Ou seria esse tipo de pessoa que manga do tombo alheio e me apaixona durante um apocalipse. ahauhauhau
    Doida pra ler esse livro!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tenho ouvido coisas boas sobre esse livro e já fiquei com muita vontade de ler. Não gostava muito de zumbis, mas desde A Floresta de Mãos e Dentes sempre me deparo com uma história com os horrorosos e acabo gostando. :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Que UAO essa história!
    Me lembrou um pouco "A hospedeira", essa coisa de isolamento, de outro mundo, outra vida e e claro que sempre tem que ter um romancezinho né?
    Fiquei muito curiosa.

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. apesar de ter visto muitas resenhas positivas do livro, não estou curiosa para ler ele não... :S

    ResponderExcluir
  7. Sabrina, este livro não chama a minha atenção por algum motivo, mas já li muitos elogios sobre ele.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da sua resenha, mas sei lá esse livro ainda não me conquistou :S
    Quem sabe mais no futuro né???

    Beijo
    http://heysisteraj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler esse livro, sério, amo muito o tema de Zumbis e adoro ler esse gênero, rs. Antes eu já estava curiosa com esse livro, imagina agora depois da sua resenha, rs. Beijos

    http://arimaciel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sei lá esse livro...já não gostei dele pela capa, mas a resenha tá boa...mas não me convenceu a ler ele. =S

    ResponderExcluir
  11. sou uma romântica assumida e prefiro livros mais dramas ou romanticos para ler, mas desde que li a primeira resenha sobre esse livro fiquei com uma vontade de ler nem que for pra depois me xingar por ser tão medrosa
    se eu ja tinha vontade de ler esse livro, imagina agora que li o quote!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Estou muito curiosa por essa leitura e espero em breve conseguir ler!

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus, pela capa não dava para deduzir toda essa história! O que eu achei que seria um livro de romance, acabou sendo um livro que me interessou! Essa coisa de outra vida, zumbies e romance parece funcionar muito bem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa, adorei a resenha! Já estávamos de olho nesse livro a um tempinho. Pelo que você disse vale a pena, espero poder conferir logo.

    Bjs.

    http://livrosetudoqueadebom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Não curto muito o tema (alguém me avisa em em The Walking Dead tem zumbis.. porque eu detesto os seres e adoro a série! rsrs), mas achei a abordagem interessante. Além disso, o livro está sendo bem criticado, então acho que dá para dar uma chance.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler o livro, porque primeiro tem um personagem com meu nome, kk, e por eu amar pós-apocalíticos e zumbis, então acho que é a combinação perfeita para eu gostar desse livro, e mesmo ele sendo uma série, não me importo. Gosto da capa da NC, mas prefiro a original, mesmo assim, estou ansioso para o livro, e ainda mais sobre esse contágio...

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. É a primeira distopia que a editora publica? Porque eles souberam escolher perfeitamente. Adorei como os personagens chamam os doentes de Chorões KKK Como você disse Sabrina, acho que o tema já está se tornando comum demais, eu concordo, mas eu sou apaixonado por esse tipo de livro e leio todos KKKK Boa resenha!

    ResponderExcluir
  18. Confesso que a história não me chamou muita atenção, mas isso de vez em quando acontece, porém quando vou ler me surpreendo.
    Boa resenha, me reveladora.
    O Fato de ser uma série devo deixar o livro para depois...
    Espero realmente não me decepcione quando for ler, pelo menos ofereça uma boa leitura, entretenimento.

    Jônatas Amaral
    http://alma-critica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adoro distopias e gostei do toque zumbi cobertos de pelos e "inteligentes".
    Um outro ponto positivo é a ser simples e direta, sem enrolações.
    Mas também pensava que ia ser um livro único, ser uma série realmente me desanimou um pouco para ler o livro.

    ResponderExcluir
  20. Pô cara eu li esse livro e meu, eu achei ele muito loco muito loco mesmo, só achei a capa um pouco sem graça, mas o livro em si, nossa, arrebenta demais. Finalmente uma história de epidemias muito bem escrita e MUITO diferente.
    Ótima resenha mesmo.
    Bjs.
    =D

    ResponderExcluir
  21. Confesso que sou uma romântica assumida e prefiro livros mais dramáticos ou romanticos, mas desde que li a primeira resenha sobre esse livro fiquei com uma vontade de ler, se eu ja tinha vontade antes, imagina agora que li a sua resenha?! Bjokas!

