Cidades de Papel - John Green

Não é segredo pra ninguém que eu adoro os livros do John Green. Já li todos os livros que ele lançou sozinho, sem nenhuma co-autoria, e devo dizer que esse entrou pra um dos meus preferidos!

Pra começar, vamos à história. Quentin (ou apenas Q) é um adolescente meio nerd que está em seu último ano do Ensino Médio. Desde pequeno é vizinho de Margo Roth Spiegelman, por quem nutre uma paixão platônica. O problema é que, quando crianças, eram muito amigos. Mas depois, um pouco mais velhos, Margo foi se distanciando de Q a partir do momento em que começou a ter mais fama na escola e ter atos um tanto quanto inusitados.

A verdade é que Margo tem uma relação muito complicada com os pais, que são péssimos educadores e não conseguem dar a atenção devida a filha. Em uma noite, subitamente Margo entra pela janela no quarto de Quentin, depois de anos sem nem olhar para o lado do garoto. Ela o chama para uma aventura noturna, onde eles irão executar alguns planos mirabolantes contra pessoas que Margo considera que a fizeram mal no Ensino Médio. De início um pouco temeroso, Q topa, e passa uma noite maravilhosa ao lado de Margo. No dia seguinte, então, descobre que a garota, depois de por em prática o seu plano, fugiu de casa, mas algumas pistas que ela deixa para Q podem fazer com que o garoto consiga chegar até Margo a tempo, antes que o pior ocorra.

Acho que tudo nesse livro faz com que a gente se apaixone pela trama. De início, olhando só pela capa (que eu confesso que não me conquistou logo de cara) e por uma sinopse (um tanto porquinha) que roda por aí, broxei total de vontade de ler esse livro. Fiquei pensando que ele fosse um pouco maluco demais e que as coisas, talvez, não me agradassem, além de que talvez fosse um lenga-lenga eterno. Ledo engano.

Em Cidades de Papel, John Green nos leva para a vida de Q, um adolescente bastante normal que tem pais psicólogos e que tem uma paixão pela vizinha. Ele tem dois melhores amigos, um nerd ao extremo e outro que tenta ser aquele tipo descolado mas que acaba não conseguindo (por conta de uma infecção no trato urinário há alguns anos, o garoto ficou conhecido como Ben-Mija-Sangue na escola inteira). Ambos contribuem muito para que o livro mostre as relações que normalmente ocorrem na nossa vida: Radar, o nerd master editor de conteúdo de uma enciclopédia virtual, é o amigo fiel para todas as horas e que está sempre lá para ajudar, enquanto que Ben é aquele amigo que a gente tem, que gosta muito, mas que tem atitudes que nos fazem ficar bravos e brigar.

Além disso, Margo também contribui muito para a trama, e a medida que todos os personagens vão construindo a própria imagem de Margo, a trama anda e você se sente cada vez mais envolvido na busca pela garota.

O jeito com o qual o John escreve é inconfundível e delicioso, e cada virada de página e novas reflexões do Q sobre onde está Margo e como fazer pra chegar até ela, investigando cada pista mínima que ela possa ter deixado para ele, fazem com que você leia de um jeito totalmente acelerado (particularmente, as páginas finais são daquele tipo que você não para até conseguir terminar o livro). Os personagens são muito divertidos e isso fez com que o livro só ganhasse pontos comigo (o senso de humor dos personagens também é bom demais!).

O final é DEMAIS, e as cenas me deixaram absurdamente encantado. Acho que não curti muito o desfecho final em si, isso é, o que acontece com os personagens principais, mas isso não atrapalhou em nada e eu gostei ainda assim do livro. Assim como o livro inteiro, o final é bem construído e muito bem ilustrado.

Só uma coisa que acho super legal comentar: adoro a tradutora dos livros do John, e prefiro ter a versão nacional dos livros só por ela. Acho que não tem mais o que falar desse livro que não seja: LEIAM! Indicado pra todo mundo, como todos os livros do John. Qualquer um vai gostar de ler Cidades de Papel!

