O Dom - James Patterson e Ned Rust

Eu escolhi ler esse livro porque realmente pensava que a história poderia melhorar. Com uma narrativa um pouco mais fluída e elementos um pouco mais bem construídos, O Dom supera, de longe, seu antecessor, mas ainda não chega lá.

Whit e Wisty Algood são os irmãos mais procurados pela Nova Ordem, o governo vigente desde que O Único Que É O Único tomou o poder. Depois de descobrirem ser bruxos e herdeiros de uma profecia que os põe como quem irá salvar o mundo, os irmãos se juntam a um pequeno grupo de crianças da resistência e começam a combater a Nova Ordem e salvar crianças presas em reformatórios e esquemas do governo.

O grande problema é que O Único parece ter um interesse especial pelos poderes de Wisty, e quer mais do que nunca armar esquemas para conseguir capturá-la. Já Whit, depois da terrível perda de sua namorada, descobre aos poucos que os seus poderes podem ser mais poderosos do que imagina.

Além de tudo isso, os irmãos precisam continuar lutando e saber em que confiar. Será que Byron, o cara-de-fuinha, está mesmo do lado da resistência? Será que existe qualquer tipo de salvação para o mundo e, principalmente, para os pais dos Algood, que são o que mais importa para os irmãos?

Eu não vou dizer que esse livro foi extremamente bom, porque não foi. Tampouco posso dizer que foi incrível e que a distopia presente é boa, porque não é. O contexto todo criado, como eu já disse na resenha de Bruxos e Bruxas, é bastante bom, mas os autores parecem pecar demais ao desenvolver a história.

Pra começar, devo dizer que acho que James Patterson não tem colocado muito a mão nos livros, porque com a mudança do segundo escritor, a diferença na escrita é GRITANTE. Descrições muito melhores, diálogos muito melhores construídos, uma história que realmente faz sentido e não um monte de fatos jogados por aí. Além disso, os capítulos não são muito maiores, mas pelo menos são bem mais conectados entre si e criam uma base pra que a história possa continuar.

Entretanto, depois daquele primeiro livro, qualquer coisa que fosse minimamente melhor teria uma diferença gritante. Nós vemos um crescimento dos personagens (e eles também são mais coerentes), um melhor avanço nos problemas da trama e uma história melhor amarrada, com um vilão que FINALMENTE dá medo e não só com os pontos de vista de Whit e Wisty, mas também alguns capítulos em terceira pessoa que acompanham o vilão, O Único que é o Único, que nos fazem entender mais ou menos o rumo que a história vai tomar.

Eu disse que não chega lá porque acho que a história ainda tem seus problemas. Não entendi muito o que está acontecendo, faltou uma breve explicação do que aconteceu no tempo entre o fim de Bruxos e Bruxas e o começo de O Dom e também uma melhor apresentação de uma personagem específica que entra na história, porque eu juro que não entendi qual é a dela. A história em si não muda de quadro até o fim do livro, embora os personagens mudem um pouco.

Concluindo, O Dom é uma continuação que melhora, mas ainda assim não satisfaz. É indicado pra crianças que não são adolescentes e adolescentes que não são crianças, porque pros mais velhos, vai parecer uma história ruim.

Comentários
35 Comentários

35 comentários:

  1. Oi Renato (e Ceile), tudo bem?
    Sua resenha me deixou bem dividida. Primeiro porque gostei bastante de Bruxos e bruxas (acho que fui um dos únicos seres vivos do planeta) e segundo porque uma amiga detestou O Dom. Lendo suas impressões, é visível que há melhoras na narrativa, mas como gostei do primeiro (e você não), não sei exatamente se O Dom vai me agradar. Espero que sim, porque no Goodreads estão cadastrados CINCO livros. Não precisa tanto se o ritmo da história for o mesmo. De qualquer forma, sua resenha está ótima e bem explicada. Adorei.

