O Beijo das Sombras - Richelle Mead

"― Você foi beijada pelas sombras! Você tem que tomar conta dela! Quanto mais Lissa usar essa magia, pior vai ficar. Impeça-a, Rose. Impeça-a antes que eles descubram, antes que eles descubram e a levem embora também. Tire-a daqui. Salve-a de si mesma!"

O primeiro livro da série Academia de Vampiros é o passaporte para uma grande jornada em direção a um novo mundo vampiresco. Richelle Mead conseguiu ser criativa e, ao mesmo tempo, original ao criar uma saga com um tema mais que “batido” para o público leitor. O Beijo das Sombras nos apresenta a uma nova hierarquia impressionante, na qual existem os Moroi, vampiros mortais da realeza portadores de dons (poderes ligados aos quatro elementos) e que se alimentam pacificamente de humanos (fornecedores). Os Strigoi, vampiros imortais que um dia foram moroi e mais próximos dos vampiros tradicionais que conhecemos (malvados – hehehe). E, no meio dessa guerra, estão os Dhampir, que são metade humano e metade Moroi, oriundos da relação humano/moroi, sem “poderes especiais” e guardiões dos Moroi – por possuírem aptidão para lutar (e não pertencer à realeza, claro).

"Não importa o que aconteça no nosso mundo, algumas verdades básicas sobre vampiros não mudam jamais. Os Moroi são vivos; os Strigoi são mortos-vivos. Os Moroi são mortais; os Strigoi são imortais. Os Moroi nascem Moroi; os Strigoi se transformam em Strigoi." 

A escola São Vladimir é o cenário desta trama, permitindo-nos conhecer o quão é levado a sério a hierarquia estabelecida entre os sobrenaturais. A protagonista, Rose Hathaway, é uma dhampir badass que estuda para ser guardiã de sua melhor amiga moroi, Lissa, que se tornou a última da linhagem real dos Dragomir, após um acidente fatídico que matou seus pais e irmão mais velho. O enredo se desenvolve após a captura das jovens de uma fuga que já durava dois anos, sem motivos cabíveis para a coordenação da escola e para os líderes moroi. No entanto, no decorrer das páginas, Rose nos presenteia com esta informação e fica cada vez mais entendido a razão do ato.

Ao retornarem à escola, Rose precisa correr para alcançar seus amigos de turma e recebe treinamentos especiais de Dimitri Belikov (o guardião mais tudo de bom da história), aquele que vai abalar suas estruturas e fazer da garota a guardiã que todos esperam. Enquanto isso, Lissa continua sem saber qual seu dom e luta contra uma série de acontecimentos bizarros que não posso citar (suspense), além de sofrer um sequestro por alguém que ninguém jamais imagina. Felizmente, através de um laço invisível – e cuja explicação permanece um mistério boa parte do livro –, Rose consegue sentir tudo o que se passa na mente e coração de Lissa, podendo assim ajudá-la a superar seus medos e protegê-la melhor do que qualquer guardião que já existiu.

"Foi assim que o sistema de guardiões se desenvolveu. Os Dhampir não podiam fazer magia, mas eram grandes guerreiros. (...) Também não éramos limitados pela necessidade de sangue, ou por problemas com a luz do sol. Com certeza não éramos tão poderosos quanto os Strigoi, mas treinávamos com afinco e os guardiões vinham fazendo um excelente trabalho no que se referia a manter os Moroi a salvo." 

Desde a primeira frase até a última, Rose se mostra durona, irônica, sarcástica, forte e, mesmo que esteja quebrada por dentro, caminha de cabeça erguida sem demonstrar fraqueza. Já Lissa é o oposto e tenta sempre manter-se em equilíbrio e pesar os prós e os contras antes de tomar uma decisão. Como bem sabemos, os oposto se atraem e é essa força que faz com que tenham uma amizade tão verdadeira e gostosa de ler. Obviamente, há certas atitudes que nos fazer querer socá-las, mas nada além disso. Quanto a Belikov, está para nascer um guardião como ele. É amor à primeira “lida”. Sem mais.

A escrita de Mead é simples, fluida e viciante. Você devora as páginas e nem percebe, o que é uma tristeza, já que consequentemente você lerá os livros seguintes rapidamente e provavelmente ficará com aquela sensação de perda. Foi meu caso. Portanto, aviso que se você comprou apenas o primeiro livro para dar uma checada, vai “pirar” para comprar os outros o mais rápido possível. Sim, também foi meu caso.