Comentários
40 Comentários

40 comentários:

  1. A dois meses me deparei com esta obra.
    Ainda não li nada do jhon green, nada mesmo, mas tenho muita vontade, e este é um livro que quero muito ler mesmo, assim como o will and will. Analisando esta resenha, fico ainda mais intusiasmado parar ler, cada detalhe desse livro me chama a atenção. Tudo da capa a sinopse, tudo, tudo mesmo. Eu quero muito este livro, espero ser este o livro que me fará adentra no mundo literário de john green.


    Parabéns pela Resenha!
    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu estou louca para ler este livro, amo livros com mistérios, pessoas desaparecidas. Que a gente tenta montar o quebra-cabeça junto com o personagem. Apesar de que o protagonista é homem, não sou fã de protagonista do sexo masculino. Vulgo preconceito, hehe. Diferente de você, Renato, eu curti a capa. Não sei porque, rs.
    Enfim...Amo a escrita do John Green é tão boa de ler.
    Estou mais louca ainda para lê-lo depois da sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse é um livro que está a tempos na minha lista de desejados/vou ler do skoob...
    Muito bom saber que você gostou dele...em breve o lerei também.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente que a capa não nos inspira e confesso que adorei a culpa e das estrelas e que depois desse livro não quis ler outros do John, mas vc me convenceu!!

    ResponderExcluir
  5. Não posso negar que amo os livros de Green, todos eles. E este já estava de olho e ansiosa pra saber mais alguma coisa a respeito. E eis que surge a oportunidade aqui, quando leio sua resenha. Com certeza vou querer ler e conhecer mais ainda essa surpreendente história que me encantou. Amei ler sua resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Renato! Tbm acho que a tradutora arrasa! Só de traduzir Katherine (devido sua complexidade) ela já ganhou meu coração!
    Sobre Cidades de Papel...quase que ele ganhou o posto de livro favorito do John. QUASE. ACEDE ainda ocupa o primeiro lugar, mas Q e sua perseverança me arrancaram boas risadas e momentos!

    No começo, como vc, fiquei receosa pela sinopse. Ainda bem que nos enganamos! \o/

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  7. Cara, sério mesmo me matem, mas nunca li um livro do Green, sei lá nem um deles me chamou a devida atenção, como chamam de outros... Mas como nunca li nenhuma resenha dos livros dele, acho que depois de ler a sua resenha , quem saiba eu dê um chance ao autor, por que pelo que você falou, o livro deve ser MUITOOOOOOOO bom mesmo.
    Bom parabéns por essa resenha tão boa.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Renato.
    Só li ACEDE e apesar de não ter adorado a história como todos, gostei bastante da narrativa do John Green. Cidades de papel parece interessante. Espero ter a oportunidade de lê-lo algum dia. Eu gostei da capa rs

    ResponderExcluir
  9. Do John Green eu só li A culpa é das estrelas e gostei, espero em breve ler Cidades de Papel que parecer ser muito bom também.

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Terminei de ler esse livro segunda feira. E é John Green, não tem como ser ruim, não é tão emocionante e tocante como A culpa é das estrelas, que fica em primeiro lugar, mas todo o trabalho e dedicação que o Q tem em procurar a Margo é impressionante. Gostei muito do livro as divagações que ele faz, porque gente, ele é muito inteligente, e outro ponto super positivo foram os amigos dele, poderiam não ser os mais perfeitos, mas eles formaram um trio muiito bom. Confesso que por muitas vezes desgostei da Margo por ela ser tão insana, mas no final até é de entender seus motivos, assim como você não achei o melhor desfecho do mundo, mas nem tudo é como agente espera xD
    Adorei sua resenha
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. Estou ansiosa para ler esse livro, ainda não li os livros do John Green, mas só escuto maravilhas, então espero não me decepcionar. Ouvi dizer que esse livro é bem parecido com Quem é Você, Alasca?... enfim espero que eu goste.

