A Verdade sobre os Contos: Rapunzel

Continuando com os posts especiais de A Verdade Sobre Os Contos, hoje iremos falar de Rapunzel, que virou filme recentemente pela Disney, "Enrolados", e que já encantou muita gente.


Lembram-se de todo aquele contexto geral de Contos de Fadas que eu fiz no post sobre A Pequena Sereia? Pois é. Rapunzel foi compilada com esse nome pelos Irmãos Grimm em 1812, mas uma escritora francesa chamada Charlotte-Rose de Caumont de La Force já havia feito um registro dessa história anteriormente com o nome "Persinette". Os Irmãos Grimm resolveram adaptar essa história para o livro "Contos Para a Infância e Para o Lar", e assim ficou. Muita gente diz que essa é uma história tradicionalmente alemã, mas como eu já disse no outro post, não é: são histórias de cultura oral da Europa como um todo. Os alemães, no século 19, buscavam um nacionalismo, e o compêndio dos irmãos Grimm foi tratado como um livro contendo histórias originalmente alemães, como se os autores das histórias fossem os próprios irmãos. Entretanto, sabemos que não foi bem assim (considerando os registros anteriores de Charles Perrault e La Fontaine).

"Enrolados", da Disney, por incrível que pareça, mistura elementos das duas histórias: Persinette e Rapunzel. Pra quem quiser ler a história de Persinette, ela se encontra em inglês aqui, e é bem interessante.

1) Então os pais da Rapunzel são reis?
Não mesmo! Tanto em Persinette, como em Rapunzel, os pais da garota não são reis. Em Rapunzel, os pais dela são mendigos e a garota é dada para uma bruxa como pagamento de uma dívida (a mãe de Rapunzel teve um desejo de gravidez pelas frutas (frutas essas da espécie rapunzel) da bruxa, que era sua vizinha. Quando o pai de Rapunzel resolve roubar as frutas, é pego pela bruxa no ato e concorda em pagar sua dívida com a filha). Já em Persinette, ela é órfã desde o começo do conto, e adotada por uma senhora que vira sua mãe-adotiva. Não sei bem de onde veio essa ideia da Disney de que Rapunzel era filha de reis (e se você for parar pra pensar, realmente não faz muito sentido), mas o ponto é: Rapunzel não era princesa. Isso significa sem pais reis, sem tiara roubada, sem Flor do Sol ou qualquer raio de coisa assim.

#Xatiados
2) Mas então... a sequestradora de Rapunzel é bruxa ou não?
Aí já depende. Na história dos irmãos Grimm, ela é sim uma bruxa, embora não faça muitos feitiços: apenas um no final (vou falar dele mais pra frente). Na história de Persinette, tanto a garota quando a mãe adotiva eram personagens sobrenaturais. Persinette era como uma fada, ou elfa, não fica bem claro. Já a "mãe" era descrita como uma Nyn (que eu presumo que seja o nome em inglês para Ninfa, embora não tenha registros disso), às vezes como uma Boreal ou como uma Alf (que eu não tenho ideia do que seja. E sim, como era uma história oral, tinham variações: o livro de Mademoiselle de La Force não é o único registro!). Em algumas versões de Persinette, a mãe-adotiva é má e penteia os cabelos de Persinette para depositar pedaços de sua alma velha nela para ser eternamente jovem (!!!!!), e em algumas outras, ela é boa e só quer protegê-la.
Agora, uma parte bem legal pra vocês: em Persinette, a mãe adotiva da garota se chama Gothelle. Uma semelhança com a Mama Gothel, de Enrolados, certo? E também a parte de pentear os cabelos pra ser eternamente jovem. Espera que tem mais semelhanças ainda!

