Coisas Que Acontecem Quando Lemos Muito - Parte V

Oi pessoal! Muita gente gosta bastante dessa coluna aqui no blog, então vou continuá-la. A ideia é reunir algumas coisas que acontecem quando lemos e algumas reações nossas e dos outros, algumas sugestões dos comentários e coisas cotidianas.

1) Ir à loucura quando um livro é adaptado.
É sempre assim: o primeiro estágio, quando sai o trailer, é a euforia, porque essa galera de Hollywood sabe mesmo como fazer um bom trailer. O problema está quando a gente, depois de muito surtar com algumas cenas liberadas aqui e ali, vai ver o filme - na maior parte das vezes, na estreia - e se decepciona total.

Os personagens estão diferentes, as cenas estão meio sem graça e AQUELA história que era super boa acabou ficando muito reduzida e aí o filme parece meio #FAIL. Mas ainda assim, a gente sempre acaba se consolando com um "Mas pelo menos...", né? Ê vida...


2) Cheirar livros e receber olhares estranhos.
Quem nunca? Falem sério. Você acaba de pegar aquele livro NOVINHO na mão, acabou de passar pela fila da livraria, tá com ele dentro daquela sacolinha linda e que te enche de orgulho só de olhar. Quando você, na primeira oportunidade, tira o livro da sacolinha - BAM - já leva ele até o nariz e cheira.

É NORMAL, eu juro! Mas algumas pessoas acabam te olhando daquele jeito meio estranho enquanto você suspira pelo livrinho novo. A gente só quer soltar um "NÃO ME JULGUE!", mas, né, às vezes a mãe intervém com um "Para de cheirar o livro, já tá ficando estranho". Pois é, people. Esses somos nós.


3) Reagir à personagens.
E quando algum personagem morre então? A gente acaba quase morrendo junto. Algumas pessoas se desesperam, outras choram horrores, outras ficam algum tempo olhando pro nada pensando em tudo o que aconteceu... pois é. Independentemente de como reagimos, o fato é que nós SEMPRE reagimos.

Isso também vale pra quando um personagem faz alguma coisa idiota, quando um casal finalmente fica junto, quando alguma coisa dá certo... a gente sempre reage às ações dos personagens, não é mesmo? E somos taxados de louco por isso. Pois é.


(Esse post foi gentilmente inspirado no quadrinho "O lado ruim de gostar de ler", dos Quadrinhos Ácidos, de autoria do Pedro Leite).

O que mais vocês sentem quando leem muito?

Comentários
60 Comentários

60 comentários:

  1. Eu fiquei meio que traumatizada com adaptações, coisa que me faz pensar duas vezes antes de de assistir a uma adaptação, quanto as reações, é aquele negócio às vezes dá vontade de matar o autor e outras vezes os personagens.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com várias das consequências citadas =)

    ResponderExcluir
  3. Aí, vc xinga com o personagem por ele ser tão idiota, alguém abre porta do seu quarto e te olha com uma cara de "Com quem vc tá gritando?? Enlouqueceu de vez, foi?". Cheiro de livro é tão bom que já virou até perfume...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esqueci de dizer... Eu parei de me importar muito com adaptações, antes eu achava terrível mudarem muito a história e principalmente escolherem atores que não correspondem fisicamente com o perfil dos personagens mas acabei me deixando pra lá, só gostaria de poder ler os livros antes de ver os filmes mas nem sempre temos dinheiro para isso, né? :( Ainda mais agora que estão saindo muitas adaptações.
      (Ah, acho fofo esse episodio de Doctor Who do gif. rsrs *--*)

      Excluir
  4. adoooooro essa coluna também *---*
    hahaha

    ResponderExcluir
  5. Olá Renato! Parabéns pelo post!! Ficou incrível.
    Bom, com o que mais me identifiquei foi em relação as adaptações... Sempre me decepciono com elas: A última música , Dezesseis Luas, As Aventuras de Pi... E amo filmes de livros,mas sempre leio o livro antes para poder ver o filme depois. O único que vi e gostei foi Jogos Vorazes.

    ResponderExcluir
  6. Super nós leitores compulsivos... só acho, só acho que isso tudo é bem normal... ó.
    Tipo eu não sou louca e faço isso então é tudo normal!

