Passarinha - Kathryn Erskine

Várias coisas tornam este livro especial. Ele não é como histórias comuns que lemos de um dia para outro e logo seguimos para o próximo da fila (mesmo que você o leia de um dia para o outro E passe para o outro). Passarinha é singular - seja pela sua estrutura, pela sensibilidade dos personagens, pela tragédia que o acompanha ou pelo tom intimista de uma criança que pensa nas coisas exatamente como elas são.

Caitlin tem Síndrome de Asperger (o Renato falou um pouquinho dele na resenha de O Projeto Rosie) e desde o Dia Em Que A Nossa Vida Desmoronou (a dela e o do pai dela) se vê perdida em seu mundo, pois seu irmão Devon, morto de forma trágica, era quem a ensinava sobre a vida. Seu pai parece tão perdido quanto ela, mas precisa tocar a vida e cuidar da sua filha que está precisando de um direcionamento. Ela conta com a ajuda da Sra. Brook, a terapeuta da escola, com quem conversa diariamente e tem muito a ensinar. Um dia, Caitlin, ouve a palavra desfecho como algo aguardado para encerrar o caso do seu irmão. Começa, então, a busca dessa pequena garota - ela quer encontrar o seu, mas ainda não sabe o que isso significa. Ela, que não gosta de cores, verá que a vida tem muitas nuances das quais ela precisará para encontrar o seu desfecho.

Não vou negar que a vida me pareceria mais simples se enxergasse como Caitlin: literalmente. Ela carrega a sensibilidade de uma criança que ainda não conhece metáforas e nem entende de subjetividade. Vendo o mundo através dos olhos dela, nós complicamos o que poderia ser simples. Por que nós preferimos fechar a cara ao invés de falarmos o que há de errado? Por que respondemos que está tudo bem quando o nosso mundo está desmoronando? Claro, o mundo não é todo preto ou branco; estamos tristes por algo, mas existe outra coisa pela qual estamos felizes; somos egoístas com certas coisas e tão altruístas com outras. Assim como machucaos alguns e confortamos outros. Parece simples pensar nisso, aprendemos em algum momento de nossa vida de forma tão natural que parece fazer parte de nossa essência, mas Caitlin não lida bem com tais contradições, pois não dá pra saber onde começa uma coisa e termina a outra e cada vez as pessoas podem reagir de uma forma.

"Às vezes eu leio os mesmos livros uma vez atrás da outra. O bom dos livros é que as coisas do lado de dentro não mudam. As pessoas dizem que não se pode julgar um livro pela capa mas isso não é verdade porque a capa diz exatamente o que tem dentro. E não importa quantas vezes você leia aquele livro as palavras e imagens não mudam. Você pode abrir e fechar os livros um milhão de vezes que eles continuam os mesmos. Têm a mesma aparência. Dizem as mesmas palavras. Os gráficos e ilustrações são das mesmas cores.
Livros não são como pessoas. Livros são seguros."
Este livro toca pela delicadeza da situação, é verdade. Caitlin precisa aprender todos os dias, ela precisa pensar em como vai agir em determinadas situações, não porque ela quer, mas porque ela precisa se concentrar em não magoar, mesmo que ela não entenda como algo que ela diga - e seja verdade - possa fazer isso. Ela precisa criar empatia e sua maior dificuldade é lidar com algo que não seja concreto. Ela tem dificuldade de Captar O Sentido. E assim, nós, irremediavelmente, nos encantamos com seu jeito simples de ver a vida e torcemos para que ela consiga entender todas as nuances que existem entre as cores extremas.


O livro conta com muitos elementos que ajudam na identificação dos pensamentos da protagonista como o "não uso" de vírgulas (e não a falta), substantivos comuns começados em letra maiúscula, ausência de travessões e a caixa alta em algumas sílabas ou palavras inteiras.

"Olho para o parágrafo. Não usei maiúsculas no meio das frases. Elas estão só no começo de algumas palavras. Ela colocou um X em cima do C de Coração e escreveu um c minúsculo. Não parece certo desse jeito. Tenho certeza de que ela está errada em relação às palavras especiais e às letras maiúsculas mesmo sendo uma professora. Como pode existir alguma palavra mais especial que Coração?"

Me encantei, principalmente, com Michel e, por causa dele, derrubei as primeiras lágrimas que acabaram se juntando com a choradeira final. Sem dúvidas, uma leitura única que não apenas trará encantamento, mas uma dose de consciência e percepção do mundo ao nosso redor.

