Cartas para um pai - Janaina Rico

Depois da leitura muito bem sucedida de Apimentando, era normal que eu tivesse bastante expectativas para este livro, né?

Depois de passar as férias em João Pessoa, Juliana retorna para sua casa em Brasília com muito mais do que lembranças de "um amor de verão": ela descobre estar grávida de Anderson, o cara que conheceu na praia e com quem passou 30 dias intensos de paixão. Além de morarem longe, eles estão em momentos completamente distintos e Juliana não queria mesmo ser mãe neste momento, mas a vida tinha outros planos pra ela. Decidida a ser mãe solteira, ela passa a enviar cartas para o pai da criança que espera e, assim, o mantém informado do desenvolvimento e crescimento do bebê, além de uma decisão da própria Juliana.

Como eu posso dizer? O livro é legal, mas... mas muitas coisas! Foi um pouco difícil ler Cartas para um pai e manter meus sentimentos - vindos da minha própria experiência - alheios à história da Juliana. Eu fui mãe aos 19 anos, depois de abandonar (após um ano) o curso de psicologia e estar cursando o primeiro semestre de administração. Sei bem como é uma gravidez inesperada, mas não consegui lidar com a forma que a Juliana expôs. Eu esperava ler e ficar com os olhos cheios de lágrimas, me identificando com suas sensações e situações, mas simplesmente não rolou. Talvez se eu tivesse livro antes de ser mãe, antes de passar por tantas coisas... admiro a independência dela, mas não acho justo a decisão que ela tomou. Mães são egoístas mesmo, mas sempre cedem pelos filhos e sei, mais uma vez pela minha experiência, que é cruel tirar da criança algo que pertence somente a ela mesma.

Eu adoraria ler sobre as férias, conhecer mais o Anderson e a rotina dos dois nesses 30 dias, mas sei que "não cabe" no livro, pois ele tem uma estrutura diferente - e, por mais que eu quisesse mais narração, entendo que não é o tipo do livro e ele nem foi escrito pra isso. Seus capítulos tem alguns poucos parágrafos e, em seguida, uma carta. Achei interessante e gostei do humor e objetividade da protagonista.

Por mais que eu tenha ficado incomodada com a leitura, eu indico o livro, pois o que me impede de favoritá-lo é extremamente pessoal e não posso ignorar o fato dele ser bem escrito e fundamentado. Além disso, o livro é um mimo para se ter na estante: todo bem trabalhado graficamente.
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. ainda não li nada da autora, mas me parece um bom livro, só que no momento em que me encontro eu não leria, acho que estou em uma fase de procurar livros mais emotivos!http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ceile, pela sua resenha sei que esse livro não é para mim. Primeiro, tenho a mesma visão que você. Ninguém, nem mesmo a mãe de alguém tem o direito de tirar algo do próprio filho. Outra, apesar de defasada, e muitos acharem ultrapassado, mas a família é base para toda e qualquer pessoa, se bem estruturada, melhor ainda.
    Não li o livro, mas essa coisa, vou ter uma criança sozinha... uau! É só que digo, pois sei que não é fácil. Mas, há pessoas que enfrentam por desejo próprio. Bem, é algo polêmico não é? Mas, esse livro não é para mim.

    ResponderExcluir
  3. Não li nada da autora e espero ler começando com Apimentando. Quem sabe eu não goste deste livro, diferente de você né? A historia é diferente do que eu to acostumada a ler, mas vou da uma chance, vai que eu me surpreendo, né verdade?! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha, por você ter total experiência no assunto abordado no livro, mas a obra em si não me chamou atenção, tanto pelo tema que não faz meu tipo quanto a história mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li nada da autora, por isso comecei o post achando que esse poderia ser uma seqüência. Tema super polêmico, né? Eu me arriscaria a ler, mesmo que não concordasse porque acho que uma criança deve ser valorizada sempre.
    Gostei muito do blog, primeira vez que eu visito. Amei mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Eu não sabia que o livro era assim, então sua resenha me surpreendeu e me deixou com vontade de ler o livro. Não sei se eu ia gostar muito, mas parece ser bem interessante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi querida! Ah, que pena que o Cartas não te agradou tanto assim, mas de qualquer maneira, agradeço o carinho! E espero que os meus próximos livros te agradem tanto quanto o Apimentando. Beijocas.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.