Cadê Você Bernadette? - Maria Semple


“Eu sabia que te encontraria”, eu disse, e a abracei o mais apertado que pude. Ninguém acreditou em mim. Mas eu sabia.”

Bernadette Fox, apesar de ser uma boa mãe e esposa, é odiada pela maioria das mulheres que conhece e pode ser descrita como uma típica pessoa antissocial (ou sociopata, se quiser deixar a coisa mais dramática). Não conversa com vizinhos, nem com os pais dos colegas de escola de Bee... Absolutamente zero de diálogos com estranhos (e quando digo estranhos, me refiro a qualquer outra pessoa que não seja a filha e o marido), exceto por sua assistente virtual que mora na Índia. Sim, você leu corretamente. Ela possui uma assistente que resolve todos os seus “pepinos” (reservas em restaurantes, paga contas, marca consultas, faz compras, agenda viagens...) e que mora do outro lado do oceano. Uau!

Sua reclusão social teve início após abandonar sua promissora carreira de arquiteta e sofrer inúmeros abortos espontâneos antes de Bee. Todavia, Bernadette é uma figura ímpar e totalmente capaz de conquistar o leitor logo nas primeiras páginas. Seu marido, Elgin, é um guru da tecnologia e importante funcionário da Microsoft. Seus projetos deram a ele um excelente cargo na empresa e, consequentemente, fez com que se tornasse um pai ausente e um marido meio insípido, já que vivia em função do trabalho. Bee é uma adolescente de 15 anos que teve uma infância conturbada e que passou por várias cirurgias devido a uma má formação no coração, mas isso não a impediu de se tornar uma garota esperta, inteligente e apaixonada pela mãe.

"Posso destacar esse como o momento mais feliz da minha vida, pois foi ali que eu percebi que mamãe sempre me protegeria. Eu me senti gigante. Corri de volta para a rampa de concreto mais rápido do que nunca, tão rápido que eu deveria ter caído, mas não caí porque mamãe existia."

A trama gira, basicamente, em torno do desaparecimento de Bernadette dias antes de uma viagem programada com a família para a Antártida. E, apesar de não estar muito animada, ela faria qualquer coisa para deixar Bee feliz – inclusive a tal viagem e, claro, um iminente convívio social. No entanto, o motivo do sumiço torna-se um mistério boa parte do livro e, além disso, a forma como Bernadette desaparece também é totalmente alheio à narrativa. Desde o início, nos deparamos com fatos, diálogos e situações que, aparentemente, são desconexos e esse mix de informações fica sem fazer muito sentido. Porém, o livro é divido em sete partes (isso mesmo, nada de capítulos) e, conforme cada uma ocorre, as peças do quebra-cabeça vão sendo montadas e todo o mistério vai sendo desvendado.

"Entre os milhões de motivos pelos quais eu não quero ir à Antártida, o principal deles é que serei obrigada a sair de casa. A essa altura você já deve ter percebido que isso não é algo que eu goste muito de fazer."

Cadê Você Bernadette? é simplesmente surpreendente. Maria Semple é brilhante e o texto é rico, cheio de nuances e cativa o leitor. Com o decorrer das páginas os sentimentos tornam-se intensos e variáveis. A estrutura do livro – trocas de e-mails, bilhetes e correspondências – dá um ar de familiaridade e torna a história palpável/crível, e não apenas uma simples ficção. A alternância de tempo também é fantástica, pois quando o passado é narrado, você entende os porquês. Nada é por acaso. O que parecia desconexo no início, passa a fazer todo sentido. Tudo está entrelaçado. Pode ser um mero bilhete ao jardineiro, uma carta de admissão numa escola renomada, ou até mesmo uma fofoca via fax. Não há um narrador específico, são vários pontos de vista que ocorrem em paralelo e que narram diferentes fatos, completando-os.

