Precisamos falar sobre livros que mudam a vida



*MMV: Mudou Minha Vida

Tem livros que achamos ótimos, pelos quais surtamos, nos apaixonamos pelos personagens, desejamos viver aquilo um dia (ou jamais), tudo isso por carregarem bons enredos, uma narrativa que nos prende... mas existem livros que atingem um outro patamar, a história se torna tão íntima e única que parece que quem ler aquele livro vai descobrir seus segredos, vai chegar em um lugar que absolutamente ninguém tem acesso. Às vezes a história carrega algo sobre você - aquela coisa que você achou que fosse um sentimento exclusivo seu ou começa a achar que a autora está te espionando por escrever exatamente o que você viveu. Isso já me aconteceu umas duas vezes e não vou falar os livros justamente por serem pessoais demais, mesmo que as autoras não façam a menor ideia de quem sou ou do que vivi. Eles contam uma parte da minha história e o problema não é o fato, mas os - aparentemente - pormenores da história. Mas, bem, não é sobre isso que quero falar, já que falei que não vou falar. Eu quero falar daqueles livros que mudam a sua vida. Não é sobre os que carregam (só) uma história bonita ou que trazem a sua história. É aquele que conta algo singular. Que te abre os olhos. Que te poupa quebrar a cara e entrega a lição de vida com outro exemplo. É aquele livro que realmente te toca. Aquele que ultrapassa todas as barreiras e chega no seu nível mais alto. Não são livros de auto-ajuda, não são dicas prontas para ser uma pessoa melhor. Trata-se de uma história - à primeira vista - comum, mas de uma profundidade  imensurável. Estou sendo um pouco redundante ao insistir nisso, mas é que não encontro palavras para ilustrar o que são esses livros.

Fico inquieta quando vejo alguém falando mal dos meus MMV, porque, veja bem, nas histórias "comuns" que leio, consigo entender o que me agrada e o que pode desagradar o outro (amo o Travis, mas tenho milhões de motivos para que você não ame, entende?), mas eu fico me perguntando COMO, COMO a pessoa não sentiu nada com o livro X? COMO a pessoa fala que ele é chato e o abandonou sendo que eu devorei e, ao mesmo tempo, fui consumida pela leitura? Será que ela não captou a grandeza daquilo tudo? COMO o livro pode ter me tocado tanto e ela o despreza assim? Mais respeito com ele, pô!

Calma, minha indignação não é pessoal, não acho que você deixou passar uma coisa que só eu vi. É só que acabo ficando em dúvida se fantasiei demais, se me deixei levar facilmente pelos apelos dramáticos, essas coisas. Pra falar a verdade, procuro nem pensar nisso, pois quero manter a reputação do livro intacta (pra mim).

A Hazel Grace (de A Culpa é das Estrelas) falou sobre livros que amamos muito e são nossos, só nossos. Tenho certeza que você consegue entendê-la:

"Meu livro favorito era, de longe, Uma aflição imperial, mas eu não gostava de falar dele. Às vezes, um livro enche você de um fervor religioso , e você se convence de que esse mundo despedaçado só vai se tornar inteiro de novo a menos que, e até que, todos os seres humanos o leiam. E aí tem livros como Uma aflição imperial, do qual você não consegue falar - livros tão especiais e raros e seus que fazer propaganda da sua adoração por eles parece traição.
Não era pelo fato do livro ser bom nem nada; era só porque o autor, Peter Van Houten, parecia me entender dos modos mais estranhos e improváveis. Uma aflição imperial era o meu livro, do mesmo jeito  que meu corpo era meu corpo e meus pensamentos eram meus pensamentos."

