Mini-Opinões: Pollyana - Eleanor H. Porter

Mini-Opiniões é uma coluna original do blog português Estante de Livros, adaptada aqui para o blog.

Há uns anos uma bibliotecária me recomendou esse livro (e, sim, as pessoas começaram a colocar o nome de Poliana em suas filhas por causa da história). Eu o peguei já bem velhinho, com uma capa sem graça tipo dos clássicos e comecei a ler: Pollyana é uma garota encantadora. Mesmo depois de perder toda a família e ir morar com uma tia ranzinza continua seu Jogo do Contente, que seu pai ensinou bem antes de morrer. Essa brincadeira consiste em sempre ver sempre o lado bom das coisas, e esse jeitinho da Pollyana faz mudar a vida de todos ao redor dela. Uma história bem emocionante que nos faz pensar duas vezes antes de se lamuriar por aí. E mesmo sendo um livrinho curtinho e bem ao estilo infantil, recomendo para qualquer idade.
Comentários
41 Comentários

41 comentários:

  1. Pollyanna realmente deve ser um livro e tanto. Estou precisando de um livro assim. Com algo mais a nos falar e mostrar. Realmente colocamos dificuldades em tudo e nos tornamos desagradáveis da mesma maneira. Precisamos ver o lado bom mais vezes como no livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. É, o livro parece bom...tanto que nem tem muito o que comentar, acho que só lendo mesmo né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é só uma mini-opinião, e faz tanto tempo que eu li o livro que nem daria para fazer uma resenha. Ele tem um filme, mas é bem antigo. Um livro pequeno, mas muito agradável ;)

      Excluir
  3. Toda criança tem essa inocência e a Pollyanna usou a mesma para mudar o jeito das pessoas, tocar no coração delas. Livro bom demais, leitura rápida e muitooooo confortante, recomendo a todos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu lembro que li Pollyanna quando cursava o ensino fundamental (o que já faz um tempinho) e eu achei a estória uma graça, ficava encantada com o fato de a protagonista ser sempre tão altruísta e pouco a pouco ir entrando no coração da tia.

    ResponderExcluir
  5. Só acrescentando mais uma coisa, minha família inteira leu esse livro e posso te afirmar que depois de termos lido ele, tudo mudou em nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por esse livro, li já faz bastante tempo e a história me marcou demais, traz muitos ensinamentos. E agora fiquei com vontade reler ele *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Acreditam que nunca li esse livro? Nem fazia ideia que as pessoas colocavam o nome de suas filhas por causa do livro. Gostei da historia, vou procurar para lê-lo.
    Obrigada pela dica. Beijos

    ResponderExcluir
  8. acho que todos nós deveríamos ler esse livro!!! um dos primeiros livros que li foi esse
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nunca li esse livro, mas ele passa uma mensagem muito positiva que cada um de nós devíamos ao menos ter um pouquinho dela. Ah como eu queria ver sempre o lado bom das coisas.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não havia ouvido falar, sério que as pessoas começaram a colocar o nome dos filhos de Pollyana por causa desse livro?
    Eu quero muito ler, ainda mais sabendo que ele prega ver o lado bom das coisas.
    Muito legal!!

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu acho esse livro incrível. Pollyanna passa por vários problemas grandes e mesmo assim não deixa de ser uma pessoa doce que quer sempre o bem e vê sempre o lado bom das coisas. Amo este tanto quanto a continuação (Pollyanna Moça).
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Este livro é espetacular, uma verdadeira lição de vida! Amei a resenha Pamela...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  13. Nunca li, mas é um dos livros que não posso morrer sem ler.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu já ouvi muita gente falar sobre esse livro, mas nunca parei pra lê-lo. Sei dessa fama de Pollyana sempre ver o lado bom das coisas. E creio que, realmente, seja indicado pra todas as idade.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Acho que essa é uma ótima filosofia de vida, sabe? Eu também sempre tento achar alguma coisa, ver o lado bom das coisas, mesmo quando acontecem coisas ruins ou que não gosto. Até porque, se você ficar reclamando de tudo e só se lamentando, a vida passa e você não aproveita nada, né. Deve ser mesmo um livro maravilhoso. *-*

    ResponderExcluir
  16. Conheço muita gente apaixonada(o) por esse livro e confesso que minha vontade de ler só aumenta. Como não acho na biblioteca da escola e a biblioteca da city é longe, vou ver se baixo na internet e leio rapidinho *-*
    Beijo e obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  17. Eu cheguei a ler ele quando mais nova, minha mãe o tinha lido e deu para mim e minha irmã le também.
    Fora que ele deixa uma super lição que se leva pra vida toda.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. nossa, este foi um dos primeiros livros que li na escola... exatamente com esta capa!
    faz tantos anos já que nem me recordo direito da história, mas lembro que gostei muito do livro!!!