    ResponderExcluir
  12. John Green é tudo, comprei A Culpa é Das Estrelas e não me arrependi, pelo contrário, me apaixonei não só pelo livro como pelo autor. Quero muito ler esse também e seu que quando o fizer não me arrependerei. Ele ganhou mais uma fã. Bjokas =D

    ResponderExcluir
  13. oie, morro de vontade de ler John Green, mas gostaria de começar por esse que parece ser uma boa história que cativa e prende o leitor até o fim

    ResponderExcluir
  14. Os livros do John Green são sempre mais do que recomendados. Seja com uma trama mais densa (ACEDE), seja um pouco mais divertido (O Teorema Katherine), ou misterioso como esse. É justamente essa pegada de mistério que me agradou nesse livro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Menino os livros do John são sempre perfeitos, como sempre esse também tinha que ser né. Estou louca para ler esse livro, já estava, agora então depois dessa resenha, rs.
    Abraços!!!
    palavrapequenas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Ahhhhh quero tanto ler esse, infelizmente só li A Culpa é das Estrelas, mas quero comprar e ler todos dele, só por um já se tornou meu autor favorito. Muito boa a sua resenha ;)
    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu sou apaixonada por John Green, e com certeza amarei tanto essa história como todas as outras dele!
    Essa foi a primeira resenha que li sobre cidades de papel, e gostei muito dela, mas devo dizer que o que mais me chamou a atenção no livro foi a capa, é simplesmente linda *-*
    Eu espero ter a oportunidade de ler logo esse livro!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Eu já li ACEDE e O Teorema Katherine. Adoro a escrita do autor e acredito que vá me identificar com a leitura desse livor também.
    Sua resenha me deixou mais motivada a comprá-lo.
    ;)
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ok, ok, ok, eu tenho que confessar que NUNCA li nada do John Green :X Tá eu sei que é imperdoável, mas eu sempre acabo colocando outras comprinhas de livros na frente sabe :S Mas prometo que vou mudar isso hahahaha
    Me recomenda começar por qual?

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, depende do seu gosto! Eu recomendo começar por A Culpa é das Estrelas ou Quem É Você, Alasca?, porque aí você se esgota de chorar e passa pra Cidades de Papel e O Teorema Katherine, que são mais divertidos e engraçados!

      hahahahaha um beijão pra você ;)

      Excluir
  20. Ainda não não li nada do john, mas não vejo a hora de começar, porque parece que estou perdendo coisa boa. É que as capas dos livros são sempre... "diferente" srsrs e sempre acabo achando que é uma história muito cheia de blá blá e muito adolescente. Mas você descreveu muito bem como o livro é ótimo e John é um escritor maravilhoso!!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Não li nenhum dos livros do John Green ainda - morta de vergonha - mas vontade é o que não falta. Adoro mistérios com uma escrita bem leve e toques de humor.
    Eu quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir
  22. que bom que você adorou esse livro, muita gente já não pensa o mesmo, acham esse muito parecido com Quem é você, Alasca?
    eu não tenho nenhum livro do John Green, mas é esse que eu mais gostaria de ter, muita vontade de lê-lo, deve ser muito bom!

    ResponderExcluir
  23. Confesso que eu não gosto muito do John Green. Li Quem é Você Alaska? e A Culpa é das Estrelas, que eram os livros mais aclamados dele e não gostei de nenhum dos dois. Esse sempre me pareceu ser o melhor de todos os seus livros e as resenhas positivas, tipo a sua, me fizeram querer dar mais uma chance a esse autor. Mas a verdade é que se eu ler e não gostar, desistirei de vez do John Green!

    Bjs! nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. É um livro que tenho vontade de ler mas não aquela super vontade sabe. Acho que leria esse livro só depois de ler A Culpa é das Estrelas que é um livro que já tenho vontade de ler e vejo muitas resenhas emocionantes. Esse ficaria para depois de A Culpa é das Estrelas.

    ResponderExcluir
  25. Desde que li ACEDE eu quero ler até a lista de compras do John Green.
    Esse livro parece tão bom, eu acho a capa tão cute e a história parece fluir muito bem também.
    Adorei a resenha!! xoxo

    ResponderExcluir
  26. Sempre ouço falar muito bem do John Green. Atualmente estou lendo "Looking for Alaska" (Quem é você Alasca?) e estou me empolgando com a leitura.

    Já na pilha pra ler tenho "An abundance of Katherines" ,esse Paper Towns (Cidades de papel) e o no kindle "A culpa é das estrelas" em português e inglês.

