Os óculos de personagens famosos dos livros e da vida real

O óculos se tornou uma demonstração de personalidade nos tempos modernos. Um rosto sem seu óculos característico pode tornar-se irreconhecível. Pensando nisso, o designer italiano Frederico Mauco criou uma série chamada Famous Eyeglasses. O resultado ficou realmente surpreendente. Se você cobrir o nome antes de ler, dá para brincar de adivinhar de quem são os óculos.

O artista fez uma série de imagens com os óculos de personagens famosos da ficção e da vida real. Harry Potter e Sherlock Holmes são alguns dos personagens dos livros que ganharam homenagem de Mauco. Veja se não é realmente a personalidade dos dois que está nessas imagens:


Celebridades que tiveram suas armações conhecidas mundialmente também viraram alvo da Famous Eyeglasses. Três exemplos de pessoas bem distintas que foram homenageadas pelo designer são: o fundador da Apple, Steve Jobs, o eterno beatle John Lennon e o revolucionário Malcolm X.




Alguns personagens criam características muito diferentes quando estão sem óculos. O próprio Harry Potter é um exemplo disto. O bruxinho tem problemas de visão e precisa usar óculos de grau, mas quando está sem eles, em algumas cenas do filme, parece uma pessoa completamente diferente. O óculos do Harry Potter é sua principal marca, junto com a cicatriz, e chegou a virar hit em sites de ótica. A eÓtica reporta, por exemplo, que o clássico óculos redondinho é um dos seus mais vendidos.



Não só os personagens ganham novos visuais ao tirar os óculos. Muitos famosos ficam irreconhecíveis quando aparecem com óculos de grau ou óculos escuros na mídia. Uma das pessoas que surpreendeu ao aparecer em público com as suas lentes é a cantora pop Britney Spears. Ela ganhou um visual bem diferente com sua grande armação.


Muitos leitores precisam usar suas lentes de grau para companhar as indicações de livros. Então, quero saber de vocês: o óculos faz parte da sua personalidade?

Comentários
36 Comentários

36 comentários:

  1. Olá Ceile. Post MUITO legal mesmo. Fiz o joguinho de adivinhação e acertei 3 dos 5. Bom, eu nunca usei óculos e nem tenho vontade, mas se você preciso, usaria as armações da CB, eu acho elas muito bonitas e dizem ser muito confortáveis,e as que combinariam com a minha pessoa seria as armações grandes, acho elas muitoo legais mesmo.
    Bom ótimo post - novamente - .
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Óculos Harry Potter *----*
    Sou apaixonado pelo óculos do Deep *-*
    Lindo demais. O do Joobs também é legal ;D
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Realmente como um simples óculos pode mudar uma pessoa, dando uma fisionomia mais distinta, um certo grau de seriedade e até de caráter as vezes. Gosto de homens que usam óculos, pois dá impressão de inteligência e seriedade que muitas vezes não encontro nos outros. Muito legal esse tema escolhido.

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante do post!
    Os óculos do HP são uma marca registrada mesmo (Foi o único que eu acertei rs).

    ResponderExcluir
  5. Eu AMO óculos... Nos outros. Não consigo me adaptar de jeito nenhum, mesmo tendo que usar. Não consigo me sentir livre, me incomoda, tento evitar ao máximo. ): Mas, ficam tão lindos! E é mesmo, é um acessório que acaba se tornando a identidade visual de uma pessoa, nee. Só de ver já consegue distinguir de quem seria. Acho isso muito legal. Pena, pena meeeeeesmo, que eu não gosto de usar. </3

    ResponderExcluir
  6. Apesar de meus pais e irmão usarem óculos, felizmente eu não preciso usar óculos.
    Faltou um óculos literário famoso: o do outdoor "observador" do O Grande Gatsby. (apesar dele não demonstrar personalidade alguma, talvez)

    ResponderExcluir
  7. adorei! :D
    tenho astigmatismo, e apesar de não me incomodar na leitura, para o resto das coisas eu preciso usar óculos, por não vejo nada bem hahaha
    tenho vários óculos... adoro comprar armações, dessas baratinhas mesmo, e transformar em óculos para mim usar no dia a dia... é sempre bom variar né :D
    só não tenho coragem de usar um no estilo do HP, mas da Britney é show *-*

    ResponderExcluir
  8. Muito legal a reportagem Ceile!
    Eu uso óculos, mas nunca teria coragem de usar nenhum desses óculos 'famosos' rsrs
    Gosto de armações discretas.. as lentes com certeza não fazem parte da minha personalidade!
    Talvez por usar desde muito nova ou por gostar de destacar os olhos na produção com make eu odeio usar óculos =/
    Como sem eles eu sou ceguinha da silva, sempre que posso uso lentes de contato!

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  9. O óculos de Harry Potter é o mais épico, depois de John Lennon.. rsrs
    adorei esse post..
    beijos!

    http://erikarayanaheart.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Achei muito legal e criativo isso *.*
    Mostra como o óculos sempre se torna marca registrada dos personagens/famosos que usam né?

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  11. Amei esse post, super diferente e criativo... HP, que saudade!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  12. Já cheguei a usar óculos, mas eles eram tão discretos, que quase não se percebia que estava com eles. Essas armações são tão famosas, que fica quase impossível não reconhecer a quem pertencem. É uma marca registrada mesmo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. pra mim os oculos compõem a personalidade da pessoa e se tornam também uma referencia! e até ditam estilos!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Sempre concordei que os óculos fazem um pouco da personalidade de cada um. É algo que acaba tornando-se parte do corpo. Não o uso, nem quero, mas se um dia fosse utilizar confesso que gostaria de não fazer nada igual a de qualquer seja. Mas que fosse ao meu estilo e algo meu kkkk
    ótimo post.
    Parabéns!