"Agora eu sou a vilã"
3) Hm. Eu não queria perguntar mas... e o Flynn Rider? Ele existe?
Claro! Só que não com esse nome e nem sendo ladrão. E, em algumas versões, nem sendo homem. Então acho que não. Enfim, existe um interesse amoroso em Rapunzel. O bizarro é o modo como isso acontece tanto em Persinette como em Rapunzel.
Em Persinette, a garota começa a controlar os poderes mágicos de seus cabelos gigantescos e os usa pra voar, saindo eventualmente do castelo e indo farrear por aí. Numa dessas saídas, Persinette encontra... agora é a parte mais diferente: um príncipe OU uma princesa, dependendo da versão. O (A) príncipe (princesa) se apaixona por Persinette, que também se apaixona pelo (a) príncipe (princesa), e eles começam a se ver sempre. Nas versões em que Persinette se apaixona por uma princesa, acontece que um dia, enquanto Gothelle penteava seus cabelos, Persinette acaba cometendo um deslize e falando demais, e nas versões do príncipe, Persinette fica grávida e começa a apresentar sintomas de gravidez. Gothelle então corta os cabelos de Persinette, expulsa ela do castelo e a condena a uma vida solitária e errante pelo deserto. Ela usa os cabelos cortados de Persinette pra fazer com que o (a) príncipe (a) entre na torre e declara que ele (a) nunca mais verá o amor de sua vida, empurrando-o (a) da janela e fazendo-o (a) cair em rochas afiadas e espinhos, para cegá-lo (a). Entretanto, Persinette consegue o poder de fazer com que seus cabelos cresçam novamente e os usa para voar, chegando bem a tempo de salvar seu (sua) amado (a). Ela repreende sua mãe adotiva (em versões em que Gothelle é malvada, Persinette e o (a) príncipe (princesa) matam a mãe adotiva) e vive feliz para sempre com o (a) seu (sua) amado (a). O engraçado é que a Persinette virou um tipo de símbolo lendário, e existem histórias que continuam a vida dela com o (a) príncipe (a).

Vai com Deus, Flynn...
4) Tá, mas e no conto dos irmãos Grimm?
Então, no conto dos irmãos Grimm a coisa é um pouco mais trágica (COMO SEMPRE!). Rapunzel gostava muito de cantar, e um dia, um príncipe que passava por ali a ouve cantar. Ele se apaixona instantaneamente por ela e passa a voltar ali todos os dias pra ouvi-la cantar.
Um dia ele descobre como a bruxa faz para subir e espera ela sair para pedir que Rapunzel jogue suas tranças. Quando chega lá em cima, pede Rapunzel em casamento e ela aceita (amor instantâneo, né? Rapunzel nem conhecia o moço! Enfim). Ele passa a visitá-la todos os dias, trazendo seda, para que Rapunzel tecesse uma escada. (Pois é, gente, uma escada de seda. Sentido, pra onde você foi?)
O problema é que um tempo depois, Rapunzel engravida, naturalmente. E aí Rapunzel comete o erro tolo: ao invés de perceber logo que estava grávida e ficar de bico calado perto da bruxa, ela pergunta-a porque seu vestido está ficando apertado na região de sua barriga. Além disso, também faz comentários distraídos sobre como era mais fácil levantar o príncipe do que a bruxa.
Pronto, a confusão já está armada: a bruxa descobre o que estava acontecendo, corta os cabelos de Rapunzel e faz um feitiço para que ela fique vagando sozinha e errante pelo deserto. Usa os cabelos de Rapunzel para subir o príncipe e o joga de cima da janela, fazendo ele cair em cima de um espinheiro e perdendo totalmente a visão.
Um dia, o príncipe ouve o canto de Rapunzel novamente e vai ao encontro dela, que já tem filhos gêmeos. Ela chora ao reencontrá-lo e suas lágrimas curam a cegueira do rapaz, que vive feliz para sempre com ela. O que tem de semelhante ao filme da Disney são as lágrimas, que não estão presente em Persinette, mas o resto não tem nada a ver.

 Pois é, Rapunzel.

5) Então não tem nada de Flynn Rider ser atacado por uma adaga, nada de Mama Gothel ficando velha quando o cabelo de Rapunzel é cortado e nada de ela mesma caindo da torre?
Não. Nada disso. E nada de Maximmus também, nem de camaleão e nem de lanternas que voam pra lembrar o reino da princesa há muito desaparecida. Isso é tudo pra criar um contexto mais bonitinho!

