Bling Ring - Nancy Jo Sales

Se eu tivesse que definir esse livro em apenas uma palavra, resumindo bastante de todo o sentimento que tive enquanto lia, a palavra seria: assustador.

Nos anos de 2008 e 2009, uma coisa bastante interessante começou a acontecer nas casas dos figurões da indústria do cinema: vários roubos. Ninguém sabia direito quem eram os adolescentes vistos nas câmeras de segurança das casas, apenas sabiam que um grupo de ladrões jovens estava entrando na casa deles e roubando roupas, sapatos, jóias, drogas e dinheiro. Inicialmente, não se sabia direito onde tudo aquilo iria dar, com a ausência de culpados.

Foi só em meados de setembro de 2009 que Nick Prugo, um dos ladrões da Bling Ring (a gangue de Hollywood), botou a boca no mundo e denunciou todas as pessoas ligadas aos inúmeros roubos nas casas das mais diversas pessoas (Lindsay Lohan, Paris Hilton e Orlando Bloom são apenas alguns dos famosos roubados). O fato ficou ainda mais preocupante quando se descobriu que os ladrões não estavam indo em busca de tudo aquilo para vender e conseguir dinheiro: eles usavam muitas roupas e sapatos que roubavam, e se orgulhavam em dizer a quem pertencia suas peças de vestuário antes do roubo para os amigos. O livro se dá em um formato de reportagem jornalística, da autora Nancy Jo Sales, da Vanity Fair.

Acho que o que mais me deu medo nisso tudo foi me perguntar para onde caminhamos quando vemos coisas desse tipo acontecendo no mundo. Em 2012, quando o canal "E!" entrou para a grade de programação aqui de casa, minhas irmãs ficaram muito felizes, e assistiam incansavelmente tudo o que passava (só não aqueles reality shows ruins). Passando pela sala em um dos dias, vi sobre algumas meninas, irmãs, chamadas Kardashians, e perguntei a elas quem eram e porque eram famosas. "Elas são famosas porque são, ué..." falou minha irmã. "Mas por qual motivo?" eu perguntei, e recebi como resposta um "Por serem famosas... não tem motivo."

Já vinha achando tudo muito estranho a partir daí. Quando, enfim, comecei a ler Bling Ring, vi ali um retrato cruel do quanto principalmente as meninas tem sido bombardeadas com um mundo de glamour que, na maior parte das vezes, se mostra falso e bastante ridículo. Nancy Jo Sales rasga o verbo e não economiza ao se referir ao quanto a sociedade atual se baseia no sucesso - o sucesso apenas como sucesso, e não motivado por alguma coisa. Fiquei bastante perturbado ao ler os dados que Sales traz para o público, dados MUITO preocupantes, que mostram o quanto nós estamos sendo manipulados pela mídia para aspirarmos por uma vida de sucesso, riquezas, ostentação e um glamour desenfreado.

O primeiro capítulo do livro, que para mim poderia muito bem ser o nome do livro, é intitulado "O Monstro da Fama", e ali é retratado o porque jovens como os integrantes da Bling Ring são levados a pensar que o mundo visto na televisão e nos reality shows do E! são legais. Além disso, vemos que o quadro da nossa sociedade está muitíssimo mudado:
"Uma pesquisa feita em 2007 pelo Pew Research Center revelou que 51% dos jovens entre 18 e 25 anos afirmaram que seu mais importante objetivo na vida, ou o segundo mais importante - depois de se tornarem ricos -, era se tornarem famosos. Numa pesquisa realizada em 2005 entre estudantes americanos do ensino médio, 31% dos entrevistados afirmaram que "esperavam" se tornar famosos algum dia."