Para finalizar, simplesmente esqueça a imagem de uma protagonista aguada e que não faz nada além de “corar”. Em O Beijo das Sombras você vai encontrar humor, ação, suspense... E, claro, romance. Mas não aquele açucarado, ou apenas uma água com açúcar. Aqui ele terá o seu número de “colheradas” na medida certa. E, se você pensa que já leu o suficiente sobre vampiros, não se engane. Mead tem seu próprio charme. Ficou curiosa (o)? Então corre que a adaptação estreia no início do ano que vem. Go, go, go.

Espero que tenham curtido a dica.

Comentários
31 Comentários

31 comentários:

  1. Uma história que ainda não conheço mais estou bastante curiosa e ansiosa pra ler. Sempre gostei muito de tudo que se relaciona a vampiros e esse é tudo de bom. Vou ver se consigo ler a série toda. Uma história deste estilo que estou precisando pra me distrair. Adorei a classificação dos vampiros neste livro:Os Moroi, os Strigoi e os Dhampir, bem diferente e original.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu li esse livro com a capa antiga. Já terminei de ler essa série e gostei bastante, sinceramente achei esse primeiro livro o pior de todos, então, se você gostou do primeiro amará os outros.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essa série e nem a autora, mas como amo séries e sobrenaturais sou viciada, então quero muito conhecer essa, me deixou curiosa sobre o trabalho dessa autora, espero realmente gostar.

    ResponderExcluir
  4. Mano, quando li esse livro eu achei ele muitooooooo loco, o enrendo que ele contorna e tudo que se passa na história é fantástico. A autora escreveu ele muito bem. quando li, eu achei ele muito parecido com House Of Night, diferença é que House Of Night pega mais pesado nas ''cenas'' de sexo,só.
    Ótima resenha .
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Como não sou muito chegado no gênero vampiros/adolescentes se apaixonando, acho que vou deixar essa leitura para depois caso eu goste da adaptação cinematográfica - mesmo com toda a sua recomendação, desculpa.
    Em tempo: nem gostei da capa.

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não tive a oportunidade de ler essa série, porém sempre escuto e leio muitos elogios sobre ela.
    Tenho uma amiga que é simplesmente louca por V.A e está surtando por conta do filme..rsrs
    Infelizmente o fato de ter muitos livros me desanima um pouco em começar a leitura, mais quem sabe um dia né?

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  7. serio que vai ter adaptação dos livros? :O
    estou meio cansada dessa coisa de vampiro já, mas ouvi muita gente dizer (e agora mais você) que esta serie é diferente e talz...
    bate uma curiosidade para mim ler, mas não sei se pretendo...
    quem sabe, ao menos o primeiro eu leia, antes de sair o filme kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Olá! Não conhecia a série... Não sou muito fã de histórias de vampiros, mas de qualquer forma é sempre bom ficar por dentro das novidades.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  9. Curti muito a dica sim. Eu venho lendo muitos livros de vampiros, alguns são muito parecidos. Espero que esse tenha mesmo seu diferencial. É um livro que fiquei com vontade de ler e espero poder ler todos.

    ResponderExcluir
  10. Apesar de não fazer um bom tempo que não leio nada sobre vampiros (ressaca vampiresca), fiquei feliz em saber que a autora conseguiu dar uma inovada em um tema tão batido. Bom também é que a protagonista não é santa, pura e mimizenta, como muitas que vemos por aí. Acabei ficando curioso pra ler essa série.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. não conhecia o livro, mas quando vi a capa me lembrou demais diarios de um vampiro e isso me anima! apesar de que como o Nardonio estou numa ressaca vampiresca kk
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Essa série parece muito diva... além dos livros estou ansioso para o filme. As capas são lindas. Quero logo ler. Adoro livros sobre vampiros *u*
    Ótima resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Essa foi a resenha mais animadora que li do livro e os incentivos foram bem aceitos. Eu estava desanimado com esse livro (capa muito feia) e minha vontade era zero de me aventurar nesse universo vampiresco, até mesmo com o trailer e o filme se aproximando. Mas sua empolgação na resenha me deram uma fagulha de animação e esperança, assim que tiver oportunidade eu o lerei.