Bonitinho tipo esse gif!
É isso, pessoal! Não conheço muitas coisas sobre Rapunzel, mas tentei fazer uma lista. Ela está aí embaixo:

Livros:
- Contos da Infância e do Lar - Jacob e Willhelm Grimm. Editora Temas e Debates.

Filmes:
- Enrolados (2010) - Nathan Greno e Byron Howard - Walt Disney Pictures.
- Barbie como Rapunzel (2002) - Owen Hurley - Mattel.

Outros posts da série "A verdade sobre os contos":
- Branca de Neve
- A Pequena Sereia

Comentários
38 Comentários

38 comentários:

  1. Opa! A versão de Persinette eu não conhecia, vou já ler. Tenho quase certeza que eu li uma história parecida com Rapunzel quando era criança, mas era uma versão asiática. Só que não lembro onde li. =/

    ResponderExcluir
  2. Versões trágicas são as melhores viu....muito bom o post! rs
    Esperando ansioso pelo próximos...

    ResponderExcluir
  3. Own, pelo menos essas versões não são tão trágicas quanto de A Pequena Sereia. Tem até final feliz. Mas, pera, que fruta de espécie rapunzel é essa? Ah, mas dá pra entender a Rapunzel contando as coisas na distração... Porque, imagina conviver só com duas pessoas, a bruxa e o príncipe. Acho natural ela ser meio inocente nessas questões, sei lá. Enfim, as duas versões são mais parecidas do que as outras, não? Apesar a dos irmãos Grimm ser mais fofinha com ela curando o príncipe, gostei mais da Persinette. Legal. *-*

    ResponderExcluir
  4. As versões trágicas dos Irmãos Grimm, será que eles não cansavam de assustar crianças?! Enfim, nunca tinha ouvido falar da Persinette e olha, ela é bem melhor que toda aquela história de princesa e blá blá blá, é bom variar às vezes! E por favor, que menina burra! Ficar falando da gravidez perto da bruxa, tsc tsc.
    To adorando a coluna, quero mais haha

    ResponderExcluir
  5. Ciele, estou adorando ver a versão nada romântica dos contos infantis!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ciele, ou Renato, tudo bem?

    Sério, eu adoro essa coluna! Sempre que aprendo algo aqui corro contar pra minha irmã mais nova e fico tipo: "Você sabia que na realidade é assim que as coisas acontecem?" A história da Branca de Neve mesmo eu já contei um milhão de vezes pra ela hahaha

    Eu conhecia apenas a versão dos irmãos Grimm. Eu tinha um livro de contos de fadas com várias histórias, muitas delas na versão deles e o mais engraçado era que o livro era todo ilustrado e bonitinho, mas os finais sempre me deixavam assustada hahah (Falando nisso onde é que eu coloquei esse livro? Quando minha irmã fez 7 anos ela fez o favor de rabiscá-lo e agora não sei onde ele foi parar rsrs). Mas voltando pro post, adorei essa união das versões, é legal ver como os contos populares também dão vida a vários personagens fofinhos que vimos por aí, o que não quer dizer que é estranho imaginar algumas dessas versões hahhahaha

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia praticamente nada desse post - com exceção da história clássica da Rapunzel que li/assisti na infância.
    Mas, acho que é um dos contos de fadas mais fracos esse.

    ResponderExcluir
  8. AAAAAAAAAAH gente, adoro isso! fico encantada sabendo que fui criada ouvindo mentiras AHUAHUHU de um jeito que me convenciam que tudo era lindo. HAUHAU

    ResponderExcluir
  9. Pena que a história de Persinette esteja em inglês, apesar de conhecer bastante o idioma e me arriscar com algumas frases, não consigo ler um livro ou conto em inglês ainda.
    Faz beeeeeem mais sentido a Rapunzel sendo filha de mendigo, do que sendo filha de reis.
    Primeiro a parte que ela voa com os cabelos, agora a parte que em algumas histórias ela se apaixona por uma princesa? Que bizarro, serio.
    Já a Rapunzel dos irmãos grimm, e mais aceitável. Já tinha ouvido esta versão de rapunzel.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. hahaha ADOREI o post! Já procurei os outros para ler.
    Persinette ??? Nunca nem tinha ouvido falar. Só conhecia o clássico, dos clássicos e olhe lá! Apesar de já ter visto e amado Enrolados.

