A cidade sombria – Catherine Fisher

Um livro de fantasia com suas próprias criaturas e magias, abrindo as portas para um novo mundo.

Anara é um mundo criado pelos Criados (a intrometida da redundância não quis sair!) embora antes já existisse algumas coisas, ou criaturas, como os Sekoi. E em Anara existem os Guardiões, uma espécie de magos da natureza que adoram os Criadores e a Deusa. Porém os Vigias mataram o Imperador e agora caçam guardiões e as Relíquias, objetos mágicos deixados pelos Criadores.

Galen e seu aprendiz, Raffi, estão fugindo dos Vigias, porém uma armadilha faz com que eles tenham que embarcar numa longa viagem. Precisam encontrar o Corvo, o ser de comunicação entre os guardiões e os Criadores, e tentar fazer Galen recuperar seus poderes. Em contrapartida uma Vigia espiã, chamada Carys, persegue os dois guardiões a fim de entregá-los aos seus superiores. Ela só não esperava a reviravolta que se seguiu...

Bem, não tenho muito o que falar em termo de enredo. Sei que o pequeno resumo ali em cima não foi dos melhores, mas a história em si é um tantinho complexa e com um cadinho de buracos. Vejam bem, o nome do mundo só é falado nas últimas páginas e todas as informações são dadas de pouquinho em pouquinho. Eu gosto quando as informações, qualquer uma, não são dadas de uma vez, caso contrário a leitura fica cansativa. Mas nesse livro elas são dadas tão esmiuçadas e espalhadas que fica difícil unir as informações. Felizmente essa é a única reclamação que eu posso dar do livro.

O mundo de Anara é bem complexo, com suas criaturas únicas e sua longa história. Ficamos presos à leitura sim, embora mais pelo enredo do que por uma narração instigante. Me diverti com Galen e seu mau humor (com toda a razão), torci por Raffi em seu treinamento e espero que Carys perceba de uma vez por todas o que todo leitor já deve ter descoberto. Outros personagens apareceram apenas de figurantes, mas eu espero que eles voltem com maior evidência nos próximos livros.

Quem gosta de um mundo diferente, com criaturas únicas, sementes que queimam a pele, árvores que vivem (mais do que o comum), vai se entreter bastante com o livro. E gostar também da ironia que aparece lá no final, porque eu acho que os Criadores são, na verdade... Bem, eu vou deixar vocês descobrirem.

Comentários
29 Comentários

29 comentários:

  1. vc terminou sua resenha super bem, deu até vontade de ler o livro só pra descobrir o que são os Criadores! deixou um gostinho de curiosidade!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Só acho que esse livro não tem nada a ver com as coisas que eu gosto de ler, por isso acabei deixando meu exemplar de lado...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Achei a história bem interessante, o enredo ser diferente também...já tinha visto essa capa e de cara já chamou a minha atenção.
    O livro é único ou terá continuação? Pelo Volume 1 ali na capa dá a entender que terá, mas no livro...deu que ia ter história?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, com certeza vai ter bastante história, e uma muito bem montada ;)

      Excluir
  4. Gente, tive que ler o pequeno resumo do começo umas duas, três vezes para entender, mais ou menos, do que se trata, heh. Só pela capa dá pra imaginar uma história cheia de magias, fantasias. E, pelo o quê parece, prende do começo ao fim, né? Aliás, como disseram, você fez uma ótima jogada com o fim... Ahh, quero saber o que são os Criadores! Com certeza eu mergulharia de cabeça nesse livro.

    ResponderExcluir
  5. Oi Pamela! :)

    Então, eu tbm não gosto quando tudo é dado de "bandeja" para o leitor, mas aí tbm torturar assim dando aos pouquinhos....aí é sacanagem XD hahaha
    Esse é um dos livros que eu MAIS DESEJO ler esse ano, sem brincadeira, e fiquei muito feliz em ler vc "dizendo" que é a única reclamação que tem sobre ele. Mal posso esperar pelo lançamento! \o/

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    E essa capa em ? Adoro o tema de magia , por isso
    acho que seria uma ótima leitura .
    Minha lista já está grande , por isso acho que só vou lê-lo ano que vem :(
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O último parágrafo da resenha foi altamente útil para mim, para eu não ler esse livro hahahaha
    Não gostei da capa, e nem fiquei interessado pela história. Fantasias já, normalmente, não me atraem, e ainda dando informações aos poucos sobre mundo seres estranhos eu ficaria com total vontade de fechar o livro e partir para outro.
    E para piorar: ainda é uma série.

    ResponderExcluir
  8. Não gostei da capa, e acho que esse livro não e um dos que eu leria. Não gostei do enredo, não sou muito fã de história assim. Não como contada neste livro. Não vou se hipócrita e falar que odeio livros de mundo diferente, claro que não, mas vejamos este nao me atraiu em absolutamente nada, além de ser uma série para piorar tudo.

