O Guia do Herói para Salvar o seu Reino - Christopher Healy

Será que eles foram felizes para sempre mesmo?

O Príncipe Frederico é um cavalheiro muito educado  e, devido à sua criação, é também muito medroso. Ele não sai do castelo por nada, pois "o mundo lá fora é perigoso". Acontece que sua noiva, Ella, vulgo Cinderela, tem sede de aventura e quer explorar outros reinos e, cansada de tantos pique-niques no jardim, ao mesmo tempo em que motivada a procurar Rapunzel (pelo seu ato de heroísmo ao salvar outro príncipe) e o bardo Penaleve (que está desaparecido), ela decide deixar o castelo. Após muitas reflexões, em um ímpeto de coragem, Frederico resolve enfrentar seus medos e sai em busca de Ella. Ele quer reconquistá-la, mas sua jornada tomaá rumos tão inesperados que ele desejará, muitas vezes, ter ouvido seu pai e não ter colocado os pés para fora do castelo. E esse é só o início da história de um príncipe. O destino acabará cruzando esta história com a de outros príncipes que não tiveram exatamente um final feliz. Juntos, precisarão solucionar não só um, mas vários problemas que não param de aparecer e provarão, a todo momento, que não são meros príncipes encantados, sempre se superando e aprendendo a viver com as diferenças.

"- Veja bem - disse Liam -, às vezes, ser um herói não significa ficar com toda a glória. Significa fazer o que é preciso ser feito."

Sério, não há (pelo menos eu não encontrei) uma forma de não se apaixonar por este livro! Cada vez que leio sobre contos de fadas fico mais apaixonada - talvez por não ter mais aquela inocência da infância e buscar histórias mais densas e entender melhor as coisas nas entrelinhas. Este é um livro infantil, apesar do seu tamanho (mais de 350 páginas) e me conquistou pela leveza que contou uma história consistente.

Veja bem, o que quero dizer é que não falta conteúdo entre um acontecimento e outro. Aliás, uma das melhores coisas deste livro é que sempre está acontecendo alguma coisa. Os príncipes enfrentam coisas inusitadas e acabam se revelando totalmente diferente das idealizações que estamos acostumados. Primeiro que eles estão em uma crise existencial, pois os bardos - os responsáveis por cantar (sim, cantar) e assim repassar as histórias de cada príncipe - sempre dão créditos à princesa e nunca falam o nome do herói, além de distorcer um pouquinho os fatos, já que eles se apegam ao fato errado - tipo que na verdade, quem salvou o príncipe Gustavo foi a Rapunzel, pois ele estava cego no deserto (depois de cair do castelo jogado pela bruxa) e ela o curou. Tudo que esses príncipes querem é que saibam seu nome, que as pessoas possam dar um certo crédito à bravura deles, além de alguns dramas pessoais.

Cada príncipe possui uma personalidade ímpar e ver a interação entre eles é algo delicioso de acompanhar. No início, fiquei com raiva de uma atitude ou outra - pfvr, o príncipe Gustavo me deu nos nervos! -, mas aos poucos fui me rendendo conforme eles avançavam no quesito maturidade (porque, sério, só um era mais "evoluído" e sensato). Gostei de como o autor tratou cada particularidade, sem dar uma fórmula mágica para eles virarem outras pessoas num virar de páginas, deixando o desenvolvimento mais natural. Gostei também das descrições -  imagina que delícia foi estar algumas horas por dia no meio da floresta, visitando diversos reinos...

Ah, não falei especificamente deles, mas os príncipes envolvidos são: Liam (A Bela Adormecida), Duncan (Branca de Neve), Gustavo (Rapunzel) e Frederico (Cinderela). Eles, juntos de outros personagens, são retratados em várias ilustrações no livro (pausa para lembrar como isso deixou o livro ainda mais lindo). Claro que a história também tem uma bruxa e ela é fundamental para o andamento do enredo.

Indico, indico e indico! Não consigo imaginar que tipo de pessoa pode não gostar da história (hahaha) - então se arrisquem junto aos príncipes =)

Comentários
21 Comentários

21 comentários:

  1. Achei incrível seus comentários sobre o livro na resenha. não esperava que este livro fosse tão fascinante e diferente. Fiquei ansiosa por ler e conhecer mais desses personagens que se sentem tão inferiorizados por suas princesas. Coitados deêm uma chance a eles. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito animado por sua empolgação. Parece ser um história divertida e que vai me prender na leitura.

