Reiniciados - Teri Terry

Como fã de distopias, não podia ficar alheia à história da Teri Terry - ainda mais com esta capa, né? (sim, tenho um fraco por capas, que na verdade é muito forte.)

Kyla foi reiniciada e está pronta para ser reintegrada na sociedade. Ela teve sua memória apagada e está saindo do hospital para sua nova vida com uma nova família e tudo que ela viver dali pra frente, será novo. Tornar os jovens reiniciados foi a solução que o governo encontrou para dar uma segunda chance aos infratores que, após o processo, são monitorados através de um nivo que controla as emoções - quanto mais alto, mais feliz o indivíduo está e não apresenta risco; quanto mais baixo, mais bravo/triste está e mais propenso a cometer algum delito. Neste último caso, o nivo pode "desligar" a pessoa, deixando-a desmaiada ou morta. É. Kyla agora é uma mente em branco, mas, com o tempo vai percebendo algumas coisas estranhas e sabe que alguma coisa está errada, mas não sabe em quem confiar ou o quê exatamente está errado.  

"Ben e os outros apenas se sentaram juntos e sorridentes, como sempre, mesmo sabendo que alguém havia sido machucado deliberadamente. E não era como se não se importassem. Ben veio e me ajudou, não foi? É como se em seus pequenos cérebros de Reiniciados e felizes aquilo não fosse o suficiente para criar retaliação.
Não sou como eles.
Não compreendo."

Antes de tudo, Reiniciados foi uma ótima leitura. Daquelas que me pegou de jeito e a cada página eu queria ler mais e mais e mais. Sério, aprecio livros assim, que me mantém presa e curiosa, até viciada, mesmo que depois da leitura eu faça alguns questionamentos e encontre alguns pontos a melhorar.

A ideia do livro é genial e acho que só uma impossibilidade científica/humanitária inviabiliza tais procedimentos na nossa sociedade. Olha, não quero ser fria nem nada, mas a ideia parece ok, não? Tá, talvez não, mas isso na ficção ficou muito legal, pelo menos à primeira vista. É claro que por se tratar de uma distopia, há algo de errado e extremamente controlador por trás da solução do governo e, aos poucos vamos percebendo que isso se estende também para os demais cidadãos, não só os reiniciados. E toda essa aura de mistério "do que está realmente acontecendo" é o que mantém as mãos grudadas no livro, além dos capítulos curtos e intensos.

Este livro é feito de sensações e desconfianças, mas nada exatamente concreto. A sensação é que aconteceram um milhão de coisas, mas nada tangível ou mensurável, essa é a verdade. Mesmo sendo ainda o primeiro volume, eu queria mais fatos para dar sustentação à história. A gente sabe que tem alguma coisa errada, mas não fazemos ideia de quem articula as coisas, do objetivo de tudo isso. Como o livro é narrado em primeira pessoa - coisa que eu amo e é quase fundamental para meu envolvimento com a narrativa -, sabemos tanto quanto a Kyla = NADA. Isso mais ou menos justifica a ausência de informações, mas a autora poderia trazer tantas coisas a mais neste livro. Também acho que a sinopse (tanto da editora quanto de algumas resenhas que li) são um pouco equivocadas e eu diria que dá spoiler, já que algumas coisas citadas acontecem quase no final do livro, outras nem acontecem de fato, são apenas insinuações pouco claras. Ou é erro da sinopse ou a autora realmente demorou muito para trazer essas coisas.     

Além de gostar da narrativa em primeira pessoa, gostei bastante dos personagens secundários. Todos aparentam uma personalidade X, mas acabam sendo imprevisíveis, ganhando nosso coração ou nossa desconfiança. O único que me decepcionou foi Ben - sério, ele tinha TUDO para ser um cara legal que ajuda a mocinha, mas ele teve uma atitude que eu demorei para acreditar. Sério. QUE ÓDIO! O romance é praticamente facultativo. Dificilmente romances em distopias me convencem, então já tenho certa resistência a eles. Os Lordeiros ainda são uma incógnita, mas me causam arrepios, a mesma sensação que causam em Kyla.

Reiniciados é o tipo de livro impossível de largar, a narrativa me deixou muito curiosa e, de certa forma, eu esperava um pouco mais de respostas, de fatos, mas tudo que acontece aqui são indagações para o próximo volume (pelo menos espero, mais uma vez, que a autora traga coisas mais concretas). Já estou com Fragmentada aqui e pretendo começá-lo na próxima semana. Enfim. Eu indico sim o livro, apesar das minhas observações, acho que ele tem tudo para melhorar ainda mais neste segundo volume e sei que é o tipo de livro que as pessoas vão se envolver e gostar. É meu palpite.