VEM CÁ, HAZEL, I KNOW WHAT YOU MEAN s2s2s2
E emprestar estes livros é sempre um dilema. A pessoa pode se identificar e mudar tanto quanto você. Pode virar um MMV dela e vocês compartilharão um sentimento pelo mesmo livro, vocês se olharão e ambas terão um brilho nos olhos, se comunicarão sem palavras, porque vocês sabem o que aquele livro representa. Mas pode acontecer da pessoa encarar aquela leitura como uma leitura comum. Ela pode te perguntar o que de tão legal você viu naquele livro e você, talvez, terá vontade de virar as costas ou ficará sem palavras, porque o livro falaria por si só, você não teria que explicar nada (e é um saco ter que "convencer" a pessoa que ele é especial ou se abrir tanto a ponto de falar o que aquele livro mudou em você - isso para alguém que já está convencido que ele é chato/maçante/mimizento/indiferente). Sei lá, tenho a sensação que tais histórias podem mudar o mundo e aí chega alguém e joga um balde de água fria. Tipo a primeira vez que emprestei A Culpa é das Estrelas e minha amiga meio que torceu os lábios pra me contar o que tinha achado, sendo que cheguei no trabalho toda empolgada e com os olhos brilhando, meio que aguardando que ela conseguisse colocar em palavras tudo que eu tinha sentido, e eu só ficaria "sim, aconteceu o mesmo comigo!"; "é exatamente isso!"; "ÉÉÉÉÉ!"... mas tudo que recebi foi "Ah *torce os lábios*, achei normal, sei lá, eu esperava mais...". Só estou exemplificando com ACEDE, mas ele não é meu primeiro MMV, nem escrevi o texto pensando nele, são coincidências - até porque consigo (mais ou menos, bem pra menos) entender porque as pessoas não gostam dele ou não gostam tanto assim.

Quando você compartilha seu MMV com alguém
Levei a questão para o twitter... se você achar algum MMV seu, olhe virtualmente para a pessoa que compartilha do mesmo e troque aquele olhar de compreensão.



Nossa, estou falando tanto, né? Desculpe, mas se querem saber a verdade, essa é a primeira vez que falo sobre estes meus livros - de modo geral. Acredito que, muito provavelmente, vocês também possuem  pelo menos um MMV. Este post é para VOCÊS me falarem qual é o seu MMV (ou quais são) e, se quiserem, podem me contar o por quê - com certeza, me identificarei em muitas respostas/justificativas. Ah, e claro, vou falar de pelo menos dois MMV meus, mas em outros posts, porque este já está gigante.

P.S: Este é o terceiro "Precisamos falar sobre". Veja aqui o que falamos sobre livros abandonados e aqui para ler sobre decepções literárias.

Comentários
30 Comentários

30 comentários:

  1. Meus livros favoritos são O Caçador de Pipas e a Menina que roubava livros pelos simples motivo de me tocarem muito durante a leitura e me emocionarem. São livros que nunca esqueço e que sempre indico para meus amigos ou pessoas que me pedem indicação.
    Eu também acho tão estranho um livro ser tão especial para uns e para outros serem apenas mais um livro ou até como foi citado no post, abandonados.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu concordo que ACEDE mudou minha vida!
    Mas o livro que mais mudou minha vida foi "Como eu era antes de você". É simplesmente perfeito, e eu saio recomendando para todos que vejo, rs. Um que me fez pensar muito também foi o "Diário de Suzana para Nicholas". Lindo!
    Ótimo post :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O livro que MMV com certeza foi "A filha da minha mãe e eu" e "Eu não sou este tipo de garota". Foram livros muito marcantes pra mim.

    ResponderExcluir
  4. Ceile, adorei seu post. Realmente há livros que mudam como vemos as coisas ou nós mesmo. Tive esse sentimento com "Os 13 porquês", "Ensaio sobre a cegueira".
    Abraços, Shana

    ResponderExcluir
  5. Dois livros que mudaram algo em mim foi: O Oposto do Amor e Tudo Menos Normal!. Talvez não seja algo tão maravilhoso para outra pessoa, mas para mim foi! E te entendo completamente, cada pessoa é diferente, então, muito normal que mude o que vemos ao ler um livro. Mas, me pergunto muito, da mesma forma como você, o porque da pessoa não ver nada!

    ResponderExcluir
  6. Com toda certeza meu MMV foi uma surpresa ate para mim, pq ele foge completamente do estilo de livros q eu costumo ler (terror e fantasia).
    O livro é "A resposta"... Esse livro me tocou de uma forma tão grande q o li em um dia com o coração o tempo todo palpitando. No final do livro chorei horrores e falar nele ainda me emociona. Não sei ao certo pq... Talvez por ele tratar de vários temas delicados como racismo e violência ele tenha me afetado tanto.
    Com toda certeza, levarei ele e as lições q aprendi com ele no meu coração sempre.

