Alta Fidelidade - Nick Hornby

Desde que descobri o incrível mundo do Lad Lit, decidi que queria me aventurar em Nick Hornby. As coisas funcionaram, mas de um jeito peculiar.

Rob é um cara complicado, dono de uma loja de discos e que acabou de passar por uma experiência traumática pra quase todo mundo: terminou com Laura, uma garota que ele considerava ser o amor de sua vida e com quem já até morava junto. Logo após ela sair de casa, Rob começa a enumerar o top 5 piores términos da sua vida. E quase que só por uma vingancinha, deixa Laura de fora.

É então que Rob entra em uma espécie de crise de meia-idade e começa a questionar quase tudo em sua vida: sua loja, suas ambições, seus conceitos sobre quase tudo, seus fundamentos e, principalmente, o que ele está fazendo e sempre fez com suas relações amorosas. Rob, em meio aos seus pensamentos, devaneios e eventos cotidianos, vai narrando para os leitores a história de um homem confuso, um homem que posso ser eu, você e qualquer um que esteja passando por conflitos internos. Assim, tentando de várias formas continuar caminhando para a frente em sua vida, Rob se vê frustrado por perceber que pode estar estagnado.

Então, esse é um livro, como eu já disse, bastante peculiar. Não tem muito como criticar que o livro é bom, afinal já é quase um clássico de uma geração toda. Recheado de referências musicais, sendo de cultura pop ou não, o livro vai narrando a vida de Rob pós-Laura. É complicado de dizer pra vocês se eu gostei ou não desse livro... pra mim, parece que ele simplesmente aconteceu na minha vida, e me fez pensar muito sobre muita coisa. Rob é um personagem absolutamente detestável de tão real: ele sabe cada coisa minha que nem mesmo eu sabia.

Esse livro discute sobre a sensibilidade masculina, e antes que você, homem que está lendo isso, revire os olhos, solte aquela bufada e passe para outra página qualquer no seu navegador, saiba que Rob é aquele cara brother, que toma cerveja naquele churrasco dos amigos, que passa por alguns problemas com relacionamento e que gosta de falar sobre eles. O livro não é nada meloso, não é nada clichê e não tem nada de chato, embora a narrativa lenta seja um ponto um pouco desfavorável. Ele não fala sobre sentimentos diretamente, não discute sobre esperanças futuras e nada disso diretamente: ele fala sobre um cara que tem uma vida comum, enumera as cinco garotas com quem mais doeu terminar e o porquê e que continua levando a vida, com sua loja de discos, a garota com a qual ele sente uma atração pós-Laura e a história de sua vida depois de um término bastante traumático.

É bem verdade que o Rob é um cara bem chato em alguns sentidos, e muito egoísta também. Mas ei, eu não posso criticá-lo, e não acredito que alguém possa. Além disso, a relação dele com os outros amigos que trabalham em sua loja e com os outros personagens do livro só exemplificam o quão babaca ele pode ser, mas eu continuo dizendo: não o culpo e nem critico, porque afinal ele é muito real. Acho que pelo peso do livro demorei MUITO pra terminá-lo, mas agora que terminei, já sinto uma certa saudades de viver dentro dele.

Esse livro é must-read pra qualquer um que goste de música, sério mesmo. A cada dois parágrafos de três linhas, SEIS LINHAS (ô exagero) são apenas citações de músicas, bandas, discos e referências. Gosto bastante de música e gosto do ambiente do livro, por isso me senti bastante bem dentro disso. Além disso, é também bastante indicado pra homens (é Lad-Lit, afinal) mas eu não curto muito a ideia de "de mulher" e "de homem", portanto É INDICADO PARA TODOS.

Comentários
31 Comentários

31 comentários:

  1. Já li uma resenha sobre esse livro e tinha achado a história super interessante. Nunca havia lido nada sobre esse assunto do mundo da música, mais havia gostado. E agora na sua resenha fiquei receosa com seus comentários. E se não for do meu agrado? Se for do jeito que você descreveu, com mais referencia musical do que a história propriamente dita, não sei se quero ler. Vou pensar direitinho aqui. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Achei esse livro super interessante, é a primeira vez que leio uma resenha sobre ele, e confesso que gostei bastante, mas não sei se quero ler, fiquei na dúvida

    =D

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, mas sabendo um pouco da história, me fez lembrar muito do "Charlotte Street", pois o protagonista passava mais ou menos esses perrengues que esse Rob. Gosto quando rola umas citações de músicas, cantores e bandas em livros, pois nos aproxima mais da trama. Fiquei bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. Olá Renato, sua resenha me deixou numa indecisão.
    A Partir de sua opinião, achei o livro muito interessante, mostrando algo sobre a "sensibilidade masculina", mas conhecendo melhor a história achei ela não tão interessante assim.
    Não sei se busco ler ou não. É estranho sempre quis ler algo assim, pode ser algo interessante.
    Dou Parabéns pela Resenha, e que esta leitura venha um dia parar em minhas mãos.