    ResponderExcluir
  22. Eu já ouvi falar do livro e a resenha aumentou mais ainda minhas expectativas sobre este livro. Vai ser muito legal se eu consegui o segundo, e se tiver, o terceiro *u*
    Ele me lembra um pouco The Walking Dead (eu amo essa série), mas tem a sua própria essência. Como eu nunca li nenhum livro sobre zumbi, acho que vou ler esse pra começar!
    Ótima resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. OMG, OMG, OMG!!!!! Eu ja vaaaaaaaaarias resenhas deste livro e a cada nova eu fico mais e mais com vontade de lê-lo. Quero muito saber o que vai acontecer ao longo do livro, apesar, de saber agora que ele tem continuação (o que muitas vezes eu não curto), enfim... tomare que seja mesmo muito bom este livro. Awwwwn *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Esse livro não me empolgou desde que eu vi a capa, que achei muito sem graça... Agora que sei que é sobre zumbis, tenho certeza que não vou ler.
    Acho muito chato quando os autores/editoras preferem lucrar com séries e continuações ao invés de lançarem livros únicos E bons. Enquanto alguns livros bons que mereciam continuações são desprivilegiados por não serem tão rentáveis. Ai ai, o mercado editorial...

    Bjs! http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Esse estilo de zumbi parece realmente inovador. Tenho o livro e estou louco pra lê-lo logo!
    A capa é linda. Achei legal os zumbis com pêlos, um nível básico de inteligência e agilidade. Bem diferente do que a série The Walking Dead nos passa. AHAUAHUAA
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  26. Já tinha lido outras resenhas deste livro e fiquei surpreso quando descobri que era sobre zumbis. Tudo isso porque eu não tinha reparado tão bem na capa, de longe parece mais um drama adolescente. Acho que a história tem um big potencial, digna de uma adaptação. Espero ler logo.

    ResponderExcluir
  27. Já tinha lido outras resenhas deste livro e fiquei surpreso quando descobri que era sobre zumbis. Tudo isso porque eu não tinha reparado tão bem na capa, de longe parece mais um drama adolescente. Acho que a história tem um big potencial, digna de uma adaptação. Espero ler logo.

    ResponderExcluir
  28. Eu já gosto de livros com zumbis, e com essas criaturas bem mais perspicazes que eles, me deu mais vontade de ler. Essa áurea de suspense constante me deixam super ligado na leitura. Também espero que a série não caia de produção com o passar dos volumes.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  29. Uma coisa a dizer: PRECISO DESSE LIVRO.
    Amo livros desse tipo. To super ansiosa pra ler e essa resenha só aumentou mais ainda a expectativa do livro ser bom!
    Adoro saber que livros tem continuações.. (adoro gastar dinheiro, né? rs). Acho que aumenta mais ainda a vontade de ler, aumenta o mistério, aumento o gostinho..
    Amei a resenha, mt boa meeesmo! E o livro, com certeza, está na minha lista de comprinhas!

    ResponderExcluir
  30. Eu sou completamente apaixonada por histórias de zumbis. A sua resenha me deixou com uma vontade gigantesca de ler esse livro! Ainda mais pelo "zumbis" não serem os convencionais, e sim uma mistura com algo animalesco. Já deu nervosinho só de imaginar o perigo e problemas que eles vão passar com bichos perseguindo eles e tal. Eu gosto de detalhes, mas quando é uma história de ação, acho mesmo desnecessário descrever cada mínima coisinha, e pelo que você disse, ela acertou em cheio mesmo. Assim que eu tiver dinheiro *pobre* vou procurar por esse livro! *-*

    ResponderExcluir
  31. Gostei da resenha mas mesmo assim não me convenceu, acho que é pelo fato dos zumbis, já tive a oportunidade de ler esse livro e não tive a mínima vontade. Minha lista de livros para ler e desejados está tão grande que não consigo me ver "perdendo tempo" com algo que eu não tenha me identificado nem um pouquinho logo de início.