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Se as meninas do Leblon não olham mais pra mim eu uso óculos....

    haha


    Digo, uso óculos mas não fazem muito parte da minha personalidade, afinal só os uso pra descanso, to vendo o site do cara...tem uns bem bacanas lá.

    ResponderExcluir
  16. Achei muito legal o post =) Só com os óculos, mesmo sem a legenda, já daria para adivinhar de quem sao hehehehe

    ResponderExcluir
  17. Eu uso óculos há alguns anos, e concordo que eles já fazem parte da minha personalidade, quase nunca saio sem eles, até porque não enxergo quase nada sem, mas quando o faço meus amigos dizem que fico "estranha" sem eles. Uso mas as vezes odeio ter que usar, é uma relação de amor e ódio total. Bjokas =D

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus, nem reconheci a Britney Spears...
    Comecei a usar óculos no ano passado e procurei o mais discreto possível, porque não queria usar e qualquer um parecia demais pra mim, mas confesso que seu post me deixou com vontade de tentar ousar um pouco mais na escolha ;)

    ResponderExcluir
  19. Super criativo, adorei. O pior é que dá mesmo para ver o personagem em cada uma da foto antes mesmo de ver o nome, perfeitoooo *-*
    O melhor para mim foi o do Harry, impossível de confundir e do Joh também *-*

    ResponderExcluir
  20. Os óculos não fazem parte da minha personalidade, infelizmente, fazem parte da minha realidade. Antes eu usava um óculos bem discreto, agora uso um parecido com o da Britney (só que é quadrado). Adoro lentes de contato, só que as vezes tenho mt pressa e não dá tempo de colocá-las. E... eu trabalho com óculos e por isso sei como as pessoas podem ficar mt diferentes usando esse acessório.

    ResponderExcluir
  21. Desde pequeno sempre quis usar óculos de grau. Até que consegui "adquirir" miopia. No início eu amei usar óculos, mais depois... Bom, eu até que gosto usar óculos, mais depende muito da armação.

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito deste post, bem diferente.
    Sou muito ligada a óculos não, talvez seja porque os use desde os 8 anos. Para mim é algo mais de necessidade do que um item acessório.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. Muito legal esse post, adorei! Eu uso óculos há pouco tempo mas sempre desejei usar, eu acho um acessório meio que obrigatório para qualquer um na face da Terra KKKKKKKK Tenho um estilo geek.

    ResponderExcluir
  24. HP é clássico, todo mundo conhece não é?
    Gostei do post, ficou bem bacana e cheio de óculos conhecidos xD
    Quem não lembra desse pessoal todo e seus óculos únicos? Bacana!

    ResponderExcluir
  25. Eu já usei óculos. Na verdade eu até tenho um aqui em casa que o médico recomendou, mas tem um grau tão fraquinho que eu nem uso. Ele não se parece com nenhum destes, é mais retangular.

    ResponderExcluir
  26. Eu amoooo óculos, mas enxergo há léguas...kkkk
    Amei as imagens e a ideia do post!
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Achei bem legal esse post. O único personagem que eu não ia reconhecer é o Malcolm X. Acho que os outros deu pra reconhecer até fácil. Eu também acho que um óculos pode mudar bastante, a Britney ficou muito diferente de óculos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Os óculos não fazem parte da minha personalidade mas gosto muito deles. Acho que realmente alguns famosos e eles ou até qualquer pessoa mesmo sem óculos fica bem diferente. Hoje em dia os óculos fazem muito sucesso!

    ResponderExcluir
  29. Adorei esse post, antes de começar a ler, bati o olho no primeiro óculos e visualizei realmente o Harry Potter, é incrivel como associamos ao personagem né! Então, os óculos fazem parte de mim, sem eles não enxergo nada, particularmente eu não gosto, mas fazer o que, se fui proibida de usar lentes pelo meu oftalmo! :)

    ResponderExcluir
  30. Gostei do poste sobre os óculos dos personagens e é algo que sempre podemos associar.
    Preciso usar óculos então em breve vai fazer parte da minha personalidade. Legal o óculos da Britney.

    Blog:momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Não sou celeb mas tbm uso óculos, eu acho que a armação preta redondilha simples vai sempre estar no imaginário dos fãs de Harry Potter..... Eu adoro a armação pena que não combina com meu rosto! Realmente um óculos pode mudar muito a aparência da pessoas!

    ResponderExcluir
  32. Ahhhhhh, Harry Potter e Sherlock Holmes são lendas já hahahaha! Amei o post *-*

    Beijo

    ResponderExcluir
  33. Todas vez que tenho que trocar a armação do óculos é um processo. Fico horas escolhendo aquele que combina com meu estilo. rs

    ResponderExcluir
  34. O óculos faz toda diferença, as vezes torna o visual mais despojado ou sério, depende do formato, cor e tantos outros fatores, e devido aos nossos sérios problemas de visão, fazem parte sim da nossa personalidade, kkk.

    ResponderExcluir
  35. Eu não uso óculos então não faz parte da minha personalidade. Mas eu acho que muito em breve vai fazer.

    ResponderExcluir
  36. Nunca tinha visto a Britney de óculos, mas acho que ficou bem. Quanto á personalidade das restantes pessoas/personagens eu concordo que os óculos faz parte.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.