Comentários
25 Comentários

25 comentários:

  1. Como estou lendo a série Jogos Vorazes - bem atrasado - estou com vontade de ler essa outra distopia que parece ótima também.
    Capítulos curtos e intensos são tão bons, e ainda narração em primeira pessoa, não tem como não se envolver e não ficar viciado querendo ler sem parar.
    Mas, vou esperar todos os volumes serem lançados, aí sim começar a ler.

    ResponderExcluir
  2. Reiniciados parece ser um bom livro, apesar de não ser meu tipo de leitura favorito ou desejado no momento, mas sinceramente, essa exploração cientifica me dá medo, pois assim parece que isso possa ser real, ja que os avanços são grandes e a ganância humana sem limites
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou louco por distopias, e tenho um fraco por capas, mas, no meu caso, não tanto quanto você. Rsrsrs
    Compartilho da sua ideia de que a a ideia desse livro é genial e bem criativa, pois consegue se destacar um pouco mais em relação às outras distopias. E, nada me assusta se isso acabar acontecendo na vida real daqui a algum tempo. Legal as personagens serem bem interessantes, pois a trama não fica refém de apenas um ou dois que destacam mais.
    Espero ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. aquela velha história né: as vezes você pega um livro, mas as vezes o livro que te pega hahaha
    não sou muito fã de distopias, mas as vezes (bem as vezes) me sinto interessada por algumas... sua resenha me lembrou Delírio da Lauren Oliver, mas acho que não tem nada a ver né? kkkkkkk
    gostei bastante de Delírio, então talvez eu goste deste, e se um não tiver nada a ver com o outro, será uma surpresa para mim :P

    ResponderExcluir
  5. Puxa, detesto quando nessas sinopses há spoilers. Para mim isso é o fim, e pior ainda quando conta metade do livro ou algo lá do fim. Estou para parar de ler sinopses... É uma das séries que estou acompanhando por resenhas. E espero que o livro permaneça bom, e os personagens cresçam cada vez mais.

    ResponderExcluir
  6. Estou ansiosa é doida pelo livro há MUITO tempo. Essa história é intrigante desde o começo do livro pelo que pude notar pela resenha ,agente si envolver junto com a personagem do livro. E imagino que o primeiro livro seja o primeiro de muitosss....

    ResponderExcluir
  7. Essa série parece ótima, estou acompanhando por resenhas até lançarem todos no Brasil. E espero que continue boa até o fim. Logicamente quero ler para ver se é tudo isso e como gosto bastante de distopias não seria nenhum sacrifício Ainda mais que este parece ser uma obra realmente boa. Espero não me decepcionar

    ResponderExcluir
  8. Oi Ceile :3

    Terminei de ler Reiniciados semana passada e convenhamos foi um livro totalmente "tiro no escuro" porque realmente não sabemos nada! No começo fiquei bem incomodada com isso mas então pensei "Pera, a personagem tem que seguir essa linha de não saber nada senão qual o sentido da narrativa" e foi assim que finalmente me deixei levar na leitura e mergulha nesse enredo sem nenhuma base fixa de verdade HAUEHUAEHUAE

    E agora estou super ansiosa pra Fragmentada T-T

    Beijos!
    Nathália N.
    Nova resenha no Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Puts, essa série parece ser muito boa! Vi que já tem data pra sair a continuação.
    Se for uma trilogia vou comprar sem pensar duas vezes...mas melhor esperar lançarem todos pra ver qualéqueé.

    ResponderExcluir
  10. Gosto de distopias, apesar de não gostar de livros que são uma série.
    Únicos livros que li que são series foram Jogos vorazes, Percy jackson e Crepúsculo. Mas, enfim...
    Eu já vi várias resenhas por aí sobre este livro, e nunca me dei a chance de ler alguma, além da sua resenha e me surpreendi com a historia do livro, não sabia que era bem bom.
    Acho que vou da uma chance para esta série. Quem sabe?!
    Beijoooooooos

    ResponderExcluir
  11. Estou doida par ler esse livro! E a sua resenha só me deixou mais ansiosa ^^ adorei a premissa dessa distopia, e tudo bem, talvez no mundo real seria mt dificil empregar mas é uma ótima forma de reinserir um indivíduo que cometeu um crime bárbaro de volta a sociedade, claro, se ele não for um psicopata pois todos temos um instinto e se a natureza daquela pessoa for torturar/matar não é pq ela não se lembra do que fez que não tentará fazer novamente.