A solução do mistério foi, para mim, fenomenal. JAMAIS imaginaria como, quando e por que Bernadette desaparece, quem a ajuda e onde vai parar. Enquanto nada disso lhe é sabido, você conhece outras personagens e passa a amá-las, odiá-las ou simplesmente nem lembrar-se delas ao final do livro. Hahahaha! Embora tenha certa dose de humor, a verdadeira essência da história está nas lições que podemos tirar dela. As superações, os traumas, o amor, a amizade, a traição... E tudo aquilo que é capaz de influenciar positiva ou negativamente a vida de uma pessoa. Os temas abordados, em sua maioria, são bem delicados e comuns, dando veracidade às palavras da autora.

O único detalhe que realmente me incomodou o livro inteiro, foi o uso de Apas nos diálogos. Estamos no Brasil e aqui usamos o travessão (), bastava colocar um itálico para especificar o tempo da narrativa e ficaria tudo certo. Mas... Enfim. Para finalizar, meu conselho é: leia, leia, leia. Este livro foi praticamente um presente, pois eu nem tinha interesse no mesmo, mas a Ceile me apresentou a esta obra incrível e eu só tenho a agradecê-la. E eu AMEI essa capa.

Thanks, chefia!

Comentários
34 Comentários

34 comentários:

  1. Aaaai, agora eu quero mais do que nunca esse livro! Adorei a resenha e só me instigou a comprar e conhecer a história da Bernadette. XD
    A proposta do livro é muito boa e curiosa. Não sei se conseguiria não falar com outras pessoas. Sou extrovertido demais.. kkk
    Também fico um pouco incomodado com o uso de aspas em diálogos e acredite, li um livro nacional com esse uso. XD #chateado #revoltz
    xoxo

    ResponderExcluir
  2. Meu, eu ri na hora de ler o título...me lembrou do Salsicha. haahau
    Mas enfim...a sua resenha tá muito boa e a história de Bernadette parece ser bem interessante. Bateu vontade de ler ele...

    ResponderExcluir
  3. Nunca ouvi falar nesse livro, mas agora necessito dele.
    Achei mega interessante a história.
    E amei a capa.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  4. ai Sabrina eu não consigo ler diálogos em aspas! simplesmente travo e a leitura engasga!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sabrina! :)
    Também amei a leitura, só não sei se caracterizaria a Bernadette como sociopata..apesar dela apresentar alguns dos "sintomas", da sua maneira ela se mantém fiel como mãe e é capaz de amar sua filha, apesar de todos os seus transtornos pessoais. O sociopata é totalmente incapaz de solidarizar com qlq tipo de sentimento alheio, por isso acho que não é o caso! :)

    Certamente foi uma das leituras mais inteligentes e instigantes que realizei esse ano!

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lygia.

      Veja bem, o sociopata tem de fato essa falta de empatia, porém quando se trata de indivíduos não pertencentes à família.

      Como citei na resenha, foi para deixar mais dramático. O sociopata tem certas características beeeeem mais fortes que as que Bernadette apresenta, como a agressividade, por exemplo.

      Mesmo assim, obrigada pela observação e conentário.

      Abraços.

      Excluir
    2. *Comentário

      Excluir
  6. Um livro emocionante pelo que notei. Tem tudo que eu gosto: suspense, mistério e personagens de personalidade. Gosto de romances assim, capazes de prender nossa atenção e de nos cativar do princípio ao fim. vou adorar conhecer a história e desvendar esse mistério sobre a Bernadette.

    ResponderExcluir
  7. Estou lendo várias resenhas positivas sobre esse livro, o que me deixa com muita vontade de lê-lo.
    Parece que o mistério é bem pensado e que nenhuma pista é desprezível. Gosto de ver como as coisas se encaixam.
    A relação antissocial que a Bernadette tem com as outras pessoas é bem peculiar. Fiquei intrigada com isso.
    Ahh e adorei a capa!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não havia visto nada sobre este livro, não sabia da sua existência.
    Mas fico feliz de ter lido esta resenha e ter ficado muito, mas muito curioso.
    Ainda mais por se tratar de um mistério, é algo que me cativa muito, e além de trazer muitas reflexões.
    Quero muito ler.
    Talvez me seja muito útil para algo a mais.