    ResponderExcluir
  7. Acho que por eu ter lido poucos livros (uns 20 só) ainda não tenho um MMV, ou talvez já esteja velho insensível para isso, sei lá hahahaha
    O máximo que consigo é achar o livro excelente e ter como favorito por ter muitos quotes ótimos, e para mim o principal nesse quesito é o clássico A Insustentável Leveza do Ser, pois o começo dele totalmente filosófico cita algo que sempre pensei e concordo: "Uma vez não conta. Uma vez é nunca." Não vou me aprofundar nessa frase, que sei que muita gente não concorda, mas adoro ela.

    ResponderExcluir
  8. Ah, sempre fico meio assim quando termino de ler um livro que simplesmente amei, precisando compartilhar com alguém para poder comentar, e surtar. hauhauhauha Dificilmente a pessoa corresponde às minhas expectativas, mas minha mãe é a que sempre me faz feliz nisso. auahuahuah Enfim, ah, cara, A Culpa é das Estrelas também é um dos meus (bendito seja meu amigo que me deu de Natal *-* ), sempre que posso tô pegando o livro pra ler de novo, ou só algum trecho que me marcou. Agora, outro livro que me marcou bastante foi Onze Minutos, não sei bem o porquê, mas sempre me pego pensando ou lembrando de alguma passagem. E um que que eu li ainda no fundamental, chamado Sempre Haverá um Amanhã, que conta a história da Mahara, uma garotinha com uma deficiência mental. Como ainda era criança, não tinha muito conhecimento dessa área, me encantei com a batalha dela, e em como essas crianças podem ser amorosas, mesmo com todo o preconceito que sofrem. Não sei se é exatamente real, mas me deixou apaixonada por elas. Sempre lembro da cena em que ela corre pros braços do irmão que a desprezava, cheia de carinho pra dar. Linda e emocionante.

    ResponderExcluir
  9. Puts tenho uma lista de livros favoritos....
    Acredito que todo livro muda algo na pessoa, por mais que não seja uma grande mudança, sempre há algo novo em alguém após ela ler um livro.

    ResponderExcluir
  10. ultimamente meu favorito tem sido uma vida sem limites do Nick Vujicic, pois além de uma tapa na minha cara acomodada me ensinou que cada dificuldade na vida é um estimulo a ser mais e fazer mais!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Com toda certeza o livro que me marcou foi A ultima música, me fez enxerga várias coisas que eu não teria aprendido se não tivesse lido. Por exemplo, não guardar raiva de pessoas que só querem seu bem, porque a vida passa e podemos morrer a qualquer hora. Tbm te a parte do primeiro amor e entre outros motivos.
    Ok, não me bata. Mas eu tbm não consegui achar o tão emocionante, como as pessoas falam do livro A culpa é das estrelas. O livro é lindo? Sim é, mas pra mim foi como se fosse um livro normal, com uma história bonita mas nada tão UAUUUUUUUU pra mim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Realmente não há como deixar de amar e se apaixonar por livros, principalmente quando são capazes de nos comover e nos vermos espelhados na história.Ou como você mesma disse, como se a história fosse feita especialmente pra você por ter algo de sua vida e detalhes dela. Já me aconteceu muito isso e por isso sempre me encanto mais e mais com as histórias. O que mais amo e me marcou foi Orgulho e Preconceito. Desde que o li e vi pela primeira vez, não esqueço jamais. Beijos,

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho vários livros favoritos e que mudaram minha vida, claro que não radicalmente, mas mudaram minha forma de pensar, sabe, tem um livro chamado Quarto da autora Emma Donoghue, é uma historia tocante, onde entramos totalmente no universo infantil e vemos como as crianças vêem tudo com um olhar de inocência, acho que foi o melhor livro que li até hoje, e tenho vários outros favoritos também como A cidade do Sol, Uma prova de amor, As cinco pessoas que voce encontra no céu!