    Beijos!
    **Nine

    ResponderExcluir
  2. Ansiosa pra ler a continuação de Bruxos e Bruxas. Ao contrário do que muitos falaram do livro, eu até que gostei. Pode ser que em alguns momentos fosse chatinho, mas no decorrer da história foi me conquistando de vez. Este pelo jeito vai ser mais emocionante e espero que seja também empolgante. A resenha despertou mais ainda minha curiosidade a respeito dos personagens e suas aventuras. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. A Renato eu já desisti de ler O Dom, a narrativa dele não cresceu, não evoluiu, sério, eu achei um péssimo livro - apesar de ter um pouco de ''humor''-. O Livro não me convém. Vemos um ADL aqui. Sorry.
    Abralos.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li o primeiro livro e confesso que pela capa achei que seria mais sobrenatural,porem pelas resenhas que li é totalmente diferente e se trata de repressão,não sei oque dizer sobre dom,mais pelo menos sua resenha foi sincera sobre o livro.

    ResponderExcluir
  5. Oi Renato, eu não achei melhor que o primeiro não pelo erro enorme de continuidade de um livro pra outro e a leitura já se enforcou pra mim no primeiro capítulo, rs.
    Achei o humor mais carregado e os personagens estagnados. Isso é uma das maravilhas da literatura, leitores terem visões diferentes de um mesmo conteúdo.
    Eu também solicitei esse na esperança da melhora e não a captei também.
    Ainda estou tentando achar um motivo para continuar a série.

    Beijo
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  6. Não li ainda Bruxos e bruxas, então não tenho como dizer se gostei ou não. Mas, já vi as resenhas por ai, e não são das mais positivas. Não tenho interesse de ler Bruxos e bruxas e nem O Dom, pelo fato de algumas resenhas me desanimaram.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Antes de começar a ler a resenha, só pela capa do livro achei que a história seria muuuito boa, mas pela resenha já pude perceber que ela não é tanto assim. Não li o primeiro, mas já tinha visto algumas resenhas - várias indo para o lado negativo - e por isso acho que vai ser difícil eu ler essa saga algum dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. continuo com um pé atrás com o livro, não me imagino lendo e curtindo a história e nem é pelos comentários ruins ao primeiro da série, mas é que meu santo não bateu!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Bruxos e Bruxas foi a maior decepção que já tive com um livro na vida. Ele é super incoerente, com uma narrativa pobre e confusa, exatamente por isso decidi abandonar a série. Acho que é bem fácil ser melhor que o primeiro, mas nem as mudanças positivas que você citou me dão coragem de dar uma segunda chance para série. Para quem gostou, ou resolveu continuar acompanhando apesar de tudo, espero que melhore com os próximos livros.
    Beijos, http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu ganhei o primeiro livro, comecei-o e estou enrolando para terminá-lo. Sua resenha não me animou tanto assim para continuar a tentar, tanto porque nessas quase 100 páginas que li, já fiquei meio desanimada. Um dia, quem sabe. Boa e sincera resenha, realmente.
    Beijos,
    Vitória - Adeus Realidade

    ResponderExcluir
  11. Acho que o cara entrou num mundo desconhecido (o da magia) e os seus co-autores não devem estar ajudando muito ele...
    Acho que essa é uma série que não tenho intenção de ler tão cedo.

    ResponderExcluir
  12. Depois das resenhas sobre o primeiro livro, me desanimei completamente com a saga. Acho a capa linda, e confesso que me atraí bastante no começo, maaas... Enfim, é uma pena mesmo. Parecia ser uma história que tinha tudo para ser ótima. ): Não tem nada pior do que você ler uma história e, de repente, parecer que uma pessoa completamente diferente está continuando, sei lá. Mas, bem, sua resenha de Dom até que deu um up. Ainda assim não me faria sair atrás. Acho que só se eu ganhasse mesmo pra pegar pra ler. heh

    ResponderExcluir
  13. ganhei Bruxos e Bruxas mas não estou muito empolgada para ler...
    vi algumas resenhas positivas, mas não me chamou a atenção e também não é muito o meu estilo de leitura
    que pena que O Dom não te deixou mais contente que o primeiro =/
    não pretendo ler Bruxos e Bruxas tão cedo, então não será tão cedo que lerei O Dom também :P