    ResponderExcluir
  9. Não gostei muito da capa, parece feita no paint sem tempo... mas enfim, a história como você disse é cheia de detalhes e eu não consigo gostar de livros complicados, gosto de uma história que tem seus detalhes, mas é fácil de acompanhar tudo que está acontecendo

    ResponderExcluir
  10. A resenha super despertou meu interesse, eu já tinha visto a capa desse livro, mas não imaginava que seria uma história tão diferente assim. Eu adoro fantasia, e apesar de perceber que parece ser um livro meio complicado, fiquei tentada a comprá-lo. rs
    Já estou seguindo o blog, beijos!
    Patricia
    experimentandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Pamela talvez por se tratar de um mundo mais complexo, como você mesma citou na resenha, acho que o livro deveria ser bem mais explicado. Não curtir o fato de ter diversos buracos de informações na história :/ Também não gosto quando as informações são jogadas tudo de uma vez no leitor.

    ResponderExcluir
  12. A historia parece ser boa, gosto de coisas diferentes ambientados nos livros. Gostei da resenha e e deixou curiosa com o comentário que você fez no final. Eu também não gosto muito quando as informações são jogadas tudo de uma vez porque depois o livro só fica naquela enrolação até o final, quando as coisas vão mais divagar a respeito das informações e melhor pra deixar a pessoa curiosa.

    Blog:http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Parece ser um mundo criado de forma diferente, e com riqueza. Essa série, espero que continue boa, ou fique melhor, devo lê-la, mas mais para frente, não agora.

    ResponderExcluir
  14. Segundo a sua resenha o livro parece ser bem interessante, espero que não seja o primeiro de uma série. Caso eu tenha oportunidade de lê-lo, não sei se o faria, rs, mesmo a estória parecendo ser única, o livro não me chamou atenção.

    ResponderExcluir
  15. O livro é otimooo, tem várias criaturas como você diz ''unica'', o enredo do livro é muito bom, uma historia fantástica criando um novo mundo como pode-se disser.Com sua resenha desperta muito o interesse dá leitura da Cidade sombria eu recomendo este livro.. Adoro historias com ficção é magia sempre nos surpreende.

    ResponderExcluir
  16. Primeiro vou falar dessa capa. Achei bem bonita, super colorida e convidativa. Acho que deve está bem atrelada a trama. Em relação a história em si, achei bem interessante também. Gosto bastante dessas tramas em que as informações são dadas aos poucos, pois informação demais em um curto espaço, pode confundir o leitor.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Como estão aparecendo livros de fantasia ultimamente, alguns bons anos atrás aparecia um ou outro só ( que fosse bom), hoje quase diariamente são lançados vários.
    Sobre A cidade sombria, achei muito boa a resenha, fiquei com vontade de ler, mas ainda vai demorar um pouco, é tanto livro, com muitos mundos diferentes, criaturas exóticas que se misturar não vai dar certo...

    ResponderExcluir
  18. Gostei. A capa é muito interessante, no bom sentido. Muitas vezes realmente é difícil passar a essência da resenha sem dar spoiler, mas gostei do que vi e isso me instigou a ler o livro, mas não está entre os tops da minha lista.

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o o livro, mas mesmo com a resenha não fiquei interessado. Eu curto bastante fantasia, mas essa história pareceu um pouco estranha. De qualquer maneira foi válido essa resenha porque já fico conhecendo a sinopse do livro e, o lado bom, é que minha lista enorme de leituras não vai aumentar kkk.

    ResponderExcluir
  20. Mais um que não pretendo ler, já comecei a não gostar pela capa, achei tão "feinha". E como a história deixa muito a desejar esse não vai entrar pra minha lista de desejados. Bjokas

    ResponderExcluir
  21. Olá Pamela!
    Sinto que ficaria muito perdida nesse livro, rs. E isso me impediria de continuar a leitura.
    Mas adorei a sua resenha! Parece ser um livro fantástico, para quem tem uma ótima imaginação.
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Este livro me chamou a atenção, logo pela capa. Muito firme!
    Gostei do enredo. Acho que preciso de um novo mundo para embarcar, desses complexos e interessantes.
    Esta resenha me deixou muito curioso, mais muito curioso.
    Quero muito ler este livro, e quem sabe a série inteira.

    Parabéns pela Resenha,

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Opa, falou de mundos distante com criaturas esquisitas falou comigo. hehhehehe
    Adoro livros de fantasias q nos transportam para lugares completamente inusitados. ^^
    Acho q vou dar uma conferida nesse livro, vai pra lista de leitura. ;)

    ResponderExcluir
  24. Não gosto muito de fantasias... E livros que dão excesso de informações em pouco espaço de páginas acaba se tornando cansativo e fogem da minha compreensão. Não sei se eu leria, mas como parece ser uma boa história, recomendaria!

    ResponderExcluir
  25. A capa desse livro é muito bonita, mas não sei se leria. Não sou uma grande fã de livros de fantasia, apesar de já ter lido umas 3 series dessa temática.
    Mas parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  26. Uma história rica e cheia de encanto e magia. Adoro isso num livro. Tudo que mais aprecio é uma boa história cheia de fantasia e super envolvente. Adorei conhecer este livro através de sua resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Eu amo histórias assim...
    Sempre me pego imaginando mundos e seres diferentes.
    Vou procurara saber mais sobre essa historia.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.