    ResponderExcluir
  32. Gostei muito do livro e da resenha também, o livro me lembrou o filme Eu sou a Lenda. Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha deste livro, eu só tinha visto a capa e nem por segundo passou pela minha cabeça que era um tema apocalíptico, a capa não tinha me chamado muito a atenção, ela dá uma pista sobre o tempo de enclausuramento da família de Sherry, mas achei meio sem graça.

    ResponderExcluir
  33. Lembrou-me o filme Eu sou a lenda. hsauhsuahsuha Tua resenha me fez prender a respiração por uns segundos de tensão. É essa a sensação ao ler o livro? Se for, acho que talvez eu tenha vontade de ler!

    ResponderExcluir
  34. Esse é um dos livros que estou querendo muito ler, apesar de ser uma série. Mas gostei muito de saber que a autora não é tão descritiva e a narrativa dela flui com rapidez, também assim como Theurys ai em cima achei a historia parecida com o filme Eu sou a Lenda, com Will Smith, que adorei, assisti muitas vezes com meu filho! Vou ler, é claro né! :)

    ResponderExcluir
  35. Voou preparar minha munição siim, hahaha
    Desde o lançamento desse livro eu estou com vontade de lê-lo. Quero conhecer todo esse lugar infestado pelos chorões e ainda saber como é o Joshua, deve ser um fofo mesmo!

    ResponderExcluir
  36. Ótima resenha e muito bem explicada. Não curto muito a capa do livro, na verdade toda capa que tenha pessoas eu não curto, mas quero muito ler o livro por ser sobre zumbis. Muita gente critica o fato de alguns livros trazerem uma personificação diferente do que estamos acostumados dos zumbis, mas eu acredito que criar algo novo e diferente é totalmente legal, por isso quero conhecer esses "zumbis" de A Outra Vida. Sem falar que o fato de ele ser um livro rápido já me anima bastante.

    ResponderExcluir
  37. Acho que vou devorar esse livro que nem um zumbi kkk
    Esse livro é o próximo que vou comprar. É bom saber que a história se passa sem enrolação da autora e que os zumbis não são aqueles típicos.

    ResponderExcluir
  38. Eu gostei muito da premissa do livro, e pela sua resenha ele parece ser exatamente o que imaginei =) com bastante ação e um toque de romance.
    Estou curiosa para conhecer os zumbies criados pela autora.. como você disse esse tema já esta bastante batido, então é legal quando o autor consegue criar algo novo.
    Ele já está confirmadíssimo na minha lista de compras rsrs

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  39. Gostei da ideia do livro mais por ter zumbis do que por trama mesmo. E achei melhor ainda por ser um tipo diferente, não aquela coisa já batida. Fica mais interessante, torna o livro mais único. A trama parece ser boa, gostei do que vi dela e estou ansiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  40. Não sei porque, mas logo nas primeiras linhas da resenha lembrei de A Hospedeira... Nunca ouvi ninguém falar desse livro, parece uma leitura pesada.
    Bom saber que não são os tradicionais zumbis, porque não gosto deles. E melhor ainda saber que a leitora é direta, pois gosto menos ainda de histórias que enrolam demais. Resumindo, acho que vou ler esse livro! kkkk
    http://nuvensdecrepom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Oi Sabrina. Já estava de olho nesse livro desde o seu lançamento e confesso que sua resenha só fez eu querer lê-lo MAIS ainda.
    Achei que encontraria os típicos zumbis também,mas achei bem criativa a ideia dos ditos "chorões" viu?! Deve ser assustadoramente incrível mergulhar nessa história com uma pintada de romance entre os protagonistas.Tá na lista pra ler,SEM DÚVIDA.Bjos ;D

    ResponderExcluir
  42. Eu ja tinha ouvido falar muito bem desse livro, depois dessa resenha, estou correndo pra livraria,obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  43. Zumbis inteligentes ai fumou! Apesar da temática muito "batida" eu me interessei, vamos ver se vou gostar tanto quando você! Espero não me borrar de medo!

    ResponderExcluir
  44. Não gosto muito de livros/filmes sobre zumbis e não pretendo lê-lo, ainda mais sabendo que será uma série.

    ResponderExcluir
  45. O problema é que se um livro vai ter continuação o começo tem que ser demais, não sei se é o caso desse livro, daqui algum tempo quando zumbis sairem de moda, talvez volte a ler a resenha, mais opiniões e leia, não no momento, vou esperar a continuação caso seja melhor posso pensar novamente.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.