    ResponderExcluir
  3. Já me ganhou pela capa q esta simplesmente linda!
    E tendo contos de fadas como tema central, ai me ganhou de vez! kkkk
    Os príncipes revoltados pq não recebem o devido credito é ótimo. ^^

    ResponderExcluir
  4. Que capa lihda, me apaixonei! E ainda tem ilustrações, amo. Huahua, nunca reparei que quase nunca citam os nomes dos príncipes. Bem legal um livro do ponto de vista deles. Parece ser muito bom, quando der, eu leio.

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana a história e as ilustrações também parecem outro toque a mais no livro...deve ser uma boa história pra ser ter e ler.

    ResponderExcluir
  6. como a Alice achei fofo e mais que isso um livro pra adultos e crianças!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser muito engraçado, divertido.
    Normalmente não gosto desses livros com histórias distorcidas dos clássicos, é difícil de dizer, mas acredito que leria se tiver a oportunidade.

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser bem divertido, também adoro contos de fadas, não tem como não se apaixonar, né? E confesso que me dá uma certa nostalgia, pois é inevitável não lembrar da minha infância. Nossa, o momento que vc percebe que nunca soube os nomes dos príncipes, na minha cabeça eles eram apenas "os príncipes" e as princesas eram as únicas que tinham nome kkkkk

    ResponderExcluir
  9. O livro pelo que você falou deve ser bom mesmo. Porém não me interessei, não gosto de ler contos de fadas, prefiro assistir, então esse vou deixar passar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ah, mas eu nem conhecia esse livro :(
    Eu queroooooo! é serio e necessito desse livrinhooo!
    Adorei seus comentários sobre a leitura, adoro personagem imaturos, rende boas cenas de humor.
    bjos
    valmedrado16.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Gosto de livros com ilustrações, quem não gosta, né? Gostei do enredo do livro, fiquei curiosa. Parece ser bastante divertido e delicioso de ler este livro. Vai para minha, big mega master wishlist haha

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá Ceile!
    Sinceramente, não compraria o livro pela capa jamais! rs
    Mas sua resenha me conquistou completamente!
    Parece ser um livro muito divertido :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu também adoro livros de contos de fadas, acho que por não ter ouvido muitas histórias quando criança kkkk.
    Agora que tenho dois priminhos de 3 e 1 ano, outro chegando e um sobrinho, preciso começar a pensar em livros infantis para eles, que já estão começando a gostar de livros ^^.
    Adorei a dica e a resenha, realmente fiquei curiosa e vou procurar saber mais sobre o livro.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  14. adoro historias de contos de fada, e to louca por esse livro s[o que ele ainda ta muito caro e ja comprei livro de mais esse mes acho que so vai da pra comprar ele ano que vem mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Eu amo contos de fadas e de fato, tem histórias que não importa o quanto você seja adulto e maduro, amolece seu coração, você se envolve, se atira de cabeça na história, se emociona, se diverte.
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas já entrou para os meus desejados. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  16. Em meio a tantos contos de fadas clássicos e suas determinadas adaptações, achei bem legal e criativo dar vida e voz aos príncipes, deixando-os como os protagonistas aqui. Acho que aventuras e loucuras não vão faltar.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Só uma coisa, daria uma ótima animação, eu sou viciada em animações e apaixonada por conto de fadas. Achei muito legal essa ideia de colocar os príncipes em busca de reconhecimento os coitados salvam as princesas e não ganham nenhum crédito.

    ResponderExcluir
  18. Achei a história muito maneira.
    Sabe, ainda não li uma história que envolva os "contos de fadas", dando enfase aos principes, e isso verdadeiramente foi o que mais me chamou atenção.
    Fala sobre os homens, suas personalidades, rir, e ver o quanto nós/ eles podem ser tão interessantes quantos as princesas.

    Quero muito ler o livro! Muito firme!

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia e agora quero ler, sem mais!

    ResponderExcluir
  20. A capa muito linda,com contexto muito bom , uma historia diferente dos contos de fadas poderia dizer éster livro já está na minha lista de leitura ....

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.