    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://www.delivroemlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. esses com certezas são os sintomas da doença de ler, por assim dizer! acho que o que mais me identifico é conversar, brigar e amar os personagens!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Morri com o "cheirar livros e as receber olhares estranhos" kkkkkkkkkkkkkkk
    Isso acontece tanto comigo que já nem ligo mais. A primeira coisa que fiz quando ganhei um livro essa semana foi cheira-lo. Será que fui um cachorro farejador em outra vida? ahauahuah

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Me identifiquei com todos os tópicos, rsrsrs. Eu sou daquelas que ficam olhando pro nada com o coração partido ou fico sorrindo feito boba quando algo de muito bom acontece e o livro tem aquele final. E eu não ligo quando as pessoas me olham olham cheirando os livros, não há nada melhor.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  10. Nós leitores sofremos né kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Me identifiquei com tudo que vc falou kkkkkkkkkkkkk

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Realmente é bem assim. O pior é ler dentro de um ônibus e começar a xingar o personagem. Confesso que já fiz muito isso. kkkkkk

    Beijinhos
    Books and Movies

    ResponderExcluir
  12. Hahahaha, e é engraçado e legal quando vemos alguém cheirando um livro e ficamos todos... Ah, você é assim também? Então os dois cheiradores começam a compartilhar dicas de livros e falar sobre o ato de cheirar as páginas, rs. (Aconteceu comigo)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Renato, adorei o post! Super divertido e verdadeiro...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  14. Huum, vejamos, como não tenho lido muito sabe, falta de dinheiro para comprar e meus amigos não gostam de ler , não tenho o que dizer.
    Mas não conseguiria ler mais de um livro junto sabe?=x

    chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  15. É a primeira vez que tô lendo essa coluna do blog e achei legal e engraçado algumas coisas. Não tem como não expressar algumas reações quando estamos lendo um livro.

    ResponderExcluir
  16. Eu me identifiquei muito com a terceira situação! Fiquei pasma lendo Divergente e ver como a autora tem facilidade em matar os personagens sem nenhuma cerimônia. rs
    Nos romances, seja chick-lit, New Adults ou romances água com açúcar, não posso evitar de dar um sorriso nos momentos fofos do casal.
    Meus irmãos e namorados sempre riem das minhas expressões quando estou lendo algo. Pelo menos eles se divertem também rs

    ResponderExcluir
  17. As adaptações sempre me deixam frustrada... os filmes nunca são iguais, tudo bem: normal!! mas... quando é uma saga o que me deixa irritada são os spoilers dos livros seguintes. Pra quê???? :P

    ResponderExcluir
  18. Realmente quase nunca é a mesma coisa. Colocamos tanto entusiasmo naquilo que mais gostamos e quando vamos assistir é uma decepção. Por isso se eu fico com receio em assistir filmes adaptados. Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Nossa verdade as adaptações nunca são aquilo que esperamos que sejam! Super decepcionantes mesmo :/
    Cheirar livros, quem nunca hein?! AMO e não importa o que digam, vou continuar com essa mania deliciosa :D
    Adorei a coluna

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Esses dias eu fui cheirar um livro e meu amigo ficou me olhando como se eu fosse de outro universo OPIQEOQWKELÇASD Mas é tão tão gostoso sentir o cheirinho daquele livro novo/velho aiai. Agora reagir com personagens é o maior motivo dos meus micos no ônibus, escola, etc, sempre acabo esquecendo onde estou e surto demais quando algo acontece ahhahaha Adoro esse coluna <3

    ResponderExcluir
  21. HAHAHA que coluna legal! Leitores e suas particularidades <3

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Os 3 acontecem direto comigo rsrsrs
    Já passei vergonha em uma livraria por ter cheirado todos os livros enquanto esperava no caixa. O vendedor me olhou tipo "WTF" e eu fiquei super envergonhada, querendo correr daquela fila. Já o terceiro é um dos mais trágicos. Quis tocar fogo (figurativamente, é claro) quando li a porcaria que a Lauren Kate fez com meu personagem favorito em Fallen, o Cam *-*, além disso, chorei horrores com A Culpa É das Estrelas e não sabia se queria abraçar o Green por ser tão genial, ou trucidá-lo por ter feito eu derramar tantas lágrimas.

