3 livros do Paulo Coelho que você pode gostar

Tá, eu sei que Paulo Coelho não é o autor mais queridinho dos jovens e jovens adultos, mas grande parte do discurso "não gosto" vem de pessoas que nunca leram um livro dele. Acho mais do que normal termos nossos preconceitos literários, por mais negativo que isso seja - nós temos mesmo esta coisa de torcer o nariz para o desconhecido, mas não podemos realmente afirmar que é ruim, afinal não provamos/comprovamos. Ok, se você já leu e realmente não gostou, pode sair espalhando que você não gostou (por favor, opte por usar argumentos, eles dão mais créditos à sua opinião). Mas para quem nunca leu e tem certa resistência, vou falar de três livros dele que eu li e gostei (vou contar uma historinha também). Estes não são livros favoritos da vida, mas são livros que gostei do autor e me marcaram, cada um à sua maneira.

Antes de eu trabalhar, ter meu dinheiro e ter livrarias no caminho da empresa, eu lia o que os meus pais tinham em casa. Nunca fui à biblioteca da minha cidade fazer um empréstimo (eu só ia para fazer pesquisas, sdds) e me contentava com a pequena estante deles. Minha mãe lia alguns livros da Zíbia Gasparetto (provavelmente sua mãe também) e meu pai comprou a coleção do Paulo Coelho. Como eu não conseguia ler os livros da primeira (não sei, não conseguia passar da primeira página), tive que ir para a segunda (e última) opção. O primeiro livro que li dele foi O Alquimista (assunto para outro post) e que a mãe de uma amiga me emprestou. Aí sim fui para a coleção daqui de casa. Li cinco livros dele e acho que foi suficiente para saber o que gosto e o que não gosto de Paulo Coelho. 

Onze Minutos
Este, sem dúvidas, é um dos meus preferidos. Ele conta a história de Maria, uma jovem moradora de uma pequena e pacata cidade que sonha conhecer o Rio de Janeiro e viver algo diferente que sua cidade natal não pode proporcionar. É quando, de férias na Cidade Maravilhosa, ela recebe uma proposta de um suíço para ser dançarina na Europa. Os gringos gostam de samba. Ela aceita a oferta e acaba virando uma prostituta. Maria, apesar de querer sempre algo grandioso para sua vida, acaba deixando ser levada pelas situações e sua rotina. Faz o que tem que ser feito. Não toma nenhuma atitude radical. Não busca o amor, tampouco acredita nele como algo agregador. Claro que esta viagem e o ingresso numa vida totalmente diferente traz muitas descobertas para ela. Gosto do livro pela maturidade, a forma como a mulher é disposta, como as descrições dos cenários são ricos o suficiente para construir todo o ambiente em minha cabeça e, claro, como o amor pode transformar. O livro tem um quê erótico - muito bem colocado, afinal é um livro adulto e sobre uma prostituta - e não é, em momento algum, vulgar e chulo. Tudo parece enriquecer ainda mais a história de Maria (e seus textos nos finais dos capítulos são ótimos!).

Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei
Ah, e como chorei! Apesar da história simples (e clichê) deste livro de título enorme, Na Margem me emocionou e me tocou de uma forma que sorrio ao escrever sobre ele. Este livro me traz boas lembranças e lembro, inclusive, do meu pai falando "Eu também já li esse livro e gostei muito" ao me ver chorando com ele em mãos. Isso teve um grande significado porque, apesar de ter alguns livros e me apoiar neste vício, nunca tinha ouvido meu pai falar sobre qualquer leitura e eu nunca o vi lendo (livros). Aqui é narrada a história de Pilar que tem uma vida normal e acomodada, mas que vê tudo mudar ao receber um convite do melhor amigo para uma palestra. Ele é agora seminarista e esse encontro coloca à prova as convicções de ambos, pois ela era apaixonada por ele quando mais nova e hoje ele está no caminho do celibato. Este livro é lindo! Fala de amor, renúncias e fé. Destes três livros de gosto do Paul Rabbit, este é o que mais tem questões espirituais, mas nada comparado aos outros (os que não curti), este fala de uma forma mais natural, inserido no contexto da protagonista de forma coerente e secundária.

