Quando Você a Viu Pela Última Vez? - Lemony Snicket

O primeiro livro dessa série, resenhado aqui, já me surpreendeu muito, e me fez ter aquele gostinho de Desventuras em Série de novo, perfeito. E mais uma vez, Snicket conseguiu ganhar toda a minha aprovação, com um livro bem escrito e aquelas pinceladas de humor e nostalgia que me fizeram sofrer com mais teorias da conspiração. Essa resenha não tem spoilers do primeiro livro da série, então leia sem medo!

Nesse livro, o jovem Lemony Snicket tem mais um mistério para resolver. A família Knight chama S. Theodora e seu fiel escudeiro, Lemony Snicket, para solucionar o desaparecimento de sua filha, Cleo Knight. Os Knight eram os donos da fábrica de tintas que deu o nome à Manchado-Pelo-Mar.

O problema é que S. Theodora dá o caso por encerrado quando uma pessoa diz que, quando viu Cleo Knight pela última vez, a garota dizia que estava fugindo para se juntar ao circo. Snicket percebe que existe muito mais coisa por trás disso, e que obviamente alguma coisa estava errada - alguma coisa entre o estranho e suspeito botânico dr. Flammarion e a estranha família de Cleo, que parece eternamente drogada. Mas o quê, o garoto não sabia dizer. Com a ajuda dos amigos que já apareceram em "Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?", Snicket vai aos poucos chegando à respostas e também a muitas, muitas, muitas perguntas.

Pra começar, devo dizer que adoro a série Desventuras em Série, e quando essa "segunda série" saiu, fiquei maluco. Repito: não é necessário ter lido Desventuras em Série para ler Só Perguntas Erradas, mas os easter eggs presentes no livro são impagáveis!

Adorei, novamente, todo o ambiente em que o livro se insere, e tudo mostra para mim que Handler, o autor real por trás de Lemony Snicket, não perdeu a mão. O mistério é super bem embasado, embora dedutível, e eu achei que é uma continuação perfeita para a série que já começou bem. Não vou negar: ele é mais lento que o primeiro, mas ainda assim, acho que nem notei direito. S. Theodora continua sendo tão útil quanto cubos de gelo no Polo Norte, mas todos os outros personagens me agradaram bastante, e parecia que eu os conhecia há bastante tempo.

O enredo de mistério e o comportamento dos personagens são o que mais prendem a leitura, e tentar entender, minimamente, todos os mistérios que rondam o livro (e as séries) também ajuda muito para que o livro flua. Se você já leu Desventuras em Série, O QUE está esperando pra ler Só Perguntas Erradas? E se você ainda não leu Desventuras em Série, não tem problema! Corre pra ler a série que, eu garanto, é boa demais (tanto para adultos, quanto para crianças. As referências à outros livros e filmes, se você entende, são bem legais). No final desse livro, é impossível não tentar criar UM MILHÃO DE TEORIAS sobre C.S.C, a organização secreta presente em Desventuras em Série, principalmente com um personagem importante de Desventuras em Série aparecendo.

Apenas uma coisa me chateou bastante: o nome desse personagem de Desventuras em Série que aparece em "Quando Você a Viu Pela Última Vez?" está em inglês. Achei bem chato porque me fez criar um milhão de teorias sobre a série, mas quem não sabe os nomes dos personagens em inglês pode nem entender quem é aquele personagem (talvez entenda pelo contexto, mas não era pra ser assim). O tradutor poderia ter lido os livros de Desventuras em Série para traduzir Só Perguntas Erradas melhor, e utilizar os mesmos nomes. Mas todo o resto do livro, isso é, a capa, a arte e todos os acabamentos, estão maravilhosos! A Seguinte mais uma vez surpreende.

Comentários
21 Comentários

21 comentários:

  1. Ah, Lemony é muito foda!
    Acho que vou ganhar esse livro de Amigo Secreto...o que é muito triste pois me impediu de já comprar ele.
    A história nem preciso falar que é boa e que ele faz mais perguntas erradas que precisaria de muitos outros livros pra responder, o que é tipico dos livros do Handler (os que ele assina como Lemony ao menos).
    Bem, espero que chegue logo o dia 10 pra eu poder ver se me darão esse livro mesmo...senão já encomendo.