    Enfim, minha passionalidade literária é bem exagerada hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vendedor devia ser novo, porque toda pessoa que gosta de ler, nem que seja um pouquinho, cheira livros. hahaha
      Faço das suas palavras as minhas em relação A culpa é das estrelas. Você sofre tanto lendo aquilo, mas você ama mais ainda. Não dá nem pra falar que é uma relação de amor e ódio com o livro, é só love mesmo. <3
      http://nuvensdecrepom.blogspot.com.br/

      Excluir
  23. Fofa, tudo verdade isso que vc escreveu
    mas só quem ama ler que entende kkkkk
    chorei horrores com o caçador de pipas, não quis ver o filme nem li o outro livro do autor, pois morri de ódio de tanta desgraça no livo
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Eu piro loucamente quando vejo que o livro vai virar uma adaptação. Depois entro em um luto porque acho que vão distorcer tudo. rs
    Nunca é tão bom quanto o livro, mas dá para se divertir! =)
    bjs

    ResponderExcluir
  25. E quando a cena é tão envolvente, triste e perfeita que você deixa que as lágrimas escorram livremente?
    Eu nunca sei como reagir nesse momento, não sei se continuo choramingando ou dou uma disfarçada...
    Adaptações já tive minha cota, algumas são boas, outras nem tanto...
    É bom para que outros sejam atraídos para a leitura né?
    ^^
    http://postitandscrapbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Adorei a coluna, realmente para quem gosta de ler é impossível não se identificar. Mas o que me incomoda mais em tudo isso que você disse é quando morre um personagem que eu gosto.

    Bjs.

    http://livrosetudoqueadebom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Só acontece o segundo...o primeiro eu já me acostumei e o último, bem...nunca tive problemas com personagens. rsrsrs

    ResponderExcluir
  28. Concordo plenamente com todos os itens acima e julgo-me como culpado KKKKKK O meu pior problema são os personagens. Como eu sofro com os personagens. É incrível como você pode passar a odiá-lo (ou amá-lo) ao virar uma folha. E sim, adaptações são um assunto muito polêmico que prefiro não comentar. KKKK

    ResponderExcluir
  29. Ler é um amor eterno, imortal.
    Lançar uma adaptação para o cinema de um livro é algo incrivel para mim, hoje eu aprecio os filmes adaptados de uma maneira diferente, eu já não aguardo a fidelidade, e sim ser surpreendido, que eles façam uma reprodução, e inovem sim, contudo claro, tudo isso de uma forma bem feita.
    Amo Cheirar livros, e cheiro mesmo, não estou nem ai kkkk
    Um sensação muito comum para mim é de me ver encenando as cenas, enquanto estou lendo, se esta rolando uma certa discussão eu começo a gritar, a realizar em voz alta... a viver a adrenalina e tudo mais é muito bom... mas as vezes, passo umas situações engraçadas...

    Parabéns pelo Post.

    Jônatas Amaral
    http://alma-critica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também curto bastante adaptações, é como se aquele seu amado personagem ganhasse vida. Agora o que me incomoda é todo livro virar filme, parece que virou moda! Confesso que parte desse incômodo é ciúme. Ver menininhas que nunca nem pegaram no livro surtando por atores me irrita. Aquelas estressadas kkkkk
      http://nuvensdecrepom.blogspot.com.br/

      Excluir
  30. KKKKKKKKKKKKKKKKK. Cara esse post ainda foi uma versão resumida da coisas que acontecem quando lemos muito KKKKKKKK.
    Mas a que eu mais faço é reagir à personagens, eu já gritei de raiva no metrô por causa disso. KKK.
    ótimo Post.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  31. Isso define os leitores assíduos, porque toda ação tem uma reação, seja quando o personagem morre, ou quando uma revelação bombástica é feita, sempre reagimos, Às vezes de modo único, ou Às vezes é comum. Eu sinceramente acho que esse post me descreu, haha

    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Faço tudo isso e muito mais... Haha. E tem quando o casal termina pela décima vez ai vc fala, não vou mais ler esse livro, e daqui a cinco segundos lá está vc de novo com a cara no livro. Coisas que só os viciados em leitura entendem. Bjokas!

    ResponderExcluir
  33. Eu concordo com os três itens. É tão triste quando eu estou esperando tanto um filme de um livro que eu gosto, e o filme não fica bom.
    Eu sempre cheiro um livro novo!!
    Mas reagir com os personagens... eu quase morro junto quando algum dos personagem que eu gosto morre, eu fico pensando o que deu no autor matar ele, por que justo ele??
    E também sempre choro quando o personagem que eu gosto chora :P
    Adorei o post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. As adaptações que eles fazem não faz - nunca- jus ao livro. Sempre assim, ja até acostumei. Nunca fico muuuuuuuuito eufórica quando vou ver um filme que tenha livro, porque eu sei que o livro é trilhões de vezes melhor. A parte do cheirar livro sempre acontece mesmo, hahahaha.
    Adorei o post.
    ^^

    ResponderExcluir
  35. AHAUAHAUHAU Me identifiquei geral com esse post. KKKK
    Eu fico bestinha quando chega livro novo ai corro pro meu quarto quando meu pai está em casa. Se ele me ver cheirando o livro vai pensar que eu sou doido e vai querer me internar - não duvide!!
    KKK Piro com os trailer das adaptações.
    xoxo

    ResponderExcluir
  36. Também me identifiquei bastante com esse post porque já aconteceu/acontece comigo até hoje. Eu só li Cidade dos Ossos porque o trailer do filme era extraordinário. Quando fui assistir ao filme, decepção total. Cheirar livros sejam novos ou velhos é uma maravilha. Chorei pouquíssimas vezes em relação a algum personagem; normalmente eu sinto mais raiva.

