Especial de Natal: Os Natais de Harry Potter

E finalmente, essa época do ano chegou! Eu não sei vocês, mas alguma coisa sempre me contagia no fim do ano, e é a época que eu mais gosto e espero ansiosamente. Mesmo que aqui no Brasil faça um calor do cão, a gente continua amando, certo?


E pra quem leu Harry Potter, o Natal tem um sentimento ainda mais gostoso! Essa data é tão marcante para os fãs que até existe um jeito especial de se desejar Feliz Natal no fandom: "Harry Christmas!". Os livros sempre nos trazem aquele aconchego e um sentimento delicioso de espírito de Natal naqueles capítulos cheios de neve e com Hogwarts toda decorada e bonita, escritos magistralmente pela J. K. Normalmente, coisas muitíssimo importantes para todo o desenrolar da história do livro aconteciam no Natal.


É claro que, por causa disso, nem todos os Natais em Harry Potter foram prazerosos (Relíquias da Morte, sim, eu estou falando de você. Nada legal aquela Nagini aparecendo na casa da Batilda e o Harry vendo o túmulo dos pais EM PLENO NATAL. E o de Ordem da Fênix então? Com o Sr. Weasley todo machucado por causa da Nagini? Enfim!), mas a gente releva, porque os dos outros livros são muito bons.

Esse post é pra arrebanhar todos os fãs de HP e fazer com que eles também se sintam em casa aqui no blog, principalmente nessa época do ano gostosa. Mas porque os Natais de Harry Potter são tão especiais?

1. A Ceia.
Eu não sou muito fã de comidas estranhas, mas devo dizer que até mesmo "empadão de fígado e rins" me dava vontade quando lia sobre a ceia de Natal em Hogwarts! A ceia preparada para o Natal em Hogwarts era sempre daquelas que dá vontade de comer até se empanturrar, bem no espírito de Ceia de Natal mesmo (quando sua tia chega com AQUELE prato que só tem no Natal e você se mata de comer... ah, o Natal...).
Os elfos de mão cheia da cozinha sempre preparam aquelas receitas maravilhosas.


A Ceia de Natal sempre marcou tanto os fãs de Harry Potter que há algum tempo, numa campanha de divulgação de Harry Potter e o Enigma do Príncipe, encomendaram artes dos rostos do trio principal todo feito de doces e decorações natalinas, da artista Prudence Emma Staite! Confere aí:



2. Os presentes.
Os presentes sempre são uma parte muito importante do Natal, né? E quem nunca ficou esperando a manhã de Natal pra achar um suéter da Sra. Weasley com a inicial do próprio nome embaixo da árvore, hein?



Os presentes que o Harry ganhava eram sempre muito significativos para a gente, mas acho que o que mais me marcou, de todos, foi a Capa da Invisibilidade e, claro, a Firebolt. São as coisas que provavelmente eu mais iria gostar de ganhar!
Por falar nisso, a Capa da Invisibilidade é sempre bem importante em todos os Natais da série Harry Potter, se você for pensar... curioso. Alguém, por favor, crie uma teoria sobre isso!

Sure!
3. Os acontecimentos.
Boa parte de toda a ambientação natalina de Harry Potter tem a ver com os acontecimentos dos livros! É sempre bom relembrar.


