A verdade sobre os contos - Chapeuzinho Vermelho

Chapeuzinho Vermelho é uma garotinha que usa uma capa vermelha, que lhe rendeu o apelido. Está indo levar doces para avó doente, e indo contra o que a mãe pede, a menina pega um perigoso atalho. No caminho é interceptada pelo Lobo Mau e, diante de sua fala mansa, acaba dizendo onde vai e o que vai fazer. O Lobo a engana, chega na casa da avó de Chapeuzinho primeiro, devora a senhora e ainda veste suas roupas para esperar pela garotinha.
Quando Chapeuzinho chega na casa da avó, desconfia um pouco, mas mesmo assim conversa com ela normalmente, naquele famoso diálogo (“vovó, que dentes grandes você tem!”). O Lobo então se revela. Chapeuzinho, ágil que só, consegue fugir. Um caçador ouve os gritos, mata o Lobo, tira a velha da barriga dele e salva todo mundo. ÊÊÊ!!! Final feliz! Os humanos estão vivos, o bem venceu, o mal perdeu, todo mundo tá feliz, faz uma dancinha, canta uma musiquinha, festeja e tudo acaba no felizes para sempre. Oooobaaaa!!!!
SÓ QUE NÃO!

Como sugere a matéria, esses são os contos de fadas originais. Começamos com a Branca de Neve, depois A Pequena Sereia e também a Rapunzel. Agora é a vez da Chapeuzinho Vermelho. História meio triste né, já que o lobo jantou a vovó dela e tal... O problema é que ele não foi o único.
Vamos começar.

1. Até parece que essa história de ser pega pelo lobo é real... lobo é coisa de zoológico!
Entretanto, estamos falando de outro tempo! Naquela época existiam mesmo ataques de lobos, e ninguém quer que pessoas sejam devoradas por lobos por não saberem daquele pequeno detalhe. Essa é uma das explicações para a origem do conto da Chapeuzinho. A outra explicação está no fato dos camponeses deixarem seus filhos sozinhos em casa, então eles precisavam alertar seus filhos para que não fossem para as florestas perigosas e bosques na ausência dos pais. Bem, se eram esses os motivos, a história não poderia ter o típico final feliz. Afinal, o objetivo era apavorar as criancinhas para que elas respeitassem os pais e ficassem em casa, sem se aventurar sozinhas pela floresta.
opa, péra, é OTO lobo
2. Mas até aí não tivemos nada macabro... certo?
Mais ou menos! É de Charles Perrault a versão impressa mais antiga, então vamos considerar a sua versão como a “original”. Nela, Chapeuzinho é uma jovem bonita e educada, que está levando os doces para a avó doente. Porém, no caminho, ela é enganada pelo lobo, que a recomenda o caminho mais longo como atalho. Assim, ele chega antes na casa da avó de Chapeuzinho, fatia a velha (IRC!) e coloca seu sangue em uma garrafa. Quando Chapeuzinho chega o lobo, disfarçado, oferece a carne e o sangue (como se fosse vinho) para a garota, que come e bebe sem de nada desconfiar (!!!!!!!!!!!!!). Sim, vocês leram direito. Ela come a carne da avó e bebe seu sangue como se fosse vinho!
Pra quem conhece os mitos gregos (e pra quem não conhece, dá pra conhecer aqui!), essa ideia de comer um ser humano é muito presente no ciclo de tragédias da Orestéia, quando o Atreu, o cara que foi chifrado pelo Tiestes, mata o filho de Tiestes e o serve no jantar para o qual ele foi convidado. Tiestes come o próprio filho e só depois é que Atreu confessa tudo para ele. É assim que Atreu faz com que sua família (e sua linhagem) sejam amaldiçoadas.
Pela estrada afora eu vou bOH WAIT!
3. Eca! Que bom que acabou...
Ainda não! Depois disso, o lobo pede para que ela tire suas roupas, as jogue na lareira, e se deite nua com ele. Ao fazer isso, Chapeuzinho comenta sobre o tamanho da “vovó”, sobre como é peluda (é para te esquentar, minha neta), como tem os ombros largos (são para te carregar nas costas, minha neta) e como é duro e longo o que a “vovó” tem entre as pernas (é para saber quando estou feliz), finalizando com “Como você tem os dentes grandes, vovó!”. Então o lobo a devora. Fim. Sem final feliz. Em outra versão, depois que Chapeuzinho tira suas roupas e vai se deitar com o Lobo, ela, desconfiada, diz que quer fazer xixi (os banheiros, naquela época, eram do lado de fora). Ele pede para que ela faça ali mesmo, na cama, porém a garota insiste e, quando ele cede, ela consegue fugir. Esse é o final feliz.
Muito se comenta sobre essa parte do conto. Isso porque o conto servia para que as meninas prestassem a atenção nos homens com quem estavam flertando, já que muitos deles tinham a fala mansa, mas eram, na verdade, um verdadeiro Lobo Mau.  Era um tipo de "prevenção de estupro", pra que as meninas nunca ficassem sozinhas com homens e nem confiassem neles plenamente. Discussões sobre machismo à parte, esse era o modo mais "eficiente" de prevenir os tais crimes na época.
Chapeuzinho original não curtiu essa safadeza
4. Mas e o caçador?
Ah sim! O caçador ultimamente tem ganhado um bom papel na história da Chapeuzinho, né? Apenas com os irmãos Grimm (alguém já ouviu falar deles? rsrsrsrs) é que a história ganha a figura do caçador, com a morte do lobo e o resgate da vovó e da Chapeuzinho. Pelo menos nisso eles economizaram o drama!