    ResponderExcluir
  14. Meus favoritos são Extraordinário, A Culpa é das Estrelas e Quarto. Tenho muitos outros, mas esse me tocaram profundamente :)

    www.chatadoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Putz, que complexo...
    Não consigo pensar em um MMV daqueles que você tem certeza que é ele..
    De certa forma sempre sinto um envolvimento até mesmo psicológico com vários livros, muito me fizeram pensar muito minha vida e em várias situações, não sei explicar porque, pode ser até de um livro nem tão bom assim, mas senti como se estivesse levando um tapa na cara, da vida.

    ResponderExcluir
  16. Nossa adorei o post.
    Eu já li tantos livros e muito me emocionaram de tal forma, que senti que era eu quem estava passando por tudo, tipo, me senti na pele do personagem. Que pensar agora e dizer um MMV é um pouco difícil, mas se eu fechar os olhos, os primeiros que me vem a mente é Confusões em Paris, Meu Conselheiro de Luz e A Última Música.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  17. O meu MMV é o livro Veronika Decide Morrer do Paulo Coelho.Esse livro foi como você disse no post: Um tapa na cara.Eu posso ficar falando o dia todo das coisas que eu gostei no livro mas a principal foi a que, no fundo no fundo, a loucura e a 'normalidade' são a mesma coisa.Esse livro mudou meu ponto de vista sobre tudo,li ele ano passado e até hoje reflito sobre ele e sobre os personagens da história.
    E a propósito: Amei o post *-*

    ResponderExcluir
  18. Adorei esse post Ceile *-* nossa, tem tantos livros que se tornaram especiais para mim, as vezes por motivos que nem eu mesma entendo, como As vantagens de ser invisível, enquanto eu o lia eu realmente tinha sentimentos conflituosos e não conseguia identificar se eu gostava ou não do livro, mas quando eu terminei de ler, percebi que ele me fez refletir sobre muitas coisas, desde coisas aparentemente insignificantes até as explicitamente importantes, enfim, nossa, acho que encontrei o motivo de eu ter um carinho especial por esse livro, também me senti assim com os 13 porquês. Teve um livro que me tocou tão profundamente com a sua escrita, foi A Linguagem das Flores, foi um livro que me surpreendeu muito e que infelizmente algumas pessoas acharam chato e monótono :/

    ResponderExcluir
  19. Aquele livro que mudou minha vida foi e sempre será Harry Potter. Ele pode não ter me mudado por dentro e tal, mas acontece que é um livro que eu vou me lembrar pro resto da vida.

    ResponderExcluir
  20. Um livro que eu falo que é um divisor de águas pra mim é o Como Eu Era Antes de Você, foi o primeiro livro que me fez chorar horrores, e me fez ver a vida por um outro aspecto. Confesso que emprestá-lo é muito complicado porque morro de ciúmes dele, mas ao mesmo tempo penso que outras pessoas deveriam experimentar a sensação maravilhosa que é conhecer a história de Will e Lou. Sou apaixonada por esses dois.

    ResponderExcluir
  21. Nossa, você me descreveu agora! haha
    ah tenho tantos MMV's: A menina que roubava livros merece total destaque aqui. Foi um livro que eu descobri por acaso e me encantei logo nas primeiras páginas. É aquele tipo de história que você se debruça pra ler, que se delicia com as palavras, perfeitamente escrito. Me emocionei com a história do começo ao fim. Enfim, não falarei muito, porque como a divina Hazel cita: "livros tão especiais e raros e seus que fazer propaganda da sua adoração por eles parece traição."

    ResponderExcluir
  22. o livro que me fez mudar o modo de pensar foi as vantagens de ser invisível, mostra muito sobre a vida no ensino médio que ainda estou cursando eu me identifiquei muito principalmente os problemas que os personagem principal sofre é muitas outras coisa eu vejo acontecendo ao meu redor muito tensoooo, o ensino médio é uma época de emoções fortes. Talvez as emoções mais fortes que uma pessoa possa sentir durante sua vida, são as primeiras ''experiencias''...

    ResponderExcluir
  23. Muitos dos livros que mudaram a sua vida, mudaram a minha também. E geralmente são aqueles que quando você termina, você pensa "como alguém pode não gostar desse livro?!". Eu até ousaria e criaria uma categoria denominada "livros impossíveis de não se gostar".