    ResponderExcluir
  14. Romances dosados, é disso que estou precisando! Vampiros são muito chamativos em livros para mim também. Já vi que para você deixar de dizer algumas coisas o suspense nesse livro deve ser ótimo. Estou namorando esse livro agora, hahaha

    ResponderExcluir
  15. Olha, você quase me convenceu a ler esses outros livros de vampiro, mas como diria Syrio Forel: NOT TODAY

    ResponderExcluir
  16. Acho que sou uma das poucas pessoas que não leu essa série ainda, eu só tenho os dois primeiros livros e não quero começar a ler antes de ter os outros. Gosto muito quando é inserido romance, ação e aventura nos livros sobrenaturais, ele fica completo e ainda com uma narrativa viciante, como voce disse, fiquei mais empolgada ainda pela série! :)

    ResponderExcluir
  17. Eu ganhei os primeiros 3 livros da série no começo do ano, e fiquei enrolando pra ler. Mas mês passado eu peguei o primeiro livro pra ler e amei ele, eu também achei a escrita da autora muito viciante, eu devorei os três primeiros livros em uma semana e agora estou louca por Promessa de Sangue. E também estou ansiosa pela adaptação *-*
    Amei sua resenha!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Adorei a originalidade da autora sobre os 3 tipos de vampiros.
    Gostei bastante da diferença entre as personalidades da Rose e Lissa e parece que elas tem uma amizade bem bonita. O romance com o Dimitri parece daqueles que ficamos torcendo para dar certo =)
    Pretendo ler a série em breve.

    ResponderExcluir
  19. Amo VA ! Rose é uma guerreira com jeito de adolescentes. Dimka então um sonho de consumo!
    E Lissa amizade verdadeira .

    ResponderExcluir
  20. Confesso, faz alguns anos que os vampiros se tornaram totalmente desinteressantes para mim, mas essa resenha me fez pensar novamente em ler alguma coisa com esses seres, fantásticos, com todo certeza.
    Uma boa resenha que cumpri o seu papel, me fez ter interesse.
    Mas recentemente não vou me desesperar para comprá-lo, no futuro, bem no futuro com certeza será um livre na minha estante.

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Tem maior tempo que li este livro, não lembro muito da historia (pois como eu falei, eu li a muito tempo atrás). Eu lembrei de algumas coisas, quando eu li a resenha. Sim, eu quando li o livro achei o máximo, lembro disso. Eu amei cada segundo. Vale a pena lê-lo. Acho que vou reler. É.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Estou super interessada por essa série, comecei lendo Laços de Sangue e adorei a escrita dela!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  23. Não fui fã desse, tudo muito simples pra mim. Mas foi uma base, considero o livro como uma introdução. Os outros é que tiveram mais graça pra mim, cada um crescendo mais e sendo melhor. Vale a pena ler, é muito gostoso *-*

    ResponderExcluir
  24. Essa série é simplesmente perfeita! Tenho todos os livros e já os li zilhões de vezes cada um... Sua resenha está perfeita e me animou a ler tudo de novo, ehehehehehehe! Parabéns pelo blog, que é perfeito... Beijos

    http://umlivroesuashistorias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Assim você me mata!
    Eu já estou louca por essa serie a tempos! E agora você me vem com essa resenha de dar agua na boca. mas já sei qual presente me darei de final de ano. A coleção completa de Vampire Academic. Só espero que não de mais de 150 reais rsrs

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  26. Confesso que esse livro foi uma surpresa, sempre pensei que já não tinha mais o que inventar. Gostei bastante do livro também. E gente que cara é esse? O Dimitri é muito tdb gostosão e misterioso, e ri de mais com a protagonista! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  27. Agora que todos os livros já saíram eu posso me aventurar a comprar e não correr o risco de morrer por causa da curiosidade e ansiedade :P
    Adorei a resenha!

    Beijo

    ResponderExcluir
  28. Tenho esse livro mas após ler várias resenhas positivas não quero lê-lo sem ter o segundo em mãos. Estou ansiosa para ler e assistir ao filme.

    ResponderExcluir
  29. Vampiros e eu juntos não é algo muito interessante, a menos que sejam seres extremamente cruéis e sem nem uma pitada de romance, já ouvi falar sobre os livros e tenho quase certeza de que não terei a menor vontade de ler...

    ResponderExcluir
  30. Livros com protagonistas fortes sempre chamam a minha atenção, e quando permeado de valores como amizade e sem um romance água com açúcar melhor ainda e ainda por cima com vampiros, não poderia querer coisa melhor, agora só falta ler para crer.kkkk

    ResponderExcluir
  31. Já há muito tempo que ando para ler, mas não sei pq ainda não houve aquela subita e incontrolável vontade. Estou a pensar em pedir emprestado em vez de comprar.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.