Cósmico - Frank Cottrell Boyce

Uma releitura da Fantástica Fábrica de Chocolate só que mais moderna.

Apesar de a leitura ser rápida e leve, Cósmico não foi um livro que me agradou. Talvez não estivesse no clima de aventuras pelo espaço ou perdi a paciência pelo protagonista em várias situações, não sei. A maioria dos acontecimentos era bastante surreal e não consegui deixar a mente aberta.

Liam vive em Liverpool e tem 12 anos. Ele é um garoto alto, muito alto para sua idade. Ele tem barba e é muitas vezes confundido por um adulto. O que é um problema, mas para Liam é pura diversão. Sendo um apaixonado por parques de diversões, ele vai entrar em vários problemas, incluindo visitar acidentalmente o espaço.

“Mãe, pai... Se vocês estão ouvindo... Lembram que eu disse que ia ao Centro de Atividades da Região dos Lagos com o colégio? Para ser completamente sincero, não estou exatamente na região dos lagos. Para ser completamente sincero, estou mais, tipo, no espaço.”

O autor aborda várias questões nesse livro não só para as crianças, mas também para os adultos. Por exemplo: Os pais das outras crianças são duros com elas, eles querem que seus filhos sejam os melhores dos melhores, e fica na cara que todas as crianças são mesquinhas e bastante competitivas. É claro que competição é legal se for saudável e não passar por cima dos outros. Então, o autor Frank Boyce aborda muito bem o lado dos pais. Não profundamente, já que é um livro infanto-juvenil, mas é bem delicado.

Também tem o lado de Liam, uma criança de 12 anos que mentiu para seus pais e foi com sua melhor amiga para um Parque de diversão sem autorização de um adulto, já que para os outros pais, Liam é o responsável.

Os personagens são bem trabalhados. No entanto, Liam é muitas vezes um garoto chato, muito forçado. Flórida, a sua melhor amiga, é muito mais divertida, e se impõe muito mais que ele.

"Você não seria uma figura solitária se as pessoas te seguissem gritando "Senhor, senhor!", "Wolverine!", ou "Ei, você aí em cima!" um milhão de vezes por dia? O que esperavam de mim? Que encolhesse?"

Mesmo não curtindo a história, é um livro bom e divertido para todas as idades.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Lara, ao que parece o autor não conseguiu conduzir sua história e cativar ao leitor
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amo livros sobre aventuras no espaço, mas não sei muito bem o que pensar desse. Creio que leria só por curiosidade.

    ResponderExcluir
  3. Tem alguns livros que seriam melhores se escritos de outra perspectiva. É difícil gostar de alguma história se o personagem principal te irrita haha
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.