    Vlw!
    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Renato. Não conhecia esse livro, mas achei a história bem real e seria interessante conhecer a visão de um homem dos top 5 piores términos de um relacionamento e seus porquês. Ainda não li nenhum lad-lit, e gosto quando tem referências da cultura pop e músicas.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da premissa do livro, mas não sei se leria uma leitura adequada pra mim. Temo não gostar. Diferente de muitos homens por ai, adoro um bom e velho romance, chorar quando um personagem morre e ficar inconsolável com o final de algum livro.
    Mas a capa é bonitinha e como tenho esse costume de comprar livro por capa, acho que o teria. =3
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é diferente de tudo que já li. Adorei a resenha e das questões discutidas pelo personagem. Preciso dar uma variada nos gêneros em que eu leio, sair da mesmice. Me parece que essa narrativa, essa descrição está sujeita a acontecer na vida de qualquer pessoa. Seja homem ou mulher, porque não? Acho que leria com toda certeza!

    ResponderExcluir
  8. Nem o titulo nem a capa desse livro me chamaram muita atenção. Mas me surpreendi com algo totalmente diferente do que eu podia imaginar, acho que na verdade não imaginava nada sobre o livro. Parece um enredo interessante, uma história legal. Se um dia tiver a oportunidade, darei chance ao livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de música. Mas, tenho que confessar que, sempre que vejo alguma citação no meio da história, raramente leio - pulo direto pra continuação. ): É que eu fico com uma fome de saber o que vai acontecer, e acabo devorando tudo rápido, hehe. Enfim. Essa história me chamou a atenção mesmo assim. Uma porque eu estou vivendo uma parte disso, morando com meu namorado hehe, e outra porque acho interessante ler algo sobre o ponto de vista masculino. Principalmente por não ser nada meloso, acho que é bem mais realista quando é contada por um homem, sei lá.

    ResponderExcluir
  10. A Parte que eu mais gostei da sua resenha foi essa daqui: 'mas eu não curto muito a ideia de "de mulher" e "de homem", portanto É INDICADO PARA TODOS.' Deu um ar de, sem pré-conceitos. O personagem que é citado aparenta ter uns pré-conceitos, mas é fácil lidar com eles. Me interessei bastante pelo livro, que já até comprei ele. Espero não me decepcionar.
    Aguardando ansioso pela próxima resenha.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. não conhecia o livro, achei interessante a temática, mas como a Alessandra aponta acho muito complicado ter citações de músicas e poemas no meio da história, pois as vezes acho desnecessário e pulo

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Agora fiquei curiosa sobre esse livro! E as citações e um protagonista se redescobrindo despertaram minha vontade de ler Alta Fidelidade, assim que tiver oportunidade (leia-se: conseguir o livro) pretendo lê-lo.

    ResponderExcluir
  13. Gostei da resenha, por ter enfatizado bem que o protagonista é bem real, e é o que mais gosto nesse livro, o realismo dele. Não é uma história cheia de ação, pois o mundo real não é assim, é apenas sobre a vida de um cara comum meio perdido nos seus 30 e poucos anos tendo fracassado nos relacionamentos amorosos e tendo como maior paixão a música.
    Uma história simples, mas muito boa, que certeza agrada muito mais os leitores do que as leitoras.

    ResponderExcluir
  14. Curti o livro já na capa, agora que você falou que cita muitas bandas me interessei mais ainda pela história...e a parte da história do homem, que enfatiza a sensibilidade masculina...bem, se não é clichê e nem meloso então deve ser bom.

    ResponderExcluir
  15. O que eu posso dizer? Gostei. Eu já tinha lido uma resenha sobre ele e achei bastante interessante pois não é comum ver livros narrados por homens, e que não seja meloso, esse foi o fator me chamou atenção, já que ele é como você mesmo disse irritantemente real.