Em Pedra Filosofal, Harry passa um Natal delicioso com Rony em Hogwarts, aprendendo a jogar xadrez de bruxo, comendo doces, abrindo presentes e visitando o espelho de Ojesed. Já em Câmara Secreta, o Natal é um pouco mais atribulado: é bem nessa data que a Poção Polissuco fica pronta, e eles enfeitiçam Crabbe e Goyle e interrogam Draco Malfoy na sala comunal da Sonserina.
Em Prisioneiro de Azkaban, o Natal vem com um presentão: a Firebolt, que só depois descobrimos ter sido enviada pelo Sirius. Em Cálice de Fogo, é o dia do Baile de Inverno, o FATÍDICO Baile de Inverno. Muito legal o Natal de Cálice de Fogo, sério! Um dos meus preferidos.
Em Ordem da Fênix, começa a depressão: o Natal acontece quando o Sr. Weasley é atacado no Ministério da Magia, e Harry passa um dos Natais mais tristes de todos os livros na companhia da família Weasley, alternando entre o Hospital St. Mungus e a Casa dos Black. É nesse mesmo Natal que conhecemos a história triste de Neville.
Em Enigma do Príncipe, o Natal é passado em grande estilo na festa de Natal do Slughorn, que por sinal é bem engraçada. Entretanto, o dia de Natal mesmo é marcado por um fato nada legal: Percy e Scrimgeour aparecem e pedem para que Harry apoie o Ministério.
Já em Relíquias da Morte está o Natal mais traumático de todas as nossas vidas! Harry decide ir visitar o vilarejo de Godric's Hollow com Hermione, disfarçados, e eles vão até a antiga casa de Harry. Batilda Bagshot, uma das moradoras de Godric's Hollow, encontra com eles no portão da casa de Harry, e eles a seguem até sua casa. O problema é que Batilda já morreu há algum tempo, e o que está dentro dela é Nagini, a cobra de Voldemort. Nesse momento, Harry quase é pego por seu arqui-inimigo, mas eles acabam escapando de lá. Hermione e Harry vão então até o cemitério de Godric's Hollow e acham o túmulo dos pais de Harry. Por mais que esse seja um Natal muito triste, a forma como é narrada a cena no cemitério não sai da minha cabeça até hoje. É maravilhosa, de fazer chorar!


É isso! Não tem muito o que falar sobre o Natal em Harry Potter, apenas que é uma magia que acontece... com o perdão da piadinha infame. E se você ainda tem dúvidas sobre como Natal é importante em Harry Potter, achei um gif bem legal:

Tá faltando bastante coisa (só vai até Ordem da Fênix) mas resume bem!

Se você ainda não leu a série, é uma ÓTIMA oportunidade pra ler! As férias estão aí pra isso. E se você já leu, prepare sua árvore, monte sua decoração, faça aquelas comidas deliciosas, compre os presentes e Harry Christmas!


Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. OMG!
    Ameei o post!
    Uma super vontade reler todos ;)

    ResponderExcluir
  2. Que post incrível, parabéns!
    Adorei mesmo!
    Beijos,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. o natal é uma data especial e ter livros que traduzem essa magia, essa vontade de estar junto do outro é lindo demais
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Também acho o Natal em Hogwarts mágico. Sempre que vejo uma árvore bem enfeitada, me lembro da série. É realmente encantadora a série toda e essa sensação de ler os livros e estar em casa.
    Harry Christmas pra vc também!

    ResponderExcluir
  5. Cara, adorei o seu post. Porque eu amo Natal e amo Harry Potter, haha. Nunca tinha relacionado o Natal com esta importância no livro, amei - e adorei esses gifs ♥ Ainda sonho em passar um natal lá em Hogwarts, com aquela super ceia. Harry Christmas! *-*

    Chel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  6. Não li os livros do Harry, mas assisti alguns dos filmes.
    E parei quando vi que a autora começou matar alguns personagens, e fiquei um tanto desanimada. Um dia assisto o restante.
    Parabéns pelos post!

    ResponderExcluir
  7. Ai que saudade que eu esse post hauahuahuahauha
    Vontade de ver os filmes pra me sentir perto deles (o trio) no Natal... Realmente, não sou fça da data mas ela tinha um gostinho especial nos livros.

    ResponderExcluir
  8. Eu amo Harry Potter e depois deste post deu uma vontade imensa de ler todos os livros de novo >.<
    Beijos, Jessie*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  9. Acredita que nunca parei pra observar a importância do Natal na saga?!?! E olha que sou fã da série, hein?!?! Rsrsrs
    Mas foi muito legal relembrar todos os Natais dos livros aqui. Parabéns pelo post!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.