    ResponderExcluir
  19. Ahh, tem muitos anos que li este livro e me emocionei muito, recentemente baixei o filme para minhas filhas assistirem e elas gostaram muito, é uma história com muitos ensinamentos.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Cresci ouvindo minha tia-avó falar de Pollyanna toda vez que eu ia visitar a família no interior. Aí cresci um pouquinho mais e fui ler o livro. E achei tão bonitinho, tão delicado. Não é o "livro da minha vida", mas certamente uma leitura impossível de esquecer, e que nunca nos cansaremos de recomendar aos mais novos, e depois aos mais adultos.

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  21. Pollyana parece trazer uma lição de vida bem importante mesmo sendo um livro infantil: ver o lado bom das coisas.
    Ainda não li esse livro, mas vou procurá-lo.

    ResponderExcluir
  22. sempre bom recomendar livros que nos façam ver o lado positivo.
    se esse livro aparecesse na minha frente o leria então.

    ResponderExcluir
  23. Pollyana é uma graça.
    Dei de presente para a minha avó e para a minha mãe incentivando o continuo da leitura de ambas. Sem contar que o nome é maravilho. Se tiver a oportunidade de ter uma filha mulher ela, com certeza e sem sombras de dúvida, chamará Pollyana. E farei a ler esse livro.

    ResponderExcluir
  24. Realmente é uma ótima história, eu assisti ao filme, mas ainda não li o livro. Vou ver se eu o faço.

    ResponderExcluir
  25. Me parece ser um livro bem fofo *-* Não sabia que as pessoas tinham colocado o nome de suas filhas de Poliana por causa dele, vivendo e aprendendo com os livros. Bjokas!

    ResponderExcluir
  26. Terminei de ler Pollyanna a pouco tempo por recomendação de um amiga. Fiquei tão apaixonada pela história, mas não botarei o nome da minha filha de Pollyanna, rsrs. Eu também super recomendo o livro.

    ResponderExcluir
  27. Já vi muita gente comentando sobre esse livro e parece ser realmente bom. Gosto de livros simples, que nos emocionam e trazem uma temática tão importante. Espero poder ler logo! Acredito que será tão bom quanto outros livros que pertencem a esse gênero.

    ResponderExcluir
  28. Eu vou ter que confessar que nunca li esse livro #vergonha :$
    Mas é claro que conheço a fama neh, essa joguinho do contente que tanta gente comenta cada vez mais me deixa curiosa para conhecer essa garotinha.

    ResponderExcluir
  29. Esse livro é daqueles que passa de geração pra geração, li quando era criança e esses tempos atras minha filha leu, é uma leitura deliciosa e realmente válida! Deu vontade reler agora! :)

    ResponderExcluir
  30. Eu tenho esse livro e NUNCA li ele. Não acredito nisso. Preciso começar ler, porque em reclamações eu sou mestre KKKKKKKK Vou seguir sua indicação Pamela

    ResponderExcluir
  31. Já tive vontade de ler por ter visto em livros, referencias e coisas falando sobre ele. Mas sei lá se leio...Vale a pena? Vale, já vi que vale, mas ainda não deu vontade de pegar =/

    ResponderExcluir
  32. Eu nunca li, mas parece ser daquele tipo de livro que todos que puderam ler amaram.
    Pelo menos é o que eu percebo na blogosfera haha
    Por ser um livro meio clássico, daquele que lemos no colégio, creio que vai ser baratinho e fácil pra comprar. =)
    já anotei da dica Pamela =))

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  33. Adoro livros que me fazem refletir, que me passam uma mensagem e não importa se é infantil, pretendo conferi-lo . Obrigada por me trazer mais um livro para adicionar na minha Listinha que quero ler ontem se possível! Beijos

    ResponderExcluir
  34. Li esse livro há muitos anos, e simplesmente era apaixonada sabe! Eu li na escola e foi um dos livros que me iniciou quando criança na literatura :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  35. Confesso que ainda não li esse livro, quero muito ler para poder recomendar aos meus futuros filhos.

    ResponderExcluir
  36. Tive um professor de literatura que criticou muito esse livro, chamou a história de fraca, sem nada que pudesse acrescentar, e claro sem a força dos clássicos, não sei se por isso ou qualquer outro motivo nunca quis ler, quem sabe um dia mude de ideia, ou caso não leia para mim, possa apresentar aos meu filhos, amigos e quem gostar de ler livros assim.

    ResponderExcluir
  37. Levar a vida pelo lado positivo, fiquei orfã muito cedo e foi um dos primeiros livros que eu li..
    eu era muito rebelde e aprendi que nos temos que procurar o melhor dentro de nós ..
    fui para igreja para ñ ir para o Colégio interno .. Graças a Deus !! rsrsrs

    ResponderExcluir
  38. Alguém sabe onde encontro esse livro com a capa antiga? Tenho uma amiga muito querida q ganhou esse livro dá sua mãe q faleceu e minha amiga perdeu em um assalto! Desde já agradeço muito m

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.