1984 - George Orwell

 Em 1984, o mundo é dividido em três grandes blocos: Eurásia, Lestásia e Oceania que alternam eternamente entre guerras e alianças. Winston Smith é um cidadão revoltado com a situação politica de seu país - Londres (Oceania), porém em silêncio. Vivendo enquanto se é vigiado 24hrs pelas teletelas, sem ter liberdade, em uma época que até o ato de pensar pode ser considerado um crime. Sem o direito de expressar todo o seu ódio - que cresce cada vez mais, pelo Partido.

Smith trabalha no Ministério da Verdade, onde não existem mentiras (dã), apenas reconstruções da realidade de acordo com as mudanças políticas. Ele reescreve as verdades, milhares e milhares de vezes; verdades quase sempre muito diferentes das outras. A cada reviravolta política, a história dos cidadãos da Oceania muda, cidadãos sem história e memória. Mas Winston se lembra de todas as verdades que ele já escreveu, e mantém um diário secreto, assim, talvez sendo o único cidadão que tenta manter o seu passado real.
Winston acaba se tornando um rebelde, enfrentando o Partido, e tentando mostrar que as pessoas devem ser livres.
Mas não é tão fácil fazer isso quando se vive em uma sociedade distópica.

“Se queres uma imagem do futuro, pensa numa bota pisando num rosto humano, para sempre.”

O livro se passa em 1984, o que para nós, já faz muito tempo, mas, quando ele foi publicado (1949), a história se tratava de um futuro distante e incerto. Com essa obra, George Orwell nos traz uma grande reflexão - e crítica, sobre as motivações da guerra, sobre as formas do governo impor controle à população e sobre como a mente humana pode ser influenciável pela mídia. Ou seja, uma realidade não muito distante da nossa.

O protagonista me despertou uma certa antipatia, talvez por ele ser uma pessoa ingênua demais para um rebelde revolucionário, com atitudes impulsivas e que acredita que para mudar a política de um país inteiro pode ser fácil. Confesso que no inicio eu pensei em desistir da leitura - talvez por não estar no clima de livros do gênero, mas não poderia fazer isso, pois o Renato já tinha me passado essa leitura por não conseguir terminá-lo; explicação:

Então, esse livro originalmente deveria ter sido lido e resenhado por mim, mas infelizmente, não consegui terminá-lo. Não é porque ele seja chato - porque não é - mas acho que enquanto o lia, via que Orwell criticava tanto os meios de controle da população que eu comecei a ficar meio maluco. Não gostei de todo o pensamento com o qual o livro me envolveu, e isso me deixou bem bolado. Por isso, quando vi que estava protelando a leitura porque eu não conseguia mais ler, decidi mandá-lo para outra pessoa. Além disso, também vi uma contradição muito gritante na ideologia do livro... mas isso é assunto pra outro post!
Renato!

Enfim, ainda bem que não desisti da leitura, pois o final foi simplesmente... brilhante. O livro não tem uma narração que flui bem, mas depois eu peguei o ritmo e consegui terminá-lo, rs. Então, se você gosta de distopias, politica, e afins; leia, pois esse livro é uma obra-prima!
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Todos dizem isso sobre o livro (não o que o Renato falou, mas o que você disse, Duda, sobre ser uma obra prima) e é por isso que ele me atrai tanto. Tenho muita vontade de conhecer direito a história, mas ainda não consegui tirar um tempo para fazer isso. Em 2014, entretanto, pretendo ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Babi; cada um tem um ponto de vista próprio. Quando ler nos conte o que achou!
      Beijos.

      Excluir
  2. Eu li esse livro em 2013 e o achei incrível! O jeito que o Orwell critica os meios de comunicação e manipulação de massa me tocou demais! Ele é incrível! Você já leu "A revolução dos Bichos"? É muito bom tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari, ainda não li, mas pretendo lê-lo quando conseguir ler os que já estão comigo. Obrigada pela dica. Beijos!

      Excluir
  3. Eu gosto de distopias, coisas políticas, mas também gosto quando a narrativa flui! Adorei a resenha! Estou curiosa com esse final brilhante! E claro, vou ler quando eu puder, já tá na lista de desejados!
    Bjus bjus!
    Pan
    Pan's Mind - Resenha Dupla - Carrie - Livro x Filme!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Já me falaram bem do livro, fiquei com vontade de ler
    Já ta na minha lista ^^
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esta é a melhor distopia que já li, em segundo lugar fica Admirável Mundo Novo. É muito bom quando alguém consegue escrever uma história que é muito mais do que as palavras que ficam ali impressas. A história segue depois que o livro acaba e fica na nossa cabeça nos fazendo pensar se realmente entendemos o que lemos. Porque vc pode só ler e char que é aquilo ali, preto no branco, mas na verdade tem tanta coisa por trás, que não foi dita, mas que faz parte da história. E isso eu acho incrível que um autor consiga fazer.

    http://www.trilhasculturais.com/
    http://www.entrandonumafria.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Quando eu entrei na faculdade (Direito) fui bombardeada com referências a esse livro e fui ler. Eu me encantei com a verdade por trás da história. Tanto 1984 quanto A Revolução dos Bichos (e O Príncipe, do Maquiavel) deveriam ser discutidos nos colégios. São leituras que abrem os olhos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. é duro quando lutamos com os livros
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Tenho certeza de que quase todos os amantes de distopias tem vontade de ler esse. Me parece ser uma leitura bem densa e super reflexiva, bem diferente de muitas distopias que foram lançadas recentemente. Só espero que, qualquer dia desses, eu consiga lê-lo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.