    ResponderExcluir
  14. BRUXOS E BRUXAS É HORRÍVEL!!! BLAAAAAAA
    HADIODASHDASOIASDOIASDHASDIO
    foi um dos poucos livros que não tenho vontade alguma de ler uma continuação. Os personagem são fracos, os eventos disconectos, a trama em si não me chamou a atenção e nem me prendeu u-u
    eu gosto de infanto-juvenis, mas esse daí, tsc tsc tsc. Deixar para leitores mais novos lerem, já que pra mim James Patterson não é um exímio escritor de infanto-juvenis e prefiro que fique com seus policiais.. :P

    ResponderExcluir
  15. Oi Renato!
    Na verdade quem está lendo essa série para o blog é o meu marido, o Carlos XD eu tenho bastante vontade de ler (mesmo sabendo dos comentários negativos do primeiro livro). Um dos pontos que ele comentou comigo foi que os capítulos eram muito curtos e as informações jogadas. Fico contente (só um pouquinho, na vdd XD) em saber que pelo menos nesse o co-autor deu um up para a história. Que pena que não parece ser o suficiente. Vou ver o que ele vai achar pra ver se "enterro" de vez a vontade de ler a série! (triste quando isso acontece :( )

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  16. Então, mesmo que voce diga que nesse segundo livro as coisas melhoram um pouco, não me sinto com vontade de começar a ler essa série, infelizmente e olha que James Patterson é um dos autores que mais gosto no momento, e mesmo que o co-autor seja diferente do primeiro livro e tenha dado um up na historia, ainda assim, não me interessei por ela!

    ResponderExcluir
  17. Essa série foi um banho de água fria pra muitos (inclusive eu) por ter um inicio ruim. O bom que melhorou nesse livro 2, será que vai continuar melhorando? Espero que sim.

    ResponderExcluir
  18. Diferente de muitos e eu gostei de Bruxos e Bruxas. Claro não é nenhuma 8ª maravilha, mas eu entendi o que os autores propuseram para a saga, que foi escrita para o incentivo da leitura em adolescentes na base dos 10-13 anos que passam longe de leitura. Com isso mente consegui aproveitar o livro. Eu ainda não li Dom e ñ sei como será minha avaliação sobre o mesmo, mas discordo quando você diz que acha que o autor James Pat. ñ tem colocado as mãos nos livros. Eu acredito que tem sim, consegui ver um "qué" dele em BB, mas como disse acho que a faixa etária pra quem ele está escrevendo que pega nessa saga. Acho que a leitura desse livro só serve p/aqueles q tem isso em mente.

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda não li o primeiro dessa saga mais estou com muito curiosidade, já vi pessoas que falaram que não gostaram nem desse e nem do primeiro, gostei do poste mais deu um desanimo ler esse livro.

    Blog:momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Desde que o primeiro livro foi lançado não tive a mínima vontade de acompanhar a série, rs, e depois das resenhas que eu tenho lido, só tenho a certeza que esse é um livro que não pretendo ler tão cedo...

    ResponderExcluir
  21. Está serie de livro não chamar muito atenção do leitor,já li varias criticas a respeito Bruxos e bruxas, o autor não construir uma historia interessante que prende o leitor, o livro falta vários aspectos principalmente na historia que poderia ser mais construtiva...

    ResponderExcluir
  22. O bom é que, mesmo sendo um segundo volume, esse conseguiu superar e muito o primeiro. Se bem que, como você mesmo disse, não seria uma tarefa difícil, pois o primeiro está cheio de falhas. A impressão que tenho é que o nome do James Patterson está na capa apenas pra vender mais. Agora é esperar que os próximos volumes melhorem.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  23. Me parece que a única coisa boa do livro é a capa.
    Quando lançou o primeiro livro realmente quis comprar e ler, fui procurar resenhas e com a chuva de comentários negativos desisti, o segundo volume a mesma coisa.
    James Patterson deveria escrever aquilo que o consagrou que é o suspense, se aventurar em parcerias as vezes o descaracteriza, ainda mais se for uma série de livros e o pior ruins!

    ResponderExcluir
  24. O Dom é um livro que infelizmente assim com Bruxos e Bruxas não instiga meu interesse. Eu não gostei muito do enredo e acho que o autor meio que quer competir com a J.K Rowling, pode ser preconceito meu, mas nenhum outro livro do gênero [bruxos] fará sucesso facilmente.

