Sombras Vivas - Cornellia Funke

CUIDADO: Spoiler do primeiro livro.


Nesse segundo livro a magia e a tecnologia estão entrelaçadas de uma maneira raramente vista.

Jacob conseguiu, através de um acordo com a Fada Vermelha, salvar a vida de seu irmão. Infelizmente esse acordo exige um preço muito caro: a sua vida. Porém como no Mundo do Espelho para tudo há a POSSIBILIDADE de uma cura, Jacob vai através dela junto com Fux. Meses se passam e ele já tentou inúmeros artefatos mágicos, e a mariposa que em breve lhe devorará o coração continua em seu peito.

“— A Escura vai usar a marca da irmã para conseguir o nome de volta. Essa mariposa no seu coração vai despertar para a vida. Não será agradável. Quando ela se soltar da sua carne e sair voando, você estará morto. Talvez restem alguns minutos, talvez uma hora... Mas não haverá salvação. — Ela se virou bruscamente. Alma detestava quando alguém a via chorar. — Eu gostaria de poder fazer alguma coisa — ela disse baixinho —, mas as fadas são mais poderosas do que eu. Por serem imortais.”

Graças a um comentário do anão Valiant (que eu ainda não sei se desprezo completamente ou fico grata por suas “participações amigas”) Jacob lembra que ainda há mais algo para se buscar: uma balestra que, com um disparo de ódio é capaz de dizimar um exército inteiro; porém, quando usada com amor pode tirar alguém dos braços da morte. É claro que o caçador de tesouros é constantemente lembrado que isso não se passa de uma lenda e de uma teoria tão boa quanto todas as outras que já falharam com ele.

O pior de tudo? Um goyl caçador de tesouros também está atrás da balestra, e agora Jacob não vai disputar apenas contra a morte.

Jacob se mostrou muito mais aqui, principalmente por estar à beira da morte. Aliás salvar a vida do irmão, estar perdendo a sua e quase perder um tesouro inestimável (ah, vocês vão adorar essa!), aprendeu melhor a dar valor à coisas mais importantes, além de mudar, para melhor, alguns valores. Vimos mais da sua inteligência e conhecemos também seus momentos mais burros da história. Sério, ele cometeu erros imperdoáveis ao longo da narrativa. Felizmente foram esses erros que trouxeram os melhores momentos do livro, ou seja, aqueles que nos deixaram mais apreensivos, rsrsrsr. Acho que essa é uma das primeiras vezes em que a tolice foi bem repassada, por nos trazerem tão fortes emoções.

Fux também se mostrou mais aqui, principalmente como humana. Gostei bastante, especialmente por causa do pequeno clima que se formou aos poucos. Bem pouquinho mesmo, mas o suficiente para me deixar feliz. Essa aventura uniu mais ainda os dois, o que tanto permitiu que se reservassem mais quanto aos seus sentimentos, quando também para que ambos soubessem que estavam juntos para o que quer que acontecesse.

Acho que o livro foi, num todo, bastante impressionante. A magia se misturando com a tecnologia é uma ideia nova o suficiente (é nova, né?) para ser bem interessante nessa história e, como eu já disse antes, CorneliaFunke tem aquela narrativa comum, mas um enredo que nos prende. O final deixou novamente aquele choque, embora não saibamos muito bem o que esperar do final da trilogia. Exceto que, bem, uma certa personagem não ficou nada satisfeita com o desenrolar da história...
“Não havia nada capaz de quebrar a pior maldição de uma fada. Era sempre o fim para qualquer mortal — eles desapareciam como se nunca tivessem existido. Nada mais lhe traria paz. Ela queria que a única lembrança que lhe restasse dele fosse a da sua morte.”
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Li A maldição da pedra e Sombras Vivas este ano e adorei, tinha lido um outro livro da autora mas não tinha ficado tão impressionada, agora com esta série ela entrou para os meus autores queridos, Jacob é um personagem que sabe como cativar e o mesmo digo de Fux, e o mundo mágico do espelho tem tanta aventura e tensão, que não dá para desgrudar do livro.Tomara que venha logo o próximo, o desfecho deste abriu tantas possibilidades. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Pamela, li algumas outras resenhas sobre o mesmo livro e confesso que quanto mais eu leio menos tenho vontade de ler
    a autora é uma escritora exemplar, mas não consigo me cativar por sua obra!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Essa série cada vez mais faz com que queira a ler, em todas as resenhas que li até agora, tenho só elogios. E, claro, amo fadas!

    ResponderExcluir
  4. Não vou me aventurar na leitura da resenha deste sem ter lido o primeiro. :P
    Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.