    ResponderExcluir
  37. Já sofri tanto quando vou ao cinema assistir aquela adaptação , vou logo pensando "VAI SER O MÁXIMO, já que só o trayler estava bombando!"

    Depois é aquela decepção... O pior é que já aprendi a lição "Não leia o livro e depois assista o filme", mas não consigo evitar D:

    BJU! http://umpouco-demundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Hahahaha faço tudo isso e mais um pouco.
    Ah mas é delicioso fazer todas essas coisas né? ! Eu adoro!
    Beijos
    www.vidacomplicada.com

    ResponderExcluir
  39. As olhadas estranhas quando cheiramos os livros são hilárias mesmo. Olham como se estivéssemos cheirando algo ilícito. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  40. Post feito pra mim! HAHAHAHAHAHHAHAHA
    O último livro que li foi Fiquei com o seu número da Sophie Kisella, dentroda sala de aula.. e imagine as minhas reações quando a Poppy fazia alguma coisa?! Eu chorei, ri, gritei, me descabelei, ri mais e mais! E ~não sei porque~ todo mundo ficou olhando pra minha cara com cara de "dã'.
    Gente, é tão normal quanto cheirar livro novo! hihihhi :D

    ResponderExcluir
  41. Eu sempre gosto dos filmes, mesmo que eles sejam ruins. hahahhha

    ResponderExcluir
  42. Isso tudo tá mais do que certo! Se tem uma coisa que eu sou traumatizada é adaptação. Mesmo assim, sempre que fico sabendo que algum livro que li/gosto vai ser adaptado, aquela pontinha de esperança de que seja bem feito nasce dentro do peito. Mas, meu coração sempre é partido. </3 E, meu, tem coisa melhor do que cheiro de livro?? Eu tinha uma professora que era fissurada por cheiros, até de lápis novos. Mas, não tem sensação melhor do que você pegar seu livro novinho e dar um cheiro bem dado nele. *-* Quanto aos personagens... Nossa, o que eu mais faço é xingar quando eles são idiotas, hehe. E suspirar quando o personagem masculino faz aquelas declarações dos sonhos huehuahe.
    É impossível uma pessoa ficar completamente imune a um livro, meu.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. (Erros arrumados)
    Kkkk esse post é a minha descrição né?!
    Eu realmente gosto de adaptações tanto é que sou colunista de "Livro + Filme" no Na Cabeceira da Cama, mas quando uma adaptação não é fiel eu fico frustrada, mas se for baseado num livro que eu realmente gostei, aí eu fico triste e desiludida.
    Eu sinceramente não costumo enfiar meu rosto nos livros para sentir o cheiro, afinal eu não preciso disso para senti-lo, mas justamente hoje eu estava com o livro Claro que te amo! nas minhas mãos e ele estava com um cheiro característico de hunnn... livro? Só que eu coloquei o meu rosto bem próximo ao centro dele para cheirar (que comentário estranho) e foi então que a minha mãe estrou no meu quarto e me viu cheirando um livro, seria engraçado, se não fosse constrangedor.
    Sobre a reação, eu realmente reajo muito quando eu leio, eu fico tão compenetrada que às vezes esqueço do resto do mundo, rio escandalosamente, faço caretas e até falo com os personagens, só que para quem está olhando parece que eu sou uma doida que fala com livro, o que, mais uma vez, se não fosse estranho/constrangedor, seria engraçado.
    Quando termino um livro, se ele foi realmente bom meadá um aperto no coração, mas ao mesmo tempo fico feliz pelo dever cumprido.
    Após esse comentário revelador, onde assino meu atestado de pessoa problemática? rs

    ResponderExcluir
  45. Pois é, acho que essas são caracteristicas de muitos de nós leitores compulsivos! Eu cheiro livro, eu morro junto quando um personagem que eu amo morre, eu brigo com aquele personagem malvado, e fico muito decepcionada quando uma adaptação pro cinema fica a desejar( o que acontece quase sempre na minha opinião)! Mas fazer o que né, somos assim, não tem remédio pra isso! hehehe! :)