    Parabéns pela Resenha.

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não li esse liro ainda mas nem imaginaria que ele é daqueles livros que também trazem algo para reflexão saber... Fiquei curiosa para saber tudo o que acontece com a Bernadette.
    Espero poder ler logo!

    ResponderExcluir
  10. Necessito muito desse livro, já li muitas resenhas sobre ele, juntando com a sua, me deu mais vontade ainda de ir comprar ele, KKK - quem sabe amanhã compro -. A história dele, eu achei engraçada e muitooo envolvente mesmo. O jeito que a autora do livro escreve, pelo que eu li em outras resenhas, é muito bom. Minha meta de leitura =D.
    Ótima resenha.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Acho a capa desse livro muito divertida, é a primeira vez que leio uma resenha sobre ele, e gostei de tudo o que você falou. Antes de ler a resenha eu não tinha o menor interesse por ele mas agora até que quero ler. Bjokas =D

    ResponderExcluir
  12. Já li algumas resenhas dessa trama foram bem positivas.
    Se tiver uma oportunidade o lerei, =D

    Te espero no meu cantinho, =D
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ansiosa por esse livro =)

    http://pensamentosdapoetisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. não vi nenhuma resenha negativa deste livro ainda, e estou muito ansiosa e curiosa para ler ele!
    além da capa ser linda, a história parece ser muito divertida!
    uma pena esses pontos negativos ai eim... estranho a editora manter desta forma :S

    ResponderExcluir
  15. Eu ia comprar esse livro na bienal, agora responde: porque eu não comprei?!
    Eu esperava um historia mais bobinha.. mas parece ser incrível! Estou louca para poder ler! Ele pulou varias posições na minha lista de compras haha
    Obrigado dela resenha ♥

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  16. Desde que eu vi esse livro nos lançamento desse mês, eu fiquei com muita vontade de ler. Eu adoro livros que me fazem rir, e adorei a sua resenha. E eu também amei essa capa. Espero ler ele logo :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Adoro livros que tenham muito mistério mas de uma forma leve com certeza surpreendente no final como parece ser mesmo esse livro. A capa dele é bem meiga, isso eu gostei. Espero também gostar da trama.

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha e só leio coisas boas sobre esse livro, mas não sei pq... Não tenho vontade de lê-lo :/

    ResponderExcluir
  19. A primeira coisa que chama a atenção é que a capa me fez pensar uma coisa e a resenha me mostrou que eu nem cheguei perto de imaginar a história certa hahahahaha tô tãããão curiosa pra saber o que aconteceu com a Bernardete e é uma pena saber que a Ceile não vai me dar spoiller disso kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  20. Nossa, depois dessa resenha fiquei na dúvida se você amou ou amou o livro. Hahahaha Quando olho pra essa capa lembro de aeromoças? Mas achei linda e toda colorida. Queria ver a lombada. Agora, essas citações em capas me irritam.
    Muita gente está lendo Cadê você Bernadette?, mas nunca procurei do que se trata, e decidi parar pra ler a sua e estou muito curiosa agora. PRA ONDE VAI A BERNADETTE?
    Achei interessante isso de não ter capítulos, é diferente do que estamos acostumados. E bom saber que tem um ótimo final, porque tanto mistério não valer a pena...
    http://nuvensdecrepom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Faz um tempinho já que quero ler esse livro e sua resenha me deixou com mais vontade ainda. Fui na livraria com meu namorado outro dia e por pouco não levo esse livro. Acabei ganhando o Projeto Rosie de presente no lugar. Às vezes eu sou meio assim, como ela. Não socializo com ninguém, só com pessoas do trabalho mesmo porque é meio necessário. Sei lá, às vezes prefiro ficar no meu canto e quietinha mesmo, hehe. Enfim, parece ser uma história com uma pitada de comédia, acertei? Ai, eu AMO histórias que mantêm um certo mistério até o fim, que as coisas vão se encaixando e você nem imagina. *-* Acho que são as melhores! Wishlist, já!