    ResponderExcluir
  25. Ah eu queria que tivesse melhorado, eu li o primeiro livro e também não tinha ficado muito feliz, eu já tinha desistido da continuação e agora só veio a confirmação, e como você disse a história é tão boa mas pouco desenvolvida, realmente uma pena.

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho o primeiro livro e fico enrolando para ler por conta da grande quantidade de críticas. Mas já estava de olho nesse segundo para ver se seri melhor, mas estou vendo que as melhorias foram sutis, parece que é uma série bem mediana. Achei ótima a resenha, mas acho que estou cada vez menos interessado nesse livro e no primeiro.

    ResponderExcluir
  27. Li Bruxo e Bruxas e me decepcionei bastantee, ainda não tinha lido nada do James Petterson e fui bem animada, mas ficou beeem longe de atingir minhas expectativas... Apesar disso ele não chegou a ser o pior livro que eu li...
    Ainda assim quero ler a continuação, e vc me animou um pouquinho, dizendo que foi menos pior que o primeiro...hehehe

    ResponderExcluir
  28. Ahh que pena que o primeiro não colou. Eu até tava afim de lê-lo mas depois de tudo o que você falou desanimei geral, então por conta disso provavelmente não lerei este. É realmente uma pena porque eu amei as capas. Bjokas!

    ResponderExcluir
  29. Oi Renato, ainda não li O Dom, mas gostei de Bruxos e Bruxas. Pelo que ando notando, a maioria tem detestado este volume. Espero que no próximo a estória volte a melhorar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  30. Olá Renato.
    Sua resenha me deixou confusa em relação à leitura do livro, rs.
    Estou com o primeiro volume aqui, mas ainda não li por conta de tantas críticas que li sobre ele.
    Estava com esperança que o próximo fosse melhor... Que pena que não foi tão melhor assim :/
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Olá Renato, primeiramente gostaria de te parabenizar, gosto muito de seus posts e resenhas.
    Ainda não li o livro "Bruxos e Bruxas", ganhei ele recentemente, e sempre vi a chuva de criticas que ele recebe, e principalmente dos meus amigos que leram, mas decidir escolher ganhá-lo.
    A História me chama atenção, e preciso ler para ter uma opinião forte.
    Já este Livro, creio que se ele melhora é um ponto positivo, se é um livro que as crianças podem gostar muito, fico muito feliz, porque isso é algo que prexo hoje em dia, são poucos livros bons para as crianças, verdadeiramente interessantes, e creio que estes livros do James, são livros que encantam as crianças, e espero me encantar sinceramente.

    Parabéns pela Resenha.
    Muito boa.

    Até mais.

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Sempre dei de cara com o primeiro livro dessa serie nas livrarias... pegava, folheava mas nunca comprei. Com o segundo volume foi a mesma coisa e a capa me chamou bastante atenção. Mas acho q era o meu sexto sentido me mandando passar longe pelo jeito... pela resenha deu pra ver q ele não é essas coisas todas mesmo. ;/

    ResponderExcluir
  33. Ainda não li nada do James Patterson e isso é uma vergonha. Depois de ler algumas resenhas sobre Bruxos e Bruxas, não tenho tanta certeza se devo começar por ele. Ainda que algumas críticas sejam bastante positivas, outros ressaltam os pontos negativos e eu serei bem cautelosa quanto a isso.

    ResponderExcluir
  34. Nunca li nada do James Patterson, mas ouço falar muito bem dele.
    Eu vi o Bruxos e Bruxas mas não sabia quer era uma serie...
    pretendo ler assim que possivel, mas estou numa maré de NA e Distopia, e estou muito empolgada agora kkkk
    Confesso que se já tivesse esse livro, depois dessa resenha largaria tudo pra começar a ler

    bjuuuux e parabéns :)

    ResponderExcluir
  35. Quando vi o primeiro livro, confesso que fiquei fascinada pela capa, mas agora vendo a resenha do segunda e com alguns comentários do primeiro, estou começando a desistir da ideia.
    Vou procurar saber mais sobre os dois livros, quem sabe mude alguma coisa.
    Adorei a sua resenha e a sinceridade, isso ajuda muito na hora de escolher um livro.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.