    P.S. - Esse personagem de desventuras é o que você falou no twitter (e que tá no "Marcadores")??? Digo, eu creio que seja...kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Estava me perguntando exatamente se este era tão bom quanto o primeiro e fiquei muito feliz por ser até melhor. Estou lendo o primeiro agora e estou amando. Quando terminar vou tentar ler este logo. Obrigada pela resenha. Ansiosa por este também. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente nunca tive a oportunidade de ler o livro desventuras em serie, só tive contato com o filme mesmo e achei meio fraco.
    Quando me deparei com a capa do primeiro livro dessa serie fiquei imaginando do q se tratava. Agora pela resenha do segundo posso dizer q matei minha curiosidade e q me interessei em começar a ler a serie. hehehe

    ResponderExcluir
  4. Sinto dizer que não conheci esse livro...mas fiquei interessada, vou procurar saber mais sobre o primeiro e esse, quem sabe ele acaba indo para a minha pequena/grande liste de desejados.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  5. Renato é muito bom quando lemos um livro em série e nos surpreendemos com a história, pois quando gostamos da primeira a segunda história tem que superar as expectativas!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Renato!
    Não li o primeiro livro da série (mas li sua resenha, e infelizmente acho que não tem nada a ver com meu estilo de leitura...) e também não me interessei muito por ler esse volume.
    Parece ser bom para quem gosta do gênero, rs.
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca tive interesse por Desventuras em série, porém esse dias um amigo insistiu para eu assistir o filme e não deu outra, fiquei encantado pela história. Já tô doido para comprar a caixa com todos os livros. Mas como são muitos livros, acho que vou começar por essa série porque fiquei bem interessado. Já vou pesquisar o preço desse e do outro livro.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro não me atraiu muito não, mesmo depois de ler o que você escreveu ainda assim não me animei. Não curti a capa, e se não gosto da capa dificilmente leio o livro.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  9. Não li a serie anterior, e mesmo não precisando ler a série anterior se começasse a ler essa seria levada a série anterior, então, devido estar fugindo de séries grandes, prefiro não iniciar, pelo menos por enquanto. Mas, parece sim ser uma boa série, e amo um bom mistério. Mas, realmente ultimamente estou filtrando muito o que tenho a ler para terminar com antigas séries. Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Tenho vontade de ler Desventuras em série, mas é giganteeee. Essa série nova aí é ilustrada? Amei a capa e parece ser bem legal! Chato o tradutor ter bagunçado os nomes.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia a série, mas parece ser interessantes. Acho que tenho que dar uma chance a Desventuras em série, é uma série que até hoje só li elogios sobre ela. Ai ai, minha lista de desejados só aumanta...

    ResponderExcluir
  12. Já tinha ouvido falar sobre Desventuras em série, mas nunca soube nada concreto sobre tal livro. Livros de mistério me encantam, na verdade, qualquer mistério. Gosto de ao longo do livro junto com o personagem principal desvendar os mistérios....
    Ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro livro desta série, mas farei o mais breve possível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este livro é uma aventura muito boa com vários mistérios, adoro o LEMONY SNICKET que apareceu no livro desventuras em séries , mas eu não gostei da tradução do livro em português não é muito boa que o original que é escrito em inglês mais tirando isto , os livros dele além de ser uma aventura gostosa de ser lidas, muitas vezes são ilarias como desventuras em séries, me apaixonei pelos livros ..

    ResponderExcluir
  15. Não gosto muito do gênero de aventura, mas parece ser aquela leitura leve ideal para acabar com ressacas literárias ou depois de uma leitura muito densa.
    De "Desventuras em Série" eu só conheço o filme, embora me interesse bastante pelos livres, mas o preço do box nunca me permite comprar.

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li a série "Desventuras em Série", mas tenho vontade. Tenho o primeiro livro dessa "segunda série", mas ainda não o li, pois prefiro ler quando tiver com todos os volumes em mãos. Que bom que esse segundo livro continuou tão bom quanto o primeiro. Como sou fã de mistérios, com uma pegada de aventura, tenho certeza que irei me esbaldar nesse.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li Desventuras em Série, mas adorei esse clima de mistérios, não é querendo apenas repetir suas palavras mas mistério é uma coisa que eu adoro e me faz ficar cada vez mais empolgada com uma história, sem bem contada é claro

    ResponderExcluir
  18. Que livro interessante!
    Sempre quis ler desventuras em série, mas nunca tive a oportunidade.
    Confesso que preferiria ler primeiro a saga D.S. , logo depois ler esta.
    Vamos ver quem vem primeiro.
    Gostei de cada linha dessa resenha, me fez verdadeiramente querer ler, me instigou Parabéns!

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Já quase comprei Desventuras em Série várias vezes, sempre algo me impediu de terminar a compra, vou comprar e ler o quanto antes, gosto das capas, das histórias, e essa nova série também despertando muito minha vontade de lê-la, começo do ano que vem compro todos os livros e ai sim posso comentar algo...kkkk

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.