    ResponderExcluir
  22. Já tinha ouvido falar desse livro, e AMO livros que tem como principal objetivo resolver um mistério, um sumiço de uma pessoa, ou um assassinato. To super curiosa para ler, apesar de ter tido que as falas estão em aspas, pois me perco assim. Mas tirando isso, quero muito muito mesmo lê-lo. Parece ser ótimo, ainda mais porque como vc disse a gente tirar lições desse livro. Está na minha Wishlist quero para agora, rs.

    ResponderExcluir
  23. É incrível que aonde eu vou as resenhas sobre esse livro são positivas, e olha que já li váaaarias... Estou com muita vontade mesmo de ler, acho que esse assunto é muito bacana para se abordar no livro, e a relação entre mãe e filha também é massa....
    E essa capa chique de doer??? adorei...

    ResponderExcluir
  24. Fui pego de surpresa, pois pelo título e capa, imaginei que era um chick lit, ou um romance bem divertido. Pelo jeito, ele é bem mais denso do que isso. Achei legal quando pensamos que está tudo solto, mas a cada página, vamos percebendo as coisas se encaixarem bem na frente de nossos olhos. Muito curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. Tenho muita curiosidade de ler esse livro pelo simples fato dele ser totalmente diferente do que ando acostumado a ler. A começar pela protagonista, que é uma mulher madura e que já tem uma filha. Já tinha lido outras resenhas desse livro e pude perceber em todas (inclusive essa) que embora ele tenha alguns momentos engraçados, ele vai além disso. Espero lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  26. Nossa, está todo mundo falando bem desse livro! Diversos blogs falando super bem :D
    Esse negócio das aspas é realmente tenso :S não estamos acostumados...
    Adorei sua resenha!

    Beijo

    ResponderExcluir
  27. Olhando a capa eu até pensei que era um chick lit, mas a historia é muito mais rica né! Cheia de boas surpresas, personagens cativantes, situações que se enquadram na realidade das pessoas, fiquei muito empolgada pra fazer essa leitura e também curiosa pra saber o porque do sumiço da Bernadette! E agora? Agora tenho que ler esse livro, é claro! Excelente resenha, eu adorei! :)

    ResponderExcluir
  28. Quando vi essa capa pela primeira vez quis ler de imediato. Ao ler essa resenha e confirmar que a história é boa só aumentou a minha vontade.

    ResponderExcluir
  29. Depois de ler sua resenha fiquei com vontade de ler, a capa não tinha me atraido e achei que fosse um livro mais raso, sem muita graça, vejo que felizmente me enganei e fiquei querendo ler agora! hehe

    ResponderExcluir
  30. A capa passa a mensagem de um livro infantil, e não me chamou a atenção, só depois de ler a resenha eu mudei um pouco de ideia e deu vontade de ler e conhecer Bernadete e seus conflitos. Só uma mais uma coisa, a forma como o livro foi dividido não ficou muito cansativo não?

    ResponderExcluir
  31. Confesso que ao contrario de vc, eu ODIEI essa capa. Por isso esse livro nunca me chamou a atenção, e sempre que me deparava com uma resenha dele em algum blog, eu passava ele na frente. Mas como estou a ler o teu blog do inicio ao fim (eu faço isso quando descubro um blog que gosto muito) acabei por ler a resenha e tenho a dizer que a minha opinião mudou. Ainda não sei se quero ler, mas com certeza acho que é um bom livro e mudaria apenas....a capa heheheheh
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.