Comentários
35 Comentários

35 comentários:

  1. Fico com tanta vontade de ler esse livro a cada resenha que leio dele. Você é a primeira pessoa que vejo que chorou com esse livro. Eu adoro histórias que nos façam chorar e sejam bem realistas. Pretendo ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por incrível que pareça, chorei com uma coisa tão boba, mas que me tocou tanto! Uma simples palavrinha em um diálogo e eu me debulhei em lágrimas rs.

      Espero que leia =)
      Beijos!

      Excluir
  2. O.O. Oh My Dear. Sério não tem como não gostar deste livro e d a sua resenha. Cara MUITO perfeito o livro, essa foi a primeira resenha que li deste livro e achei ela muito perfeita mesmo. Tudo que envolve os personagens e tudo que acontece com eles, nossa muitoo perfeito.
    Ótima resenha.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ai, Ceile, esse livro parece ser daqueles que acabam emocionalmente com você. Já sabia disso assim que li a sinopse e foi essa a razão de eu ter colocado logo entre meus desejados. Não dá para resistir a um livro assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um livro tocante, apesar de - aparentemente - simples. Não conta com um milhão de cenas apelativas para emocionar, mas toda a situação acaba nos tocando <3

      Beijos!

      Excluir
  4. Muito bem feita a capa dele, a história também é bem interessante...apesar disso acho que não choraria com ele viu, não me comovo fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, ele não é o tipo de se matar de chorar, eu é que sou muito sensível :')
      Também acho a capa muito bem feita!

      Beijos!

      Excluir
  5. O livro não me atrai muito. Tem uma capa bonita e a história parece bem comovente e tocante, mas não sei se é meu tipo de leitura.
    De qualquer forma, fiquei curioso! Ótima resenha.
    xoxo

    ResponderExcluir
  6. Já li 2 resenhas bem positivas dessa trama.
    Estou bem curiosa, pois imagino que também irei me emocionar.

    Bjo!

    Visita o meu cantinho e se puder segue, =D

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ciele o enredo da história é intenso e cativa exatamente por isso, por essa capacidade de emocionar!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu só conhecia esse livro por um marcador que ganhei, mas nem procurei conhecer, porém agora lendo sua resenha fiquei muito interessada, gosto de livros que despertam a minha curiosidade e com esse não foi diferente. Espero consegui lê-lo um dia. Bjokas =D

    ResponderExcluir
  9. Passarinha é um dos romances mais lindos que li e a história me conquistou por completo. a personagem é intrigante e estimulante. Não tem como não se apaixonar pela história. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Já está na minha lista de leituras. Parece um livro intenso, inteligente e reflexivo. Gosto de histórias de superação...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  11. Apesar de não fazer muito o meu gênero de leitura, gostei da ideia do livro e de sua resenha =)

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. só lendo a sinopse já dá para perceber que é um livro único e que tocará profundamente o coração de quem ler!
    adoro este tipo de livro, é uma das minhas leituras preferidas!
    quero ler logo *-*

    ResponderExcluir
  13. Ah.. eu não tinha dado muita atenção ao livro quando o vi pela primeira vez..
    Mas como vivo dizendo, o que uma boa resenha não faz?! Já fiquei com vontade de chorar só de lê-la rs
    Sei que será um daqueles livros que iram me fazer chorar e pensar na vida de um forma que nunca tinha feito antes. E sabe, eu adoro livros assim ♥
    Obrigado pela dica Ceile.

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  14. A história parece ser muito linda, emocionante e com direito a rios de lágrimas.
    A sinceridade e as dificuldades de Caitlin são tocantes e acho que me faria refletir sobre várias coisas que julgo ser difícil/complicado ou alguma decisão/atitude que tomei apenas para agradar os outros. Parece ser um livro que todos devem ler. =)

    ResponderExcluir
  15. Só de imaginar que a história é contada por uma garotinha de dez anos que possui uma síndrome já da pra ter certeza que vem história boa por ai. Lendo sua resenha agora só me faz querer conhecer mais essa história e conflito da Caitlin.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Cada vez eu fico com mais vontade de ler esse livro. Com certeza uma história que vai me tocar. Eu sou de chorar muito fácil então já espero lágrimas :$
    Conhecer a vida de uma garotinha de 10 anos narrada por ela mesma vai ser incrível!

    ResponderExcluir
  17. Esse livro parece ser lindo e tocante, espero poder lê-lo em breve, o fato de ele ser narrado por uma criança deve transmitir muita emoção e sinceridade.