Veronika Decide Morrer
Este livro é - na escala dos que mais gostei - o último colocado, mas me surpreendeu e, depois de um tempo da leitura, me vi pensando na história e como eu vivi junto da Veronika toda sua rotina na clínica. O enredo, assim como os demais, é simples e direto: a protagonista tenta se matar, mas acaba acordando em uma clínica psiquiátrica e descobre que agora - de fato - deixará de viver. E é aí que ela se dá conta de quão preciosa é a vida - mesmo aparentando ser bem orgulhosa e alheia ao diagnóstico. Acho que pela ambientação - a clínica -, quando li Férias da Marian Keys (pfvr, totalmente diferente desse), eu lembrei de algumas coisas sobre Veronika e o quanto eu fiquei tensa com o desenvolvimento do livro. Eu realmente não sabia o que esperar e fui muito surpreendida com o final! Digamos que foi um amor à segunda vista, já que só com o tempo fui tendo noção do quanto tinha gostado desta história.

O que esses livros têm em comum?
São romances ficcionais a partir do ponto de vista feminino da protagonista (mesmo narrados em terceira pessoa). É o mais próximo dos romances que normalmente leio, não só no enredo, mas também na estrutura. Eles têm profundidade para um romance adulto, mas não traz elementos espirituais (profundos) de alguns outros livros do autor. E descobri que é isso que não gosto nos outros livros dele: quando ele traz histórias com este foco, seja ficção ou sua própria jornada, mesmo que todos os livros tenham traços reflexivos sobre o assunto, mas é uma opinião totalmente pessoal (ok, tudo aqui é opinião pessoal, I know). Então é isso, quem sabe vocês não se surpreendam lendo alguma coisa do autor também? Basta achar "o livro certo".

Comentários
34 Comentários

34 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler "Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei", já ouvi falar bem e tenho uma colega que estava lendo, não sou muito fã de Paulo Coelho, mas tive um interesse em especial por esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nada do Paulo Coelho, mas não por preconceito, ou achar ruim, mas por questão de falta de oportunidade mesmo. Nunca consegui entender as pessoas que criticam algo que não conhecem. Sempre prefiro dar uma oportunidade, e depois dar minha opinião sobre.
    Achei esses três livros bem interessantes. Não sei como são os livros dele, mas gosto de uma pegada mais mística, e isso sei que ele tem. Espero ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. Já li "Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei" tantas vezes que perdi as contas, uns dos meus livros favoritos, "Onze Minutos" também me e é uma leitura bem fácil, ainda não li "Verônica Decide Morrer" mais quero muito ler, um livro que faltou na lista e que é muito bom é "O Demônio e a Srta. Prym" recomendo! Acho que as pessoas deviam ler primeiro e depois odiar, se lerem vão ter argumentos pra esse "não gosto" todo que as não cansam de falar.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum desses...acho que os únicos que li dele foram Diário de Um Mago e O Alquimista, recentemtne ganhei do meu pai um box com todos os livros (antigos) dele ( http://twitpic.com/cf6y5u ), estou a tempos querendo ler...esses 3 estão também no box, sempre me falaram muito bem dos livros dele, então espero poder abrir esse box em breve.

    ResponderExcluir
  5. tenho vontade de ler onze minutos, eu só li o alquimista dele!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tenho praticamente todos os livros do Paulo, mas ainda não consegui ler todos.
    Dos da lista, só li Veronika decide morrer, e ele eh incrível ( ta, eu gosto de todos os livros dele q ja li :x)! Onze Minutos, meu namorado leu e adorou, mas ainda nao li.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ceile! Nossa menina, fiquei tão feliz ao ler esse post! Gosto muito de Paulo Coelho E assim como vc tens livros que não gosto tanto. Meus preferidos são Veronika, O Alquimista, Às do Rio Piedra, e O Demônio e a Srta Pryn (ótimo). Tenho até autógrafos dele.
    Bju
    Fabi

    ResponderExcluir
  8. Confesso que nunca li nenhum livro do Paulo Coelho e não sei ao certo o motivo, acho que foi falta de oportunidade, já que duas pessoas muito queridas já me indicaram obras do autor. Quando tiver oportunidade/tempo pretendo ler algum livro dele, gostei da premissa dos livros que vc escolheu.

    ResponderExcluir
  9. Li O Alquimista e me interessei muito pela história do Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei.

    ResponderExcluir
  10. Ah, tenho um monte de livros do Paulo Coelho na minha estante, todos ganhados, porque minha avó gosta muito do autor e me dá os livros que já leu, mas de todos eles só li Veronika Decide Morrer que gostei muito, mas muito mesmo e Onze Minutos mas não gostei muito não.