    ResponderExcluir
  46. Nunca passei pelo primeiro item, não ainda. Estou conhecendo essa vida com 50 tons, e só Deus pode me julgar. kkkk
    Já o segundo item me lembra quando comprei A cidade do Sol. Gente, o que era aquele cheiro? O livro fedia demais, sério. Eu deixei ele aberto uns dias pra depois ler.
    Chorar por causa de livro e qualquer outra coisa é o que mais faço. Minha família nem estranha mais.
    http://nuvensdecrepom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Sério, eu nunca li nenhum post assim. Tanta coisa ai parecida comigo.
    Primeiro e mais que acontece é que eu adoro cheirar livros, e já aconteceu de muita gente ficar olhando com carinha esquisita, mas ligo não kkk
    E outra que minha reação com os personagens quando há algo forte é sempre olha pro nada, ou abrir um sorriso enorme ou dá uns gritinhos eufóricos, rsrs.

    ResponderExcluir
  48. - Eu não sou muito crítico então, estranhem, mas sempre acabo gostando das adaptações. Eu tento olhar pelo lado bom.

    - Eu não tenho muito costume de cheirar livros, mas se alguém chega para mim e diz "sente esse cheiro" eu me afogo no livro.

    - Atualmente descobri que vai ter uma morte em um último livro de uma trilogia, adivinha quem ficou super amuado e sem esperanças de viver? Sério, essa coisa de personagens morrendo choca demais.

    Ótimo post e to rindo até agora dos gifs.

    ResponderExcluir
  49. Eu sou tipo a junção das três coisas, hahaha
    Agora a pior coisa que acontece comigo é a reação com os personagens, eu começo a pirar quando acontece algo louco, e quando tem alguma descoberta? eu fico tipo uns 30 minutos boquiaberta.

    ResponderExcluir
  50. Esse ultimo é TOTALMENTE eu. Na minha imaginação, porque não jogo um livro assim nunca xD
    Ahh, tanta coisa doida que a gente passa lendo não é? Adoro quando o livro me arranca reações, torna a leitura muito mais marcante e especial.

    ResponderExcluir
  51. Não sou muito de ficar cheirando o livro - alguns tem um cheiro meio plastificado que me enjoa muito. Mas sou total aguardar ansiosa por uma adaptação e depois surtar quando eu assisto. Surto la dentro do cinema mesmo. reclamando horrores de "isso não é assim", "isso não acontece de verdade", "nossa eles pularam uns 3 capítulos!" hahaah Eu fico muito indignada. E pior é que não aprendo a não criar expectativas com as adaptações =/
    To começando achar que gosto de sofre rsss
    Eu não vou nem comentar sobre as reações.. Depois de chorar litros no ônibus lendo Eclipse, tudo pra mim é possível! rs
    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  52. Renato, amo essa coluna do blog,pois sempre me identifico.Já me acostumei com a teoria/ideia/hipótese de que nós,leitores, somos doidos e ponto final.Tem coisa melhor do que sentir aquele cheirinho de livro novo? não, não tem.Além disso, choramos sim,ficamos raivosos com determinados personagens e surtamos quando vemos uma adaptação do cinema ruim daquele livro mais que especial. Apesar dos pesares, bato com orgulho no peito e digo sempre: amo livros e todo o universo e manias doidas que eles nos proporcionam..Bjos ;D

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Cara eu sempre falava mal de quem cheirava livro, hoje sou eu quem faço e direto diga-se de passagem! E chorar nem se fale, o povo daqui de casa só faz uma coisa rir da minha cara! Adorei o post

    ResponderExcluir
  55. Cheirar livros, inconscientemente, em público. Quem nunca? É inevitável não criar expectativas com as adaptações (já estou morrendo com a de Em chamas). E sempre tem a reação as ações dos personagens, mesmo quando é só um sorriso bobo na cara.

    ResponderExcluir
  56. Adaptações ruins sem dúvida é a pior coisa que pode acontecer a um leitor, quanto a reagir aos personagens, sempre!
    Quem nunca teve uma discussão com algum personagem achando que ele poderia ouvir, mudar o rumo da história?
    Cheirar livros é o maior prazer que um leitor tem, nada melhor que quando chega um livro novo, abrir e sentir o cheirinho de livro novo, uma nova história para desvendarmos.

    ResponderExcluir
  57. Sou nova por aqui, (descobri o Este Já LI apenas ontem), então ainda não tinha lido esta coluna, mas gostei bastante e super me identifiquei. Já estou a seguir o blog *-* Caso queira retribuir adorarei ter vc no meu cantinho.
    Beijo, Jessie*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.