    Vou me esbaldar em John Green e meu próximo livro dele, depois de Looking for Alaska com certeza vai ser esse Cidades de papel pois já ouvi boas referências dele e sua resenha atiçou um tiquinho mais minha curiosidade,rs.

    ResponderExcluir
  27. aaah, eu amei A Culpa é das Estrelas e agora to querendo ler qualquer livro que leve Green como autor hahaha
    quero ler... quero ler e quero logo!
    parece ser lindo demais *-*

    ResponderExcluir
  28. A primeira experiência que eu tive com o Green foi lendo A Culpa é das Estrelas. Me apaixonei na primeira página. Desde que lançou Cidades de Papel eu tô curioso pra lê-lo. Pela resenha, o livro consegue ser "parecido" com A Culpa das Estrelas na medida em que as páginas passam com facilidade, proporcionando ao leitor uma narrativa dinâmica. Fiquei curioso para saber tbm o desfecho dessa estória.

    ResponderExcluir
  29. Essas sinopses mal feitas andam acabando com alguns livros por ai, por isso quando vou com a cara da capa do livro, prefiro procurar uma resenha pra ler, porque não confio mais em sinopses não, muitas delas tem bigs spoillers também, isso é horrível! Mas voltando ao livro, sua resenha bem positiva me deixou mega a fim de ler, já li A culpa é das estrelas que mexe muito com a gente, mas esse me parece mais leve, mais divertido! Parabéns pela resenha, ótima! :)

    ResponderExcluir
  30. Tenho todos os livros lançados do John Green no Brasil, sozinho e com co-autoria só li A culpa é das estrelas até hoje, com certeza o mais rápido quero ler todos os outros, estou adiando a leitura para não acabar os livros e não ter mais nada dele para ler, e sobre o final eu acho que ele tem um certo problema com finais, como todo mundo fala do final sem nexo de Quem é você Alasca?, só quando ler poderei emitir opinião, o meu já está garantido! kk

    ResponderExcluir
  31. Sou grande fã de John Green e estou muito ansiosa para ler esse livro. Curiosa para desvendar o que aconteceu com a Margo.

    ResponderExcluir
  32. Ao contrario de você, me encantei pela capa do livro. O motivo de não correr para ler foi justamente o fato de ser do John Green. Ok, não me entenda mal, mas eu simplesmente não tive uma boa experiência com A culpa é das Estrelas. Talvez tenha lido no momento errado, não sei, o fato é que não me agradou. Sei que tenho que dar outra chance a ele.. e eu vou! hahaha só tenho que encontrar o momento certo. Esse parece ser um livro bem mais descontraído e alegre. vou tentar por esse =))

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  33. John Green realmente é amado/idolatrado/salve-salve por todos e eu nunca tinha lido nada dele, até que finalmente comprei A Culpa é das Estrelas que ainda não li, mas será minha experiência com ele. Cidades de Papel parece que vai me encantar também, eu sou apaixonado por essa capa e a sinopse é tão legal e divertida, tipo, eu imaginava que o Green era mais um cara que escrevia romances bonitinhos, mas suas histórias vão além disso e por isso quero ler todos os livros dele UASHSU. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  34. Ah nosso querido John Green em mais um belo livro (eu não li ainda só para contar). E ao contrário do que você disse sobre a capa. Acho que só por saber que o livro é de JG você já dá um crédito e depois de ler resenhas favoráveis você fica louca para ler.

    ResponderExcluir
  35. Só tive a oportunidade de ler um livro de Green (A Culpa é das Estrelas) e ao contrario da maioria das pessoas, eu nao gostei assim tanto. Mas estou a pensar dar outra oportunidade talvez com Cidades de Papel ou Quem é vc Alaska?
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  36. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda, ela traz o universo como parte principal.
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
  37. Sabe,o Green faz livros que mexe muito com o leitor e o incrivel de tudo isso é que ele sempre nós faz chorar,nunca li o Teorema de Katherine,mas as pessoas que leram dizem que é o livro que não teve tristeza,comecei a ler Cidades de papel agora,e acho que essa história vai acabar de um modo triste,ainda não li todos os livros do Green,mas já dois livros que valeu muita a pena,claro q sempre ACEDE e Quem vc , Alasca?,eu recomendo totalmente,Bjo!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.