    ResponderExcluir
  12. Eu to louca pra ler esse livro. E sua resenha me deixou com mais vontade ainda.

    Bj
    Vanessa
    bookistheanswer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Então, em se tratando de distopia, eu já gostaria de ler algo mais em 3ª pessoa XD
    Os protagonistas são sempre tão alheios a tudo, e nos primeiros volumes de TODAS as séries que temos quase nada acontece (realmente relevante) que eu fico MUITO DOIDA (no bom sentido, rsrs). Talvez seja proposital dessas autoras (safadenhas xD) e uma técnica para manter o leitor vidrado. Bom, comigo funciona na maioria das vezes, hahaha.
    Vc me colocou um pouquinho de "medo" sobre o comentário de que a sinopse e algumas resenhas revelam mais do que deveriam..já li tantas resenhas de Reiniciados...será que já li algo que não devo? XD

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá Ceile!
    Adorei a sua resenha *-*
    E saber que esse é um livro que prende tanto... bom, quero lê-lo agora mesmo!
    Tenho um fraco por distopias também, são maravilhosas!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Final de semana passado estava tomando um sorvete com umas amigas e jogando papo fora sobre livros quando uma delas tira da bolsa justamente esse livro.
    Achei a capa absolutamente linda e muito sombria. O fato de ser uma distopia me chamou bastante atenção e depois desses comentários positivos, fiquei curiosa pra conferir.
    Acho q vou pedir emprestado a minha amiga.

    ResponderExcluir
  16. Se eu já estava com vontade de ler esse livro, depois dessa resenha só aumentou.
    Não gosto muito de distopias, pelo contrário, adoro histórias pé no chão e bem realistas, mas essa me chamou atenção desde o lançamento da capa do segundo livro "Fragmentada". Muito criativo! E a história além de misteriosa, interessante e envolvente, é bem original.

    ResponderExcluir
  17. Olha, pense num livro que tÔ me roendo pra ler kkkkk
    amei a resenha, e aguçou mais a minha vontade.. quero muito ler esse
    vi a capa do segundo e fiquei mais louca ainda... super quero
    :*

    ResponderExcluir
  18. Em relação ao comentário no inicio do post eu também sou fascinado por capas kkkk.
    Ultimamente tenho lido bastante distopias e Reiniciados é uma que no começo não me chamou atenção porque achei que seria algo clichê, mas depois ao pesquisar um pouco mais percebi que o livro parece ser bem promissor.
    No momento estou lendo Prodigy e a minha próxima leitura distópica será Divergente, mas Reiniciados será na sequência, pois parece ter uma ótima história e sempre vejo criticas positivas.

    ResponderExcluir
  19. Só pelo fato de ter a sua memória apagada já deve ser uma loucura, meu. Acho que eu ficaria completamente perdida e sem saber o que fazer. Antes eu passava batido por esse livro, mesmo com a capa linda, mas depois que comecei a ler sinopses, inclusive a sua, me interessei bastante pelo enredo. Cara, mas, vem cá, se a pessoa entrar em depressão já vai morrendo? Aliás, se ela é reiniciada, me deu curiosidade pra saber qual foi o crime que ela cometeu para chegar a esse ponto.

    ResponderExcluir
  20. Estou por demais ansiosa pra ler esta série incrível. Sua resenha foi a mais completa que li sobre o livro e estou encantada com a história. Você foi capaz de despertar minha curiosidade a respeito dela e dos personagens. Espero conseguir ler logo. Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Esse parece ser um livro muito bom...fiquei curiosa para saber mais.
    Deve ser estranho ter a mente apagada e saber que tem alguma coisa faltando, alguma coisa errada.
    Adorei a resenha.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  22. ja tinha ouvido falar bem desse livro, com a sua resenha fiquei com mais vontade de ler.

    ResponderExcluir
  23. Este é um dos livros recentes que menos me chamam atenção!
    Desde a capa, até mesmo a história.
    Gosto de distopias, mas algo verdadeiramente me parece fraco e frágil, talvez só mudaria de opinião lendo!
    A resenha está ótima, mas verdadeiramente não me animou muito para buscar lê-lo.
    Até!

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Ainda não comecei realmente no mundo das distopias, essa em especial me deixou muito curioso e querendo ler, em breve o farei.

    ResponderExcluir
  25. Oi Amado-a do senhor vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo em destaque.
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.