Mini-Opiniões: Vítimas do Silêncio - Janethe Fontes

Mini-Opiniões é uma coluna original do blog português Estante de Livros, adaptada aqui para o blog.


Participei de uma promoção que ganhava dois livros de uma autora brasileira. E para minha surpresa são excelentes livros. Temas bastante reflexivos e estórias encantadoras. Nesse mini-opiniões vou falar sobre Vítimas do Silêncio de Janethe Fontes.
O livro aborda a violência sexual. Assunto bastante delicado para a sociedade, mas que merece uma melhor atenção, e uma alerta para as mulheres. Com isso a autora narra com simplicidade, dedicação e seriedade a vida de uma jovem garota que busca encontrar sua felicidade e esquecer o passado dolorido.
Margarida vivia com sua mãe, sua irmã mais nova e o seu padrasto. Depois daquela noite, ela não aguentou mais e resolve deixar para trás sua mãe e sua irmã. Decide morar com a sua tia – irmã da mãe dela – e passar a conviver com seus primos. Só que a convivência não foi como ela pensou e tomou proporções drásticas e mudou a vida dela. Não foi só isso, mas sua família estava perto de novo, incluindo seu padrasto. Com mais uma vida para alimentar, e as ameaças do padrasto Margarida vai embora e sai à procura de emprego. Ajudando um jovem rapaz de cadeira de roda, ela precisa mais do que nunca resgatar não só esperança para ele, mas para si mesmo. Felizmente, a nova família que acolheu, é tudo que ela sonhou. Feliz, unida, calorosa. Porém, uma triste noticia faz seu mundo virar de cabeça para baixo, e seu passado retornar com cicatriz mais profunda. Ela vai precisar enfrentar seu maior inimigo e não silenciar outra vez.
Apesar de triste – chorei em muitas páginas – ele mescla romance, suspense e drama a cada capítulo. Os personagens são bem estruturados e a trama excelente. Extremamente envolvente você não vai parar de ler. Esse livro é único.

*(capa da segunda edição)
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Gosto bastante de livros que tem como tema algo tabu, polêmico e que chega a ser um pouco perturbador.
    Acho que iria gostar dessa leitura, mas pena que a editora não fez grande divulgação, pois nunca tinha ouvido falar essa obra nacional.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia esse livro, mas obras com essa temática me chama atenção e são leituras que eu acho que realmente vale a pena por aprofundar no assunto que atinge muitas famílias e muitas vezes passa despercebido até para a própria família e amigos da vítima dos abusos. Me interessei e já adicionei à minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  3. Um livro que mescla romance, suspense e drama bem estruturado torna a trama muito boa. Mas, no momento esse tipo de livro tão triste, pois parece ser bem triste, não seria algo que estou a procura. A personagem deve sofrer demais!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho muito legal quando somos surpreendidos por autores nacionais! Não conhecia o livro e me interessei, gosto de livros que tratam de assuntos mais delicados e até mesmo mais pesados, principalmente quando dão bem escritos.

    Beijos,
    http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. acho o tema muito forte e sinceramente não tenho estrutura para ler livros com essa temática pesada, sei que é uma leitura realista, mas isso não me atrai, pra mim a vida ja ta tão dificil que na leitura entramos em um mundo particular
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Este é o meu próximo livro, inclusive já está na mesinha de cabeceira. Já me preparei para a leitura, pois o tema é forte e revoltante.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Olá Larinha :)
    Já disse o quanto gosto dessa coluna? rs.
    Adorei sua mini resenha, ficou ótima! Estou louca para ler esse livro.
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não sou muito fã de tramas muito densas, e esse me parece que é bem pesado mesmo. Aborda essa questão de violência sexual que, infelizmente, é real e atual. Esse tipo de livro é daqueles que você precisa estar preparado, e sinto que não é o momento pra ler algo desse tipo. Mas anotei a dica.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho esse livro aqui em casa, na época foi até minha mãe que escolheu. Li o livro e posso falar que é bem bom mesmo, a narrativa te prende e você quer saber cada vez mais sobre a personagem e o que ela vai fazer em seguida. O tema abordado é triste e fiquei receosa em lê-lo, mas fiz, e não me arrependi. Vale a pena mesmo ler.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  10. Já tinham me recomendado esse livro, mas tenho um pé atrás muito grande em relação a livros brasileiros, gostei é o tipo de livro que eu leio com temas fortes, histórias marcantes, me interessei.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.