    ResponderExcluir
  16. a história parece ser interessa, mas não sei se o livro iria me prender...
    muita citação de músicas e tal, acho que não é para mim =/

    ResponderExcluir
  17. Não sei se leria o livro, não gosto muito de personagens principais masculinos (Ok, tenho um certo preconceito k, apesar de ter lido Um romântico incorrigível e ter adorado, enfim...) rs.

    ResponderExcluir
  18. Nunca tinha ouvi falar desse livro. Gostei da resenha mais me deixou receosa para lê-lo. Achei ele baratinho em uma promoção hoje rápida no submarino porém não apertei o botão de compra por ler umas 10 vezes sua resenha. Queria muito compra-lo mais, ultimamente, estou colocando créditos a livros que estão me decepcionando cada vez mais.

    ResponderExcluir
  19. Fiquei com vontade de ler mais sobre essa espécie de crise de meia-idade que o Rob passa depois do término com Laura. hsauhsuahsuahs Parece interessante. E isso de ter muitas referências musicais me chamou a atenção também. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas eu não fiquei curiosa... Talvez porque nunca li nada assim que tivesse um homem real na história, a história se passe a partir da vida dele. Não é um livro que leria no momento.

    ResponderExcluir
  21. Achei a capa do livro sensacional e a resenha também foi bem detalhada. É como você disse acima: não dá para dizer se é bom ou ruim. E eu na verdade não sei dizer se tenho vontade de ler ou não. Parece ser legal, mas também não parece fazer o meu estilo. Sei que achei bem interessante o fato do livro ser tão reflexivo e nos fazer pensar. Talvez se eu me deparar com ele por aí, posso lê-lo!

    ResponderExcluir
  22. Ah, eu fiquei com interesse em saber mais da vida do Rob. Não é o tio de leitura que costumo fazer mas quero saber essa lista dele das 5 garotas que mais doeu terminar para ele.

    ResponderExcluir
  23. Só o fato do livro fazer váááárias citações de músicas durante toda a leitura, já me chamou a atenção, porque depois da leitura meu maior hobby é a música! Gostei como voce nos apresentou Rob, e acho que, mesmo ele sendo um cara extremamente chato, será um personagem que vai me cativar, quero saber mais a respeito da tal crise de meia idade dos homens! Ótima resenha! :)

    ResponderExcluir
  24. Se eu não me engano esse livro foi adaptado para o cinema sendo estrelado por John Cusak. Apesar de você falar que é quae um clássico, eu não tenho vontade de ler ele ainda.

    ResponderExcluir
  25. Interessante. Primeira resenha que vejo dele, não conhecia e deu uma boa curiosidade. A trama parece ter coisas boas, é meio diferente. Nunca li um livro que fosse mais focado em musicas, com referencias e etc. Seria uma leitura diferente mesmo.

    ResponderExcluir
  26. Já ouvi falar do livro e até procurei comprar ele mas no final acabei desistindo. Sua resenha me deixou mais animado e fiquei feliz por ser um livro espontâneo e que fisga o leitor de vez. Preciso de um livro assim :D E posso dizer que essa capa é muito bonita?

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Quando comecei a ler a resenha, já sabia que era o Renato que havia lido! haha
    Apesar da história trazer Q de diferente, não me chamou a atenção. Mas curti isso de um homem normal narrando uma história. Isso porque a maioria das histórias narradas por homens que eu conheço são do Nicholas Sparks, e eles não podem ser considerados normais.. são o mais próximos de Príncipes Encantados que temos na atualidade hahaha
    Enfim, parece bacana, mas vou deixar par a próxima rsrs

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  28. O que dizer?? UAU!!! Quem nunca passou por uma crise existencial?? Eu já passei pela dos 15, 18 e atualmente estou na dos 21, mas gosto dos livros que nós fazem refletir, e se tiver uma playlist então.... Sua resenha cumpriu o objetivo, vou adiciona-lo a minha Listinha (de 300 metros) de leitura!

    ResponderExcluir
  29. Eu sou apaixonada por música, tipo amo mesmo, toco piano e tudo mais, mas não sei como seria ler um livro que fica toda hora fazendo citações sabe! Quem sabe não seja hora de experimentar esse tipo de leitura né, já que adorei sua resenha!

    Beijo

    ResponderExcluir
  30. Hum... Estou tentando me decidir se quero ler ou não... Talvez leia por Rob ser muito real e pelas citações de músicas.

    ResponderExcluir
  31. Mais um livro que não conhecia e fiquei com muita vontade de ler, seja pela realidade dos personagens, pela música, por toda história, não sei, só sei que senti que vou curtir essa leitura.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.