A Infância de Jesus - J. M. Coetzee

Esse é um daqueles livros que você não sabe o que esperar dele, e acaba se surpreendendo com tudo o que ele te apresenta.


Em A Infância de Jesus, nos deparamos com a historia de Simón, um homem de meia idade que durante a travessia de navio para um novo país, para uma nova vida; que encontra David, um menino que se perdeu da mãe durante a viagem, e assim, se tornando responsável pelo garoto. Acompanhamos a busca pela mãe perdida de David, uma mulher que Simón nunca viu, e que o menino não se lembra como era. Sem conhecer ninguém, e muito menos sem saber hablar español, os dois tentam se virar como podem.


Novilla, a cidade para qual se mudam, é um lugar com pessoas dispostas a ajudar os outros e de fácil sobrevivência. Seguindo apenas sua intuição, Simón "encontra" a mãe do garoto, Inês, uma virgem de 30 anos que está disposta a reassumir o seu papel como mãe de David. E quando o faz, começa a tratar o menino como um bebe, e ele muda muito a sua personalidade; sendo assim, considerado um garoto especial, superdotado, extraordinário. 

Mas será que essa foi a melhor atitude a ser tomada? Será que o garoto é tão especial assim como eles pensam? Se sim, por que?

"Eu posso convidar você para ser meu padriño."
"Isso não é você que faz, meu menino. Não pode escolher um padrinho para você mesmo, do mesmo jeito que não pode escolher seu pai. Não tem uma palavra certa para o que sou para você, assim como não tem uma palavra certa para o que você e para mim. Mas se você quiser, pode me chamar de Tio. Quando perguntarem: Quem ele é para você?, você pode responder: Ele e meu tio. Ele e meu tio e gosta de mim. E eu vou dizer: Ele é o meu menino.           
Gente, sério, confesso que ainda estou tentando digerir esse livro. Está tudo embaralhado na minha cabeça, não sei o que falar dele. Na verdade, acho que A Infância de Jesus é um livro que ninguém consegue dar respostas prontas sobre ele. Com personagens cativantes e alguns repugnantes; sobre os principais: Simón é daqueles senhorezinhos que você tem vontade de ter como avô, que fez de tudo pelo menino e, mesmo sem querer, começou e amar o garoto. Já David é um garoto esperto, educado e querido por quase todos que o conhecem, mas que em alguns momentos fica chatinho, afinal, é uma criança (e a maioria das crianças ficam chatinhas na idade de David #sorry). E a Inés, em alguns momentos eu queria dar um tapa na cara dele e dizer "Queridinha, se toca, ta achando que é quem? A mãe de Jesus?".

Esse é um livro misterioso e intrigante. O titulo chama muita atenção, e alguns trechos também; é daqueles livros que você fica meio: SERÁ? O titulo e o trecho a seguir me deixaram pensando "será que David é uma 'encarnação' de Jesus?"

"... Agora mostre como você escreve. Escreva: Convienene que yo diga la verdad, Devo dizer a verdade. Escreva. Com-viene.” Escrevendo da esquerda para direita, traçando as letras com clareza, mesmo que devagar, o menino escreve: Yo soy la verdad, Eu sou a verdade.”           
Eu ainda não sei o que responder, mas acho que ficarei muito tempo com isso matutando na minha cabeça. O trabalho da capa ficou muito legal, adorei a foto do menininho nela (o que só entendemos no final); encontrei poucos erros de digitação, mas nada muito drástico; a unica coisa que me incomodou um pouco foi a forma das falas, são entre aspas, e não "–", eu, particularmente, acho que isso fica meio confuso . Enfim, eu gostei muito do livro, mesmo ainda confusa. Então se você gosta de filosofia, gosta de pensar, gosta de crianças, de Jesus e afins; leia o livro (e me diga se o menino é Jesus antes que eu morra com isso na cabeça, haha). Beijos, e até a próxima!
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Oláa, primeira vez que vejo esse livro, nunca tinha ouvido falar dele, mas pela tua resenha ele parece ser boom, não sei se ele se encaixa nos gêneros que eu costumo ler, mas quem sabe né?
    beeijos
    keetring.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito!:

      http://numadeletra.com/a-infancia-de-jesus-de-j-m-coetzee-44632

      Excluir
  2. Duda, eu achei o livro bem confuso, bem diferente e bem intrigante...
    deu vontade de ler só pra tentar desvendar algumas respostas
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O livro realmente parece chamar muita a atenção, mas não é o tipo de leitura que procuro, e não foi aquele livro que me despertou vontade de ler.

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar sobre este livro, mas pelo que vi na sua resenha, mesmo que me pareça que você tenha gostado, eu não leria...
    Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.