    ResponderExcluir
  24. Até agora, não me lembro de nenhum livro que tenha mudado completamente a minha vida, mas fiquei um pouco impressionado com alguns. Entre eles estão "O Caçador de Pipas", "Preces e Mentiras" e "Delírio".

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. Tenho alguns livros que mudaram minha vida.
    Não consigo ver uma linha continua deles.
    Mas, o primeiro que mudou de fato minha vida, e sempre procuro explorá-lo é Bíblia Sagrada. Ele não é um livro qualquer, nem o consigo ver como um livro como qualquer outro. Para alguns aventurar-se nele é uma tortura ou um dilema... Ele mudou minha vida, em muitos aspectos, preciso de mais um comentário para explicar.
    Outro livro que veio a modificar um pouco a forma de ver as coisas foi "A Menina que Roubava Livros" por toda a carga dramática e reflexiva que ele traz.
    Assim como "O Lado Bom da Vida" que muitos torcem o nariz, ele veio em um momento tão lindo e intrigante da minha vida, e nunca mais deixei de acreditar em finais felizes, depois desse livros.

    Achei o post muito firme e marcante!
    Parabéns!

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Não consigo definir um livro só que mudou minha vida, todos os livros que li mudaram minha vida de algum modo, mesmo não sendo tão bons ou sendo espetaculares, toda experiência é válida, por isso seleciono as minhas leituras pelo momento e quase nunca me decepciono, afinal só os livros podem nos fazer pessoas melhores.

    ResponderExcluir
  27. Eu acho que até agora um livro que me fez parar para pensar foi A Culpa é das Estrelas, pois quando alguém está com uma doença terminal a gente só pensa no que como a família está preocupada com a iminente perda de um filho, e o lado do paciente? Ele além de estar sofrendo com a doença e com as limitações que ela causa, a preocupação de como seus pais ficarão com a sua ida, é algo que o perturba pois ele é foco do sofrimento dos seus entes queridos, esse foi apenas um dos pontos que achei interessante entre tantos outros.

    ResponderExcluir
  28. Pergunta fácil e difícil. Não sei se posso explicar pq são MMV, mas posso citá-los e deixar que as pessoas tirem suas conclusões. Eu diria que Harry Potter mudou minha vida. Com 13 anos e uma personalidade bem complicada e incompreendida, ler Harry Potter me levou p outro mundo, definitivamente. Já crescidinha, conheci Antes que eu vá (da Lauren Oliver) que me levou a um patamar novo de sofrimento. Depois desse, As Vantagens de ser invisível, Uma Garrafa no Mar de Gaza e A Culpa é das Estrelas fizeram (fazem) presença nos meus pensamentos, todos os dias. Devo estar esquecendo algum, mas de fato, sei que ainda encontrarei outros para mudar minha vida...
    p.s: adorei o post!

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi! Realmente difícil essa escolha... O primeiro livro que li que me fez pensar profundamente na vida,na minha vida, nos meus pensamentos e escolhas, li aos 13 anos +-, é SÓ ELE OUVE, de Taylor Caldwell(algo assim), é impossível não se identificar com um dos personagens e repensar nossas vidas com eles, mas sem dúvidas, COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ e, especialmente A VEZ DA MINHA VIDA são MMVs!!!

    ResponderExcluir
  30. Bom, primeiro olá, agora o assunto que realmente importa.
    O livro que sinto vontade de baixar o nível quando falam mal e Percy Jackson -Tá muitas pessoas acham tipo muito infantil ou adolescente.-, não sei o que sinto ao certo quando leio ele, só que mistura de tudo na minha cabeça, que vai de realidade até fantasia ou imaginação, pra mim pega tudo que passo e transforma em uma coisa perfeita mesmo sendo tão surreal -confesso que uma parte de mim acredita em tudo que está escrito, e é essa parte que vence no meu subconsciente.- e só que tem tantos pontos que se for fala vou acabar descobrindo outros rsrs.
    MAIS SIMPLIFICANDO, AMO.
    AH Lembrei de falar sobre o tio Rick, ele escreve de uma forma que bate lá no fundo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.