    ResponderExcluir
  11. Como sempre, muito esclarecedor o post hehehehehe. Eu já tinha lido em quadrinhos a versão dos irmãos Grimm. Bem trágica...

    ResponderExcluir
  12. Ainda não tinha lido nada sobre essa versão, seria interessante se fizessem filmes com essas versões dos Irmãos Grimm. È interessante ler sobre as versões mais triste das historias que crescemos lendo.

    Blog:http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, filme não sei se tem, mas sabe aquele Teatro dos Contos de Fadas que passava na TV Cultura anos atrás? Então, é meio antigo mas é bem fiel ao conto dos Irmãos Grimm e tem no youtube. http://www.youtube.com/watch?v=CCrjJhPpTz8

      Excluir
  13. Olá, Renato! Super, super, super interessante esse post. Confesso que não imaginava metade das coisas que li aqui, hahaha. O filme "Enrolados" é bem engraçadinho; não cheguei a assisti-lo até o final, mas agora, fiquei curiosa e acho que vou terminá-lo de uma vez. Beijocas! Aliás, a coluna é adorável; estou encantada.

    ResponderExcluir
  14. Que legal! Não sabia disso. É interessante como a Disney mesclou a história fazendo parecer algo totalmente infantil e ingênuo.

    ResponderExcluir
  15. Essas versões originais eu já conhecia. Eu já disse que adoro os posts de a verdade sobre os contos? Pois é, eu acho bem legal ficar sabendo sobre o quão macabro as estórias eram e o quanto elas foram modificadas ao passar do tempo, afinal os contos de fadas fazem parte da minha infância.
    Parabéns pelo post Renato

    ResponderExcluir
  16. Aquela parte do princepe vs princesa ficou meia confusa de ler hehehe já não sabia a quantos andava. Mas está muito bom o post e estou a adorar saber mais. Eu sou apaixonada por esses contos *-* principalmente os da disney
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  17. Os contos dos irmãos Grimm são sempre por um lado assustador mais realista apesar dos contos das disney serei diferente do original sempre são engraçados é sempre tem uma moral no final..... Eles modificaram muito enrolados(Rapunzel) mais deixaram a historia mais animada em relação a original..

    ResponderExcluir
  18. Não me lembro bem, mas parece que esse é o primeiro conto em que a protagonista termina feliz para sempre, junto ao seu(ua) parceiro(a). Não sabia que rolavam essas histórias de romances homossexuais nas antigas. Achei bem modernoso. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Ah, essa versão "real" de Rapunzel é bem light perto das anteriores, porém não deixa de ter sua graça, acredito que Persinette seja mais sobrenatural, viajada.
    Gostei, realmente os Irmãos Grimm gostavam de pegar pesado com suas adaptações e histórias!

    ResponderExcluir
  20. Ah, finalmente um felizes para sempre, nada de contos macabros apesar de eles serem bem interessantes.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Quanta informação nova para a gente que sempre conhecia aquele personagem apenas do ponto de vista da Disney. Curti bastante esse post.

    ResponderExcluir
  23. A versão de Persinette eu não conhecia, vou ler e conferir.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  24. Nossa são tantas coisas diferentes de como a Disney nos passou que parece até que nem estamos falando da Rapunzel e sim de outro conto qualquer. Estou adorando saber um pouco mais da verdadeira história dos contos. Espero que você descubra a verdade sobre o conto de A Bela e a Fera, que é o meu preferido *-*

    ResponderExcluir
  25. Olá Renato!
    Adorei essa coluna *-* Sim, é completamente do que a Disney nos passa...
    E eu adoro os contos Grimms, são tão legais e meio que 'reais', rs.
    Ótimo post :) Adorei saber a verdadeira história.
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. A História de Rapunzel é esquisita para mim, por isso nunca foi uma das minhas favoritas.
    Não sei explicar o porquê. Talvez lendo o conto original eu me encante pela história.
    Enrolados, foi um filme que eu gostei muito, por ter toques de originalidade o que me agradou muito, além de conter uma das minhas músicas favoritas "Vejo enfim a luz Brilhar"
    Gostei muito deste post, indico muito a história da "Chapeuzinho Vermelho" para essa série de posts, com certeza será surpreendente.
    Muito bom, Muito bom.
    Parabéns.

