A Filha das Flores - Vanessa da Mata

"Eu seria filha de vovó? Quem sabe. Mas como? Se chamava minhas tias de titias? Fui descobrindo, com os anos vindos, que eu não devia ser filha de ninguém. (...) Mantive as minhas perguntas em segredo, e assim segurava minhas esperanças, podendo ser filha de quem eu bem entendesse. A filha das flores."

Tudo o quer de mim, é demais, é pesado, não há paz... Sim, ela. A Filha das Flores é o romance de estreia da cantora Vanessa da Mata e é regado à sua melodiosa arte de compor, perceptível em cada frase ritmada e carregada de poesia. O livro é narrado pela jovem Giza, a quem vemos crescer a cada virar de página e completar a maioridade bem diante de nossos olhos. A jovem interiorana é envolta pela atmosfera rural proveniente das exuberantes raízes Mato-grossenses, cheia curiosidade, ingenuidade e fantasiosa.

O pequeno vilarejo onde vive fica à beira de uma estrada que liga os dois extremos do país. Desde cedo foi trabalhadeira, ajudando as tias a confeccionar buquês e arranjos de flores que cultivavam na propriedade onde moravam e que abastecia a região. Giza cresceu à sombra das tias, cujo as curvas encantavam os homens da redondeza, fazendo-a sentir-se deslocada por não parecer fisicamente com nenhuma delas. Tinha o corpo magro, seios que pareciam limões filhotes e pernas que se assemelhavam a varetas de mandioca. Por longos anos ficou presa à infância. Tinha uma paixonite pelo sorveteiro, o Nestor, mas ao completar dezoito anos, não mais o via com os mesmos olhos.

No dia de seu aniversário, conheceu Tito. Mas, ao perceber que sua tia Florinda arrastava asas para o rapaz e, ao surpreendê-los aos beijos no fundo da casa paroquial, o mundo de Giza desabou. A inocência lhe foi arrancada de maneira brutal e a admiração que nutria pela tia já não era mais a mesma. Via como a mulher se insinuava desavergonhada para Tito e decidiu que nunca voltaria a ser a menina tola de antes. Estava decepcionada, não por não ser capaz de manter a atenção do rapaz, mas por ter sido ludibriada pela falsa moral que lhe era pregada todos os dias. Segundo as tias, àquilo era coisa de mulher perdida; mulher da vida.

"Naquele momento percebi que não a conhecia. Pior, tive medo de que ela não me mostrasse a sinceridade de uma verdadeira amiga e tia que eu pensava que era, que dentro de todos os meus anos de convivência eu agora tinha certeza de que havia submundos guardados com a minha inocência, e que apesar de nunca tê-los visto eles eram reais."

Com um enredo com um pé na poesia, Vanessa da Mata me surpreendeu. Tive um início de leitura meio acinzentado e não achei que haveria progresso. Nos primeiros capítulos há bastante narração, afim de levar o leitor o mais depressa possível para os acontecimentos mais adiante. Ou seja, é uma longa – mas necessária – introdução. O livro fica realmente interessante após o aniversário de Giza, da página cinquenta em diante, e suas descobertas no mundo real. Ela também não sabe quase nada sobre seu passado, agregando uma boa dose de mistério à trama e, futuramente, levando-nos a descobrir que há mais segredos naquela vila do que se possa imaginar.

Vanessa abordou temas variados, como o descobrimento da sexualidade e do primeiro amor, o poder que as crenças e a religiosidade exercem sobre a população rural. Lendas, mitos, divindades. Pintou a simplicidade das moradias e de seus habitantes, o estardalhaço que causam os mexericos de velhas linguarudas, as traições encobertas por simples encomendas de buquês e a cada bilhete escrito e tantas outras realidades que nada diferem do povo que mora na cidade grande. Apesar de pender para o lado mais dramático o enredo tem certa dose de humor.

"― Você não foi parido, foi cuspido!
E você foi peidado e fede até hoje. Está se queixando, seu falador bundão?

Olha aí filho duma ... gorda. Um trator nos ultrapassou, sabe a velocidade de um trator, seu homem planta? Reage, desgraça!"

Vanessa soube, com maestria, captar a essência da escrita como se tivesse passado a vida a escrever. Para primeiro trabalho, saiu-se maravilhosamente bem trazendo um linguajar afiado e desprovido de certo pudor, não sendo indicado para leitores muito jovens. O que, aliás, acredito que não seja o tipo de público que pretendeu alcançar. Embora a grande maioria dos novos autores nacionais não seja reverenciada como muitos estrangeiros que simplesmente “explodem” por aí, acredito que ainda verei o dia em que vibraremos com as inúmeras adaptações de obras nacionais para as telonas. Ê sonho!

Mas é FATO que, além de talentosa cantora, Vanessa tem no sangue também, o dom de brincar com as palavras! Então, encomendem seus ramalhetes e deixem que Giza adentre as portas de sua casa e lhe proporcione boas horas de proza! 
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Adorei a sua resenha, querida! Comprei no sábado este livro da Vanessa e também o da Fernanda Torres. Doida para ler! Beijos!

    Ilmara

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Me falaram muito bem desse livro, fiquei curiosa para lê-lo.
    Mas não o acho nas livrarias, uma pena :(
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Apesar do livro parece muito bom, não é o tipo de leitura que pretendo fazer por agora. É bom esses livros que mostram o crescimento e tudo mais, amadurecimento.

    ResponderExcluir
  4. Não sou fã das músicas dela, mas a respeito e agora ganhou minha admiração por fazer uma obra tipicamente brasuca, e com primor.
    Parabéns a ela, e que ela seja reconhecida como uma boa autora e consiga mais sucesso e com isso mais livros.
    Quanto a resenha, achei que ficou ótima, me deixou com vontade de ler, mesmo eu não sendo tão familiarizado com leitura nacional.
    Por último, acho raro ver resenhas desse tipo de livro - geralmente, são mais para público adolescente feito por gringos - acho que acrescenta muito ao blog ter às vezes resenhas de livros assim.

    ResponderExcluir

  5. Nossa não sabia que ela tinha escrito um livro, essa foi novidade.
    A história não me despertou curiosidade, mais quem sabe não arrisco a leitura um dia desses né?

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gente, não sabia que ela tinha escrito um livro. Que surpresa.
    O enredo que o livro traz consigo é bem bom, mas não sei se é o tipo de leitura que me agrada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Vanessa da Matta,é linda excelente cantora e compositora conheço quase tudo:Como escritora deve ser legal tam´bem vamos conhecer.Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.