5. Adoro essa histórinha da Chapeuzinho!
Pra nós Chapeuzinho Vermelho pode sim ser só uma histórinha, mas como vocês devem ter percebido, as diferentes versões servem para alertar sobre várias coisas. Ora o ataque dos lobos, ora para apavorar as crianças para que não se aventurassem pelas florestas sozinhas, ora para que não ouvissem conselhos de estranhos, ora o caráter sexual para as jovens. De qualquer forma, não eram contos apenas para entretenimento. Eram o jeito dos adultos daquela época a alertarem seus filhos e filhas. Não muito diferente das histórias do homem do saco preto ou da Cuca que contamos às crianças de hoje em dia (ainda contam, né? Tô meio desatualizada...).



Livros:
- Contos da Infância e do Lar - Jacob e Willhelm Grimm. Editora Temas e Debates.
- A Garota da Capa Vermelha - Sarah Blakley-Cartwright. Editora iD.

Filmes:
- Deu a louca na Chapeuzinho - Cory Edwards. (2004)
- Deu a louca na Chapeuzinho 2 - Mike Disa. (2011)
- A Garota da Capa Vermelha - Catherine Hardwicke. (2011)
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Pamela um ótimo livro que tem relação a esse tema é: Branca dos Mortos e Os 7 Zumbis, acho que você deveria ler esse livro.

    Felipe
    estacaoliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. gente que loucura, cada conto eu aprendo mais e de quebra tive uma aula de mitologia!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoooooooro esse tipo de post! E realmente não sabia dessa versão que ela come a carne e bebe o sangue da avó, que horror! :( #chateada

    ResponderExcluir
  4. Puxa vida! Essa história da chapeuzinho vermelho durante o tempo passado era algo bem diferente! Não sabia disso. Mas, agora até que para mim é mais lógico. Se as pessoas tinham vergonha/medo/preconceito ou seja lá o que fosse, em falar como se fazia um bebê (a cegonha ganhava o crédito, e quando passou a existir avião, os bebês caiam deles! - já ouvi isso), então essas histórias são as mais lógicas a essa questão do lobo mau e tudo mais. Amei o post!

    ResponderExcluir
  5. Que história macabra, se o objetivo era colocar medo fizeram uma ótimo trabalho, a parte legal é a parte de alertar contra os perigos, uma pena que hoje muitas dessas histórias não servem né? kkk

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante, adoro saber das histórias realistas por trás desses contos infantis!

    ResponderExcluir
  7. Adoorei!!! Qual sera o próximo conto desbravado?

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. podes crer este tipo que postou esta historia deve ser preversso que horror de mentiras

      Excluir
  9. ADorei, mas posso pedir menos gifs? eles ficam no campo de visão e atrapalham um pouco na hora de ler
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, incomodam um pouco, mas eles são tão divertidos, então acho que se colocasse todos no final seria melhor. Só uma sugestão ;)

      Excluir
  10. E tem a versão de Once Upon a Time e também, se eu não me engano, a do filme A Garota da Capa Vermelha (faz tempo que assisti por isso não lembro direito), em que a própria Chapeuzinho é o Lobo Mau.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.