"Cerca de 43% das jovens disseram que prefeririam, quando adultas, ser "uma assistente pessoal de uma cantora ou atriz muito famosa" - numero três vezes maior do que a quantidade de gente que escolheria ser "uma senadora dos Estados Unidos" e quatro vezes maior do que as que optariam por ser "executiva de uma grande empresa, como a General Motors".
Ao ler isso, me senti muito mal. Não sei até que ponto a mídia influencia na cabeça da sociedade, mas com esses dados, uma pequena ponta do provável iceberg ficou a vista. Achei que as coisas melhorassem, mas quando vi que começaram a fazer um reality show com a vida de uma das integrantes da gangue, fiquei ainda mais chocado.

Resumindo tudo, o livro é MAGISTRAL, e realmente muito bom. Algumas pessoas podem não gostar porque ele parece uma reportagem de jornal estendida, com fotos e uma linguagem puramente jornalística boa parte do tempo. Entretanto, vale total a pena e não cansa assim tão fácil. O tema é muitíssimo interessante, e Nancy consegue captar muito bem nossa atenção. A Intrínseca também fez um trabalho muito bom na diagramação, para tudo ser mais confortável. Adorei tudo nesse livro.

O livro é legal para todo mundo, principalmente para as meninas que assistem muito E! (hahahaha). Depois desse livro, tenho certeza que muitas das suas percepções mudarão. BASTANTE!
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. acho interessante vc aprofundar o tema da discussão, pois as resenhas anteriores que li sobre esse livro eram muito superficiais
    hoje todos querem ter seus 15 minutos de fama, não importa como!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana sua postagem Renato!
    as vezes eu acho q a sociedade tá perdida mesmo e pronto e acabou hahahaha Pessoas fúteis, desejos fúteis, famosos apenas por serem ricos e aparecem no red carpet, valores invertidos. Acho que vou gostar dessa leitura!
    Eu as vezes assisto o E! mas quando vejo que vai mostrar a biografia de algum ator que eu gosto, tipo Johnny Depp, gosto de ver sua história, como lutou pra estar em tal ponto, as barras q passou, só por curiosidade
    mas quem perde o tempo vendo Kardashians por exemplo, é mta falta de conteúdo. Pessoas ricas, sendo esnobes e ricas, esbanjando. É claro que vai fazer a cabeça dos mais novos, futilidade por futilidade, ai as coisas andam como andam
    Eu ia comentar q o livro se parece com um filme q vi a um tempo atrás, de famosos sendo roubados, ai que ampliei a capa e vi q realmente foi o livro que originou a obra da Sofia Coppola. Vou tentar ler sim, ótima resenha!
    Se gosta de contos eu postei uma proposta literária no blog, se quiser participar é mais que bem vinda!
    Bjus bjus!
    Pan
    Pan's Mind - Proposta Literária! - Aqui o roteiro é seu!

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que esse livro se tratava disso: "Comprar uns 6 livros para dar de presente." Gostei do que disse: ...manipulados pela mídia para aspirarmos por uma vida de sucesso, riquezas, ostentação e um glamour desenfreado.
    É uma realidade, e traz graves consequências infelizmente.

    ResponderExcluir
  4. Ai, Ceile! Até agora só ouvi comentários negativos a respeito do livro (e até do filme), mas, nossa, tua resenha... "...que mostram o quanto nós estamos sendo manipulados pela mídia para aspirarmos por uma vida de sucesso, riquezas, ostentação e um glamour desenfreado." Oh, céus. Sério. Não sei, se a resenha já foi assim, impactante, imagina o livro? Acho que a maioria das pessoas acaba não curtindo por culpa desse tom puramente jornalístico. Anyway, fiquei com MUITA vontade de ler, SOS <3

    ResponderExcluir
  5. Eu não colocava muita fé no livro, confesso! Mas depois de ler a resenha, fiquei SUPER curiosa! Adoro qualquer coisa relacionada ao assunto, e SOS, quero já! HAHAHAHA
    beijos! http://nubiaxavier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, td bom? Estou super afim de ler esse livro, mas estou com "medinho" justamente por causa da narrativa mais jornalística. A narrativa prende? Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Rafa!!

    Me prendeu, pelo menos! Gostei bastante. Achei bem legal.

    Bjo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.