    ResponderExcluir
  11. adorei que você tenha feito esse post.
    eu quase comprei mês passado o Veronika Decide Morrer que estava barato. quase o comprei pois ele é o único do autor que está naquela lista de 1001 livros para ler antes de morrer, e como nunca li nada dele, teria que ser esse.
    mas não o comprei pois fiquei sabendo que parece livro de auto-ajuda e envolve também o famoso lance espiritual do autor, então como não gosto dessas 2 coisas achei melhor não arriscar.
    se um dia me emprestarem eu leio com certeza, mas comprar dificilmente.
    e um dia preciso ver o filme, que dizem que ficou aquém do livro.

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca li nada do Paulo Coelho e sempre pensei el começar pelo O Alquimista. Mas agora lendo seu comentário sobre esse três livro eu me senti atraído por todos, principalmente pelo Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei e Onze Minutos.
    Estou vendo que minha lista de leitura vai ficar gigantesca com tanta coisa boa que vejo nesse blog. Parabéns pelos posts.

    ResponderExcluir
  13. Já vi o filme "Veronika decide morrer" e me surpreendi muito quando descobri dias depois que existia um livro dele e era do Paulo Coelho! Achei o filme incrível e cheguei a me emocionar em várias partes.

    ResponderExcluir
  14. Já tive interesse de ler algum livro do Paulo coelho mais nunca surgi o a oportunidade por tem na lista outros livros para ler.

    ResponderExcluir
  15. Já li os três, dos quais o que mais gostei foi "Veronika Decide Morrer". Para os jovens e jovens adultos eu recomendaria este mais "O Alquimista" (fantasia/fábula) e "O Vencedor Está Só" (thriller).

    ResponderExcluir
  16. Já li os três, e gostei de todos. Sou fã do autor e por isso super suspeita ara falar dele...
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  17. De fato eu tenho e reconheço este preconceito com livros que falo que não gosto, e nunca li.
    Este livro que vc citou aí primeiro me lembra a história da Morena na novela da Globo, porque será hein? Rs
    Eu também não curto muito esses assuntos espirituais que o autor aborda, mas quem sabe não dou uma chance a algum livro desse que você citou.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Eu tinha um professor que sempre falava mal dele, mas nunca descobri se ele realmente chegou a ler alguma coisa. Isso me deixava meio triste. ): Só li um livro dele, o Onze Minutos, e foi um dos livros que mais me marcou na vida. Posso ler quantas vezes for que não me arrependo. Como você, gosto da maturidade da Maria e em como ela fica centrada em guardar o dinheiro e voltar para o Brasil, para família, mesmo depois de conhecer o amor do pintor (que eu esqueci o nome) e ainda ter forças para deixá-lo e ir embora. E é essa a cena que eu acho mais linda do livro e que me lembro sempre! Pena que é difícil acontecer de verdade. ): Gosto também quando ela é testada pelo caminho de pedras e como descobre as coisas do sexo, e da forma como isso não é retratado com a vulgaridade dos livros atuais. Enfim. Cheguei a ler Veronika Decide Morrer, mas nunca terminei... Preciso criar vergonha na cara e fazer isso, heuheuhe.

    ResponderExcluir
  19. eu tinha esse preconceito quanto ao autor antes de ler livros dele, mas ai tive que ler para a escola um livro de um autor brasileiro, uma amiga acabou me indicando Onze Minutos, eu li e amei!
    lembro que na época fiquei com vontade de comprar e ler todos os livros dele, mas acabei passando outros na frente e deixei o pobre coitado de lado :(
    Na Margem do Rio Piedra e Veronika eu já vi váááááááárias e vááááárias vezes na promoção, coloquei váááááaárias vezes no meu carinho, mas ai desisti da compra. não sei explicar o porque, mas fui empurrando com a barriga e até hoje não li hahaha
    são dois livros que parecem ser ótimos, e acho que, com essas capas lindas, se não tivesse o nome do autor, muita gente compraria sem saber que se tratava de um autor brasileiro né? hahaha
    adorei o post Ceile!!! acredito que, sempre que possível, devemos indicar autores brasileiros... assim iremos reconhecer o trabalho destes!

