Dois Rios - T. Greenwood


"Um dia, há muito tempo, tomei uma decisão em uma fração de segundo que, a partir de então, todos os dias, me fez questionar a mim mesmo quem eu sou e do que sou capaz."

Dois Rios conta a história de Harper Montgomery, um viúvo que jamais superou a perda da esposa, Betsy Parker, e que vive numa cidadezinha – cujo nome é o título do livro – com sua única filha, Shelly. Além da morte de Betsy, algo em seu passado ainda o atormenta. Harper foi cúmplice de um assassinato brutal e jamais foi capaz de livrar-se do remorso por participar daquele crime sem sentido. Então, após 12 anos de martírio, um acidente de trem oferece a ele uma chance de se redimir. Uma adolescente de 15 anos, grávida e que acabara de perder a mãe na mesma tragédia precisa de ajuda e Montgomery vê uma oportunidade de redenção. Todavia, este encontro está longe de ser um mero acaso.

O livro é narrado em primeira pessoa por Harper e em terceira pessoa quando o narrador volta para 1968, ano em que ocorreu o crime do qual ele participou e dos acontecimentos anteriores àquela noite. A alternação de tempo é constante no decorrer do livro, seja na mudança de ano, ou nas recordações de Harper – as que lembra de sua esposa. Entretanto, apesar de Greenwood ter uma escrita coesa, rica e de muita qualidade, ela foi perdendo pontos comigo logo no início.

"Ele verá essa cor quando fechar os olhos esta noite e em todas as noites depois desta, imaginando que, na verdade, isso se deve à coisa mais desprezível que ele já fizera."

Não me identifiquei com a organização e, como citei acima, há alternações entre passado e presente everywhere.  Agora, imaginem um livro desse tamanho (uma bíblia) com apenas seis capítulos... É bárbaro. E não no sentido positivo. Dentro de cada capítulo há subcapítulos (?) intermináveis e que não dão nenhuma dica se você está no início, meio ou fim da história. Exceto pelo fato de você ver as páginas passando e passando e passando. Tem fim? Pois é, ainda bem que sim!

As personagens são bem construídas, mas sem muito destaque e pouco carisma. Como a filha, por exemplo. Mesmo a esposa falecida de Montgomery ganha mais espaço que certas personagens vivas. Salvo o próprio Harper. Seus inúmeros devaneios com Betsy é que nos conta como foi seu casamento e seu relacionamento com ela. Eu também esperava mais de Maggie, a garota do trem. Sobre a divisão, alguns títulos desses “subcapítulos” achei um tanto engraçados e, muitas vezes, sem muita ligação com o que nos está sendo contado. Seria mais válido terem sido apenas enumerados (só acho).

O mistério quanto à garota grávida é até aceitável e temos uma singela surpresa ao descobrir qual sua verdadeira ligação com Harper. Confesso que esperava uma história mais pesadinha e dramática, levando em conta o crime que o cara assistiu e a sinopse carregada de tensão. No mais, não posso tecer grandiosos elogios porque, no geral, ficou bem abaixo das minhas expectativas. Acredito que a maior façanha da história está em agregar valores/lições, tais como perdão, arrependimento, amor e etc.

"Na segunda-feira, minha nova vida teria início. (...) E aprendi então o que era perdão. Bem ali."

Dois Rios não é um livro impressionante, mas a leitura é válida – caso não esteja com uma fila quilométrica, pois o livro é enorme (mais de 400 páginas).
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. acabei de ler uma resenha sobre esse mesmo livro e como comentei eu tenho problemas particulares com a autora, pra mim um mundo brilhante me decepcionou, tenho receio e penso muito se leio ou não outro livro dela, mas como vc aponta é uma leitura válida e em geral os dramas me conquistam
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa 400 páginas e 6 capítulos? 0.o
    Sempre quis ler esse livro, agora não tanto. Se um dia ler será depois de ler o muito que quero de prioridades.

    ResponderExcluir
  3. Acho que esse livro não é pra mim, rs. Tenho vários livros para ler e atualmente estou com pouco tempo. A história parece ser interessante, não do tipo que me deixe louca de ansiedade, mas do tipo que se eu lesse ia achar bem legal. Não acredito que eu o lerei, já que eu tenho uma wishlist bem grande, fora os que tem na minha estante esperando serem lidos.
    Beijos!

    http://temponaoperdido.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Poxa, eu estava em animada com esse livro.. acho melhor ir baixando minha bola haha
    Como assim um livro de 400 paginas com 6 capítulos? muiito bizarro isso!
    Como minha lista de leituras está mais que quilométrica, acho que terei que deixa-lo para trás rsrs

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.