    ResponderExcluir
  18. Gente, fiquei encantada só com a resenha, imagina com o livro todo?? Quero ler demaaaais. Me dá? ;; Mas, sério, eu amo histórias que tenham um personagem com alguma síndrome... Parece que eles deixam tudo mais sensível, mais emocionante, mais simples... Sempre fico tocada. E aí você pára e vê que sempre tá reclamando de barriga cheia e deixando de aproveitar muitas coisas que a vida proporciona e você nem repara, mais preocupado com coisas que não deveria dar tanta importância. Sinto que vou chorar muito também se ler.

    ResponderExcluir
  19. Minha dificuldade com resenhas: Depois de ler 90% de chance que quero ler o livro também! hahahahahahaha Depois da semana da criança produzido pela faculdade e ter contato com tantas crianças especiais me deixou encantada pelo universo dessas crianças. Pela sua resenha percebi que o livro parece ser bem intimista e que envolve agente totalmente na história <3

    Amei a resenha Ceile!

    ResponderExcluir
  20. Achei a capa super fofinha e super a ver com a historia. Adorei. Não tinha visto falar desse livro até então, gostei da historia e já está na minha wishlist.
    Adoro livros que deixa uma lição de vida, um aprendizado e uma nova perspectiva de ver a vida. Porque livros assim fazem a gente pensar bastante.

    ResponderExcluir
  21. Eu quero mto ler esse livro. A sinopse me deixou curiosa e até agora não vi uma resenha negativa, o que me deu ainda mais vontade de ler

    Bj,
    Van
    bookistheanswer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Na Bienal o pessoal da Valentina falou mesmo que esse livro era especial.
    Quero lê-lo um dia, pois a história parece ser bem tocante.
    Adorei o quote sobre os livros.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. A capa é muito bem feita, confesso que não conhecia o livro e agora fiquei encantada e doida pra ler... Sei que vou chorar.. choro por tudo essa é minha sina...
    Espero lê-lo em breve e contar também o que achei...
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Esse livro está longe de ser de um gênero que gosto. Me parece ser bem sensível e denso, ao mesmo tempo. Pra esse tipo de trama, precisamos saber o momento certo, e creio que não estou nele.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. Achei o livro bem interessante.
    A começar a capa que possui signos multivocos lindos.
    A história e a complexidade dela são belas. Quero muito ler mesmo esse livro... creio que preciso ler.

    ótima resenha.

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Quero tanto ler esse livro, ele parece muito bom. A cada resenha que eu vejo, fico com mais vontade ainda de ler. Parece que o livro traz um conteúdo sensível e bem reflexivo, além de Caitlyn ser simplesmente encantadora. Quero ler o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  27. Já vi algumas pessoas falando do livro em inglês e confesso que no começo não me interessei não, mas depois ouvi a Alba do Psychobooks falando e depois me apaixonei pela premissa!
    Adorei sua resenha, com certeza vou dar uma chance

    Beijo

    ResponderExcluir
  28. Se pra uma pessoa normal já é dificil quando perdemos alguem que amamos, imagino pra Caitlin, que tem suas limitações, perder o irmão que era a pessoa que ensinava tudo pra ela, com certeza uma situação muito dificil, se lendo a resenha já fiquei com o coração apertado aqui, imagino quando tiver com o livro em mãos! É uma leitura complexa e forte, mas como voce bem disse, cheia de encantamento e com muitas liçoes a serem aprendidas, fiquei doida por ele agora, preciso ler! :)

    ResponderExcluir
  29. Quero muito ler! Parece ser bem tocante e emocionante. Vou preparar o meu lencinho.

    ResponderExcluir
  30. Já ouvi muitas pessoas falarem bem desse livro, quero ler com certeza, obras com esse teor e que conseguem nos tocar são muito raras e ainda mais quando são boas, esse é um daqueles livros que vale o investimento.

    ResponderExcluir
  31. Sinceramente esse livro não me tocou, já adiantando que eu não li falo pelo o pouco da sinopse e pela sua resenha, não que ela esteja ruim mas não chamou a minha atenção, acho que foi só eu que achei isso, mas só lendo o livro para dar uma opinião mais precisa.

    ResponderExcluir
  32. Só pelas duas quotes citadas eu já me apaixonei pelo livro, pela história e pela fofa da Caitlin. De facto a vida seria muito melhor se as pessoas dissessem o que realmente pensam. Como já ouvi em algum sitio "A vida é fácil, nós é que a complicamos!".
    Beijo, Jessie*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.