    Jônatas Amaral
    http://alma-critica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Nossa, muito interessante esse post!
    Eu adoro esse filme enrolados, mas ele não tem muito a ver mesmo com a história! Tenho muita vontade de ler a história original, assim como de todos os contos!

    Beijos!
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. O engraçado é q eu, como muitas pessoas da minha idade (calma gente, não sou velha, tenho 24) cresceram com os contos originais.
    A versão q eu conheço é a do príncipe caindo da torre e ficando cedo e com os pais da Rapunzel sendo mendigos mesmo.
    Disney e sua mania de deixar a historias mais suaves... ¬¬

    ResponderExcluir
  29. Confesso que fiquei bem confusa com o fato de serem duas histórias que no final das contas é a mesma. Não conhecia essa segunda versão e na realidade, senti que minha infância toda foi uma farsa depois desse post! HAHAHA

    ResponderExcluir
  30. Adoooooooro
    Amei esse post ... adoro essas coisas de contos de fadas dark
    espero que sempre que possível vcs possam fazer mais posts do tipo..
    É tão interessante saber como realmente era, e como ficou depois que ser adaptado por N razões..
    Cresci lendo O tesouro dos contos de fadas, e adoro saber como é de verdade.
    ameiiiii
    parabéns :)

    ResponderExcluir
  31. Nossa, estou chocada com a história de Rapunzel. Nem passava pela minha cabeça que fosse assim. De onde você tira essas coisas? Coitada da mocinha. Que estória infeliz. Mais amei saber desses detalhes por trás dos contos que conhecemos. Show. Beijos..

    ResponderExcluir
  32. Eu sempre soube que essas historias que conhecemos das princesas, não são reais, mas nunca tinha parado para fazer uma comparação com a historia real.
    Gostei muito e vou acompanhar essa coluna para saber mais.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  33. Eu lembro-me de ter encontrado um conto da ranpuzel mais antigo do que o dos irmãos grim, em que a rapunzel era um ele.
    Era mais ou menos assim , ele estava preso na torre, mas não me perguntei porque, ele normalmente punha o cabelo grande para fora da janela da torre e um dia a rapariga viu o cabelo e ficou intrigada e subiu e ai eu sei que eles se conhecem vão falando várias veses, eles acabam por se apaixonar, eles tem dois filhos e acho que antes disso ela e ele saiam da torre, ela ajudava, ... eu não me lembro muito bem da historia agora, mas eu lembro-me que li, e que para mim era melhor que a original. Só que não a encontro e o google não me está a ajudar. (como é de costume, sempre que eu tento pesquisar sobre as historias mais antigas do que as dos irmãos grimm.) Se voces conhecem esta historia eu agradecia que me dicessem onde se encontra.
    E um aparte, eu gosto da maneira como as histórias são, vá , gortescas. Porque elas preparavam as crianças para a vida que vinha ai, que o amor não era uma coisa instantanea que nem todos os homens eram o principies, eles diziam cuidado a vida é má e nem tudo é um mar de rosas, mas hey pode ser que no final, ainda possas ter alguma felecidade.

    ResponderExcluir
  34. Adorei!!!Já estou indo ler os outros posts dessa série! Bela ideia!

    ResponderExcluir
  35. Não sabia que era da geração criada com os contos de fadas originais, acabo de descobrir haha
    Conheço a historia na versão que o principe cai da torre e fica cego... foi a q ouvia quando criança... e os pais dela eram camponeses...
    Mas essa da princesa me surpreendeu muito! E adorei... romances lésbicos são demais <3

    ResponderExcluir
  36. Olá, amei esse seu especial sobre contos de fada... vai aki uma dica. Existe um filme da série Conto de Fadas, que passava na cultura, aquele mesmo de onde vc tirou a Rainha da Neve, que contem a estória da Rapunzel com bebês gêmeos... vale a dica para atualizar o seu post... bjos

    ResponderExcluir
  37. Rapunzel sapatão foi show de bola. Viva a diversidade, kkk!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.