    ResponderExcluir
  20. Não gosto muito deste autor, mais ele é muito famoso aqui no brasil,alguns livros traz reflexões a respeito de problemas atuais, preconceitos existentes em certos temas na sociedade e nas pessoas. Não é um estilo de livro que eu gosto mais poderia tentar ler um livro dela pra tira este preconceito.

    ResponderExcluir
  21. Eu não curto livros do Paulo Coelho, ano passado ganhei 3 e não consegui terminar nenhum deles e acabei fazendo trocas no skoob, não é uma leitura que me prenda então não me interessa. Bjokas!

    ResponderExcluir
  22. Tenho problema com ele, fui obrigada a ler um livro dele e peguei desgosto com seus livros!


    xx

    ResponderExcluir
  23. Acho super válido que vc abra um espaço para falar que gostou, sim, além dos motivos.Porque é um estigma que Paulo Coelho carrega, rsrs, talvez pelo misticismo, talvez pela buca espiritual impressa em saus narrativas.
    Faz tempo que li O Alquimista e O diário de um Mago. Não estava madura o suficiente para opinar, era lançamento e todos consumiam o mago.
    Legal vc listar os melhores. Me interessei pelo às margens do rio... gosto dessa reflexão que a leitura pode trazer para nossa vida!

    ResponderExcluir
  24. Paulo não funciona pra mim. O Alquimista foi muito "bleh" e Veronika Decide Morrer foi muito "zzzz". Tentei ler ambos na minha adolescência, mas não rolou!

    ResponderExcluir
  25. Olá Ceile!
    Nunca li algo do Paulo Coelho, por medo de não gostar mesmo.
    O que mais gosto dos livros dele são as capas. São perfeitas demais!
    Acho que vou arriscar na história de Maria, já que você disse ser a sua preferida.
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Oh gente, eu tenho admitir q é só ler o nome "Paulo Coelho" q eu tenho vontade de correr longe... É preconceito meu?! É sim, pq nunca li nada dele, mas sempre q ouço a palavra "auto ajuda" me da uma agonia inexplicável.
    Esses ai vou passar.

    ResponderExcluir
  28. Confesso que sou desse tipo de que não se interessa pelos livros de Paulo Coelho, e por isso nunca me dediquei a uma obra. Sei que é um preconceito bobo, e que tenho que deixar. Preciso. Sinto que preciso.
    Desses livros citados o único livro que sempre quis ler, pois não sabia que era do Paulo Coelho, é "Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei", é uma história que me chama muito atenção.
    Livros são assim, você precisa achar o livro certo, para a hora certa.
    Talvez... Talvez....

    Parabéns pelo Post.

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Gostei desse lance de querer derrubar preconceitos...
    Minha madrinha [sócia de livros] comprou um box de Paulo Coelho.. eu até comecei a ler um dos livros [que não lembro o nome, pois já faz algum/muito tempo], mas realmente não é pra mim, assim como A Cabana, O guardião de Memória, O apanhador de Sonhos ..
    não curti muito..
    mas talvez um dia eu esteja pronta para eles, agora realmente não é o meu momento

    Parabéns pelo post :)

    ResponderExcluir
  30. Ainda não li nenhum livro do Paulo Coelho, mas desses que você colocou como preferidos, o que estou mais ansiosa para ler é "Veronika Decide Morrer". Os outros dois, mesmo com as críticas boas, não despertaram meu interesse por causa do tema. Mas suicídio, problemas psicológicos, etc, sempre chamaram a minha atenção.
    Espero ler, gostar e me interessar pelos outros. Paulo Coelho tem um nome e não deve ser a toa.

    ResponderExcluir
  31. Sempre gostei muito dos livros dele. E estes tem tudo pra serem ótimas leituras Vou tentar ler pelo menos um: Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei. Amei esse.

    ResponderExcluir
  32. Confesso que quando ouço "Paulo Coelho" eu meio que torço a cara, mas também já fiquei curiosa com livros dele, não o suficiente para comprar, mas fiquei.
    Com essa dicas, a minha curiosidade aumentou um pouco.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  33. Conheci o autor por uma coleção de mini livros que saia em uma revista, e achei extremamente chato, não tenho vontade nenhuma de ler outro livro dele, por melhor que seja, acho que ele tenta criar uma personagem desnecessária que convenhamos de "mago" ele não tem nada, mas mesmo assim muito legal a iniciativa de tentar tirar essa imagem ruim dele, eu infelizmente não mudo mais minha opinião.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.