Apimentando - Janaína Rico

Se tem um livro que me surpreendeu neste segundo semestre, foi esse: Apimentando.

Luciana, a protagonista da obra, é uma famosa sexóloga. Não apenas famosa em sua área pela expertise, ela é uma verdadeira celebridade - escreve livros com dicas sexuais, tem um quadro no programa Maravilhoso na Rede Global aos domingos e tem sua vida exposta nas revistas de fofocas. Bem, não a sua vida real, mas a que aparenta levar: um casamento sólido com um ginecologista, um corpo invejável e uma vida sexual tão boa que serve de base para suas publicações. Como eu disse, são aparências. Só a própria Lu sabe do sacrifício que faz para manter a forma, assim como o casamento é mantido pela conveniência e ela nem se quer teve um orgasmo na vida! Claro que ela nem imagina que com a chegada de um novo personal trainer, tudo vai mudar... Seja para o bem e seja para o mal.

Primeira observação a se fazer: desde o início - quando Apimentando nem tinha editora -, eu imaginei que se tratava de um romance erótico. Achei mesmo que se tratasse das descobertas de uma mulher madura etc e até é, mas o livro é um chick-lit. E esta foi a maior surpresa, pois encontrei tantas coisas que posso enumerar os gêneros, menos erótico. Veja bem, ele possui umas cenas sensuais, mas com a narração da Lu e no contexto em que estão, elas são cômicas e até dramáticas.

Apesar de ter Ser Clara aqui na estante há bastante tempo, não o li ainda, por isso não conhecia a escrita da Janaína - só seus tweets, limitados a 140 caracteres. Comprei o e-book na Amazon e assim que baixei, fui ler as primeiras páginas (?). A narrativa me ganhou, mas eu ainda estava lendo outras coisas, o que me fez fracionar a leitura. Mas só no começo. De repente, o peso da vida  da protagonista recaiu sobre mim e foi impossível deixar a leitura para depois. No início, eu ri muito. Sério, ri fisicamente - coisa rara de acontecer, normalmente minhas gargalhadas literárias são mentais. A Lu é cômica. Até certa parte. Durante uma viagem de avião, ela tem um "acesso de consciência" e a história pende para o drama. Daqueles pesados que sofremos pela protagonista. O mais interessante é que depois temos romance, mais drama, até um suspense!  Em um único livro, o leitor passa por tantos gêneros e existe uma verdadeira oscilação de sentimentos. E, pra mim, o maior acerto da autora: conseguir fugir do clichê pré-imposto aos chick-lits. Claro, a história tem lá seus exageros, mas é perdoável.

O livro possui personagens muito bons - e ambíguos. Fiquei com dó de um e de outro, muita raiva da protagonista, fiquei chocada com as reviravoltas... eu queria mais é que a Lu, de alguma forma, pagasse pelas suas atitudes, mas fica impossível não torcer para que ela aprenda a lição e dê a volta por cima.

O livro está disponível na Amazon e, no formato físico, na lojinha da autora.

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Olá Ceile!
    Nunca ouvi falar desse livro mas, pela capa, jurava que era completamente erótico... jamais passaria pela minha cabeça ser um Chick-lit, rs.
    Ótima resenha! Me interessei em lê-lo.
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não curti esse estilo. Eu achei muito boa sua opinião sobre o livro e achei tão legal alguns comentário, como por exemplo a risada mental kkkkk.
    Acompanhando todos os dias esse blog.

    ResponderExcluir
  3. Oie Ceile!!!! Eu li Apimentando assim que lançou e concordo com vc! A Jana acertou ao conseguir fugir do cliché de Chick-lits!
    Parabéns pela ótima resenha!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  4. Achava que fosse só erótico esse livro, mas bela surpresa envolver vários gêneros, e com maestria.
    Parece uma história adulta bastante interessante.
    Muito recomendada para o público-feminino, por causa da identificação (futura, caso a leitora seja muito nova), mas também acho que eu e alguns homens iríamos gostar para tentarmos compreender alguns dramas femininos.

    ResponderExcluir
  5. Pelo título, pela capa e até no inicio de sua resenha para mim era um livro erótico. Fiquei surpresa por não ser, e ser é engraçado.

    ResponderExcluir
  6. parece ser uma história envolvente, ainda não li, mas pretendo em breve
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Também tenho o "Ser Clara" aqui em casa, mas ainda não o li. Eu gosto bastante dos chick-lits, desde que sejam muito bem narrados, afinal, a maioria deles é um depósito de clichês. O bom em "Apimentada" é que ele não é tão clichê assim. Isso conta muitos pontos comigo. Em breve vou ler o "Ser Clara", e já vou colocar o "Apimentada" para próximas aquisições.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Gente, jurava que este livro era erótico ou um new adult! '-' Nunca em minha vida passou pela cabeça que seria, justamente, o gênero que mais amo o chick-lit. Fiquei realmente surpresa e curiosa em relação ao livro. Mas, não curti a capa. Enfim... rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Pensei ser erótico pela capa também e pela enxurrada desses livros que estão sendo lançados, muito boa a resenha, parece ser uma ótima leitura.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.